Tokusatsu

Tokusatsu: saiba TUDO sobre o universo dos heróis japoneses!

Toku Blog YouTube

Os heróis japoneses, há mais de meio século, fascinam diversos países em todo o mundo! Sim, pois, por mais que os heróis de tokusatsu sejam criados no Japão, esses defensores nipônicos cativam crianças e adultos em lugares como França, Equador, Chile, Venezuela, México, Itália, Alemanha, Espanha, Grécia, Indonésia, Coréia, China e, é claro, Brasil!

E para que você saiba quais são as origens desse tipo de produção, como tais personagens chegaram à terras brasileiras e absolutamente tudo sobre heróis de tokusatsu, lhe convido a acompanhar este artigo até o final! Fique a vontade para usar o índice abaixo a fim de ter uma melhor leitura. Ikuzo!!

O que é tokusatsu?

Tokusatsu (特撮) é um termo japonês para séries e filmes de ação que fazem uso de efeitos visuais e pirotécnicos. Afinal, trata-se da abreviação de “tokushu kouka satsuei” (特殊効果撮影). Portanto, o significado de tokusatsu é “filmes de efeitos especiais”.

Contudo, apesar de ser uma palavra japonesa, nos dias de hoje, há outras produções de tokusatsu feitas em diversos outros países, inclusive no Brasil.

O tokusatsu é dividido em vários gêneros, resumimos abaixo os principais.

Super Sentai

Super Sentai são as séries protagonizadas por esquadrões coloridos que combatem organizações do mal que querem dominar o planeta Terra.

Metal Heroes

Metal Heroes são séries estreladas por heróis que vestem trajes metálicos para lutar contra vilões que variam desde monstros do espaço a criminosos.

Kamen Rider

Kamen Riders são combatentes da justiça cujos trajes, geralmente, se assemelham a gafanhotos, recebem seus poderes por acaso e os usam para enfrentar o mal.

Ultraman

Os guerreiros gigantes conhecidos como Ultraman são, em sua maioria do planeta M78, embora outros tenham origens diferentes. Todos combatem monstros tanto na Terra quanto no espaço.

Kyodai Heroes

A exemplo dos Ultramen, os Kyodai Heroes são heróis gigantes e suas origens são as mais variadas. Normalmente, combatem inimigos que também são gigantes ou de tamanho humano.

Fushigi Comedy

Fushigi Comedy refere-se às séries que são protagonizadas por robôs, monstros simpáticos ou pessoas com poderes mágicos que ora lutam contra o mal ora ajudam as pessoas no que for necessário, até mesmo afazeres domésticos.

Henshin Heroes

Como “henshin” significa “transformação”, os Henshin Heroes são os heróis que usam super poderes (ou não) para assumir suas formas heróicas e defender a paz.

Kaiju Eiga

Todos os filmes de monstros gigantes são chamados de Kaiju Eiga. Por mais que Godzilla seja o mais conhecido, há muitos outros que estrelam produções japonesas, geralmente filmes para cinema.

Continue a leitura que, mais adiante, esses gêneros serão tratados com maior profundidade.

De todos os modos, quando o assunto é tokusatsu, algumas dúvidas costumam aparecer entre aqueles que estão conhecendo esse universo pela primeira vez, seguem abaixo as principais.

Qual foi o primeiro tokusatsu?

Conforme veremos adiante neste artigo, o primeiro tokusatsu foi Godzilla (ou “Gojira”, seu nome original em japonês), produção da Toho de 1954 que logo se tornou conhecida no mundo inteiro.

Qual é o melhor tokusatsu de todos os tempos?

Como existem mais de 500 tokusatsus, é difícil definir qual deles é o melhor. Contudo, é possível apontar as franquias que mais fizeram sucesso no Japão ao longo da história e seguem ativas até o momento: Ultraman, Kamen Rider e Super Sentai.

Qual tokusatsu fez mais sucesso no Japão?

Como dissemos acima, é difícil definir o melhor, mas em termos de popularidade, podemos dizer que Ultraman é o tokusatsu que mais faz sucesso no Japão. Além de ser mais antigo, ainda é o favorito de muitas crianças japonesas e seus brinquedos geram muita receita não apenas no Japão como também na Ásia (sobretudo na China).

Qual foi o primeiro super-herói japonês?

Ougon Batto (黄金 バット) cuja tradução é “Morcego Dourado” foi o primeiro super-herói japonês criado em 1930 por Ichigo Suzuki e Takeo Nagamatsu. Suas aventuras não eram em mangá e sim em kamishibai ou “teatro de papel”. Anos depois ganhou uma versão em anime e tokusatsu. É conhecido aqui como Fantomas.

Como são as séries tokusatsu no Japão atualmente?

Como no Brasil os “booms” mais fortes do tokusatsu ocorreram até o início dos anos 90, é comum algumas pessoas se perguntarem se essas produções ainda existem no Japão. A resposta é sim.

A Toei Company é a produtora responsável pelas franquias Super Sentai e Kamen Rider (que tiveram alguns dos seus títulos disponibilizados oficialmente ao público brasileiro) e continua trazendo uma série diferente de cada gênero por ano, ambas ocupam a grade de programação matinal da TV Asahi.

O mesmo vale para a Tsuburaya Productions em relação ao Ultraman, seu produto de maior sucesso. Apesar de alguns hiatos no passado, atualmente eles também tratam de lançar um Ultraman novo anualmente, além de disponibilizá-lo tanto na TV japonesa quanto no seu canal do YouTube com legendas em inglês.

A Toho é empresa dos filmes do Godzilla que ainda mantém o título de Rei dos Monstros. Além dos longas feitos na terra do sol nascente, há também desenhos animados, os animes lançados em parceria com a Netflix e filmes de produtoras norte-americanas como a Warner que assinou Godzilla Vs Kong cujo público-alvo não é o infantil.

Por falar nisso, séries como GARO e Kamen Rider Amazons são destinadas ao público juvenil, pois possuem trama e ação mais próximas dos animes do tipo shonen e seinin, voltados ao público adolescente e adulto respectivamente. 

Aliás, vale dizer que também existem séries eróticas e pornográficas envolvendo elementos de tokusatsu. Embora não estejam ao alcance do grande público, títulos como Perfect Rangers se tornaram conhecidos entre os fãs.

Por fim, o Japão também conta com produtoras menores ou independentes cujos heróis têm uma repercussão pequena se comparados às grandes franquias, ora na internet ora em apresentações regionais como os Local Heroes que defendem as cidades japonesas e são prestigiados por seus moradores.

Notícias de tokusatsu

Para se manter atualizado de tudo que acontece no universo dos heróis japoneses, veja abaixo as últimas notícias de tokusatsu publicadas aqui no blog.

