Jiraiya

Jiraiya: saiba TUDO sobre o incrível ninja sucessor de Togakure!

Toku Blog YouTube

Sekai Ninja Sen Jiraiya (世界 忍者 戦 戦 ジ ラ イ ヤ) é uma série do gênero Metal Hero produzida pela Toei Company que foi exibida na TV Asahi e suas afiliadas de 24 de janeiro de 1988 a 22 de janeiro de 1989, com 50 episódios no total.

A série centra-se em torno de um jovem ninja chamado Toha Yamashi, que deve enfrentar inúmeros ninjas de diferentes partes do mundo ao vestir uma armadura especial entregue por seu pai adotivo ao dizer:

“Toha, visto isso e lute! E apresente-se com o nome de JIRAYA!”

Trazemos neste artigo tudo sobre o incrível ninja sucessor de Togakure! Vamos lá?

A história de Jiraiya

A Família de Feiticeiros, liderada pelo Ninja Dokusai, inicia o movimento para recuperar a inscrição que revela o paradeiro de Pako, o tesouro do século, que tem sido de posse da família Yamashi por gerações. Dokusai tem metade da inscrição enquanto a outra está nas mãos de Tetsuzan.  

Tetsuzan Yamashi é o 34º sucessor da Família Togakure, confia a seu filho adotivo Toha a guarda da parte da inscrição que os corresponde.

Para protegê-la ele herda a armadura de Jiraya e a espada olímpica que o torna apto a enfrentar os membros da Família de Feiticeiros assim como ninjas de todo o mundo que se dirigem ao Japão com o objetivo de colocar as mãos em Pako.

Personagens de Jiraiya

Família Yamashi

A família Yamashi são os principais personagens da série, descendentes do clã de Togakure, uma antiga ordem ninja cujo dever é proteger a inscrição que aponta a localização de Pako, uma cápsula que caiu do espaço em algum lugar do Japão por volta de 300 aC, e que se diz ser o tesouro mais valioso do mundo.

Toha Yamashi

Protagonista da série, o filho adotivo de 19 anos recebeu a tarefa de proteger a metade da inscrição que revela o paradeiro de Pako. Para se tornar Jiraya, ele veste uma armadura de cores vermelha, branca e preta, além de possuir a Espada Olímpica capaz de se tornar uma espada laser e derrotar os inimigos.

Kei Yamashi

A filha de Tetsuzan, 16 anos de idade, que muitas vezes provoca seu irmão adotivo Toha, deixando a maior parte das tarefas domésticas para ele, embora o zele muito também. Para ajudar Jiraiya nas batalhas contra o Império dos Ninjas, ela veste uma armadura branca e assume o nome de Emiha cujo golpe simula uma chuva de flores de cerejeira branca capaz de fazer os inimigos desmaiarem.

Manabu Yamashi

O filho mais novo de Tetsuzan é um estudante de terceira série de 9 anos de idade. Ele se torna insatisfeito consigo mesmo depois de sentir que seus irmãos mais velhos e seu pai o tratam como se ele fosse incapaz de ser um verdadeiro ninja. Por isso, acaba criando uma armadura caseira para se juntar à luta contra os Feiticeiros.

Tetsuzan Yamashi

O 34º sucessor da arte ninja de Togakure é o pai adotivo de Toha e biológico de Kei e Manabu. Sua esposa Sanae era a filha de seu mestre, mas foi morta durante um combate com a Família de Feiticeiros, pouco tempo após o nascimento de Manabu. Ele abriu o dojo em seu próprio apartamento, embora não tenha recebido mais discípulos além de seus filhos.

Dólar

O cão que recebeu treinamento ninja para ajudar a Família Yamashi a proteger a metade da inscrição de Pako e localizar pessoas ou objetos com seu faro.

Shiro

O pombo-correio da Família Yamashi também recebeu treinamento especial para levar mensagens a seus membros.

Deus Jiray

É a estátua gigante de um deus de guerra que foi mantido dentro das profundezas do Monte Kongō. Tem aproximadamente 20 metros de altura e atua como a divindade guardiã de Pako contra o mal. Jiraya pode fundir-se com Deus Jiray e controlar seus movimentos. Suas armas são uma espada e uma lança.