Confira as últimas notícias!
29 de março de 2024Kamen Rider / NotíciasA Bandai acaba de revelar uma novidade que promete agitar o coração dos fãs da saga Kamen Rider. Em celebração ao cinquentenário do icônico Kamen Rider X, a empresa traz ao mercado uma figura especial que captura a essência do herói, Keisuke Jin. Transformado pelo genial trabalho de seu pai, Jin assume a forma de um guerreiro submarino avançado pronto para enfrentar qualquer desafio nas profundezas. A figura, um exemplar de destaque da linha S.H. Figuarts, sob a refinada série Shinkocchou Seihou, ergue-se com orgulho a uma altura de 14,5 cm. Equipada com uma variedade impressionante de acessórios – desde o versátil Ridol Stick, passando pelo flexível Ridol Whip até o resistente Long Pole e a multifuncional Ridol Rope, acompanhados de uma empunhadura detalhada com botão e um conjunto de mãos intercambiáveis – este colecionável é um tributo à multifacetada habilidade de combate do herói. Um dos pontos altos é sem dúvida a inclusão de um cachecol detalhado, adornado com a letra “X”, feito de um tecido com fios, que adiciona um toque de dinamismo e permite aos colecionadores posicionar o herói em uma variedade de poses dinâmicas, recriando as cenas mais empolgantes da série. Oferecido exclusivamente através do site da Premium Bandai pelo valor de 9.900 ienes (aproximadamente R$ 328,00), este item está programado para ser lançado em outubro de 2024, tornando-se indispensável para aficionados e admiradores da franquia. Enquanto espera, que tal conferir os produtos de tokusatsu que estão em oferta na Loja Toku Blog? Clique aqui para vê-los! [...]
28 de março de 2024NotíciasO TokuTour anunciou a abertura de inscrições para sua viagem temática ao Japão, que ocorrerá entre 8 e 23 de outubro deste ano. Esta experiência única é uma oportunidade incrível para conhecer de perto a cultura japonesa e explorar o universo do tokusatsu. Neste passeio singular, os participantes terão a chance de visitar locais icônicos que serviram de cenário para as aventuras de heróis lendários, acompanhados de ninguém menos que Ricardo Cruz e Hiroshi Watari. Imagine caminhar pelas mesmas paisagens que serviram de palco para batalhas épicas entre bem e mal, ao lado de quem fez parte da história do tokusatsu! Roteiro da viagem Em Tóquio: exploração de Shinjuku e Shibuya, incluindo visitas a pontos de interesse ligados às séries clássicas e modernas, além de compras em Akihabara e Nakano, paraísos dos colecionadores. Viagem a Quioto: passeio pelas ruas da antiga capital, com uma visita especial ao TOEI Kyoto Studio Park, onde a magia do cinema se une à tradição. Aventuras pelo Japão: da Costa de Jogasaki à Pedreira de Iwafuneyama, passando por locações naturais espetaculares e lugares que são verdadeiros tesouros para os fãs do gênero. Experiências Únicas: visitas guiadas por Hiroshi Watari, que compartilhará histórias e curiosidades de bastidores. Como participar Os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (11 93001-8623) ou pelo e-mail (atendimento@agranderota.com.br) para garantir sua vaga nessa jornada extraordinária. As inscrições são limitadas e os pacotes incluem passagens aéreas, hospedagem, ingressos para todas as atrações, além de outros serviços que garantirão conforto e uma experiência sem igual. Este passeio é mais do que uma viagem: é uma imersão no mundo do tokusatsu, com a oportunidade de criar memórias que durarão para sempre. Se você é um fã de coração, não deixe passar a chance de ser parte desta aventura inesquecível! [...]
27 de março de 2024Atores de tokusatsu / Notícias / Super SentaiA próxima edição do Anime Friends promete ser inesquecível para os fãs de tokusatsu no Brasil, pois teremos a honra de receber Mayumi Yoshida, famosa por interpretar a heroína Pink Flash, Lu, na aclamada série Comando Estelar Flashman. A atriz, cuja carreira foi marcada por uma diversidade de papéis em séries que definiram gerações, escolheu o Brasil para um encontro cheio de magia e nostalgia. Nascida em Chiba, Japão, Mayumi Yoshida não é apenas conhecida por seu papel em Flashman, mas também por sua participação em produções de grande sucesso como Kamen Rider Black, Winspector, Solbrain e Jetman, evidenciando sua versatilidade e talento no universo do entretenimento japonês. Sua presença é uma ponte direta com os anos dourados dos super-heróis japoneses que tanto admiramos. Conforme informado no Instagram do evento, durante os dias 19 e 21 de julho, os visitantes do Anime Friends terão a oportunidade de vivenciar momentos únicos ao lado dessa estrela, incluindo sessões de autógrafos, painéis onde Mayumi compartilhará suas experiências e, claro, a chance de tirar fotos com a própria Pink Flash. Este evento marcará a primeira vez que ela visita o Brasil, tornando a ocasião ainda mais especial para os fãs brasileiros de tokusatsu. A expectativa é que esse encontro transcenda a barreira da tela, trazendo para a realidade a energia vibrante e a coragem inspiradora de Lu, a Pink Flash. Aproveitamos para lembrar que Yasuhiro Ishiwata, ator do Blue Flash, também vem ao evento! Saiba mais nesta notícia que publicamos! [...]
27 de março de 2024Família Ultra / NotíciasO canal oficial do Ultraman no YouTube presenteou os fãs de tokusatsu com um vídeo especial, marcando o aniversário de 15 anos do carismático Ultraman Zero. Desde sua primeira aparição no cinema, em Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legends The Movie, Zero não apenas conquistou o coração dos espectadores como também se estabeleceu como um ícone dentro do universo Ultra. Seu lema, “Rumo ao futuro!”, reflete não apenas sua jornada pessoal, mas também a influência duradoura que ele tem sobre os heróis da nova geração. Nascido da linhagem heroica de Ultraseven, Zero se destacou desde cedo por seu ardor juvenil e um impulso quase incontrolável em buscar poder, uma trajetória que quase o levou à ruína. No entanto, foi sob a tutela rigorosa de Ultraman Leo, após ser exilado pela sua ousadia, que Zero encontrou seu verdadeiro propósito e caminho para a redenção. Esse treinamento severo não apenas refinou suas habilidades, mas também ensinou o valor inestimável da justiça e da compaixão, pilares que se tornariam a base de seu caráter. Ao longo dos anos, Zero enfrentou desafios que testaram não apenas sua força, mas também o seu coração, batalhando contra forças malignas como Belial e atravessando dimensões para proteger universos inteiros. Cada vitória, cada aliança formada, reforçava sua determinação e seu compromisso com o bem maior. O vídeo comemorativo não é apenas uma retrospectiva de suas batalhas épicas ou dos momentos que definiram seu caráter; é uma celebração da ligação eterna entre Zero e seus fãs ao redor do mundo. [...]
25 de março de 2024Atores de tokusatsu / Notícias / Super SentaiEm julho deste ano, o Anime Friends 2024 reserva uma surpresa especial para os fãs de séries clássicas japonesas, com a presença inédita de Yasuhiro Ishiwata no Brasil. Conhecido por seu papel icônico como Go, ou Blue Flash, na amada série Choushinsei Flashman de 1986, Ishiwata marcará presença nos dias 19 e 21, prometendo momentos inesquecíveis aos admiradores. Antes de brilhar como herói, Ishiwata trilhou um caminho diversificado na televisão japonesa, contribuindo para obras como Maskman, Jiban e Jetman. Sua jornada artística é um reflexo de sua dedicação e versatilidade, características que o destacaram desde sua estreia na década de 80. Após uma carreira repleta de sucessos, o ator se reinventou no mundo empresarial, liderando uma companhia de alimentos marinhos, mostrando sua habilidade em navegar por diferentes mares da vida profissional. A vinda de Ishiwata, confirmada no Instagram do Anime Friends, ao evento é um marco não só para os fãs da série Flashman, mas também para aqueles que acompanham a trajetória de artistas multifacetados como ele. Além de reviver memórias nostálgicas, sua presença é uma oportunidade única de celebrar a influência duradoura das séries de tokusatsu no Brasil. Sua história de vida, que vai da atuação à liderança empresarial, é um testemunho do dinamismo e da capacidade de adaptação, inspirando fãs e admiradores. [...]
25 de março de 2024Metal Hero / NotíciasNo próximo mês de julho, os fãs do Jiraiya terão um motivo especial para comemorar: o lançamento de uma nova obra que promete reacender a chama nostálgica dos admiradores de tokusatsu dos anos 80 e 90. Trata-se do aguardado mangá inspirado no Incrível Ninja Jiraiya. Este projeto é fruto da colaboração de talentos nacionais, trazendo uma perspectiva única para o personagem clássico. Vale lembrar que esse lançamento está sendo aguardado desde 2022, quando falamos a respeito no Toku Blog News, conforme mostra o trecho abaixo. A notícia foi divulgada no evento Expo Jaspion e promovida em primeira mão no Instagram do Tokucast, onde Edi Carlos Rodrigues, da editora JBC, compartilhou detalhes sobre o lançamento. A escolha por um formato padrão visa tornar a obra acessível a um público mais amplo, garantindo que o custo não seja um impedimento para os entusiastas. Além do novo mangá de Jiraiya, os fãs podem esperar por uma sequência do mangá do Jaspion (que, caso você ainda não tenha, pode adquirir aqui), outro herói que conquistou corações no Brasil. Esta sequência é um testemunho do sucesso e do amor que o público brasileiro ainda nutre pelo personagem, tanto que artistas renomados como Michel Borges estão a bordo do projeto. O mangá de Jiraiya é uma colaboração entre Chris Tex, que traz sua habilidade narrativa para a trama, e os artistas Santtos e Jhonny Domingos, que dão vida ao herói e seu universo com seus traços. Marcelo del Greco e Edi Carlos Rodrigues complementam a equipe, responsáveis pela edição e produção, respectivamente. Enquanto aguarda o lançamento no ano que vem, que tal conferir gratuitamente os gibis do Jiraiya que foram lançados no Brasil pela editora Ebal? Seguem abaixo os links: Volume 1 – As Sete Sombras Volume 2 – Goragon Volume 3 – O Explosivo Homem-Míssil [...]
23 de março de 2024Atores de tokusatsu / Família Ultra / Kamen Rider / NotíciasO mundo do tokusatsu está de luto com a partida de Minori Terada, um dos grandes nomes do teatro, cinema e televisão do Japão, aos 81 anos. Sua morte, causada por câncer de pulmão, foi confirmada pela sua agência, CES Entertainment. Terada, nascido em Tóquio, deixou sua marca indelével em inúmeras produções. Na vasta carreira de Terada, o papel de Ryuubei Sonozaki em Kamen Rider W e de Yu Dobashi em Ultraman Blazar são particularmente memoráveis, refletindo seu talento excepcional em dar vida a personagens complexos e cativantes. Sua contribuição para o tokusatsu é imensa, consolidando seu legado como uma figura venerada nesse universo. Além de sua notoriedade no gênero, Terada também foi reconhecido por sua atuação em produções dramáticas e como dublador, incluindo sua participação memorável como o coronel Muska em O Castelo no Céu de Hayao Miyazaki. Este papel em particular ressalta sua versatilidade como ator, capaz de capturar a essência de personagens em uma ampla gama de gêneros. A partida de Minori Terada é uma grande perda para o mundo artístico. Seu trabalho não apenas entreteve como também inspirou gerações, tanto dentro quanto fora do Japão. Como homenagem a sua contribuição inestimável, fãs e colegas de todo o mundo expressam suas condolências e gratidão, assim como nós do Toku Blog. [...]
22 de março de 2024Atores de tokusatsu / NotíciasNeste ano, o Anime Friends promete um espetáculo imperdível para os entusiastas de tokusatsu com uma surpresa que mexerá com o coração dos aficionados por séries clássicas. Conforme informado no Instagram do evento, a edição deste ano traz o foco para o ano de 1989, um período dourado para os fãs do gênero, quando icônicas séries como Jiraiya: O Incrível Ninja, Comando Estelar Flashman e Poderoso Lion Man chegaram às telas brasileiras, marcando o início de uma era na Rede Manchete. O mistério que envolve a identidade da atração especial deste ano cria uma aura de expectativa e nostalgia, convidando todos a mergulharem no universo dessas narrativas fascinantes que cruzaram oceanos para capturar a imaginação de uma geração. A organização do Anime Friends mantém o suspense sobre qual artista dessas produções fará parte da celebração, elevando a ansiedade e a curiosidade entre os fãs. Este elemento surpresa, estrategicamente planejado, não apenas homenageia o legado dessas séries memoráveis mas também reacende a paixão daqueles que cresceram assistindo a suas aventuras. O evento, conhecido por reunir uma variedade de atividades que vão desde workshops até shows de música, pretende continuar explorando o impacto cultural do tokusatsu, tal como na edição do ano passado. O convite está lançado: quem será a estrela que iluminará o Anime Friends, trazendo de volta os dias de glória do tokusatsu na TV brasileira? Diga nos comentários! [...]
21 de março de 2024Notícias / Power RangersNo universo dos super-heróis, poucos momentos são tão emocionantes quanto o sacrifício final de um herói. Na história em quadrinhos da BOOM! Studios, Mighty Morphin Power Rangers: O Retorno #2, esse cenário se desenrola com um peso emocional inigualável, marcando o adeus de Tommy Oliver, o lendário Ranger Verde. Na história, Tommy escolhe um destino heroico, com a intenção de extinguir as forças do mal de uma vez por todas, um gesto que ressoa profundamente tanto no coração dos Power Rangers quanto no dos fãs. Essa trama tecida com cuidado por Amy Jo Johnson (atriz da primeira Ranger Rosa) e sua equipe criativa entrelaça a narrativa do sacrifício de Tommy com uma homenagem à vida e carreira de Jason David Frank, ator que deu vida ao Ranger Verde, e faleceu no dia 19 de novembro de 2022. Alerta de spoilers a partir de agora. Nesta edição, somos transportados para um universo alternativo, repleto de desafios sombrios para os Rangers. Diante da perda de aliados cruciais e do avanço implacável das forças de Rita Repulsa e Lord Zedd, os Rangers permanecem unidos, encarando o mal em sua forma mais aterradora. É neste cenário que Tommy revela seu plano audacioso para Kimberly Hart, a Ranger Rosa: um sacrifício que acionaria uma onda de purificação, erradicando o mal em uma demonstração final de bravura e amor pelo planeta. As páginas seguintes desdobram-se em uma narrativa emocionante, onde a determinação e coragem de Tommy brilham intensamente. Ao decidir permanecer no palácio lunar de Rita, pronto para detonar um dispositivo que purificaria o mal, Tommy enfrenta seu destino com uma coragem inabalável. Seu gesto não é apenas um adeus, mas um legado eterno, garantindo que o mal seja extinto e permitindo que seus companheiros Rangers possam finalmente buscar a paz. Mighty Morphin Power Rangers: O Retorno #2 está à venda na Amazon e você pode adquirir o seu exemplar clicando aqui. [...]
20 de março de 2024Notícias / Power RangersNovas aventuras dos Power Rangers podem invadir as telas não só com ações eletrizantes, mas também com a nostalgia que acompanha esses personagens icônicos. Durante um evento de grande prestígio nos Estados Unidos, a Awesome Con, que ocorreu na metade de março, informações valiosas vieram à tona por meio de uma conversa envolvente com David Yost e Walter Jones, atores que marcaram época interpretando os Rangers Azul e Preto, respectivamente. Conforme apontou o Mega Power Brasil, essa reunião de estrelas proporcionou um mergulho nos gloriosos dias de Mighty Morphin Power Rangers, além de discutir suas aparições recentes nas sagas Power Rangers: Agora e Sempre e Power Rangers Cosmic Fury, ambas lançadas no ano passado. Em um momento de interação com o público, os atores revelaram detalhes sobre o futuro da saga. De acordo com Yost, não haverá uma sequência para Cosmic Fury, desmentindo especulações que circulavam pela internet. No entanto, esse fechamento de ciclo abre caminho para uma nova era de renovação e inovação para os Power Rangers sob a batuta da Hasbro. Esse período de pausa, que se estende até o final de 2025, é visto não como um hiato na emoção, mas como o prelúdio de uma revitalização que mesclará o legado dos heróis com toques contemporâneos. A Hasbro, juntamente com Jonathan Entwistle, está planejando um retorno grandioso que incluirá tanto um filme quanto uma série animada, combinando o charme do passado com as possibilidades futurísticas. Essa estratégia não apenas reacenderá a chama da nostalgia entre os fãs de longa data, mas também promete conquistar uma nova geração de admiradores, mantendo viva a essência heroica dos Power Rangers em um mundo ávido por justiça e aventura. [...]
19 de março de 2024Diretores de tokusatsu / Kaiju Eiga / NotíciasUm diálogo fascinante sobre o rei dos monstros se desenrola entre Adam Wingard e Takashi Yamazaki. Wingard, à frente de Godzilla x Kong: O Novo Império, e Yamazaki, com seu aclamado Godzilla Minus One, partilham uma conexão profunda com essas narrativas monumentais, evidenciando um profundo apreço pelo legado de tais entidades. Enquanto Wingard apresenta uma sequência eletrizante que segue a titânica batalha entre Godzilla e Kong, introduzindo ameaças formidáveis que testam os limites de nossos heróis e da humanidade, Yamazaki oferece uma perspectiva única. Seu filme, premiado e reconhecido globalmente, não só celebra o septuagésimo aniversário de uma tradição cinematográfica japonesa mas também redefine os padrões visuais, eternizando-se na história do cinema. Godzilla x Kong: O Novo Império promete explorar ainda mais as raízes enigmáticas dessas lendárias criaturas, explorando territórios desconhecidos e confrontos mitológicos. Por outro lado, Godzilla Minus One reflete sobre as cicatrizes de um passado bélico, tecendo uma narrativa que equilibra espetáculo e profundidade emocional, demonstrando a indomável força do espírito humano frente ao inimaginável. Assim, o intercâmbio entre esses diretores visionários revela não apenas uma admiração mútua por Godzilla, mas também reforça a conexão intrínseca entre humanos e monstros, marca que caracteriza e promove o gênero Kaiju Eiga. [...]
18 de março de 2024Atores de tokusatsu / Notícias / Super SentaiNo cenário vibrante do tokusatsu, o anúncio de Reo Nagatsuma, integrante da banda 7ORDER, como o novo Deka Red Premier no próximo filme de Dekaranger, tem gerado ondas de entusiasmo entre os fãs. Este jovem artista, com uma carreira que se estende pela música e atuação, é um expoente da multifacetada cultura pop japonesa. Sua trajetória artística, marcada por participações em dramas de sucesso e uma presença significativa no mundo musical, prenuncia uma performance memorável no filme Tokusou Sentai Dekaranger 20th: Fireball Booster. Nagatsuma assumirá o papel de Rui Edogawa, um promissor membro da Fire Squad, que sob a tutela de Banban Akaza, o Deka Red original, ascenderá ao posto de Premier Deka Red. Esta passagem de bastão simboliza não apenas uma transição dentro da narrativa, mas também um novo capítulo para o ator, que tem a oportunidade de deixar sua marca numa série adorada por gerações. O filme, que contará também com a presença de Ayano Kawamura, promete ser uma celebração digna dos 20 anos de Dekaranger, misturando ação ininterrupta com a emoção das relações entre personagens. A direção de ação fica a cargo de Hirofumi Fukuzawa, que também será novamente o dublê do Dekared, garantindo que as cenas de luta mantenham a autenticidade e o dinamismo que os fãs esperam. Com estreia prevista para 7 de junho nos cinemas japoneses e posterior lançamento em Blu-ray e DVD no dia 13 de novembro, o filme é um dos eventos mais aguardados pelos admiradores de Super Sentai. [...]
16 de março de 2024Metal Hero / NotíciasEm uma homenagem ao icônico herói Jaspion, o Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera sediará uma mostra inédita, trazendo um mergulho profundo no universo deste personagem que marcou uma geração. Conforme informado na conta oficial do Instagram, entre os dias 22 e 31 de março, excluindo apenas os dias 25 a 27, a exposição contará com uma série de atrações imperdíveis. Artigos raros de estarão expostos, prometendo encantar tanto colecionadores quanto novos admiradores. Além disso, o evento abrirá espaço para diálogos por meio de conferências ministradas por especialistas que contribuíram para a obra Jaspion – Guia Visual Definitivo, além de artistas envolvidos no universo deste herói. Por sinal, o livro estará a venda no local. Um dos destaques será o concerto do Ricardo Cruz, conhecido cantor do fandom, que promete animar a exposição. Também haverá sessões especiais de exibição dos episódios que tanto cativaram os fãs brasileiros, reacendendo a chama da nostalgia. A entrada varia conforme o dia da semana, sendo gratuita às quintas-feiras, e nos demais dias, o valor será de R$ 15,00 para o ingresso normal e R$ 7,00 para aqueles que têm direito à meia-entrada, como estudantes, professores e idosos. [...]
16 de março de 2024Atores de tokusatsu / Metal Hero / NotíciasEste ano, o Anime Summit em Brasília se destaca novamente ao confirmar a presença de Hiroshi Watari, um ícone dos seriados tokusatsu, trazendo um toque de nostalgia e empolgação para os fãs. Watari, que deixou sua marca em produções lendárias como Sharivan, Boomerman de Jaspion e Spielvan, promete abrilhantar o evento nos dias 20 e 21 de abril, junto com Hiroshi Tokoro, conhecido pelo seu papel como Jiban. O Anime Summit, uma celebração imersiva da cultura japonesa, se consolida como um dos eventos imperdíveis para os aficionados por animes e tokusatsu no Brasil. Organizado pela FEANBRA, o festival não apenas promove um rico intercâmbio cultural por meio de workshops, exposições de arte, concursos de cosplay e uma variedade de estandes temáticos, mas também serve como um ponto de encontro para admiradores das séries nipônicas e suas estrelas. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Anime Summit Brasil (@animesummitbrasil) A vinda de Hiroshi Watari é especialmente significativa, considerando sua contribuição inestimável ao tokusatsu. Desde seu início no entretenimento como dublê até alcançar papéis de protagonista que conquistaram corações ao redor do mundo, sua carreira é um testemunho de talento e dedicação. Além dos heróis que interpretou na tela, Watari também é lembrado por suas participações memoráveis em eventos brasileiros como o Anime Friends, criando laços afetivos com o público local. Portanto, a edição deste ano do Anime Summit promete ser um espaço de encontros memoráveis e celebração das histórias que moldaram gerações de fãs de tokusatsu. Os ingressos para o evento e Meet & Greet com os artistas podem ser adquiridos neste link. [...]
14 de março de 2024Atores de tokusatsu / Metal Hero / NotíciasFãs de tokusatsu, especificamente das séries Esquadrão Especial Winspector e Super Equipe de Resgate Solbrain, preparem-se: rumores sugerem que uma nova produção envolvendo esses personagens acabam de chegar. Recentemente, um encontro entre Masaru Yamashita e Kōichi Nakayama, astros que deram vida aos protagonistas marcantes dessas produções (Fire de Winspector e Solbraver de Solbrain, respectivamente), com o renomado diretor Koichi Sakamoto, incendiou as redes sociais após os dois atores fazerem a divulgação no Twitter e o Tokusatsu BR promovê-la no Instagram. 昨日、坂本監督と食事をしました。今後の活動について楽しい話ができました。近いうちご報告できると思いますので、もうしばらくお待ちください (^^)#坂本浩一 pic.twitter.com/aKYi0Hl1le— 山下 優・中山幸一 事務局 (@wsp_srs_kizuna) March 14, 2024 Conhecido por sua mestria em orquestrar espetáculos visuais em séries como Power Rangers e por reviver heróis em filmes como Space Squad (que reuniu diversos heróis de tokusatsu da Toei), Sakamoto é um nome que sempre traz inovação e ação de tirar o fôlego. Esse jantar, embora possa parecer casual, levanta suspeitas e expectativas. Afinal, Sakamoto esteve à frente das câmeras em momentos cruciais para o universo do tokusatsu, trazendo de volta à cena defensores da justiça que marcaram gerações. A menção a futuros projetos, sem detalhes específicos, serve apenas para alimentar a imaginação dos fãs. A possibilidade de Winspector e Solbrain participarem de uma continuação de Space Squad é algo que não pode ser ignorado. Essas séries, que marcaram época no início dos anos 90, poderiam ser as próximas a receber o tratamento especial de Sakamoto, integrando-se a um universo expandido que já resgatou diversos personagens de seu hiato. Enquanto aguardamos confirmações oficiais, o fandom já se encontra animado, especulando sobre possíveis enredos e a integração desses personagens em aventuras contemporâneas. O que você acha que vem por aí? Diga nos comentários! [...]
13 de março de 2024Atores de tokusatsu / Notícias / Power RangersAustin St. John, ator reconhecido por seu papel como o líder dos Power Rangers na emblemática série dos anos 90, suscitou debates e críticas em várias plataformas digitais. O intérprete do primeiro Ranger Vermelho, figura que muitos associam a valores como coragem e justiça, tomou uma direção controversa ao anunciar uma nova coleção de vestuário em sua marca pessoal, que promete incluir pensamentos de personalidades marcantes da história, englobando tanto heróis quanto figuras de reputação questionável. De acordo com O Globo, a revelação foi feita durante uma participação em um podcast, em que St. John compartilhou sua intenção de mergulhar nas profundezas da história, abrangendo desde a antiguidade até figuras modernas, para compilar uma variedade de ditos que refletem a sabedoria e, em alguns casos, a infâmia de seus autores. Entre os nomes mencionados, destaca-se Adolf Hitler, conhecido por suas atrocidades durante a Segunda Guerra Mundial. O ator descreveu a inclusão de tais citações como uma tentativa de oferecer uma perspectiva ampla sobre o legado de líderes através dos tempos, abordando tanto suas contribuições positivas quanto os aspectos mais sombrios. Esta escolha provocou uma onda de reações entre o público e colegas de profissão. Amy Jo Johnson, a primeira Ranger Rosa e companheira de elenco de St. John, expressou sua desaprovação de maneira velada através das redes sociais, sugerindo que certas decisões deveriam passar por um filtro profissional antes de se tornarem públicas. O comentário sutil da atriz evidencia uma preocupação com a mensagem que tais produtos podem transmitir, especialmente considerando o papel simbólico que os Power Rangers desempenham para muitas gerações. Hmmm? I think some people should have publicists. 😬 Dear me…— Amy Jo Johnson (@_amyjojohnson) March 11, 2024 Rogue Red Ranger has an entire new meaning. Okay I’ll stop now. 😬— Amy Jo Johnson (@_amyjojohnson) March 12, 2024 A internet, como era de se esperar, não demorou a se manifestar, alternando entre críticas e ironias. A controvérsia gira em torno da responsabilidade de figuras públicas na promoção de ideais e valores, especialmente quando associadas a franquias que, tradicionalmente, destacam princípios éticos e morais. Além disso, ressalta-se o passado recente de St. John, marcado por acusações legais, complicando ainda mais sua posição perante o público. Por sinal, se quiser saber detalhes sobre esse ocorrido – que, inclusive, o impediu de participar do especial de 30 anos dos Power Rangers – confira aqui a notícia que publicamos a respeito. [...]
13 de março de 2024Notícias / Super SentaiA Bandai, conhecida por seu inovador portfólio de brinquedos e colecionáveis, recentemente fez o anúncio que agitou o universo dos fãs de Super Sentai: a linha de roupas civis dos personagens de Boonboomger, em colaboração com a renomada marca de moda h.NAOTO e outros parceiros. Esta coleção traz peças exclusivas, representando cada membro da equipe com detalhes e acabamentos que refletem suas personalidades e habilidades únicas, mergulhando os fãs em uma experiência de moda única e profundamente conectada ao universo Boonboomger. Começando pelo destemido Taiya Hando, também conhecido como Boon Red, a coleção apresenta uma jaqueta de comprimento curto, confeccionada em poliéster 100% com um acabamento que imita o couro, evocando a liderança e a determinação do personagem. Visual do Boon Red A peça destaca-se pela impressão de alta qualidade e pelo cuidado com os detalhes, como a variação proposital na tonalidade do tecido, garantindo autenticidade e exclusividade. Além disso, complementando o visual, a camisa com padrão de engrenagens e a camiseta com um design rasgado reforçam o espírito competitivo e a paixão de Taiya pela mecânica e inovação. Visual do Boon Red Para Ishiro Meita, ou Boon Blue, o mestre da informação, a coleção traz elegantes camisas Y, disponíveis em azul e azul claro, com o emblema dos Boonboomger bordado, refletindo a precisão e a calma estratégica do personagem. As peças são confeccionadas em algodão 100% de alta qualidade, prometendo conforto e sofisticação. Os acessórios, como as gravatas de seda com estampas variadas, acrescentam um toque de distinção, simbolizando a elegância discreta de Ishiro. Visual do Boon Blue Mira Shifuto, a vibrante Boon Pink, recebe uma coleção que destaca sua energia e habilidade no volante. O colete de plumas, adornado com o logotipo dos Boonboomger, combina funcionalidade e estilo, enquanto os brincos com motivo de pena e cristais de vidro rosa adicionam um charme especial, refletindo a personalidade alegre e determinada de Mira. Visual da Boon Pink Genba Bureki, o confiável Boon Orange, é representado através de um cardigan em camadas com estampa de kimono, que mescla tradição e modernidade. A peça é complementada por uma camiseta de gola alta e calças de denim com detalhes em patchwork, simbolizando sua habilidade em adquirir o que é necessário com estilo e eficiência. Visual do Boon Orange Por fim, para Jou Akuse, o justiceiro Boon Black, a coleção traz um moletom e jardineiras em denim robusto, refletindo sua dedicação e força. Os detalhes como a mudança de cor na manga e o logotipo dos Boonboomger imprimem a essência de um herói determinado a fazer a diferença. Visual do Boon Black Esta coleção está disponível neste link do site oficial da Bandai. Compras no ocidente são permitidas somente nos Estados Unidos e União Europeia, ainda não inclui o Brasil. Mas, se você gosta de produtos de tokusatsu e quiser comprá-los aqui, confira as ofertas da Loja Toku Blog! [...]