Polícia secreta internacional

A família Yamashi é assistida por uma dupla de agentes secretos da Polícia Secreta Internacional que são designados para prender vários criminosos de todo o mundo, inclusive do Império dos Ninjas.

Rei Yagyu

Uma misteriosa ninja do clã Shadow Yagyu que se tornou a amiga de Toha. Ela detém um poder secreto que libera quando seus olhos brilham, embora isso possa debilitá-la.

Ryu Asuka

Um jovem ninja especialista em lutas com lanças e que trabalha em conjunto com Rei. Quando veste seu uniforme roxo, adota o nome de Yanin Spiker.

Aliados de Jiraiya

Jonin Barão Owl

Um ninja britânico que, para lutar, usa uma espada chamada Cross King Sword bem como shurikens em forma de crucifixo. Ele quer se apoderar de Pako para fins pacíficos como acabar com a miséria e a fome do mundo.

Ronin Haburamu

Um ninja turco encarregado da proteção da Chama Verde, uma preciosa esmeralda do Palácio de Topkapi. Ele é um muçulmano devoto que nunca perde uma oração e prefere dormir ao ar livre, pois seu ronco é muito alto.

Igyounin Beni Lagarto

Um ninja que coleciona espadas do mundo inteiro, além de dominar diversos tipos de técnicas de luta, tornando-o um ninja hábil, temido até mesmo por Dokusai. Ele possui shurikens e bombas em forma de lagarto, além de um canhão de mão e a capacidade de se transformar em um grande lagarto.

Bakunin Homem-Míssil

Um ninja americano especializado em explosivos e pólvora. Ele tem um lançador de foguete que costuma carregar nas costas e empunha uma adaga para o combate corpo a corpo. Durante a Guerra do Vietnã, ele decidiu fugir do conflito depois de ter encontrado uma jovem chamada Tao cujos pais foram mortos que ele adotou como própria filha.

Rainin Wild

Um ninja americano que trabalha como um caçador de recompensas. Sua roupa de ninja é feita de denim azul e usa um revólver Magnum junto a uma faca durante os combates.

Seinin Alam

Membro de um clã religioso de ninjas que habita as terras do deserto, suas armas são uma grande katana e uma faca. Ele tem várias habilidades como transformar as armas dos seus inimigos em areia e a capacidade de levantar objetos gigante.

Honin Jane

Uma ninja adivinha que procura ajudar sua pobre cidade natal. Seu principal ataque é uma chuva de diamantes que ela dispara contra o inimigo.

Kaminin Oruha

Um ninja que pode manipular o papel, é empregado por seu próprio clã para perseguir desertores. Contudo, ele acaba abandonando o clã para fugir com a sua amada Kasumi.

Hananin Agnes

Uma aprendiz de ninja do Clã Flor Ninja que se ramificou da escola Togakure. Ela foi criada pelo líder do clã, Genichiro Murakami após ter sido abandonada por seus pais biológicos quando era criança. Ela tem a capacidade de usar pétalas de flores caindo como armas, bem como os pequenos ramos de árvores de cerejeira. Foi-lhe dada a tarefa de evitar que a armadura amaldiçoada de Satã.

Kazenin Storm

Storm é um ninja que foi revivido pelos Feiticeiros como um cyborg. Ele tem todas as habilidades de seus falecidos companheiros de clã, além de usar uma pistola, bastão e a moto Shadow Match.

Henry Rakuchin  

Embora tenha sido treinado para se tornar um ninja, ele desistiu e fugiu da casa de seu mestre, tornando-se um adivinho e também o alívio cômico da série. Tem uma paixão platônica por Mei.

Dr. Smith

Um cientista americano que também foi o primeiro discípulo de Tetsuzan. Ele desertou para o Japão com a ajuda de Tetsuzan, temendo a forma como sua pesquisa estava sendo usada para o “Projeto Guerra Espacial”. Ele sonha em combinar sua tecnologia científica com a arte ninja para ajudar a proteger o mundo.

Yajiro Iyo

Um guerreiro qualificado anteriormente pela escola Togakure conhecido por seu comportamento imprevisível e pela busca constante por desafios. A pedido de Tetsuzan, ele se apodera da armadura e espada olímpica e submete Toha a um rigoroso treinamento.

Catherine

Uma policial francesa e ninja que viaja para o Japão disfarçada de turista para recuperar a Espada de Nobutora, roubada de um museu em Paris.

Inimigos de Jiraiya

Família de Feiticeiros

Os membros da Família de Feiticeiros são os principais antagonistas da série liderados pelo patriarca Dokusai. Eles possuem metade da inscrição que contém a localização de Pako.

Oninin Dokusai

O líder dos Feiticeiros, cujo verdadeiro rosto está escondido com uma máscara de demônio. Anteriormente treinou ao lado de Tetsuzan na escola de Togakure, porém, tentou roubar a inscrição que leva à Pako devido à sua ganância pessoal. Acabou escapando com apenas metade do mapa antes de montar a Família de Feiticeiros. Possui habilidades como disparar raios de luz de seus braços ou mudar de rosto para confundir o inimigo.

Chonin Benikiba

Filha única de Dokusai, perita em disfarces sendo capaz de assumir a forma de qualquer pessoa, até mesmo os membros da Família Yamashi.

Hoshinin Retsuga

Um jovem ninja da Família de Feiticeiros capaz de disparar raios de luz do shuriken em forma de cruz de sua máscara, além da magia de fogo que quase derrotou Toha em seu primeiro combate.

Torinin Karastengu

São os subordinados da Família de Feiticeiros. Embora existam muitos deles trabalhando para o clã, trabalham geralmente como um grupo de três. Apesar de possuírem habilidades ninjas, espadas, bombas e serem capazes de voar, são facilmente derrotados nas batalhas.

Ninjas inimigos

Arakinin Morgana

Uma ninja que conhece intimamente Dokusai e capaz de assumir duas formas humanas, além de uma forma de aranha. Ela usa armas como bombas em forma de aranha, descarga elétrica de teia de aranha e até mesmo poderes mágicos que convocam os espíritos de ninjas falecidos.

Uchuunin Dell Star

Um alienígena vindo do distante planeta Estrela Negra  por volta do século IV aC. Ele foi preso no subsolo do Monte Kongou pelo antepassado de Jiraya, mas acaba escapando de sua prisão por conta da mudança na crosta da Terra causada pela ressurreição de Deus Jiray.

Kenin Parchis

Um ninja mestre em disfarces que une forças com a Família de Feiticeiros a fim de roubar a espada de Nobutorra junto a um grupo de ladrões internacionais.

Kanin Chang Kung-Fu

Um ninja chinês de 90 anos que pode controlar o fogo. Ele se une aos Feiticeiros para obter Pako e, assim, alcançar a eterna juventude e imortalidade. Suas armas incluem um Ninjatō, um kusarigama e um nunchaku. Ele envolve seus oponentes com seu kusarigama e os ataca ora com suas chamas ilusórias ora com a arte de eliminar a coragem do oponente.

Kanin Dragon

Membro de um cartel de drogas de Hong Kong que coopera com a Família de Feiticeiros. Ele tem rancor contra Yanin Spiker por ter interferido em seus negócios no passado. Ele é um mestre de kung fu e dos nunchakus, sendo capaz de distrair seus adversários com suas ilusões enquanto o golpeia continuamente. Uma dessas ilusões tem a forma de um enorme dragão que ataca com suas garras e chamas ilusórias. Contudo, seu ponto fraco é a bebida, a todo momento ele é visto tomando sakê.

Junin Makumba

Um ninja pertencente a um grupo de guerrilha do Quênia que se envolve a uma operação de contrabando com os Assuntos Comerciais Miyamura do Japão, trocando as peles de animais que ele matou por armas. Ele também é o responsável pela morte de Jou, um estudante querido de Tetsuzan, pertencente a um grupo de defesa dos animais na África.

Gounin Abdad

Um ninja da república democrática fiel de Amel, tio de uma jovem chamada Maira escolhida para servir embaixador da paz em nome da Amel. Contudo, ele planeja o assassinato de sua sobrinha para transformar Amel novamente em uma monarquia ditatorial, razão pela qual se une aos Feiticeiros.