12 de março de 2024NotíciasO Anime Friends está lançando uma iniciativa empolgante que convida os aficionados por cultura geek a mergulharem numa pesquisa única. Intitulada Geek Minds, esta iniciativa visa capturar a essência de suas paixões, preferências e interações com o universo Anime Friends, um evento que se destaca por reunir fãs de anime, mangás, cultura pop e, claro, tokusatsu. Com a intenção de refinarmos a experiência e torná-la ainda mais inesquecível, a participação do público é a chave para moldar um futuro repleto de novidades e melhorias nos eventos. Portanto, desde o dia 8 até o dia 22 de março, todos têm a oportunidade de contribuir com suas impressões, dividindo conosco tudo o que adora e até mesmo os pontos que acredita que possam ser aprimorados. Ou seja, essa é sua chance de deixar sua marca no Anime Friends, colaborando para que cada edição seja mais surpreendente que a anterior. E há mais: ao responder a pesquisa, você automaticamente estará concorrendo a prêmios fantásticos, incluindo 1 Pacote Premium, 3 Pacotes VIP para o domingo (21/07) e 50 Ingressos para sexta-Feira (19/07). Clique aqui para preencher o formulário e participar. Todos os detalhes sobre como participar e as regras do sorteio serão compartilhados numa transmissão ao vivo no Instagram no dia 29 de Março. [...]
10 de março de 2024Kaiju Eiga / NotíciasNo mundo do cinema, os feitos inovadores e os marcos históricos frequentemente se entrelaçam, criando momentos de celebração que transcendem barreiras culturais e linguísticas. A mais recente conquista vinda do Japão, Godzilla Minus One, exemplifica esse fenômeno, ao se destacar na prestigiosa cerimônia do Oscar 2024. Este filme não apenas reintroduziu o icônico rei dos monstros, mas também redefiniu os padrões de excelência em efeitos visuais, consolidando seu lugar na história do cinema como o primeiro tokusatsu a ganhar a premiação, coincidentemente no ano em que se comemoram 70 anos de tokusatsu desde o lançamento do primeiro filme do gênero, Godzilla de 1954. Dirigido por Takashi Yamazaki, um cineasta reverenciado por seu talento em mesclar narrativas envolventes com tecnologia de ponta, Godzilla Minus One capturou a imaginação do público mundial. Ambientado em um Japão pós-Segunda Guerra Mundial, o filme explora as consequências devastadoras da guerra através da aparição de uma criatura colossal. A narrativa não se limita ao espetáculo visual, mas aprofunda-se na resiliência humana e na capacidade de superação. Ao vencer o prêmio de Melhores Efeitos Visuais, o filme não somente honrou a longa tradição da franquia Godzilla, mas também marcou um momento significativo para a indústria cinematográfica global. Este reconhecimento não veio por acaso; a equipe de produção, liderada por Yamazaki, dedicou um esforço meticuloso para dar vida à criatura mítica, com um orçamento que desafia as normas de Hollywood, evidenciando a habilidade e criatividade incomparáveis da equipe. Portanto, Godzilla Minus One superou rivais formidáveis na categoria, uma vitória que ressalta a universalidade do talento e da inovação. Por meio da visão de Yamazaki e do desempenho de um elenco talentoso, o filme conseguiu transcender barreiras idiomáticas, celebrando o poder do cinema em unir audiências de diferentes culturas. Além do reconhecimento no Oscar, o sucesso de bilheteria que superou 100 milhões de dólares e a recepção crítica positiva refletem o apelo universal de Godzilla Minus One. Este triunfo não é apenas um testemunho da vitalidade do cinema japonês, mas também um lembrete do impacto duradouro que histórias bem contadas e visualmente impressionantes podem ter, sobretudo nas produções de tokusatsu. [...]
9 de março de 2024Kamen Rider / NotíciasA Amazon Prime Video amplia seu catálogo de entretenimento com a chegada de duas aclamadas séries do universo tokusatsu: Kamen Rider Hibiki e Kamen Rider Zero-One, produções que prometem cativar os fãs da franquia e conquistar novos admiradores. Kamen Rider Hibiki leva os espectadores a um mundo onde guerreiros, conhecidos como Oni, empregam o poder do som puro para enfrentar criaturas vorazes chamadas Makamou. A série destaca a jornada de Hibiki, um destes valorosos Oni, e sua relação mentor-aprendiz com Asumu Adachi, um jovem em busca de seu caminho. Através de seus olhos, exploramos a importância da coragem, do crescimento pessoal e do valor inestimável das relações humanas. Kamen Rider Hibiki Por outro lado, Kamen Rider Zero-One nos transporta para uma era de inovações tecnológicas, onde a convivência entre humanos e androides se torna o cerne do conflito. A narrativa segue Aruto Hiden, um jovem impulsionado pelas circunstâncias a liderar a empresa de tecnologia Hiden Intelligence, ao mesmo tempo em que combate ameaças cibernéticas vestindo o manto de Kamen Rider Zero-One. Este enredo tecido com temas de inteligência artificial e singularidade tecnológica nos faz questionar o futuro da coexistência entre humanos e máquinas. Kamen Rider Zero-One Ambas as séries são apresentadas com áudio original em japonês e legendas em português, mantendo a autenticidade e o charme que caracterizam as produções da franquia. Caso você ainda não tenha Amazon Prime Video, basta clicar aqui para assinar. O primeiro mês é grátis. [...]
8 de março de 2024NotíciasO mundo dos mangás, animes e tokusatsu se despede de um dos seus maiores ícones. Akira Toriyama, o criador da franquia Dragon Ball, faleceu aos 68 anos, no dia 1 de março, encerrando uma jornada de mais de quatro décadas que revolucionou a indústria e tocou o coração de fãs ao redor do globo. A notícia, que veio à tona na madrugada desta sexta-feira, traz consigo uma onda de choque e tristeza que atravessa gerações de admiradores e artistas que viram em Toriyama não apenas um pioneiro, mas um mentor e uma fonte de inspiração inesgotável. Conhecido por sua habilidade ímpar em combinar ação, humor e um toque de ternura, Toriyama criou um universo onde o impossível se tornava cotidiano, e heróis de cabelos espetados lutavam por justiça e paz. Qual foi a causa da morte de Akira Toriyama? A razão do falecimento de Toriyama foi um hematoma subdural, resultante do acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. Esse tipo de condição médica ocorre quando pequenas veias no espaço subdural são lesadas, geralmente em decorrência de um trauma craniano. O hematoma subdural pode aumentar a pressão intracraniana, comprimindo e causando danos ao tecido cerebral. Dependendo da severidade e da rapidez com que se forma, os hematomas subdurais são classificados em agudos, subagudos e crônicos, sendo os agudos considerados emergências médicas devido à sua alta taxa de mortalidade. Vida e carreira de Akira Toriyama Akira Toriyama e suas obras Akira Toriyama, nascido em 1955 na cidade de Nagoya, no Japão, é um ícone indiscutível do mundo dos mangás e animes. Desde sua infância, demonstrou um profundo interesse por desenhos, fascinado principalmente por veículos e animais. Este hobby inicial pavimentou o caminho para uma carreira revolucionária, que começou a ganhar forma significativa no final da década de 1970. Seu primeiro grande sucesso, Dr. Slump, lançado em 1980, revelou seu talento inigualável e humor característico, conquistando rapidamente o coração dos leitores. No entanto, foi com a criação de Dragon Ball, em 1984, que Toriyama redefiniu o gênero shounen e deixou uma marca indelével na cultura pop mundial. Esta obra não só catapultou o mangá e o anime para uma audiência global, como também inspirou incontáveis artistas e criadores. Toriyama, com seu estilo artístico distintivo e narrativas cativantes, não apenas contribuiu para o panteão dos grandes mangakás, mas também se aventurou com sucesso no design de personagens para jogos populares, como a série Dragon Quest e Chrono Trigger. O sucesso de Dragon Ball Dragon Ball Z Dragon Ball, a criação máxima de Akira Toriyama, é mais do que uma série de mangá e anime; é um fenômeno cultural que capturou a imaginação de fãs em todo o mundo. A história de Goku e sua busca pelas esferas do dragão atravessou gerações, marcando um ponto alto na indústria de entretenimento. Com sua mistura única de ação intensa, humor peculiar e personagens carismáticos, Dragon Ball transcendeu barreiras linguísticas e culturais, alcançando um sucesso global incontestável. Tanto é que suas sequências – Dragon Ball Z, Dragon Ball GT e Dragon Ball Super – mostram o crescimento e evolução dos personagens, alguns desde a infância até a fase adulta. A série expandiu-se para filmes, jogos e uma vasta gama de produtos, solidificando seu lugar como uma das franquias mais lucrativas e amadas do mundo. No Brasil, suas aventuras puderam ser vistas a partir da segunda metade dos anos 90 em canais de televisão como SBT, Band, Cartoon Network, e Globo. Referências de tokusatsu em Dragon Ball No universo de Dragon Ball, a influência do tokusatsu, é notável por meio de várias referências que enriquecem a série. Essas homenagens refletem a admiração de Akira Toriyama pelo gênero, algumas das homenagens mais destacadas incluem: Forças Ginyu: uma clara homenagem às equipes de Super Sentai, com cinco membros realizando poses de grupo e chamadas de nome, semelhantes aos heróis coloridos do tokusatsu. Forças Ginyu Gama 1 e Gama 2: inspirados em Ultraman e Ultraman Zero, esses personagens também remetem ao Super Sentai, até mesmo usando técnicas semelhantes a Rider Kicks. Grande Saiyaman: Influenciado por Kamen Rider, esses herói mascarado de Dragon Ball Z é um aceno direto a uma das franquias tokusatsu favoritas de Toriyama. Grande Sayaman Catopesra: um guerreiro do Universo 3 que pode mudar para três formas coloridas diferentes, evocando o design e a habilidade de mudança de forma dos Kamen Riders Heisei. Catospera Artistas prestam homenagem a Akira Toriyama Figuras conhecidas por outras obras de mangá e anime prestaram homenagem ao criador de Dragon Ball. Masashi Kishimoto Masashi Kishimoto Masashi Kishimoto, criador de Naruto, homenageou Akira Toriyama, descrevendo-o como seu “professor” e “deus da salvação”. Kishimoto compartilhou como Dragon Ball foi uma parte essencial de sua vida, trazendo alegria e inspiração. Ele expressou uma profunda gratidão a Toriyama por seus trabalhos divertidos e pelo impacto profundo que tiveram em sua trajetória como mangaká. Yusuke Murata Yusuke Murata Yusuke Murata, ilustrador de One Punch Man, prestou homenagem a Toriyama, destacando a singularidade das contribuições de Toriyama e rezando pela sua paz eterna. Murata mencionou não conseguir sentir que Toriyama se foi, comparando-o a uma estrela que sempre brilhou, tanto em vida quanto agora. Yuji Horii Yuji Horii Yuji Horii, criador da série Dragon Quest, a qual Toriyama ilustrou, expressou estar atordoado com o seu falecimento. Horii relembrou os mais de 37 anos de colaboração, destacando o papel fundamental de Toriyama na criação de personagens cativantes e designs de monstros para Dragon Quest. Eiichiro Oda Eiichiro Oda Eiichiro Oda, criador de One Piece, expressou respeito e gratidão a Toriyama, lembrando-se da sua influência desde a infância. Oda desejou que o céu seja tão agradável quanto Toriyama poderia ter imaginado, destacando o grande vazio deixado por sua partida. Toyotaro Toyotaro Toyotaro, responsável por Dragon Ball Super, homenageou Toriyama como seu grande mestre. Ele enfatizou que sua motivação para desenhar mangá era ser elogiado por Toriyama, destacando o profundo impacto que Toriyama teve em sua vida e carreira. Certamente, Akira Toriyama também influenciou e inspirou diversas pessoas ao redor do mundo por meio de suas obras que deixarão um forte legado na cultura pop global. Nós, do Toku Blog, deixamos as nossas condolências aos familiares, amigos e admiradores desse grande artista. [...]
7 de março de 2024Kamen Rider / NotíciasO lançamento do segundo trailer de Ride Kamens foi divulgado pelo canal oficial no YouTube. Este jogo inspirado numa das principais franquias de tokusatsu, Kamen Rider, leva os jogadores à misteriosa Nijigao City, uma cidade onde a natureza e a civilização convivem em perfeita harmonia. No entanto, sob essa fachada idílica, esconde-se uma realidade sombria regida pela sinistra sociedade Chaosism, responsável por tramas nefastas operando nas sombras. Na pele do personagem principal, herdeiro da missão de seu pai falecido, você se encontra na encruzilhada de destinos de 16 Kamen Riders, cada um com sua própria história, ocupação, crenças e individualidade. Esses heróis enfrentam não apenas a batalha para recuperar suas memórias, perdidas devido às alterações corporais infligidas pela Chaosism, mas também lutam para reescrever seus destinos previamente determinados. O trailer apresenta a distribuição desses icônicos Kamen Riders em cinco classes distintas, cada uma associada a um distrito específico de Nijigao City, desde o Distrito Educacional ao Distrito Corporativo, introduzindo um cenário rico e diversificado para a aventura. Por trás desse projeto, está uma equipe de renome, com Yuya Takahashi, conhecido por seu trabalho em Kamen Rider Ex-Aid e Kamen Rider Geats, responsável pelo cenário, e Naomi Takebe, produtora veterana de Kamen Rider, supervisionando a produção. O jogo também se destaca pelo design de personagens e trajes, contando com a colaboração de profissionais aclamados na indústria. Previsto para ser lançado no início do verão de 2024 no Japão, disponível para iOS e Android, este jogo promete ser uma experiência imersiva, repleta de ação e aventura, para os admiradores de Kamen Rider. Enquanto aguarda o lançamento, que tal conferir os jogos de tokusatsu disponíveis na Loja Toku Blog? Basta clicar aqui! [...]
6 de março de 2024Família Ultra / NotíciasA Bandai, uma das maiores fabricantes de brinquedos de tokusatsu do Japão, revelou recentemente o lançamento de uma novidade que promete fazer os corações dos fãs de Ultraman Tiga baterem mais forte. Trata-se de uma edição especial do boneco do herói, que agora acompanha os aviões GUTS Wing No. 1 e GUTS Wing No. 2. Este lançamento é uma reedição do boneco Ultraman Tiga na sua versão Multi Type, conhecida por sua versatilidade e capacidade de adotar diversas poses emblemáticas do personagem, graças aos seus 18 pontos de articulação. Essa característica possibilita recriar as cenas mais memoráveis do herói, além de inventar novas aventuras em suas brincadeiras ou exposições. O conjunto está previsto para chegar ao mercado no dia 16 de março, com o preço estabelecido em 2.970 ienes (o que equivale a, aproximadamente, R$ 98,00). Por sinal, enquanto aguarda, que tal conferir as ofertas de outros colecionáveis disponíveis na Loja Toku Blog? Clique aqui para vê-las! [...]
5 de março de 2024Família Ultra / NotíciasOs fãs de tokusatsu no Brasil podem estar prestes a receber um tributo gigantesco (literalmente) no Anime Friends deste ano, por meio de uma campanha empolgante que visa trazer um Ultraman inflável de 6 metros para o evento. Esta iniciativa é fruto da paixão e do esforço do Tokusatsu Brasil (também responsável pelo maior podcast do nicho, o Tokucast), que já marca presença anualmente no evento. Em 2023, por exemplo, o stand contou com um Daileon inflável de 3 metros, além de exposição de capacetes, venda de produtos, e muito mais, tal como mostra o vídeo abaixo. A intenção é homenagear o icônico herói japonês, e também atrair novos fãs para esse universo fascinante. Assim, essa proposta é financiada coletivamente, permitindo que qualquer pessoa possa contribuir para torná-la realidade. Ao participar, os apoiadores não apenas ajudam a financiar o projeto, mas também têm a oportunidade de receber recompensas exclusivas, dependendo do valor da contribuição. Essas recompensas são variadas, visando atender a todos os níveis de contribuição e interesse: Para contribuições de R$ 10 ou mais: os apoiadores serão agradecidos com um convite para visitar o espaço no Anime Friends, onde poderão tirar fotos e se divertir ao lado da imponente figura do Ultraman. Para contribuições de R$ 50 ou mais: além do agradecimento, os apoiadores entram em sorteios semestrais para ganhar brindes exclusivos dos padrinhos do Tokucast, incluindo itens como funkos, bonés, camisetas e mangás. Para contribuições de R$ 100 ou mais: os doadores receberão, além dos agradecimentos, 6 meses de participação nos sorteios do grupo de apoiadores do Tokucast e um boné exclusivo do Tokucast. Para contribuições de R$ 200 ou mais: além de participarem por 12 meses nos sorteios, os apoiadores receberão um boné do Tokucast, aprofundando sua identificação com a comunidade. Para contribuições de R$ 500 ou mais: os apoiadores serão recompensados com 12 meses de participação nos sorteios, um boné do Tokucast e uma camiseta exclusiva, aumentando o valor de sua contribuição. Para contribuições de R$ 750 ou mais: os doadores terão direito a todas as recompensas anteriores, além de uma participação especial no Tokucast sobre o Anime Friends 2024. Para contribuições de R$ 1.000 ou mais: esses apoiadores receberão todas as vantagens anteriores, duas participações no Tokucast, uma arte exclusiva com sua caricatura vestida de seu herói preferido e um mook de Cybercop, o que faz esta contribuição ser uma experiência inesquecível e única. Este esforço coletivo não apenas promete ser um dos pontos altos do Anime Friends, mas também uma celebração ao tokusatsu, trazendo fãs de longa data e novos entusiastas. A campanha já está em andamento, e com a sua ajuda, o sonho de ver um Ultraman gigante saudando os visitantes do evento pode se tornar realidade. Portanto, clique aqui e faça a sua contribuição para termos o Ultraman de 6 metros no Anime Friends 2024! [...]
4 de março de 2024Kamen Rider / NotíciasA conta oficial de Kamen Rider Gotchard no Twitter revelou novidades empolgantes para os fãs de tokusatsu: um conteúdo inédito, na forma de um spin-off, será lançado exclusivamente nos conjuntos de Blu-ray da série. Intitulado “Nós Somos a Turma 3-G (Gotcha)”, essa expansão da história original promete trazer uma nova dimensão ao universo de Kamen Rider Gotchard, transformando os queridos personagens da série em alunos da Escola Gotchard, sob a surpreendente supervisão do professor Atropos. Esse novo capítulo foi idealizado por Keiichi Hasegawa, um dos principais escritores da série, e recebeu a direção de Koichiro Hayama, conhecido por seu trabalho em Kamen Rider Revice: The Mystery. O spin-off será dividido em dois episódios especiais: o primeiro acompanhará o primeiro conjunto de Blu-ray da coleção, previsto para chegar ao público no dia 10 de abril, enquanto o segundo episódio será parte do segundo conjunto da coleção, com lançamento agendado para 7 de agosto. Além disso, os fãs terão a oportunidade única de assistir a esses episódios em uma exibição especial, marcada para 15 de junho. Para participar, interessados deverão se inscrever em um sorteio de ingressos entre 10 de abril e 8 de maio, com os resultados sendo divulgados em 10 de maio. O local exato do evento ainda será anunciado, mas já se sabe que acontecerá em Tóquio, prometendo ser um momento memorável para a comunidade de seguidores de Kamen Rider Gotchard. [...]
3 de março de 2024Família Ultra / NotíciasA Netflix acaba de anunciar um grande lançamento para os amantes de animação e fãs de tokusatsu. Em meio a sua programação de estreias para 2024, destaca-se “Ultraman: Rising”, um filme animado que promete reacender a chama de um dos mais icônicos super-heróis do Japão. Marcado para chegar às telas no dia 14 de junho de 2024, este longa-metragem traz uma nova abordagem para a saga Ultraman, combinando elementos clássicos com novas narrativas. A trama se concentra em Ken Sato, um ídolo do baseball que retorna ao Japão com a missão de vestir o manto de Ultraman, o lendário defensor da Terra. Porém, seu retorno é marcado por desafios inesperados, especialmente quando se vê na obrigação de cuidar de um Kaiju recém-nascido, filho de seu arqui-inimigo. O desenrolar da história leva Sato a uma jornada de autodescoberta, onde ele precisa balancear sua nova vida como herói e pai, ao mesmo tempo em que enfrenta seu próprio orgulho e um pai distante. Pôster de Ultraman: Rising Além de ser uma aventura emocionante, “Ultraman: Rising” serve como uma introdução perfeita ao universo Ultraman para novos espectadores, ao mesmo tempo em que promete encantar os fãs de longa data com referências inteligentes e a inclusão de elementos icônicos repensados para um novo protagonista. A direção do filme fica a cargo de Shannon Tindle, conhecido por seu trabalho em animações de sucesso como “Coraline” e “Kubo e as Cordas Mágicas”, com John Aoshima co-dirigindo. Produzido pela Tsuburaya Productions em parceria com a Industrial Light and Magic, o filme conta com um elenco que mescla talentos japoneses e ocidentais, prometendo uma experiência rica e diversificada. Entre os nomes confirmados estão Christopher Sean, Gedde Watanabe, Tamlyn Tomita, Keone Young e Julia Harriman, que darão vida aos personagens dessa nova saga. [...]
2 de março de 2024Família Ultra / NotíciasEm um desdobramento jurídico sem precedentes, uma corte na China decidiu que um serviço de inteligência artificial (IA) violou direitos autorais ao produzir imagens extremamente parecidas com Ultraman, um dos principais heróis de tokusatsu. Este caso marca um momento histórico, pois, de acordo com o Yahoo News, trata-se da primeira vez que uma corte toma uma decisão desse tipo, envolvendo direitos autorais e a capacidade das IAs de gerar conteúdo similar a obras protegidas por direitos autorais. O conflito surgiu quando um detentor dos direitos parciais do Ultraman, criado pela Tsuburaya Productions, acionou judicialmente uma empresa de IA. O software desta empresa, sem nome revelado, havia produzido imagens que não só remetiam ao herói japonês como também sugeriam que o original havia sido utilizado no treinamento da IA. A corte de Guangzhou, responsável pelo julgamento, ordenou uma indenização de 10.000 yuan (aproximadamente R$ 6.940,00), após concluir que as imagens criadas pela IA eram “substancialmente similares” ao personagem Ultraman. Especialistas apontam para um aparente conflito entre decisões legais na China. Um caso anterior em Pequim havia determinado que artistas podem deter direitos autorais sobre materiais gerados por IA, sugerindo uma visão da IA mais como ferramenta auxiliar do que como criadora. Tal contradição ressalta a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre a propriedade intelectual no contexto da tecnologia avançada, além de evidenciar possíveis implicações para o investimento em pesquisa de IA na China, frente aos riscos legais associados. Nos Estados Unidos, o debate sobre a propriedade intelectual de IA enfatiza a “rastreabilidade”, ou seja, a capacidade de identificar a origem dos dados ou conteúdos usados no treinamento de IAs. Isso levanta questões sobre confiança e compensação na era da IA, sugerindo a necessidade de modelos mais transparentes e equitativos na criação e consumo de conteúdo gerado por IA. Por fim, este incidente não é o primeiro desafio de direitos autorais enfrentado pela Tsuburaya Productions, que já se viu em disputas legais que chegou a envolver o uso internacional do personagem, tal como explicamos aqui neste artigo. [...]
1 de março de 2024Notícias / Power RangersEm março de 2024, o filme dos Power Rangers, lançado em 2017, fará sua estreia na televisão aberta brasileira, marcando um momento significativo para os fãs da franquia. A escolha deste filme para integrar a programação é parte de uma estratégia que busca renovar o catálogo de opções de entretenimento para o público, oferecendo tanto novidades quanto clássicos que marcaram épocas. Este longa, que revisita com maestria os heróis que foram sensação nos anos 90, é programado para ir ao ar durante a Sessão da Tarde, especificamente no dia 7 de março, às 15h25. A história, sob a direção de Dean Israelite, traz uma abordagem atualizada dos personagens, que se veem diante do desafio de combater a vilã Rita Repulsa. A trama se desenrola em torno da disputa pelo Cristal Zeo, elemento crucial que liga os heróis à Rede de Morfagem, fornecendo uma narrativa cheia de ação e aventura. Esta apresentação busca não apenas entreter, mas também reacender o entusiasmo pela saga dos Power Rangers, conectando gerações de admiradores. A inserção deste filme na grade de programação vem em um momento oportuno, quando a Sessão da Tarde celebra 50 anos de existência, uma marca significativa que reflete sua longevidade e importância no cenário televisivo brasileiro. @tokublog Power Rangers na chamada da Sessão da Tarde #tokusatsu #powerrangers #tokublog #sessãodatarde #redeglobo ♬ som original – Toku Blog A iniciativa de incluir títulos inéditos, como Power Rangers, ao lado de outros grandes sucessos, evidencia um esforço para diversificar as opções de lazer disponíveis ao espectador, mantendo a tradição de ser uma fonte de entretenimento acessível e de qualidade. Assim, a exibição de Power Rangers não apenas homenageia o legado da Sessão da Tarde, como também promete capturar a atenção de uma ampla audiência, desde os nostálgicos fãs dos anos 90 até as novas gerações, ansiosas por descobertas cinematográficas que mesclam ação, heroísmo e valores universais. [...]
29 de fevereiro de 2024Notícias / Other Hero / Super SentaiEduardo Camarão, notável figura no universo da dublagem brasileira, faleceu aos 59 anos. Nascido em um lar simples, em Campos dos Goytacazes, ele se consagrou como uma voz inesquecível para gerações de fãs de tokusatsu e animes, deixando um importante legado. A carreira de Camarão foi marcada por personagens emblemáticos, entre eles Dan, o Green Flash do Comando Estelar Flashman, e o protagonista Ken Takazi, o Machineman, que marcaram a cultura pop dos anos 80 e 90. Sua voz também pode ser conferida em episódios de Jaspion, Jiraiya e Jiban. Longe dos estúdios de dublagem nas últimas décadas, Eduardo dedicou-se a outros ofícios que igualmente beneficiaram de seu talento e criatividade. Trabalhou como locutor, emprestando sua voz para campanhas publicitárias de grandes marcas, além de mergulhar no mundo da escrita, com a publicação de Virtual Killer, um livro que reflete sua versatilidade e imaginação. Seu papel como coordenador na Álamo evidenciou seu compromisso com a arte da dublagem, contribuindo para a revitalização financeira da empresa. Além do impacto em produções nacionais, Eduardo expandiu sua influência para além das fronteiras, trabalhando como roteirista em Angola, onde deixou sua marca em diversos projetos de mídia, reafirmando sua capacidade de se adaptar e brilhar em diferentes cenários culturais. Apesar de Eduardo, que deixa uma filha, ter sido encontrado morto no dia 11 de novembro de 2023, seu falecimento foi noticiado recentemente durante uma live da Resistência Tokusatsu que teve o cantor Ricardo Cruz como convidado. Nós do Toku Blog deixamos aqui as nossas condolências. [...]
28 de fevereiro de 2024Notícias / Super SentaiA Bandai acaba de anunciar uma novidade para os fãs de Super Sentai, especificamente de Ohsama Sentai King-Ohger: o lançamento de um conjunto exclusivo de cartões MEMOREALIZE DATA CARD, que promete elevar a experiência dos fãs da série. Este conjunto inovador é composto por cinco cartões que, quando utilizados com o Ohgercalibur – Edição Memorial (vendido à parte), desbloqueiam diálogos exclusivos dos personagens e introduzem duas novas faixas de fundo musical (BGM), enriquecendo ainda mais a imersão. Cada cartão é dedicado a uma dupla de personagens, trazendo suas vozes e músicas que remetem a momentos marcantes de suas jornadas: o cartão vermelho, que traz a energia de Gira e Rcules, com uma música que relembra um embate memorável; o cartão azul celebra Yanma e Shiokara, acompanhado de uma melodia que evoca a essência de N’Kosopa; o cartão amarelo destaca Hymeno e Sebastian, com ritmos que nos transportam para Ishabana; o cartão o violeta une Rita e Morfonia, com sons que invocam o ambiente de Gokkan; por fim, o cartão preto, que apresenta Kaguragi e Kuroda, vem com uma trilha sonora ligada a Toufu. MEMOREALIZE DATA CARD Disponível exclusivamente no site da Premium Bandai, este conjunto está avaliado em 12.100 ienes (em torno de R$ 396,00) e tem seu lançamento previsto para dezembro. Os interessados em adquirir esta coleção têm até o dia 31 de maio para fazer sua reserva. E se você se interessa por produtos de tokusatsu como um todo, confira também as ofertas da Loja Toku Blog. [...]