Shakunin Strover

Ninja que desafiou Tetsuzan pelo título de melhor ninja do mundo, mas perdeu o braço direito na batalha. Ele substituiu o braço dele por uma prótese e começou a treinar para se vingar de Tetsuzan. Ele decide fazê-lo ao visitar Toha e usar sua arte da luz milagrosa, capaz de deixar seus oponentes cegos.

Kurozaru

Ele foi criado pelo mestre de seu clã após se tornar órfão assim como Yumeha. No entanto, ele se rebelou contra o clã e assassinou seu antigo mestre para dominar o mundo ao vestir a armadura de Satã escondida numa caverna perto do Lago de Hamana.

Tokushu Ninjakun

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Um grupo de elite de cinco ninjas escolhidos pelos Feiticeiros. Cada membro é nomeado por um elemento diferente: fogo (火), água (水), terra (土), Madeira (木) e Vento (風). Cada membro tem uma habilidade que utiliza tais elementos.

Otonin Uha

O sobrevivente de um cruél clã cujos membros se vestem como monges. Ele coopera com os Feiticeiros para se vingar dos Togakure, responsáveis pela destruição do seu clã. Quando ele toca seu shakuhachi, pode controlar seu adversário, além de fazer com que um grupo ilusório de ninjas apareça numa neblina chamada de Mundo Demoníaco.

Suinin Tubarão-Mor

Um assassino vindo do Caribe e que nada os mares em busca de riquezas. Ele é especialista em combate subaquático e tem como arma um arpão. A princípio, ele se une aos Feiticeiros para encontrar o tesouro do capitão Cook.

Janin Aman Negro

Um jovem shinobi que foi criado e treinado pelo antigo mestre ninja Gensai Koshimura. Apesar de ser treinado por Koshimura para ser um campeão da justiça, ele rejeitou os valores de seu mestre após a morte de sua mãe e se transformou num criminoso por acreditar que ele poderia ter salvado a vida de sua mãe se tivesse dinheiro. Ele usa espinhos em forma de rosa como armas.

Kaminin Ichizoku Tōriyō

O líder de sangue frio do clã ninja de Oruha, responsável por transformar seu clã em um grupo assassino que mata as pessoas por dinheiro. Tem a capacidade de transformar-se em um dragão usando sua técnica ninja.

Sainin Gyūma

Um ninja do Camboja que procura derrotar Jiraiya para se tornar o melhor ninja do mundo e obter Pako. Ele pode disparar um choque elétrico de seu chifre, além de criar submissos de seus próprios panos coloridos.

Killer e Commando

Dois mercenários convocados pelos Feiticeiros. Enquanto Killer luta com um kusarigama, Comando usa uma espingarda e uma lança.

Monstro Gohma

Uma besta gigante que Dokusai conseguiu reviver usando um crânio mágico. Ele possui uma lança e dispara chamas da boca quando se enfurece.

Manin Luana

Uma feiticeira que outrora aterrorizou a Europa durante a Idade Média, ela foi selada magicamente, porém, liberada do confinamento vigiado por Haburamu em Istambul. Ela tem o poder de hipnotizar as pessoas com quem ela entra em contato e colocá-los sob seu controle, além de disparar raios de sua espada diabólica.

Akunobo Sugitani

Um mestre da arte ninja e responsável pelas mortes de Hanzo e Chiyo, os pais biológicos de Toha . Ele permaneceu escondido por 17 anos em um esconderijo dentro da cordilheira Togakure ao lado de seu exército até o dia em que decide sair para enfrentar Jiraya e os Togakure.

Yaminin Devil Cats

Um ladrão de jóias internacional – que lembra bastante Arséne Lupin de Lupinranger Vs Patranger – que vive como um adivinho chamado Kuroneko. Ele se orgulha de seu trabalho e odeia ser chamado de ladrão mesquinho. Possui várias armas e tem uma arte ninja que lhe permite produzir cartas de tarô.

Tetsunin Steel

O chefe de um clã que planeja governar o mundo usando a ciência para o crime. Suas armas incluem duas espadas, uma kusarigama que canaliza a eletricidade e uma faca boomerangue que ele armazena dentro do olho direito de seu capacete. Seu golpe principal faz com que ele atire um laser vermelho de sua armadura e provoque uma tempestade magnética, além de poder se esconder na sombra de seu oponente.

Leia também:
Jaspion: saiba tudo sobre o lobo galático! 
O que é tokusatsu? Saiba tudo sobre o universo dos heróis japoneses!
Flashman: saiba tudo sobre o comando estelar!

E como Jiraiya veio ao Brasil?

Jiraya foi licenciado pela extinta Top Tape em 1989 que também trouxe outros títulos como Lion Man e Jiban. Por ter sido exibido pela Rede Manchete, emissora líder em tokusatsu no Brasil na época, ele se tornou um dos mais famosos heróis japoneses de sua época!

Posteriormente, Jiraiya foi adquirido pela Everest Vídeo, responsável por trazer Jaspion e Changeman, e exibido novamente em 1998 pela Manchete antes de seu fim, conquistando uma nova geração de fãs que acompanhavam a sua programação graças a animes como Shurato e Yu Yu Hakusho.

Posteriormente, em 2009, a série foi lançada em DVD pela Focus Filmes que também trouxe ao mercado outros heróis japoneses que marcaram os anos 80 e 90.

Recentemente foi exibido pela Band durante as manhãs de domingo. Atualmente você consegue assistir episódios do Jiraiya online na Amazon Prime e também no TokuSato, canal da Sato Company no YouTube.

O sucesso da série fez surgir uma série de produtos, tais como fantasias, brinquedos, discos, histórias em quadrinhos, etc. E por falar nisso…

Boneco do Jiraiya

No Brasil uma linha de bonecos foi lançada uma linha de bonecos pela Glaslitte que trazia versões vinil e plástico do herói além de seus veículos, aliados e vilões conforme você pode ver abaixo na propaganda vinculada na época.

No Japão a leva de brinquedos assinados pela Bandai foi maior. Nos anos 80 eram muito comuns estes sets que traziam os personagens principais da série:

Bonecos do Jiraiya
CLIQUE NA IMAGEM PARA COMPRAR OS BONECOS DO JIRAIYA!

Além de bonecos colecionáveis com mais detalhes e articulações tal como este Jiraya pertencente a uma coleção que trazia quase todos os ninjas do Império.

Boneco do Jiraiya
CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O BONECO DO JIRAIYA!

Jiraiya em quadrinhos

No Brasil, o incrível ninja também teve suas aventuras em quadrinhos! A extinta editora Ebal chegou a lançar HQs do herói.

Algumas nada mais eram do que reproduções dos episódios da TV. A primeira edição, por exemplo, era o episódio 13 da série em que Jiraya enfrenta Sanin Gyuma. Já a edição número 2 trouxe uma aventura inédita em que a namorada de Toha (que não existe na série de TV) é possuída por um monstruoso demônio.

Jiraiya foi tema da revista As Aventuras dos Trapalhões nº 22 em que Didi, Dedé, Mussum e Zacarias interpretaram Jiraya, Rainin Wild, Bakunin Homem Míssil e Jōnin Barão Owl respectivamente.

Fique atento à nossa seção de quadrinhos de tokusatsu em que trazemos histórias em quadrinhos dos seus heróis japoneses favoritos.

Músicas do Jiraiya

A trilha sonora original de Jiraya foi cantada por Akira Kushida e tais músicas eram tocadas durante os episódios dublados em português, o que fez com os fãs vibrarem com temas como “Jiraiya! Sanjou!”.

Contudo, uma trilha em português também foi lançada em vídeos e fitas Top Tape no final dos anos 80 no Brasil. Há quem diga que os Mamonas Assassinas foram os cantores dos temas de abertura e encerramento, mas, até o fechamento deste artigo, não foram encontradas fontes oficiais que comprovem essa informação.

Covers da série foram tocados por muitas bandas brasileiras, sendo a versão do grupo Anime Voices uma das mais conhecidas.