História do tokusatsu

O tokusatsu tem origens no início do teatro japonês, especificamente no kabuki (com suas cenas de ação e luta) e no bunraku. Inclusive, as poses que os heróis japoneses fazem, também conhecidos como roll call, foram inspiradas no teatro nipônico.

Contudo, o tokusatsu propriamente dito não começou a tomar forma até o início dos anos 1950, com o nascimento conceitual e criativo de Godzilla, um dos mais famosos monstros gigantes de todos os tempos.

Tokusatsu Godzilla 1954

O artista de efeitos especiais Eiji Tsuburaya e o diretor Ishiro Honda tornaram-se as forças motrizes por trás do Godzilla no ano de 1954. Tsuburaya, inspirado no filme americano King Kong, formulou muitas das técnicas que se tornariam peças básicas do gênero, como a chamada adequação – o uso de um ator humano em uma fantasia para interpretar um monstro gigante – combinado com o uso de miniaturas e conjuntos de cidades em escala reduzida.

Godzilla mudou para sempre a paisagem da ficção científica no Japão, criando uma visão exclusivamente japonesa em um gênero tipicamente dominado pelo cinema americano.

Em 1954, Godzilla deu início ao gênero Kaiju Eiga no Japão, chamado de “Monster Boom”, que permaneceu extremamente popular por várias décadas, com personagens como Godzilla, Gamera e King Ghidorah, liderando o mercado.

No entanto, em 1957, Shintoho produziu o primeiro filme protagonizado por um super-herói – Super Giant – sinalizando uma mudança de popularidade que favoreceu heróis mascarados sobre monstros gigantes chamados de “Henshin Boom”.

Tokusatsu Super Giant
Super Giant

Juntamente com o anime Astro Boy de Ozamu Tezuka, produções como Super Giant tiveram um efeito profundo no mundo do tokusatsu. No ano seguinte, Gekko Kamen estreou, a primeiro das inúmeras séries de super-heróis televisionados que formariam um dos mais populares subgêneros de tokusatsu.

Essas produções originais precederam a primeira série tokusatsu de televisão em cores, Magma Taishi e Ultraman, que também anunciaram o gênero Kyodai Hero, em que um protagonista de tamanho normal cresce a proporções maiores para lutar contra monstros igualmente grandes.

Ambos, por sinal, fizeram sucesso por estas bandas. Aliás, vejamos agora como foi a chegada do tokusatsu em terras nacionais.

História do tokusatsu no Brasil

Os heróis japoneses marcaram, pelo menos, três gerações de fãs brasileiros. Por isso, vamos dividir sua história em três eras para entender como foi o impacto deste tipo de produção no Brasil.

Era 1: heróis japoneses voadores e gigantes

tokusatsu no brasil

National Kid foi o primeiro herói nipônico a pintar por estas bandas lá pelos anos 60 e trouxe na seqüência muitos outros como Ultraman nos anos 70. Nessa época a TV nacional tinha como prioridade a audiência e era isso que essas séries traziam.

Como os lares só tinham uma televisão, as famílias precisavam se reunir para assistir juntos a programação infantil pela manhã, novela e telejornal a noite. E como haviam quatro canais abertos, assistir heróis de olhos puxados lutando contra monstros de borracha era a alegria do público infantil.

Era 2: heróis japoneses metálicos e coloridos

tokusatsu no brasil

Com a vinda de Jaspion e Changeman, tivemos mais uma invasão nipônica nas telinhas. Nessa época o poder de consumo dos brasileiros começava a subir e os lares passaram a ter mais de uma televisão. Como consequência, muitas dessas séries eram exibidas no horário nobre em diversos canais abertos.

Essa foi a época de fazer dinheiro com essas atrações por meio da venda de bonecos, revistas, álbuns, mochilas, camisetas, fantasias, etc e também espaço publicitário nos intervalos comerciais.

Era 3: heróis japoneses e nipo-americanos

tokusatsu no brasil

Porém, essa massificação fez o público ficar cansado e a vinda dos Power Rangers trouxe um novo conceito de heróis japoneses e nipo-americanos. Isso quer dizer que os personagens semi-americanos foram os responsáveis pelo fim do tokusatsu no Brasil? Não!

Apesar de alguns fãs pensarem assim, o que determinou o fim da vinda de novas séries na segunda metade dos anos 90 foi o desinteresse das emissoras assim como o gosto do público que começava a se voltar para o anime após o sucesso dos Cavaleiros do Zodíaco.

Contudo, apesar do tokusatsu desaparecer da televisão no começo do ano 2000, hoje ele pode ser visto nos canais de streaming com legendas ou dublagem em português. Agora conheçamos as empresas que trouxeram essas séries e aquelas que continuam ativas no mercado. 

Distribuidoras de tokusatsu

De todas as distribuidoras de tokusatsu no Brasil, três foram as principais por trazerem as séries mais conhecidas pelo público e que marcaram a história da TV brasileira.

Everest Vídeo

Everest Vídeo do Brasil Tokusatsu

A Everest Vídeo foi uma empresa fundada em 1986 pelo empresário Toshihiko Egashira e que trouxe várias séries japonesas para o Brasil, dentre elas Jaspion, Changeman e Flashman.

No Bairro da Liberdade, em São Paulo, havia locadoras que traziam programas em VHS gravados direto da TV japonesa. Ao perceber o potencial do tokusatsu, Toshihiko foi até o Japão atrás dos direitos originais das séries e negociou com a Toei Company os direitos de Jaspion e Changeman e do anime Comando Dolbuck.

Diante do sucesso das séries nas videolocadoras, Toshi procurou alguns emissoras e foi a Rede Manchete em 1988 que deu o voto de confiança aos heróis japoneses com Jaspion e Changeman. Foi um sucesso imediato visto que, até o início dos anos 80, as demais emissoras ainda reprisavam seriados japoneses antigos como Ultraman, Ultraseven e Spectreman.

Em 1992, Toshi vendeu a Indústria Everest para um amigo e fundou a Tikara Filmes com a qual continuou a trabalhar com o licenciamento de séries japonesas como Winspector e Kamen Rider Black RX, mantendo seus direitos no Brasil sobre as anteriores.

Top Tape

Tokusatsu Top Tape

A produtora e distribuidora Top Tape foi inaugurada em 1969 e entrou no mercado fonográfico com toda força. No primeiro ano já conquistou disco de ouro com o álbum “My Pledge of Love“, além dos sucessos de B.J. Thomas: “Oh Me, Oh My” e “Rock´N Roll Lullaby” que também levou disco de ouro.

Com a chegada dos anos 70, a Top Tape focou nos artistas nacionais e lançou, pela primeira vez, os melhores sambas de enredo da história, tais como O Amanhã, Teu Cabelo Não Nega, Bum Bum Paticumbum Prugurundum, entre outros. A década também foi marcada pela Black Music e nomes prestigiados como Motown também levaram o selo da Top Tape.

Os anos 80 aumentou o número de lares com vídeo-cassete, o que causou um “boom” no home video. E como esperado, a Top Tape saiu na frente como uma das principais distribuidoras independentes do mercado brasileiro. Filmes norte-americanos de sucesso no cinema chegaram às vídeo-locadoras via Top Tape nesta época e também séries japonesas que tanto cativavam o público infantil. E assim, Jiraiya, Lion Man e Jiban vieram ao Brasil sob o selo Top Tape.

Sato Company

Sato Company Tokusatsu

A Sato Company é a é o responsável pela vinda de Cybercop ao Brasil no começo da década de 1990, além de outras séries como Ultraman, National Kid e Super Human Samurai no mercado brasileiro.

Além disso, em 2006, a Sato introduziu o anime Lets & Go ao SBT, e, no ano seguinte, Naruto ao Cartoon Network. Atualmente, a Sato Company opera no mercado de licenciamentos, tendo lançado títulos como Dr. Hollywood.

Em 2015 começou a licenciar os tokusatsus dos anos 80 conhecidos do público brasileiro, além de trazer novidades como GARO e dispor todas as produções em seu canal do YouTube, o Tokusato.

Em 2020 chegou a levar alguns desses títulos (Changeman, Jiraiya e Jaspion) de volta à televisão brasileira na Band, mas elas saíram do ar seis meses após a estreia por conta de problemas envolvendo os direitos conexos dos dubladores uma semana após o retorno de Kamen Rider Black no canal que acabou sendo cancelado.

Em contrapartida, hoje, a Sato Company é a distribuidora responsável por diversas séries de Kamen Rider no Brasil.

Tokusatsus exibidos no Brasil

Confira agora as produções japonesas que chegaram ao Brasil via televisão, home vídeo ou canais de streaming. Confira agora todas elas em ordem de exibição no país. 

National Kid

Tokusatsu National Kid

National Kid traz a história de um alienígena que vem à Terra para defendê-la de ameaças vindas do espaço ou do próprio planeta. Foi exibido na TV Paulista, TV Rio, Rede Globo, Rede Record, Rede Manchete e Amazon Prime.

Agentes Fantasmas

Tokusatsu Agentes Fantasmas

Agentes Fantasmas fala sobre um grupo de jovens ninjas que combatem organizações criminosas. Foi exibido na Rede Globo.

Godzilla

Tokusatsu - Godzilla

Godzilla é um monstro de 50 metros revidido graças a radioatividade. A fera também possui um sopro radioativo mortal e destruidor que usa para atacar a cidade de Tóquio. Recebeu aqui o título de O Monstro do Oceano Pacífico.