Jogos do Jiraiya

Jogo do Jiraiya

Oficialmente não houve jogo de tokusatsu estrelado pelo Jiraya. Porém, isso não impediu que os fãs colocassem a mão na massa e tornar isso realidade. Veja alguns exemplos:

Ninja Jiraiya The Game

Soul Calibur Version: Jiraiya Vs Ninjas do Império

O retorno de Jiraiya

Após o término da série em 1989, Jiraya não apareceu mais no universo dos heróis japoneses. Porém, do ano 2011 para cá o incrível ninja reapareceu em algumas séries e especiais que listamos abaixo.

Jiraiya em Super Hero Taisen Z

Jiraiya Super Hero Taisen Z

A famosa franquia de filmes que anualmente trazia crossovers entre Super Sentais e Kamen Riders, desta vez, trouxe uma novidade em 2013: a volta dos Metal Heroes.

Gyaban Type G trouxe aos Gokaiger as rangers keys desses heróis que os permitiram transformar em: Jiban, Junperson, Draft Reeder (de Exceedraft), Blue Beet (de B-Fighter), Kabuto (de B-Fighter Kabuto) e Jiraiya!

Jiraiya em Nininger

Jiraiya Nininger

Em 2015 o Super Sentai Nininger trouxe, mais uma vez, o tema ninja, a exemplo de seus antecessores Kakuranger e Hurricaneger. E, para a surpresa dos fãs, um de seus episódios trouxe a volta do incrível ninja que se uniu ao esquadrão para enfrentar seus inimigos.

Jiraiya em Space Squad

O filme de 2017 protagonizado por Gyaban, Dekaranger e com a rápida participação de Jaspion contou com a participação de Jiraiya mais uma vez. Porém, somente por alguns segundos na cena final ao anunciar que ele junto de outros Metal Heroes e Super Sentais deverão aparecer em Space Squad 2. Benikiba também aparece nesse filme ao lado de MacGarem e Sathan Ghost, vilões de Jaspion.

Jiraiya em Kyuranger Vs Space Squad

jiraiya space squad

No segundo filme do gênero, Jiraiya aparece novamente e, desta vez, com mais destaque. Logo na cena inicial ele une forças com Shaider para deter um poderoso vilão que acabara de retornar: Dell-Star.

Muito embora a expectativa fosse de vê-lo ao longo do filme batalhando junto de Kyuranger e dos Policiais do Espaço, os fãs tiveram de se contentar apenas com essa cena.

Curiosidades sobre Jiraiya

O título de “Ninja Olimpíada Jiraya” como ficou conhecido aqui é uma referência às Olimpíadas de Seul e de Calgary que se realizaram no momento em que a série estava sendo transmitida no Japão.

Em outubro de 2004, Takumi Tsutsui, o ator de Jiraiya, veio ao Brasil junto com Hiroshi Watari ao evento Ressaca Friends em São Paulo. Ele retornou em 2008 junto com Akira Kushida para o Anime Friends, em 2013 para o mesmo evento e em 2014 para Comic Con.

O ator que interpreta o personagem Tetsuzan Yamashi, Dr. Masaaki Hatsumi é também o fundador da Bujinkan (Casa do Guerreiro Divino), uma instituição que ensina o Ninjutsu (arte marcial dos Ninjas). Ele é de fato o 34º sucessor da Escola de Togakure.

Jiraiya Manabu Tetsuzan atualmente
Tetsuzan, Manabu e Jiraiya atualmente.

Líbero Miguel, que fazia a voz do vilão Dokusai e dirigia a dublagem do seriado, faleceu antes da conclusão do seriado e teve de ser substituído a partir do episódio 17 por Gilberto Barolli. Além dele, também já faleceram Carlos Laranjeira (Spiker), Waldyr Wey (Tetsuzan), Gastão Malta (Barão Owl), João Paulo Ramalho (Pako) e Carlos Alberto Amaral (narrador).

A audiência de Jiraiya no Japão foi muito boa – ao contrário de seu antecessor, Metalder – a ponto de que a Toei queria fazer uma continuação no ano seguinte estrelada por um ninja high-tech. Por conta do sucesso do Robocop em terras nipônicas, o personagem acabou adaptado para Jiban, o policial de aço.

Aliás, o ator Hiroshi Tokoro que interpretou Kaminin Oruha foi quem fez o papel de Naoto Tamura, o Jiban.

E por falar em Jiban, Manabu Yamashi aparece no episódio 31 de Jiban. Ele se apresenta como irmão de Jiraiya e ajuda o herói da vez a derrotar um monstro ninja.

Takumi Hashimoto, que interpretou Manabu, em 1992 veio a participar da série Kyōryū Sentai Zyuranger, na qual interpretou Boy/Tiger Ranger, o primeiro esquadrão a ganhar uma “versão sabanizada” como Power Rangers.

Takumi Hashimoto Boy

Alguns atores do elenco de Jiraiya podem ser vistos noutras séries. Em 1986, a atriz Miyuki Nagato (Manin Luana) havia interpretado a vilã Urk em Flashman. Em 1987, o ator Isei Hirota (Spiker) havia feito o papel de Akira (Blue Mask) em Maskman. Masahiro Sudo (dublê do Barão Owl), viveu o vilão Fantasman em Spielvan.

O ator Noriaki Kaneda, intérprete do vilão Dokusai, também trabalhou em Jaspion como o dublê do Gigante Guerreiro Daileon e do próprio Jaspion, além de outras séries como Metalder, Jiban e Spielvan.

Na música de abertura da série, é possível ouvir um coro em backing vocal murmurando uma espécie de verso, a princípio indecifrável. Na verdade, esse coro recita “Gakoraitōsha, Akumafudō” (我古来闘者, 悪魔不動), uma antiga técnica ninja cuja tradução é algo como “Pelos meus ancestrais lutadores, que o demônio não se mova!”. Segundo o mestre Masaki Hatsumi, essa técnica ninja era usada para paralisar o inimigo em batalha a fim de atacá-lo.

A introdução do Deus Jiray à série foi sugerida para criar um apelo a monstros e robôs gigantes. Porém, o conceito parece não ter sido bem aceito pelo público, tanto é que as lutas se resumiram somente ao Monstro Feiticeiro e no final da série quando Dokusai fica gigante.

A apresentadora, cantora e atriz francesa Dorothée participou da série como a ninja Catherine e também como uma cientista em Liveman, do mesmo ano. Ela era a apresentadora do programa infantil que exibia tokusatsus na França. Já imaginou se tivéssemos tido o mesmo aqui e a Angélica tivesse participado das séries exibidas aqui?

O ator Kenji Ohba atuou em Jiraiya como Yajirō Iyo. Seus trabalhos mais conhecidos são como o protagonista de Uchuu Keiji Gavan e personagens em séries Super Sentai, como Battle Kenya em Battle Fever J e Denzi Blue em Denziman.

Tomoko Taya, que interpretou Reiha, teve que se ausentar na série devido a luxação do joelho, razão pela qual ela parou de aparecer nas cenas de ação, retornando apenas na metade da série.

Machiko Soga fez o papel de Arakinin Morgana. Porém, no episódio 41, a vilã foi interpretada em todo o episódio por Hizuru Uratani.

Os atores de Jiraiya eram bem jovens. Cinco membros do elenco tinham 18 anos ou menos: Tomoko Taya (Reiha), Issei Hirota (Ryu/Spyker), Megumi Sekiguchi (Kei/Emiha), Hiromi Nohara (Benikiba) e Takaumi Hashimoto (Manabu).

Apesar dos ninjas do império virem de diversas partes do mundo, todos falavam japonês, mas alguns tinham sotaque na versão original. Barão Owl, por exemplo, falava uma mistura de inglês e japonês.

Antes do Toku Blog, eu fazia dublagens toscas de tokusatsu. Algumas se tornaram icônicas como o Jaspion sacaneando o moleque e houve também uma trazendo uma nova aventura do Jiraiya que você pode assistir abaixo (classificação etária +18).

Ator do Jiraiya

Takumi Tsutsui protagonizou a série e teve de cuidar muito bem da saúde e condicionamento físico para fazer o papel do herói.

Para saber mais sobre a carreira dele, confira também este artigo que escrevemos sobre ele, o ator de Jiraiya, o incrível ninja!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.