O Monstro da Bomba H

Este clássico de Ishiro Honda começa quando o corpo de um ladrão some estranhamente e a polícia descobre a existência de uma criatura oriunda da Bomba H, causando pavor em Tóquio.

Gorath

Em 1980 (que, na época do filme, 1962, era futuro) um planetóide gigante chamado Gorath encontra-se em colisão com a Terra. Então, um grupo de cientistas formula um plano para conter a vinda de Gorath e seu choque contra a Terra. O filme foi exibido pela TV Tupi.

Vingadores do Espaço

Tokusatsu Vingadores do Espaço

Vingadores do Espaço narra as aventuras de uma família de ciborgues que combatem monstros gigantes. Foi exibido na TV Bandeirantes, Rede Tupi e Rede Record.

Frankenstein Contra o Mundo

frankestein contra o mundo

Apesar do nome, este é um tokusatsu dirigido por Ishiro Honda. A trama do filme começa quando um menino com uma rara deformidade é capturado por cientistas. Ele é chamado de Frankenstein e cresce até ficar gigante e ter de enfrentar um monstro reptiliano de mesmo tamanho. Foi transmitido na TV Tupi.

Godzilla Contra a Ilha Sagrada

Tokusatsu - Godzilla Godzilla contra a Ilha Sagrada

Após um feroz tufão, o gigantesco ovo de Mothra é trazido até o Japão. Enquanto isso, Godzilla desperta e pisoteia todo o país, indo direto para o grande ovo. Foi exibido pela última vez no SBT.

Gamera Vs Barugon

Gamera Vs Barugon

A exemplo de Godzilla, Gamera é um monstro gigante muito popular em terras japonesas. Neste filme, ele precisa enfrentar Barugon, outra criatura gigante que emite um raio destrutivo e coloca o Japão em perigo.

Ghidorah, o Monstro Tricéfalo

Tokusatsu - Ghidrah o Monstro Tricéfalo

Uma profetisa de Vênus anuncia desastres catastróficos! Godzilla, Mothra e Rodan reaparecem no Japão, causando devastação! Um meteoro gigante colide nas montanhas e o dragão espacial cuspidor de fogo de três cabeças Rei Ghidorah emerge!

A Guerra dos Monstros

Tokusatsu - Godzilla A Guerra dos Monstros

Estranhas ondas de rádio são transmitidas para a Terra do Planeta X, perto de Júpiter. Após contato com os estrangeiros, a Terra se compromete a ajudar o povo do Planeta X com um problema de monstro. Em breve, os alienígenas se voltam contra a Terra e lançam um ataque que inclui Godzilla, Rodan e Ghidorah combinados.

Ultra Q

Tokusatsu - Ultra Q

Ultra Q é a série que deu origem ao gênero Ultraman, embora seja protagonizada por agentes que combatem monstros e outras ameaças sobrenaturais. Foi exibido na TV Bandeirantes.

Ultraman

Tokusatsu - Ultraman

Ultraman é um guerreiro vindo do planeta M-78 para defender a Terra de monstros oriundos do planeta ou do espaço. Foi exibido na TV Bandeirantes, Rede Tupi, TVS, Rede Manchete e Rede Brasil.

Ebirah, terros dos abismos

Tokusatsu - Godzilla Ebirah Terror dos Abismos

Um cruzeiro marítimo vai mal quando um acidente em uma ilha tropical sujeita a tripulação a encontrar um exército que quer dominar o mundo. Enquanto eles tentam sair vivos, Godzilla luta contra um monstro marinho gigante que habita as águas e só pode ser mantido afastado pelo suco de uma fruta que cresce na ilha.

Príncipe Dinossauro

Tokusatsu - Príncipe Dinossauro

Príncipe Dinossauro traz a história de um menino que, após sobreviver a um acidente de avião, passa a viver numa ilha onde faz amizade com um dinossauro e combate invasores. Foi exibido pela TV Bandeirantes e TV Record.

Esper

Tokusatsu - Esper

Esper é um menino criado por um casal de alienígenas que assume a forma de seus pais. Ao exclamar o seu nome, ele traja uma vestimenta espacial e combate os inimigos da Terra. Foi exibido na TV Gazeta e Rede Globo.

A Volta dos Monstros Gigantes

a volta dos monstros gigantes

Neste filme, Gamera está de volta para salvar o Japão, desta vez da ameaça de Gaos, um monstro-morcego que despertou após a erupção de um vulcão. A exemplo do primeiro filme do Gamera, um garoto estabelece uma conexão emocional com o kaiju para salvarem o Japão.

Ultraseven

Tokusatsu - Ultraseven

Ultraseven é um alienígena de M-78 que, apesar de assumir forma humana para viver em nossa sociedade, quando preciso, se transforma em Ultraseven para combater os monstros. Foi exibido na Rede Tupi e TV Record.

Destruam Toda a Terra

Destruam Toda a Terra

Viras é um alienígena que decide conquistar a Terra, porém, para isso ele precisa derrotar Gamera. Assim, a única esperança da Terra fica nas mãos de dois garotos que são raptados pelos alienígenas e decidem impedir seus planos de invasão para ajudar a luta de Gamera.

O Despertar dos Monstros

Tokusatsu - Godzilla O Despertar dos Monstros

No futuro distante de 1999, todos os monstros da Terra foram capturados e detidos nas Ilhas Ogasawara. Tudo está bem no sistema solar até uma raça de alienígenas mulheres controlarem os monstros e liberá-los, causando estragos em todo o mundo.

Mothra, a Deusa Selvagem

Mothra, a Deusa Selvagem

O filme começa na Ilha de Beiru que foi anteriormente usada para testes atômicos. Quando duas de suas habitantes, que medem apenas 30 cm de altura, são raptadas, elas emitem um grito telepático que convoca Mothra, a borboleta gigante, que voa em direção a Tóquio, destruindo tudo pelo caminho. Passou na TV Record e Bandeirantes.

O Regresso de Ultraman

Tokusatsu - O Regresso de Ultraman

O herói da vez é Ultraman Jack, mais um guerreiro de M-78 que, a exemplo de Ultraman e Ultraseven, vem à Terra para combater os monstros que a ameaçam. Foi exibido pela Rede Tupi e TVS.

Robô Gigante

Tokusatsu - Robô Gigante

O Robô Gigante em forma de esfinge recebe os comandos de um garoto em prol da defesa das pessoas dos ataques de monstros gigantes. Foi exibido na TV Tupi e TV Record.

Godzilla Vs King Kong

godzilla vs king kong

Sim, as duas criaturas gigantes já estiveram em combate neste clássico produzido nos anos 60. Além do mais, este terceiro filme da franquia também foi o primeiro a apresentar os dois personagens em cores. Foi exibido na TV Record.

Latitude Zero

latitude zero

Latitude Zero é um filme da Toho dirigiro por Ishiro Honda e começa quando um jornalista é salvo por um homem que o leva até uma cidade paradisíaca que fica debaixo d´água, mas que passa a ser atacada por monstros e mutantes.

O Ataque dos Monstros

o ataque dos monstros

Neste filme do Gamera, alienígenas sequestram duas crianças e as levam para outro planeta com o objetivo de extrair os conhecimentos dos seus cérebros. No entanto, Gamera surge para salvá-los.

Spectreman

Tokusatsu - Spectreman

As aventuras de Spectreman, enviado dos Dominantes para combater a poluição e as ameaças do perverso cientista Dr. Gori foram exibidas pela TV Record, TVS e SBT.

Jaspion

Tokusatsu - Jaspion

Jaspion é um guerreiro destinado a combater as ameaças de Satan Goss tanto na Terra quanto no universo. Foi exibido no Brasil pela Rede Manchete, Rede Record, CNT, Rede Brasil, Band, Amazon Prime e Pluto TV.

Changeman

Tokusatsu - Changeman

Changeman são cinco jovens eleitos pela Força Terrena para defender o planeta da ameaça de Gozma e seus monstros espaciais. Foi exibido na Rede Manchete, Rede Record, CNT, Rede Brasil, Band e Amazon Prime.

Flashman

Tokusatsu - Flashman

Cinco crianças foram raptadas da Terra por caçadores espaciais e voltam, 20 anos depois, com os poderes de Flashman para combater o Império Mez. Foi exibido na Rede Manchete, Rede Record, CNT, Rede Brasil e Amazon Prime.

Jiraiya

Tokusatsu - Jiraiya

Jiraiya é um ninja que recebe as poderosas armadura e espada olímpica para proteger um tesouro secular das garras de ninjas do mundo inteiro. Foi exibido pela Rede Manchete, Rede TV, NGT, Rede Brasil, Band, Amazon Prime e Vix.

Lion Man (Laranja)

Tokusatsu - Lion Man Laranja

Dan Shimaru é um jovem de 21 anos que teve o irmão assassinado pela Família de Mantor e seus monstros. Ele, então, jura vingança assumindo a forma de Lion Man. Foi exibido pela Rede Manchete e Rede Brasil.

Lion Man (Branco)

Tokusatsu - Lion Man Branco

Shimaru é um guerreiro que herdou os poderes para se transformar em Lion Man e lutar com todas as suas forças contra o malvado Majin e seus monstros. Foi exibido na Rede Manchete, apenas os primeiros episódios.

Jiban

Tokusatsu - Jiban

Naoto Tamura é um policial que perde a vida ao lutar contra um monstro do grupo Biolon. Contudo, ele volta a vida como Jiban, um ciborgue determinado a derrotar essa organização. Foi exibido pela Rede Manchete, Rede Brasil e Amazon Prime.

Godzilla Vs Biollante

Godzilla Vs Biollante

Neste primeiro filme de Godzilla da Era Heisei, o rei dos monstros precisa enfrentar um dos kaijus mais poderosos de toda a franquia: Biollante, uma mutação criada por um genicista desolado pela perda de sua filha. Foi transmitido pelo SBT.

Goggle V

Tokusatsu - Goggle V

Goggle V é um esquadrão com poderes vindos de antigas civilizações que jura combater Desdark, vilões que fazem uso da ciência em nome do mal. Foi exibido na Rede Bandeirantes e Rede Record.

Metalder

Tokusatsu - Metalder

Metalder é um robô construído durante a Segunda Guerra Mundial e ativado 30 anos depois para combater a ameaça do Império Neroz e seus exércitos. Foi exibido pela Rede Bandeirantes e, depois, vendido pela Everest Vídeo para a Saban International.

Machine Man

Tokusatsu - Machine Man

Niko é um estudante alienígena que vem fazer sua pesquisa de doutorado na Terra. Contudo, ele decide ficar por aqui e combater o mal como Machine Man. Foi exibido pela Rede Bandeirantes, Rede Record e NGT.

Sharivan

Tokusatsu - Sharivan

Sharivan é um policial do espaço nascido no planeta Igan e enviado à Terra para combater as ameaças do Império Mad. A série foi exibida pela Rede Bandeirantes e Rede Record.

Bicrossers

Tokusatsu - Bicrossers

Dois irmãos recebem poderes vindos de outra dimensão e se tornam os Bicrossers para defenderem o planeta Terra dos robôs da Organização Destler. Foi exibido pela Rede Globo e TV Gazeta.

Gavan (Space Cop)

Tokusatsu - Gyaban

Gavan é um policial do espaço que deixou seu planeta natal Bird para vir à Terra em missão especial: protegê-la do grupo de piratas do espaço Maku. Foi exibido na Rede Globo e TV Gazeta sob o nome de Space Cop.

Cybercop

Tokusatsu - Cybercop

Cybercop é um grupo secreto da polícia equipado com armaduras de combate e equipamento pesado para combater a organização criminosa Destrap. Foi exibido pela Rede Manchete e CNT.

Godzilla Vs Mothra

Godzilla Vs Mothra

Este filme começa com um mistério em torno de um ovo gigante descoberto na costa japonesa. Acredita-se que a criatura dentro do ovo poderia ser Mothra e, uma vez que é percebida a aproximação de Godzilla, os cientistas arquitetam um plano para conter seu ataque usando Mothra. Foi transmitido pelo SBT.

Kamen Rider Black

Tokusatsu - Kamen Rider Black

Isamu Minami é um homem transformado em Kamen Rider Black pelo grupo demoníaco Gorgom. Ele, então, jura combatê-los com todas as suas forças. Foi exibido pela Rede Manchete, algumas vezes sob o nome de Blackman.

Spielvan (Jaspion 2)

Tokusatsu - Spielvan

Spielvan e Diana são os últimos sobreviventes do planeta Clean destruído pelo Império Water. Uma vez na Terra, eles prometem protegê-la e se vingar de Water. Foi exibido na Rede Manchete sob o nome de Jaspion 2.

Maskman

Tokusatsu - Maskman

Maskman é um grupo recrutado secretamente para combater a invasão do Império Subterrâneo Tube e seus monstros que pretendem conquistar o mundo da superfície e da luz. Foi exibido na Rede Manchete e Rede TV.

Godzilla Vs King Ghidorah

Godzilla Vs King Ghidorah

Godzilla Vs King Ghidorah é um dos mais marcantes da franquia, pois apresenta a origem dos dois monstros gigantes. Após uma sequência de erros envolvendo viagens no tempo, os dois colossos são colocados frente a frente para mais um combate. Passou no SBT.

Shaider

Tokusatsu - Shaider

O policial do espaço Shaider é o terceiro enviado à Terra, desta vez para protegê-la do Império Fuma que pretende dominá-la, a exemplo de outros planetas. Foi exibido pela TV Gazeta e Rede Globo.

Lady Cop

Tokusatsu - Lady Cop

Lady Cop é uma ex-policial que, quando esteve a ponto de perder a vida, foi submetida a uma operação que a transformou na ciborgue defensora da justiça Lady Cop. O filme foi lançado no Brasil em VHS.

Mensagem das Galáxias

Tokusatsu - Mensagem das Galáxias

Mensagem das Galáxias traz as aventuras de dois homens, Ryu e Ayato, que são eleitos para defender o décimo quinto sistema solar da invasão de Stressos. O filme foi lançado no Brasil em VHS.

Winspector

Tokusatsu - Winspector

Winspector é um esquadrão policial fundado para combater a criminalidade que se torna cada vez maior no Japão. A série foi exibida pela Rede Manchete.

Patrine

Tokusatsu - Patrine

Patrine é uma guerreira escolhida pelo Deus protetor da cidade e do universo para combater inimigos como o poderoso Diabo do Inferno. Foi exibida pela Rede Manchete.

Solbrain

Tokusatsu - Solbrain

Solbrain é o esquadrão sucessor de Winspector na defesa do Japão, o trio é formado por dois policiais, um robô, além de muitos equipamentos e veículos. Foi exibido pela Rede Manchete.

Kamen Rider Black RX

Tokusatsu - Kamen Rider Black RX

Kamen Rider Black, ao receber a energia do sol, renasce como Kamen Rider Black RX para defender o planeta de uma nova ameaça: o Império Crisis vindo do espaço. Foi exibido na Rede Manchete.

Ultraman Tiga

Tokusatsu - Ultraman Tiga

Ultraman Tiga é um ser de luz que renasce anos depois para proteger a Terra que encontra-se ameaçada por monstros gigantes. A série foi exibida na Rede Record.

Godzilla 2000

Tokusatsu - Godzilla 2000

Após 6.000 anos dormindo no fundo do oceano, um monstro alienígena chamado Orga, acorda e inicia a destruição da cidade de Tókio. Neste meio tempo, Godzilla também ressurge e, inicia uma batalha contra Orga. O destino do planeta será decidido nesta luta. Foi exibido pela Rede Globo.

Godzilla A Batalha Final

Tokusatsu - Godzilla Batalha Final

O monstro espacial chamado Xilians, desencadeia um ataque à Terra com vários monstros tentando devastar a maioria das principais cidades do mundo. Cabe a Godzilla derrotar os monstros e alienígenas e mundo do seu extermínio.

Ryukendo

Tokusatsu - Ryukendo

Ryukendo é um dos Guerreiros Madan que têm a missão de proteger o planeta de ameaças das trevas como a Organização Jamanga que pretende aumentar a energia negativa no mundo. Foi exibido pela Rede TV.

Ultraman 80

Tokusatsu - Ultraman 80

Ultraman 80 chega à Terra como um dos mais novos membros da Família Ultra e assume a forma do professor de ciências Takeshi Yamato para combater os monstros gigantes. Exibido via streaming pelo Crunchyroll.

Ultraman Leo

Tokusatsu - Ultraman Leo

Ultraman Leo vem da Nebula L77 para combater, ao lado de Astra, ameaças do espaço, a começar pelos monstros Alien Magma, Red e Black Gillas. Exibido via streaming pelo Crunchyroll.

Ultraman Max

Tokusatsu - Ultraman Max

Ultraman Max é um guerreiro vindo de M-78 para proteger os seres humanos que, apesar de ainda travarem guerras entre si, são ameaçados por monstros espaciais. Exibido via streaming pelo Crunchyroll.

Ultraman Nexus

Tokusatsu - Ultraman Nexus

Num futuro próximo, muitos monstros começam a surgir na Terra. Por conta disso, um grupo especial chamado Night Riders e o ser de luz Ultraman Mebius surgem para combatê-los. Exibido via streaming pelo Crunchyroll.

Ultraman Mebius

Tokusatsu - Ultraman Mebius

Ultraman Mebius é um dos mais jovens membros da Família Ultra que, ao vir à Terra para defendê-la dos monstros, recebe a ajuda de seus irmãos mais velhos. Exibido via streaming pelo Crunchyroll.

Ultraman X

Tokusatsu - Ultraman X

Ultraman X vem à Terra para defendê-la de monstros terrestres e espaciais que, agora, podem ser compactados na forma de miniaturas chamadas spark dolls. Exibido via streaming pelo Crunchyroll.

Ultraman Orb

Tokusatsu - Ultraman Orb

Muito tempo após a Terra quase ter sido destruída por monstros que foram combatidos pelos Guerreiros Ultras, eles retornam e Ultraman Orb surge para combatê-los. Exibido via streaming pelo Crunchyroll, Amazon Prime e Pluto TV.

Ultraman Geed

Tokusatsu - Ulraman Geed

Ultraman Geed é um Ultraman capaz de assumir forma humana e viver na Terra para combater os monstros do espaço, apesar de ser o filho de Ultraman Belial, um dos maiores vilões dos Guerreiros Ultra. Exibido via streaming pelo Crunchyroll.

Ultraman Mebius & Ultra Brothers

Ultraman Mebius & Ultra Brothers

Apesar de a série Ultraman Mebius não ter sido exibida na TV, o filme chegou às telinhas. Nele, Ultraman Mebius une forças com os outros 7 Ultras: Ultraman, Ultraseven, Ultraman Jack, Ultraman Ace, Ultraman Tiga, Ultraman Dyna e Ultraman Gaia. Foi transmitido no Cinemax.

Ultraseven X

Tokusatsu - Ultraseven X

Ultraseven X é um misterioso guerreiro gigante que assume a forma humana de Jin ao usar o Ultra Eye e combater os monstros gigantes assim como o grupo investigativo DEUS. Exibido via streaming pela Netflix.

Garo

Tokusatsu - GARO

O Cavaleiro Makai Garo é um dos escolhidos para vestir a armadura dourada e combater os Horros, monstros que se disfarçam de seres humanos para cumprir seus únicos propósitos. Exibido via streaming pela Netflix e Amazon Prime.

Kamen Rider Amazons

Tokusatsu - Kamen Rider Amazons

Haruka Mizusawa é um jovem infectado pelas Células Amazon capazes de transformá-lo em Amazon Omega, assim como Jun Maehara que se transforma em Amazon Sigma. Ambos usam suas forças para combaterem seus inimigos. Exibido via streaming pelo Amazon Prime.

Kamen Rider Zi-O

kamen rider zi-o

Kamen Rider Zi-O é uma série comemorativa por reunir os demais personagens da franquia da Era Heisei. Na série, Zi-O luta contra os Time Jackers para salvar o espaço-tempo enquanto une forças com os demais Kamen Riders.

Kamen Rider Kuuga

kamen rider kuuga

Há muito tempo, a Tribo Gurongi aterrorizava os Rinto até o guerreiro Kuuga derrotá-los e selar seu líder numa caverna. Hoje, Yusuke Godai se conecta ao misterioso cinto encontrado na caverna, enquanto os Gurongi ressurgem e continuam seu jogo assassino contra a humanidade.

Kamen Rider Agito

kamen rider agito

Shoichi Tsugami perdeu suas memórias e transforma-se em Agito, um super-humano, ao se deparar com os “Unknown”, monstros poderosos que causam assassinatos em Tóquio. Kamen Rider G3 e Agito unem-se contra os inimigos, mas novos mistérios surgem, com a chegada de Kamen Rider Gills.

Kamen Rider Ryuki

kamen rider ryuki

Treze Kamen Riders fazem contratos com monstros do Mundo Espelho para lutar na Guerra dos Riders. Shinji, como Kamen Rider Ryuki, descobre que nem todos podem ser salvos, enfrentando desafios e sacrifícios em busca de sua maior vontade.

Kamen Rider 555

kamen rider 555

A corporação Smart Brain, a mais poderosa do mundo, tenta dominar o mundo usando os Orphnochs para eliminar secretamente a população humana. Logo, Takumi Inui se torna Kamen Rider Faiz para proteger a humanidade.

Kamen Rider Build

kamen rider build

Há 10 anos, a Caixa de Pandora foi descoberta em Marte e trouxe uma catástrofe que mudaria para sempre o Japão. Agora, Sento Kiryu e Ryuga Banjo se tornam Kamen Riders para desvendar os mistérios da Caixa de Pandora e deter o inimigo em comum, Evolto.

Kamen Rider Zero-One

Kamen Rider Zero-One

Os Humagears, criados pela empresa líder em IA, Hiden Intelligence, servem para a comodidade da humanidade. Porém, uma organização cibercriminosa começa a hackear os Humagears, transformando-os em monstros. Aruto Hiden assume a responsabilidade de Kamen Rider Zero-One para proteger a paz entre humanos e Humagears, com a ajuda de sua secretária Humagear, enquanto a equipe militar A.I.M.S. persegue os terroristas!

Kamen Rider Black Sun

Kamen Rider Black Sun

Em 2022, em uma era de caos após o governo anunciar a coexistência de humanos e kaijins, Aoi Izumi, ativista pelos direitos humanos, encontra Kotaro Minami, conhecido como “Black Sun”. Juntos, descobrem a verdade sobre o Rei da Criação e os segredos dos Kaijin, incluindo Shadowmoon, outro candidato ao posto. O encontro dos dois quebra o status quo na sociedade.

Brave Storm

brave storm

No ano de 2050, a humanidade está extinta na Terra. O alienígena Killgis usa o robô gigante Black Baron para alterar a atmosfera. Os irmãos Kasuga, últimos sobreviventes, viajam no tempo para exterminar o Killgis e constroem o robô Red Baron com a ajuda do cientista Kenichiro Kurenai.

Terra Formars

Terra Formars

No intuito de colonizar Marte, cientistas do século 21 são encarregados de tornar o planeta habitável. Após 500 anos, tripulações enfrentam baratas humanoides gigantes mutantes conhecidas como “Terraformars”. Uma batalha pela sobrevivência e controle do planeta se inicia.

Shin Godzilla

Shin Godzilla

Após investigar um iate abandonado na Baía de Tóquio, a Guarda Costeira do Japão enfrenta uma criatura gigante chamada Godzilla. Com estratégias e pesquisas, eles conseguem congelar o monstro, mas novas criaturas surgem.

Godzilla Vs King Kong

Godzilla Vs King Kong

Kong e Godzilla lutam, mas depois unem forças para derrotar Mechagodzilla. Kong é coroado rei da Terra Oca, onde a Monarch estabelece um posto de observação.

Ultraman R&B – O Filme: O Cristal da União

Ultraman R&B - O Filme O Cristal da União

Os Ultramen Rosso, Blu e Geed enfrentam novos monstros após um ano. Com determinação e o apoio da família Minato, nasce o Ultraman Groob, realizando seu sonho.

Ultraman Geed – O Filme

Ultraman Geed – O Filme

Gillvalis espalha terror atacando o Planeta Kushia com seu Galactron. Airu escaps e, no presente, as forças de Gillvalis continuam sua busca pelo “aço vermelho”. Riku enfrenta dúvidas, mas se une a aliados para derrotar Gillvalis.

Ultraman Mega Batalha na Galáxia Ultra

Ultraman Mega Batalha na Galáxia Ultra

Após 50 anos da extinção de monstros, a humanidade avançou para o espaço. A tripulação da Space Pendragon investiga o Planeta Boris, surpreendendo-se com monstros e cidades destruídas. Aguardando reforços, devem solucionar o mistério enquanto Rei se une à ZAP SPACY para desvendar seu passado.

Ultraman Zero: a Vingança de Belial

Ultraman Zero a Vingança de Belial

Após a batalha contra Ultraman Zero no filme anterior, o maléfico Ultraman Belial, agora conhecido como Imperador Galáctico Kaiser Belial, parte para conquistar a galáxia. Com aliados e legiões de robôs, ele ataca o planeta Esmeralda. Ultraman Zero se une a outros Ultras para detê-lo e busca a lendária Escudo de Baradhi.

Ultraman Saga

ultraman saga

Em um universo alternativo, Ultraman Zero recebe um chamado de socorro e encontra um universo onde um jovem piloto chamado Taiga está preso em uma nave alienígena. Taiga se junta a Ultraman Zero para proteger os sobreviventes.

Séries japonesas que quase foram exibidas no Brasil

Apesar de termos tido bastantes produções japonesas por aqui, outros heróis também estiveram bem perto de chegar a terras tupiniquins. Vejamos agora quais são essas séries e porque acabaram não sendo licenciadas no Brasil.

Exceedraft

Tokusatsu - Exceedraft

Exceedraft é a série que encerra a trilogia da Polícia de Resgate que começou com Winspector e Solbrain. Como ambas foram exibidas aqui e tiveram relativo sucesso nos anos de 1994 e 1995, sua distribuidora Tikara Filmes considerou trazê-la em 1996. Porém, como os animes estavam ganhando maior força, ela acabou optando por trazer Shurato.

Janperson

Tokusatsu - Janperson

Janperson traz a história de um robô (que não possui forma humana) e combate três organizações criminosas. A série que fez sucesso em países de língua espanhola como o México também esteve na mira da Tikara Filmes, mas não passou disso.

Bioman

Tokusatsu - Bioman

Alguns fãs chegaram a pensar que o Super Sentai Bioman tivesse recebido uma versão brasileira, pois uma foto do esquadrão aparecia impressa em algumas caixas de VHS da Everest Vídeo. Porém, o super esquadrão nunca foi licenciado aqui, apesar do sucesso que a série fez em países como França, Filipinas, Grécia. Bioman até chegou a ganhar uma versão sabanizada em 1986 conforme explicamos neste artigo.

Liveman

Tokusatsu - Liveman

Liveman é o esquadrão que mais fez sucesso nos países ocidentais, pois suas aventurar já foram exibidas na França, Espanha, Peru e Equador. O nome da série chegou a ser registrado pela Everest Vídeo, mas nenhuma negociação foi feita após isso de modo que Maskman permaneceu com o título de último Super Sentai exibido aqui.

Turboranger

Tokusatsu - Turboranger

Turboranger também teve o nome registrado aqui, mas tampouco chegou a ser licenciado (apesar de ter tido um álbum de colorir lançado por aqui nos anos 90). Também foi um dos poucos tokusatsus a serem exibidos num país lusófono sem ser o Brasil. A série passou no canal RTP de Portugal, porém, legendada.

Ultraman Dyna

Tokusatsu - Ultraman Dyna

Segundo esta entrevista que Marcelo Del Greco deu ao JBox, a ideia com a vinda de Ultraman Tiga era trazer as demais séries Ultra que vieram na sequência, a começar por Dyna. Mas, o descaso que Tiga teve no Brasil – sobretudo no Programa da Eliana onde era exibido – não contribuiu para isso acontecer.

Kamen Rider Kuuga

Tokusatsu - Kamen Rider Kuuga

O pioneiro dos Riders Heisei também esteve bem perto de chegar aqui pela empresa Dá Licença no ano de 2004. Luiz Angelotti que era o representante da empresa disse em entrevista que tanto Kuuga quanto o anime Pretty Cure e outras atrações foram oferecidos à uma emissora aberta que preferiu engavetá-las ao invés de inseri-las na programação.

Gridman

Tokusatsu - Gridman

A série da Tsuburaya que traz as aventuras de Gridman, um herói que combate monstros que ameaçam o mundo dos computadores também esteve na mira da Sato Company em meados dos anos 90. Porém, a distribuidora acabou optando por trazer sua versão norte-americana Super Human Samurai.

Tomica Hero rescue Force

Tokusatsu - Tomica Hero Rescue Force

Tomica Hero Rescue Force é a série que sucedeu Ryukendo no Japão em 2008. E como Ryukendo chegou ao Brasil dentro da programação infantil da Rede TV em 2009, surgiu a ideia de trazer Tomica Hero também. Porém, mais uma vez, as emissoras não tiveram interesse.

Por que não há mais tokusatsu no Brasil?

Como pudemos ver acima, boa parte dos fãs de tokusatsu começou a acompanhar as aventuras dos seus heróis pelos canais abertos de televisão, sobretudo a Rede Manchete. O fim do canal fez com que muitos desejassem o retorno do canal – que, inclusive, fez surgir o termo “viúvas da Manchete“.

Porém,  os tempos mudaram. Para que o retorno do tokusatsu à TV aberta se eles já estão presentes em outros meios como Netflix e Crunchyroll exibindo novidades dubladas e legendadas tal como algumas que listamos acima?

Existem mais de 12 sites para assistir tokustasu online, além de canais do Youtube e DVDs a venda em lojas especializadas. Com tantas opções, como é possível dizer que não tem mais sérias japonesas no Brasil? Pelo contrário, elas nunca estiveram tão presentes!

Seus meios de exibição apenas mudaram de forma, pois deixaram de estar presentes nas televisões de 14 polegadas para invadirem as telas de nossos smartphones. Heróis japoneses não passam mais na TV brasileira porque as emissoras não têm interesse, porém, isso não significa que não existe mais tokusatsu no Brasil.

Gêneros de tokusatsu

Vejamos agora quais são os principais gêneros de tokusatsu.

Super Sentai

Super Sentai

Super Sentai significa “super esquadrões” ou “força-tarefa”. Em cada série do gênero, os protagonistas são uma equipe de pessoas que – usando dispositivos portáteis ou de pulso – se transformam em super-heróis e ganham superpoderes – uniformes codificados por cores, armas exclusivas, armas laterais e habilidades de luta – para combater um grupos do mal que ameaçam dominar a Terra.

Em um episódio típico, os heróis frustram os planos dos inimigos e derrotam um exército de soldados inimigos e o monstro da semana que, como última cartada, se torna gigante, cabendo aos heróis chamarem um robô gigante para derrotá-lo de vez.

Ao longo da série, membros extras (chamados strikers) passam a integrar o esquadrão e, trazem com eles, novos equipamentos e robôs. Essa prática começou com Zyuranger e tem como finalidade aumentar a venda de brinquedos.

Apesar de todos os esquadrões pertencerem ao mesmo universo, cada série Super Sentai é estrelada por um esquadrão que poucas vezes une forças com seus antecessores; com exceção dos especiais de TV, vídeo e filmes.

Este tipo de tokusatsu foi criado por Shotaro Ishinomori em 1975, até então conhecido pela série de TV Kamen Rider e pelo mangá de longa duração Cyborg 009. Ele desenvolveu os dois primeiros esquadrões Goranger e JAQK Dengekitai em 1975 e 1977 respectivamente.

A Toei Company colocou a franquia em hiato em 1978, colaborando com a Marvel Comics para produzir a versão japonesa de Spider-Man que, ao contrário do original americano, passou a contar com robôs gigantes e veículos.

Metal Heroes

Metal Heroes

O Metal Heroes é um gênero de tokusatsu produzido pela Toei para a televisão japonesa.

Os protagonistas das série Metal Heroes são, em sua maioria, personagens espaciais, militares, policiais, androides, ciborgues ou seres humanos que usam trajes “metálicos”.

Essas séries foram produzidas de 1982 a 1999 sob a assinatura de Saburo Yatsude, em conjunto com as séries do gênero Kamen Rider e Super Sentai. Além do Japão, eles também são populares aqui no Brasil, França, Filipinas, Malásia e Indonésia.

Durante a década de 1990, a Saban Entertainment usou algumas das séries para produzir programas semelhantes à Power Rangers, tais como VR Troopers (que uniu cenas de Metalder, Spielvan e Shaider) e Bettleborgs (que trouxe cenas de B-Fighter, além da participação de Janperson).

Recentemente, algumas das séries Metal Hero tiveram sequências diretas das séries clássicas dos anos 80 e 90, tais como Uchuu Keiji Next Generation, uma série de filmes que trouxeram de volta os policiais do espaço Gyaban, Sharivan e Shaider assim como Space Squad que contou com pequenas participações de outros heróis como Jaspion e Jiraiya, além das aparições de Jiban e Fire do Winspector.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Kamen Rider

Riders Heisei e Riders Showa

Kamen Rider surgiu originalmente num mangá de mesmo nome criado por Shotaro Ishinomori e apresenta um super-herói motoqueiro com capacete de inseto que luta contra supervilões, muitas vezes conhecido como kaijin.

A história da franquia Kamen Rider começou em 1971 com a série de televisão Kamen Rider, que trazia o estudante universitário Takeshi Hongo e sua missão de derrotar a organização mundial Shocker.

Sua popularidade cresceu a ponto de gerar sequências de televisão e filmes, dando origem, inclusive à vinda de outros heróis que se transformam (fenômeno conhecido como Henshin Boom) na televisão japonesa no início dos anos 70, que inspirou a vinda de outros gêneros como os próprios Super Sentais e Metal Heroes.

Ultraman / Família Ultra

Família Ultra

Ultraman é uma série de tokusatsu criada por Eiji Tsuburaya como continuação de Ultra Q, embora não seja tecnicamente uma sequência ou um spin-off. A Tsuburaya Productions fez 39 episódios de Ultraman (40, contando o especial pré-estréia) que foram ao ar no Tokyo Broadcasting System (TBS) de 17 de julho de 1966 a 9 de abril de 1967.

Sua estréia superou a audiência média estabelecida pela Ultra Q e continuou subindo a cada semana, marcando a série como um sucesso (além de a primeira a ser exibida em cores na TV japonesa).

As séries seguintes – Ultraseven e O Regresso de Ultraman – deram origem ao gênero Família Ultra assinado pela Tsuburaya Productions cujas séries trazem as aventuras de Ultraman e seus irmãos vindos do planeta M78. 

Assim, as séries Ultra se tornaram uma das proeminentes produções de heróis de tokusatsu do Japão, junto com as séries produzidas pela Toei, Kamen Rider, Super Sentai e Metal Heroes.

Outra característica das séries Ultra, a exemplo de Godzilla da Toho, é a presença de monstros gigantes. Contudo, as séries Ultras não são incluídas no gênero Kyodai Hero (que significa “herói gigante”), pois ele corresponde a personagens gigantes que não pertencem ao gênero Ultra (sobre os quais falarei a seguir).

Como marca, Ultraman gerou US $ 7,4 bilhões em receita de merchandising de 1966 a 1987, o equivalente a mais de US $ 16 milhões. Ultraman foi o terceiro personagem licenciado mais vendido do mundo nos anos 80, em grande parte devido à sua popularidade na Ásia.

Kyodai Heroes

Kyodai Heroes

Kyodai Hero é um gênero de tokusatsu que envolve super-heróis ou robôs japoneses gigantes que enfrentam monstros de mesmo tamanho. 

O primeiro e mais famoso herói gigante é Ultraman, que fez sua estréia em 1966, o que inspirou o surgimento dos Kyodai Heroes, tais como Godman e Iron King.

Na verdade, podemos dizer que o primeiro Kyodai Hero foi Godzilla no filme “Ghidorah, o Monstro de Três Cabeças”. Afinal, nele, Godzilla é colocado na posição de protetor da raça humana.

Já a série que trouxe o primeiro herói gigante foi Magma Taishi (Vingadores do Espaço) da P Productions, baseado no mangá de Osamu Tezuka.

Como as séries Ultra que vieram depois de Magma Taishi caíram mais no gosto do público, os Kyodai Heroes passaram a ter uma aparência semelhante aos heróis vindos de M78, tais como Megaloman, embora alguns destoem como Super Robot Red Baron. Até mesmo a Toho criou o seu herói, Jet Jaguar, para o filme Godzilla Vs Megalon.

E o sucesso dos heróis gigantes também ocorreu fora do Japão. Em Hong Kong, a Shaw Brothers Studio produziu o seu próprio herói Kyodai Hero, o Super Inframan. Embora estilisticamente mais parecido com Kamen Rider, Inframan misturou elementos Kyodai Hero em sua fórmula, permitindo que o herói titular crescesse para um tamanho gigantesco.

Super Inframan, inclusive, também fez sucesso na Alemanha onde foi apresentado como o antecessor dos Kamen Riders tal como explicamos aqui neste artigo.

Fushigi Comedy

Fushigi Comedy

Fushigi Comedy Series é um gênero de tokusatsus produzidos pela Toei Company. No entanto, essas séries trazem como protagonistas robôs fofos (como Robocon), criaturas fofas e incomuns (como Petonton), indivíduos mascarados que são auxiliados por crianças em idade escolar (tal como Jaaman Tantei-dan Maringumi) e garotas mágicas (como Patrine, a única série do gênero exibida no Brasil).

As séries trazem pitadas de humor e mistério, portanto, o nome é fushigi comedy, que significa “humor misterioro” em japonês. Estas séries tiveram início nos anos 80 e terminaram no início dos anos 90 (embora tenha recebido homenagens nos anos 00 como Panchanne).

Todas as séries Fushigi Comedy levam a assinatura de Shotaro Ishinomori, o que mostra, mais uma vez, sua versatilidade em criar personagens além do universo Kamen Rider e Super Sentai.

Henshin Heroes

Henshin Heroes

Os Henshin Heroes trazem personagens capazes de se transformar em formas super poderosas para combaterem as forças do mal. Portanto, é comum que os Henshin Heroes tenham uma vida dupla, alternando entre sua vida civil e sua forma heroica, quase sempre mantendo-a sob segredo. 

Geralmente, eles têm um item especial que usam para assumir a sua forma heroica que são ativados por uma frase de comando, acionando uma sequência de transformação.

A transformação dá a esses heróis uniformes ou armaduras que o trajam instantaneamente seja por meio de técnicas secretas (como a do Lion Man) ou tecnológicas (como as dos Cybercops).

Afinal, “henshin” significa “transformação”, razão pela qual os Kamen Riders exclamam esse termo na hora de se transformar. Contudo, os Kamen Riders não fazem parte do gênero Henshin Heroes por já pertencerem ao gênero Kamen Riders, e sim todos os demais heróis capazes de se transformar que não se encaixam em qualquer outro gênero.

Kaiju Eiga

Kaiju Eiga

Kaiju Eiga é um gênero de tokusatsu que apresenta monstros gigantes, geralmente atacando grandes cidades, assim como os militares e outros monstros em batalha.

Originalmente, o termo Kaiju originalmente se referia a monstros e criaturas de antigas lendas japonesas. A palavra é vista pela primeira vez no livro Classic of Mountains and Seas. Após o Japão se abrir para as relações exteriores, os japoneses passaram a usar o termo kaiju para expressar conceitos da paleontologia e criaturas lendárias de todo o mundo.

Por exemplo, em 1908, durante o período Meiji, foi sugerido que o Ceratossauro extinto estava vivo no Alasca, sendo referido como kaiju. No entanto, não há representações tradicionais de kaiju ou criaturas semelhantes no folclore japonês.

Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro filme de kaiju não é Godzilla de 1954, aliás, sequer é japonês. Genshi Kaiju ga Arawareru, o título japonês do filme O Monstro do Mar, produzido em junho de 1953 pela Warner Bross leva esse título. Somente em novembro do ano seguinte, Godzilla teve a sua estreia nos cinemas japoneses.

Tomoyuki Tanaka, produtor do Toho Studios em Tóquio, precisava de um filme para ser lançado depois que seu projeto anterior foi interrompido e ao ver o quão bem os filmes americanos, tais como O Monstro do Mar e King Kong, estavam sendo bem aceitos nas bilheterias do Japão.

Além de ser fã dos filmes, Tomoyuki Tanaka começou a fazer um novo filme baseado nesses monstros gigantes americanos e criou o Godzilla.

Tomoyuki Tanaka pretendia combinar os filmes de monstros gigantes de Hollywood com o ressurgimento dos medos japoneses de armas atômicas, que surgiu devido ao incidente com o barco de pesca Daigo Fukuryu Maru, e assim ele montou uma equipe e criou o conceito de uma criatura gigante emergente das profundezas do oceano que se tornaria o icônico monstro Godzilla.

Godzilla foi inicialmente recebido com sucesso comercial no Japão, fazendo surgir o gênero Kaiju Eiga de filmes protagonizados por monstros gigantes.

Produtoras de tokusatsu

produtoras de tokusatsu

Confira agora as principais produtoras de séries e filmes japoneses.

Toei Company

A Toei Company é a empresa responsável pela produção de alguns dos gêneros mais conhecidos de tokusatsu como Super Sentai, Kamen Riders, Metal Heroes e Fushigi Comedy. Ela tem um canal internacional no YouTube em que disponibiliza diversos tokusatsus dos anos 80 / 90 e animes da década de 70.

Toho Co

A Toho tem em seu catálogo uma das maiores franquias de tokusatsu do mundo: Godzilla. Todos os filmes do rei dos monstros produzidos no Japão levam a assinatura da produtora. Além disso, ela também fez outras séries de sucesso como a trilogia Sazer e Cybercop que agradou em cheio o público brasileiro.

Tsuburaya Productions

A empresa fundada por Eiji Tsuburaya trouxe à televisão japonesa a primeira série do Ultraman e segue na linha de frente da franquia até hoje. A Tsuburaya Productions também produziu outras séries do gênero Kyodai Hero protagonizadas por heróis que combatem monstros gigantes, apesar de algumas exceções como Saru no Gundan e Aztecaser.

P Productions

Embora a P Productions não exista mais, suas obras ficaram marcadas nas memórias e corações dos tokufãs. Vingadores do Espaço, Príncipe Dinossauro e Spectreman foram as primeiras que chegaram ao Brasil nos anos 70, seguidas por Lion Man no final da década seguinte que marcou a geração Rede Manchete.

Senkousha & Nihon Gendai Kikaku

A Senkousha & Nihon Gendai Kikaku é outra produtora extinta atualmente, mas que produziu tokusatsus que marcaram a história das séries de heróis japoneses. Esper é uma delas, foi exibida no Brasil e ainda pode ser vista com dublagem original graças aos fãs que gravaram na época. Iron King e Super Robot Red Baron são títulos inéditos por aqui, mas que tiveram boa repercussão no Japão.

Takara

Essa empresa começou como uma fabricante de brinquedos, chegando a concorrer diretamente com a Bandai. Posteriormente passou a produzir tokusatsus próprios como Ryukendo (exibido por aqui pela Rede TV, tal como mencionamos anteriormente) e também a linha de séries Tomica Hero composta por Tomica Hero Rescue Force e a continuação Tomica Hero Rescue Fire.

Tohokushinsha Film

A Tohokushinsha Film é uma empresa fundada em 1961 que ficou conhecida pelos seus trabalhos de dublagem, mas também se destacou em trabalhos feitos para animes (como A Viagem de Chihiro e Patlabor), games (como Crash Bandicoot, Soulcalibur e Sonic Generations) e, claro, tokusatsu. Suas obras mais conhecidas são Uchuu Kara No Messeji (ou Ginga Taisen) e GARO.

Tokusatsu ao redor do mundo

Por mais que o tokusatsu tenha se originado no Japão, séries e filmes nos mesmos moldes são feitos em diversos países do mundo tanto por fãs quanto por produtoras oficiais. Conheça a seguir os principais!

Tokusatsu brasileiro

Como dissemos acima neste artigo, o Brasil, país que tem a maior quantidade de descendentes japoneses fora do Japão, sempre recebeu produções japonesas em seus veículos de comunicação, o que inclui tokusatsu. 

Logo, com o passar do tempo, os fãs sentiram vontade de criar os seus próprios heróis. Embora hoje muitos possam fazê-lo com um smartphone na mão e uma boa ideia na cabeça, nem sempre foi assim, sobretudo nos anos 90 em que câmeras profissionais e ilhas de edição eram meios de fazer vídeo que nem todos tinham disposição.

Mesmo assim, títulos surgiram como Blastrangers (o primeiro Super Sentai brasileiro), Kamen Rider Orion (que chegou a aparecer em eventos e programa de televisão), além do que ganharam muito destaque na mídia como Insector Sun e Timerman.

kamen rider orion tokusatsu nacional
Kamen Rider Orion

Tokusatsu francês

A exemplo do Brasil, a França teve muitas séries de tokusatsu e anime exibidas na televisão durante os anos 80 e 90. Assim como Jaspion e Changeman marcaram uma época de fãs brasileiros, os franceses eram aficionados por Bioman e Gavan (que lá recebeu o nome de X-Or).

Não demorou muito para que os fãs começassem as próprias séries. France Five foi uma das primeiras e conquistou em cheio o público no final da década de 90 e início dos anos 00.

france five
France Five

Seu sucesso chegou a alcançar outros países como o Brasil e o próprio Japão, chegando a ter sua música tema gravada por ninguém menos que Akira Kushida.

Tokusatsu sul-coreano

Por conta da proximidade com o Japão, o tokusatsu também faz parte da cultura pop da Coréia do Sul. Ao contrário do ocidente, suas produções nacionais começaram mais cedo e recebiam a assinatura de produtoras em vez de fãs com uma câmera a tira colo.

Sparkman foi um dos primeiros heróis a dar as caras em 1988 tendo como inspiração os Metal Heroes da época. Com o passar dos anos, títulos como Erexion e K-cop também marcaram presença na televisão sul-coreana.

sparkman tokusatsu
Sparkman

Inclusive, Kyuranger, um dos Super Sentais de maior sucesso por lá (que, estranhamente, recebem o nome de Power Rangers, apesar de serem exibidas as séries originais) ganhou uma continuação exclusiva com elenco coreano.

Tokusatsu chinês

A China é o país que mais consome produtos de Ultraman fora do Japão, o que deixa evidente que os heróis japoneses também possuem muita força e popularidade por lá, a ponto de inspirar a criação de heróis nacionais.

The Super Inframan é um deles, produzido em forma de longa-metragem em 1975. Sua repercussão foi tanta que chegou a ser exibido em outros países como Alemanha e também, pasmem, nos cinemas brasileiros no final da década de 70.

The Super Inframan tokusatsu
The Super Inframan

Atualmente, uma de suas produções mais conhecidas globalmente é Giant Saver, franquia com elementos de Super Sentai e recheada de cenas de ação.

Tokusatsu norte-americano

Por mais que a maioria dos fãs imaginem que Power Rangers e séries nipo-americanas sejam os únicos representantes de tokusatsu nos Estados Unidos, isso não é verdade. Existem outras produções totalmente feitas por lá e que trazem notórios elementos das séries nipônicas.

A primeira delas é Capitão Power e os Soldados do Futuro, que chegou a ser exibido no Brasil pela Bandeirantes ao lado das séries japonesas.

Super Force também enganou alguns tokufãs dos anos 90 que, ao ver sua chamada na Rede Globo, chegaram a pensar se tratar de uma produção nipônica por conta da armadura de combate do protagonista.

Os Jovens Guerreiros Tatuados de Beverly Hills – ao contrário de Super Human Samurai, também produzido pela DIC, que usava cenas de Gridman – foi totalmente feito nos EUA sob um baixíssimo orçamento, mesmo para a época.

Jovens Guerreiros Tatuados de Beverly Hills
Os Jovens Guerreiros Tatuados de Beverly Hills

O país ainda tem diversas outras produções independentes como Gigabots e Cavaleiros Místicos de Tir na Nog.

Tokusatsu australiano

Apesar de o tokusatsu não ter sido muito difundido em comparação com os países anteriormente citados, a Austrália não ficou de fora da lista.

Monkey Magic, série protagonizada por Son Goku (não o personagem de Dragon Ball, mas sim pela criatura mitológica que o inspirou) fez bastante sucesso por lá.

Não obstante, Ultraman Towards The Future que tem como estrela Ultraman Powered é uma produção nipo-australiana da Tsuburaya Productions e South Australian Film Corporation, o que explica a presença de atores japoneses e australianos no elenco.

Além disso, Rescue Hero é a dupla de heróis australianos com leves referências de outras duplas como Bicrossers e Kyoudain.

Rescue Hero
Rescue Hero

Tokusatsu norte-coreano

Inacreditavelmente, a Coréia do Norte, um dos países mais fechados do mundo, também produziu o seu próprio tokusatsu chamado Pulgassari, o remake de um filme sul-coreano de 1962 que acabou perdido.

Baseado na criatura de mesmo nome, Pulgassari traz a história de um monstro gigante (inspirado em Godzilla) que ataca e destrói o que vê pela frente.

pulgassari
Pulgassari

A história dessa produção de 1985, contudo, é triste: seu diretor, o sul-coreano Shin Sang-ok, foi sequestrado pela Coréia do Norte enquanto investigava em Hong Kong o desaparecimento de sua ex-mulher. Lá, ele foi coagido a fazer filmes para os norte-coreanos, o que inclui Pulgassari.

Tokusatsu indonésio

Quando o assunto é tokusatsu indonésio, o primeiro nome mencionado é BIMA Satria Garuda, também conhecido por alguns como o “Kamen Rider da Indonésia”.

Afinal, a produção é feita em parceria entre a MCN Media e Ishinomori Productions e chegou a ter participação de Tetsuo Kurata no elenco. O título da série seria Kamen Rider Bima, o que não ocorreu por desaprovação da Toei Company.

BIMA Satria Garuda
BIMA Satria Garuda

Além dele, a Indonésia também possui outros heróis como Satria Dewa Gatotkaca cujo projeto ainda está em andamento, mas segue aguardado pelo público local.

Tokusatsu italiano

Talvez alguns fãs não saibam, mas as versões de Goggle V, Machine Man e Bicrossers exibidas no Brasil foram importadas da Itália, o que explica as falhas da dublagem como músicas que eram alternadas durante as cenas de luta que tinham falas dos personagens.

Outras séries também fizeram sucesso por lá, tais como Lion Man, Megaloman e Zaborger que inspirou um dos principais representantes do tokusatsu italiano: Zabaiot, The Motorized Robot.

Zabaiot Tokusatsu Itália
Zabaiot

Apesar dos tons de comédia, ao menos Zabaiot teve uma produção menos escrachada do que o Homem-Aranha Italiano considerado um dos filmes mais dantescos já produzidos.

Tokusatsu tailandês

Alguns heróis japoneses são bem populares na Tailândia como Ultraman e Kamen Rider, sobretudo as séries clássicas cujos heróis chegaram a unir forças com o mais famoso herói local: Hanuman.

Hanuman é um herói-macaco baseado em lendas do hinduísmo e que usa os seus poderes para combater o mal. Em dois dos seus filmes, ele uniu forças com os Kamen Riders e Ultra Brothers clássicos (o que fez sua produtora ser processada pela Tsuburaya anos depois).

Hanuman Henshin
Hanuman

Outra produção que se tornou conhecida dentro e fora da Tailândia é Sport Ranger, um esquadrão inspirado em Super Sentai que traz esportes como tema principal.

Tokusatsu filipino

Séries de tokusatsu dos anos 80 e 90 também agradaram em cheio o público filipino. Em particular, Maskman se tornou o Super Sentai maus conhecido por lá enquanto Shaider é o Metal Hero de maior prestígio.

Isso fez com que uma continuação dos Policiais do Espaço fosse produzida em forma de novela com a devida autorização da Toei. Zaido traz as aventuras de novos heróis com a missão de defender a paz após as aventuras de Shaider.

Zaido
Zaido

Outras produções do país merecem destaque como Bio Kids (inspirado em Bioman) e Mythos produzido por Chris Cantada, um dos maiores cosplayers de tokusatsu do país.

Adaptações de tokusatsu feitas em outros países

Apesar de a maioria das séries de tokusatsu serem produzidas no Japão, algumas delas são adaptadas para o público estadunidense e ocidental ao fazer a substituição dos atores japoneses por norte-americano, o que acabou sendo conhecido como sabanização. Seguem abaixo as que foram produzidas até hoje.

Power Rangers

Power Rangers Mighty Morphin

Uma das franquias mais conhecidas do mundo e tem como base a maioria das séries Super Sentais produzidas a partir de 1992, embora também tenha adaptado equipes anteriores nos quadrinhos.

Basicamente, a história de todas as temporadas gira em torno de grupos de jovens que recebem poderes para combater um império do mal. Eventualmente, os esquadrões unem forças para combater inimigos mais poderosos.

Além das temporadas de TV, Power Rangers também teve três filmes: The Movie de 1995, Turbo de 1997 e um remake em 2017, todos feitos completamente nos Estados Unidos.

VR Troopers

VR Troopers

O sucesso de Power Rangers fez com que sua produtora, Saban International, desse início a mais uma série, VR Troopers, que une cenas de três produções do gênero Metal Hero: Metalder, Spielvan e Shaider.

Na história, três jovens são escolhidos e recebem poderes para combater a organização de Grimlord que domina o Mundo Virtual e lidera um enorme exército composto por guerreiros blindados e robóticos.

Por ser baseado em séries diferentes, as cenas em que o trio aparece junto foram gravadas nos Estados Unidos e o público consegue ver nitidamente a diferença entre os trajes japoneses e americanos que são bastante inferiores. 

Masked Rider

Masked Rider

O primeiro Kamen Rider a ser adaptado foi Kamen Rider Black RX que, nesta versão, recebeu o nome de Masked Rider (“Cavaleiro Mascarado” na dublagem em português). A série também uniu cenas de Kamen Rider ZO e Kamen Rider J.

Ao contrário da produção original, nesta, Dex, o príncipe do planeta Edenoi, recebe poderes do seu avô, o rei, para ser enviado ao planeta Terra a fim de protegê-la dos insectóides malignos comandados por Conde Dregon. Sua primeira aparição foi em um episódio triplo da terceira temporada de Power Rangers.

De todas as adaptações feitas pela Saban International, esta foi a menos apreciada pelo público. O próprio Shinichiro Shirakura, produtor da Toei, disse que a série foi um fracasso

Beetleborgs

beetleborgs

O que era para ser a terceira temporada de VR Troopers recebeu um formato diferente e inusitado. Apesar de trazer as cenas de ação de B-Fighter, Beetleborgs tinha igualmente momentos de comédia com um toque leve de terror.

Na trama, três crianças – fãs das histórias em quadrinhos dos Beetleborgs – invadem uma casa mal assombrada e despertam o fantasma Flaber. Em troca, ele concede um pedido e o trio pede para serem capazes de se transformar nos Beetleborgs.

Porém, a magia de Flaber também fez liberar os vilões da HQ que passam a aterrorizar a cidade de Charterville. Assim começam as aventuras dos heróis metálicos que tiveram duas temporadas, sendo a segunda baseada em B-Fighter Kabuto e recebeu o nome de Beetleborgs Metallix.

Super Human Samurai

Super Human Samurai Tokusatsu Americano

Com o sucesso dos Power Rangers, a Dic lançou os Jovens Guerreiros Tatuados de Beverly Hills e, no ano seguinte, em 1995, Super Human Samurai que usa cenas de Gridman, série da Tsuburaya.

A história começa quando Sam Collins é sugado para dentro do computador e se torna Servo, um herói com a missão de combater monstros que atacam os sistemas do Mundo Digital liderados por Kilokhan.

Muitos tokufãs da geração Rede Manchete consideram essa a melhor adaptação, sobretudo por ter sido exibida pela emissora e ter recebido a dublagem da Gota Mágica, responsável pela maioria dos animes da época. 

Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão

Kamen Rider Dragon Knight Tokusatsu Americano

A versão americana de Kamen Rider Ryuki foi produzida pela Adness Enterteinment e recebeu o nome de Kamen Rider: Dragon Knight (ou Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão na versão brasileira).

O protagonista é Kit Taylor que, enquanto procura seu pai desaparecido, encontra um deck de cartas que o faz se transformar em Kamen Rider Dragon Knight para combater os monstros do General Xaviax. Ao longo da trama, ele encontra outros Kamen Riders, sendo que alguns servem o bem e outros o mal.

Entre as séries de tokusatsu americano produzidas, Kamen Rider: Dragon Knight é considerada uma das mais sérias e esteve a ponto de ter uma segunda temporada baseada em Kamen Rider Faizu, o que acabou não acontecendo.

Godzilla, King of the Monsters

Godzilla Rei dos Monstros Steve Martins

Apesar de muitos fãs acreditarem que Power Rangers foi a primeira adaptação norte-americana de tokusatsu japonês, o pioneiro foi Godzilla, o primeiro filme da franquia criado por Eiji Tsuburaya e Ishiro Honda em 1954.

Ao contrário da maioria das demais séries citadas, “Godzilla King of the Monsters” manteve a mesma história da produção original, com a diferença que um novo protagonista foi inserido em cenas gravadas nos EUA, Steve Martins, um jornalista que viaja para o Japão e testemunha os ataques de Godzilla.

A exemplo da primeira temporada de Power Rangers, é possível perceber a diferença do tipo de filmagem usado pelos norte-americanos e pelos japoneses.

Existem adaptações de tokusatsu feitas fora dos Estados Unidos?

É certo que as adaptações norte-americanas são as mais conhecidas, mas as séries japonesas também receberam adequações em outros países para o público local.

A franquia mais conhecido se chama Super Rider produzida em Taiwan pela Tong Hsing Film tomando como base os primeiros Kamen Riders da Era Showa. A proposta era a mesma que os estadunidenses tiveram anos depois: aproveitar as cenas japonesas e inserir atores locais para interpretar a forma civil dos heróis.

O primeiro filme chamado Super Rider V3 teve como base o Kamen Rider V3, apesar de trazer algumas diferenças como Kamen Riders 1 e 2 usarem mufflers amarelos em vez de vermelhos.

Super Rider
Super Rider

O segundo filme recebeu o título de The Five of Super Rider, protagonizado por Kamen Rider X e seus antecessores: Ichigo, Nigo, V3 e Riderman. Este chegou a ser exibido no Brasil no final dos anos 70 sob o nome de “Os Cinco Super-Homens”.

O terceiro e último filme é protagonizado pelos Riders 1 e 2. O sucesso desses filmes fez com que ganhassem exibição na França (onde receberam o nome de Supermen) e na Alemanha (onde foi apresentado como uma sequência do tokusatsu chinês The Super Inframan).

Por que as adaptações de tokusatsu são feitas?

A cultura japonesa é milenar e possui características que podem não ser compreendidas pelo público ocidental. Por exemplo: em Patrine, há um episódio cujo tema principal é o “kodomo no hi” ou “dia dos meninos” que os japoneses celebram no dia 5 de maio ao expor bandeiras em formas de carpa nas janelas de suas casas em homenagem aos filhos.

A série teve aceitação pelo público brasileiro, mas os espectadores que não conhecem a cultura nipônica certamente não entenderam esse hábito, pois comemoramos o dia das crianças em 12 de outubro e damos a elas presentes.

Esse é um dos motivos de as adaptações acontecerem: com a finalidade de adequar roteiro e situações para os ocidentais conseguirem entender.

Outra razão é a economia na produção de efeitos especiais. Embora, nos dias de hoje, a Hasbro, detentora dos Power Rangers, possa realizar uma produção 100% americana, poupar dinheiro com efeitos visuais e de ação sempre foi muito benéfico, sobretudo nas primeiras produções.

Há também uma terceira causa, apontada principalmente por revistas especializadas em cultura pop dos anos 90: os norte-americanos não levariam a sério uma série cujo elenco é totalmente japonês.

Por mais que o público brasileiro esteja acostumado a ver seriados japoneses e novelas mexicanas, os espectadores dos Estados Unidos não as consideram produções “sérias”. 

Alguns títulos exibidos lá originalmente são exemplo disso: Dynaman recebeu uma dublagem totalmente escrachada a ponto de transformá-la em uma série de comédia em vez de ação; Ultraman Tiga também não escapou de algumas gracinhas como um personagem que disse “esse monstro é mais feio que a minha sogra”.

O que os japoneses acham das adaptações de tokusatsu?

As “versões sabanizadas” de tokusatsu também são exibidas no Japão e recebem dublagem em japonês. Porém, com exceção de Power Rangers, elas não são tão conhecidas pelo público geral (os próprios Hiroshi Watari e Seikoh Senoo, durante uma live do Alma Tokusatsu, disseram não conhecer suas versões yankee Ryan Steele e JB Reese de VR Troopers).

Durante o tempo em que morei no Japão, fui a uma palestra que teve como convidados um dos atores e um dos dublês do filme Missing Ace de Kamen Rider Blade. Na hora das dúvidas da plateia, levantei a mão e perguntei:

“Sou brasileiro e, infelizmente, não pudemos ver oficialmente Kamen Rider Blade no Brasil. No passado vimos Kamen Rider Black, mas hoje só temos acesso a adaptações como Power Rangers e Kamen Rider Dragon Knight. Isso significa que muitos de nós, brasileiros, não podemos prestigiar o trabalho de vocês, atores japoneses. O que opinam sobre isso?”

Após alguns segundos de reflexão, a resposta do ator Yuuki Kuroda foi:

“Alguns países ocidentais podem ter dificuldades em entender costumes japoneses, por isso toda forma de aproximação cultural é válida”.

Kamen Rider Missing Ace Toku Blog

Brinquedos de tokusatsu e quem os fabrica

As séries e filmes de tokusatsu movimentam uma das indústrias mais fortes do entretenimento: a de brinquedos. Apresentamos a seguir quais são as principais fabricantes de figuras de ação e outros itens.

Brinquedos de tokusatsu no Japão

Brinquedos de tokusatsu no Japão

O país que deu origem ao tokusatsu conta com quatro nomes mais fortes: Bandai, Marusan, Bullmark e Popy.

Bandai

A Bandai é uma das maiores fabricantes de brinquedos do Japão e do mundo. É responsável pelos produtos de Ultraman, Kamen Rider e Super Sentai. Se tornou conhecida no Brasil nos anos 90 graças aos bonecos dos Cavaleiros do Zodíaco e também Power Rangers (que levavam o seu selo até 2019 antes da marca ser comprada pela Hasbro).

Marusan

Fundada em 1947, a Marusan é conhecida por ter sido a primeira fabricante japonesa de bonecos de plástico. Seu momento de maior sucesso foi durante os anos 60 ao lançar colecionáveis de kaijus e também os membros da Família Ultra, tornando-os muito quistos por colecionadores.

Bullmark

Também conhecida como Bull, teve como principal característica bonecos de vinil nos anos 60 e 70 que incluíram franquias como Kamen Rider Ultraman, Kyodai Heroes, Henshin Heroes e Kaijus. Apesar de ter fechado as portas em 1977, o co-fundador da Bullmark, Saburo Ishizuki, chegou a assistir a M-1 e Bandai na produção de bonecos de vinil.

Popy

A Popy foi fundada pela Bandai no começo dos anos 70 para o lançamento de brinquedos fora dos padrões da época, a começar pelo cinto de transformação do Kamen Rider. Posteriormente, a marca passou a trabalhar também robôs de animes como Raideen, Getter Robo e Tetsujin 28, além de os mechas de séries Super Sentai como Goggle V e Dynaman.

Brinquedos de tokusatsu nos Estados Unidos

Hasbro lança bonecos metálicos de Mighty Morphin Power Rangers

Basicamente, os brinquedos de tokusatsu lançados nos EUA pertencem às adaptações norte-americanas das séries japonesas como os Power Rangers.

Mattel

A Mattel Inc. é a maior empresa de brinquedos do mundo. Afinal, traz em seu catálogo títulos como Hot Wheels, Max Steel e Barbie, além de alguns consoles clássicos de videogames dos anos 80. Em termos de tokusatsu, a Mattel lançou uma coleção dos Power Rangers chamada Mega Construx que traz os zords e seus respectivos Rangers que podem ser inseridos no cockpit.

Hasbro

A Hasbro é outra empresa que dispensa comentários, pois chegou a ser a segunda maior fabricante de brinquedos do globo antes da Lego ocupar tal posto. Contudo, segue a líder em jogos de tabuleiro (Monopoly / Banco Imobiliário é dela) e desde 2019 detém a marca Power Rangers após comprá-la da Saban International 522 milhões de dólares.

Kenner Toys

A Kenner Products foi fundada em 1947 e fechou as portas em 2000 pela sua holding mencionada acima: Hasbro. Porém, durante o seu tempo de atividades, além de action figures de Star Wars, ela também lançou a linha oficial dos bonecos dos VR Troopers, segunda série nipo-americana da Saban International e que levou as cenas dos Metal Heroes pela primeira vez ao público estadounidense.

Brinquedos de tokusatsu no Brasil

brinquedos de tokusatsu no brasil

O sucesso das séries nipônicas por aqui fez com que fabricantes de brinquedos apostassem suas fichas nos paladinos da justiça, sobretudo nos anos 80 e 90, época em que a moeda nacional e a inflação estimulavam a produção nacional já que produtos importados eram muito caros tal como explicamos neste vídeo.

Glasslite

A Glasslite, com certeza, fez a alegria da garotada durante os anos 80 e 90, pois trouxe ao mercado brasileiro títulos de desenhos e séries como Thundercats e Rambo. No embalo, tomou a frente da maioria dos Metal Heroes e Kamen Riders aqui exibidos que tiveram um enorme êxito apesar da inclusão de veículos ou armas nunca vistos nas séries e adaptações de última hora (como o clássico “Jaspion Robocop”).

Apollo

A Apollo também teve força no mercado de brinquedos dos anos 90 e que, para a surpresa de muitos, continua ativa. Ficou conhecida pelo lançamento dos bonecos dos Super Sentais aqui exibidos e também pelo Sharivan que fez parte do seu catálogo. Séries que não foram exibidas no Brasil também tiveram bonecos da Apolo como Fiveman que teve na embalagem o nome de Fightman.

Estrela

A Estrela é uma fabricante de brinquedos que conquistou várias gerações, desde Pega Varetas até Comandos. Em termos de tokusatsu, ela foi a distribuidora dos bonecos dos VR Troopers feitos pela Kenner Toys nos EUA. Isso agradou tanto os fãs da série quanto aqueles que queriam ter bonecos do Metalder e dos vilões do Spielvan que a Glasslite nunca lançou.

Cantores de tokusatsu

Outra característica do tokusatsu que chama a atenção dos fãs é a trilha sonora das produções, por isso seus cantores fazem sucesso em diversas partes do mundo. Conheça-os abaixo.

Hironobu Kageyama

Tokusatsu Music Hironobu Kageyama

Hironobu Kageyama é um dos fundadores do grupo JAM Project, banda que recobra o espírito das anime songs tradicionais, porém, com uma pegada moderna. Ele também canta temas de tokusatsu como Changeman, Maskman e Jetman.

Ichiro Mizuki

Ichiro Mizuki

Além de cantor, Ichiro Mizuki é letrista, compositor, dublador e ator, mais conhecido por seu trabalho em canções de anime e tokusatsu nas franquias Kamen Rider, Metal Heroes e Super Sentai.

Takayuki Miyauchi

Tokusatsu Music Takayuki Miyauchi

Takayuki Miyauchi começou sua carreira solo justamente no tokusatsu ao cantar o tema de Bioman. Posteriormente, cedeu sua voz para outras séries, além de alguns animes famosos como Kinnikuman.

Mojo

mojo tokusatsu

Ele é mais conhecido como o cantor do tema de Albegas e também do personagem fictício Segata Sanshiro (interpretado por Hiroshi Fujioka) da Sega. Mas, seus trabalhos também incluem temas marcantes do tokusatsu como Battle Fever J, Goggle V, Dynaman e Machine Man.

Masaaki Endoh

Masaaki Endoh tokusatsu

Masaaki Endoh é um dos fundadores da JAM Project e ficou conhecido no mundo das anisongs, o que inclui sucessos como “Butterfly”, tema de batalha de Digimon. Em tokusatsu, sua voz pode ser conferida desde séries de franquias conhecidas como Abaranger até algumas específicas como Sea Jettr Kaito e Ecogainder.

Isao Sasaki

Isao Sasaki

Isao Sasaki tornou-se conhecido pelo público brasileiro por ter interpretado o Professor Nanbara de Jaspion, porém sua voz também pôde ser ouvida no tema de abertura do Metalder. Além disso, ele também canta os temas de Gorenger, JAKQ e o encerramento de Dekaranger.

Mitsuko Horie

Mitsuko Horie tokusatsu

Mitsuko Horie, além de cantora, também é dubladora e traz em seu currículo personagens como Hilda de Polares de Cavaleiros do Zodíaco e Sailor Galáxia de Sailor Moon. Em tokusatsu gravou muitos temas em parceria com outros cantores como Gorenger, Ninja Captor e Zenkaiger.

Ai Takano

ai takano tokusatsu

Ai Takano é um dos artistas mais prestigiados pelos tokufãs brasileiros por ser o cantor do tema do Jaspion. Antes de falecer, ele deixou um legado que pode ser conferido em animes como Ai Shite Knight e bandas como The Carnabeats e The Golden Cups.

Akira Kushida

Tokusatsu Music Akira Kushida

Akira Kushida tem influências de Soul Music, R&B e o trabalho de artistas como o Nat King Cole e a banda The Temptations. Em tokusatsu, gravou temas de séries como Kamen Rider ZX, além de diversos Metal Heroes (Jaspion, Jiraiya, Jiban) e Super Sentais (desde clássicos como Sun Vulcan até Go-Onger).

Ricardo Cruz

ricardo cruz tokusatsu

Ricardo Cruz é o único brasileiro da lista e membro do JAM Project. Além de cantar temas da banda (o que inclui uma canção em português), ele também tem em sua carreira On The Rocks cujo clipe apresentou um dos representantes do tokusatsu nacional: Cruzer que traz muitas referências dos Metal Heroes.

Onde assistir tokusatsu online?

Hoje em dia, existem diversos canais que disponibilizam tokusatsu na internet de forma oficial. Listamos a seguir os principais:

  • Netflix: atualmente conta com algumas temporadas de Power Rangers, além do anime do Ultraman;
  • TokuSato: canal oficial da Sato Company que conta com episódios de Jaspion, Jiraiya, Kamen Rider Black, entre outros;
  • Toei Tokusatsu World: canal oficial da Toei no YouTube que traz tanto tokusatsu quanto animes antigos, a maioria conta com legenda apenas nos primeiros episódios;
  • Ultraman Official: canal da Tsuburaya Productions no YouTube que traz não apenas os episódios das séries do Ultraman, mas também outros Kyodai Heroes com legendas em inglês;
  • Amazon Prime: o serviço de streaming conta com séries como Ultraman Orb e Kamen Rider Zi-O;
  • Pluto TV: site de streaming gratuito que tem alguns títulos da Sato Company em seu catálogo como Jaspion, Kamen Rider Black, Garo e Kamen Rider Zi-O;
  • Vix: este também é um site de streaming que pode ser acessado gratuitamente e tem Jiraiya como uma de suas atrações.

Todo tokusatsu é infantil?

Algumas pessoas costumam dizer que tokusatsu é infantil, afinal os gêneros mais conhecidos tem a maioria de suas produções dedicadas às crianças como Super Sentai, Kamen Rider e Ultraman. Porém, dizer que isso faz com que tokusatsu, como um todo, seja voltado unicamente ao público infantil não é certo.

Até finais do século 20 era comum vermos filmes e séries infantis que, na verdade, eram produzidos para “toda a família” visto que muitos lares tinham apenas uma televisão. Por essa razão, no Japão, era comum os pais assistirem a TV enquanto os filhos viam tokusatsus que, por sinal, eram exibidos em horário nobre. O mesmo ocorria no Brasil.

Ainda assim, determinados títulos lançados para o cinema ou home-video tinham como alvo públicos mais velhos, de modo que o tokusatsu, hoje, tem uma classificação parecida com a dos mangás.

Quais são os tipos de mangás e seus públicos no Japão?

Basicamente, os mangás publicados no Japão podem ser divididos em sete tipos que listamos abaixo:

  • Kodomo: voltado para o público infantil como, por exemplo, Doraemon;
  • Shounen: destinados ao público infanto-juvenil masculino, tem representantes como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Naruto;
  • Shoujo: feitos para o público infanto-juvenil feminino, suas histórias podem envolver fantasia e romance como Sailor Moon;
  • Ecchi: traz histórias com pitadas de erotismo, tal como pode ser visto em obras como Video Girl Ai e DNA2;
  • Gekiga: gênero voltado aos adultos por trazerem tramas mais densas e um traço mais pesado, como Golgo 13;
  • Seinen: também são destinados ao público adulto, geralmente universitários, é representado por títulos como Akira e Ghost in the Shell;
  • Josei: também conhecido como versão feminina do Seinen, pois as tramas são mais realistas e sensuais, como pode ser conferido em Honey and Clover.

Mas, qual é a relação entre o público dos mangás e de tokusatsu?

A exemplo dos mangás, determinadas produções são, sim, voltadas às crianças – como Machine Man e Bicrossers – enquanto outras são destinadas a públicos mais velhos, até mesmo dentro dos gêneros mais conhecidos.

Jetman, por exemplo, é um Super Sentai que tem como alvo a audiência infanto-juvenil, assim como Kamen Rider Kuuga. Ambos têm um estilo parecido ao dos mangás Shounen.

Por outro lado, também temos heroínas como Patrine cujas aventuras são semelhantes às do estilo Shoujo, enquanto Dogoo Girl poderia ser classificada como uma série Josei.

Kamen Rider Shin e GARO contam com tramas e personagens mais complexos, de modo que poderiam ser comparados ao gênero Seinin.

Dessa forma, conforme pôde ver, o tokusatsu é bastante diverso, de modo que a resposta para a pergunta é não, nem todo tokusatsu é infantil.

E você? Como descobriu o tokusatsu na sua vida? Deixe um comentário e nos conte a sua história! 🙂

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.