Flashman

Flashman: saiba tudo sobre o Comando Estelar!

Toku Blog YouTube

Choushinsei Flashman ou Comando Estelar Flashman como é conhecido no Brasil foi a décima série do gênero Super Sentai e a segunda a ser exibida por aqui pela extinta Rede Manchete no fim dos anos 80 e posteriormente reprisada pela Rede Record, CNT Gazeta e Rede Brasil dos anos 90 pra cá.

Um dos grandes destaques de Flashman é justamente o seu teor dramático, mostrado sobretudo nos episódios finais em que os heróis passam a ter dificuldades para viver em nosso planeta. Aliás, a história da série também é uma das mais interessantes em termos de tokusatsu.

Após 20 anos…Comando Estelar Flashman!

Flashman

Tudo começou quando um grupo de caçadores espaciais raptam cinco crianças da Terra para servirem de cobaias nas experiências diabólicas do Dr. Keflen, cientista pertencente ao Império Mez comandado pelo Monarca La Deus. Contudo, e por sorte, as crianças acabam caindo no planeta Flash onde são adotadas pelo seu povo.

Assim, eles que recebem os nomes de Jin, Dan, Go, Sara e Lu, passam por um intenso treinamento nos satélites do planeta Flash que variam desde sobreviver a tempestades de areia, desviar de ataques e explosões até desenvolver habilidades especiais e acrobáticas. Dessa forma, eles crescem jurando um dia voltar ao seu planeta Natal para encontrar seus pais e se vingar daqueles que os raptaram.

Certo dia os cinco descobrem que o próximo alvo do Império Mez é a Terra e, desobedecendo os alertas do casal do Planeta Flash que os criaram, eles partem na espaçonave Star Condor em direção ao terceiro planeta do Sistema Solar para conter essa invasão.

Porém, ao chegarem aqui, percebem que Mez já iniciara o ataque contra os seres humanos, muito embora o real objetivo do Império seja o de explorar as diversas formas de vida existentes no planeta a fim de realizar mutações e criar monstros que ampliem as forças do mesmo.

Assim que a Star Condor aterriza, o quinteto parte para o combate e, acionando seus refratores sob o comando “Refração Flash”, eles se transformam nos Flashman, o mais novo esquadrão defensor do planeta Terra e tem início suas batalhas contra o Império Mez.

Ao longo da série os heróis fazem amigos como a família Tokimura cujo filho ou filha foi raptado há vinte anos por um ser espacial e também outros inimigos como Kaura que comanda o grupo de caçadores espaciais e deu bastante trabalho para a equipe no meio da série.

Personagens de Flashman

Vamos conhecer agora cada membro dos Flashman.

Jin / Red Flash

O líder dos Flashman tem 23 anos de idade e foi criado no satélite do Planeta Flash que possui severas condições climáticas. Tem um grande senso de justiça e conhecimento de ciências e máquinas.

Dan / Green Flash

Dan tem 22 anos e foi criado no satélite Green Star cuja gravidade é muito sorte e a superfície bem rochosa. Apesar de parecer ser durão, é o mais sentimental do grupo.

Go / Blue Flash

O mais jovem dos Flashman recebeu sua criação no Blue Star, um satélite deserto e cheio de tempestades magnéticas, o que deu a ele habilidades acrobáticas. É o mais bem humorado dos Flashman. 

Sara / Yellow Flash

Sara tem 20 anos e foi criada no Yellow Star, satélite gélido que a fez desenvolver a habilidade de controlar o ar e seus movimentos. Entre os Flashman, é a que melhor consegue prever os ataques dos inimigos.

Lu / Pink Flash

Lu recebeu sua criação no Pink Star, a gravidade do satélite a fez aprender a técnica da levitação, o que acaba sendo muito vantajoso nas batalhas.

Inimigos dos Flashman

Como dito, os Flashman lutam contra o Império Mez. Vejamos agora cada um dos seus membros.

Monarca La Deus

É o líder do Império Mez e tem o objetivo de se tornar o ser mais poderoso do universo, por isso o seu interesse nas formas de vida dos mais diversos planetas.

Doutor Keflen

É um cientista capaz de realizar experiências mutantes a partir de seu sintetizador biomolecular e, assim, criar monstros mutantes a partir das moléculas de criaturas encontradas no universo.

Wandar

É um dos comandantes no campo de batalha, além de ter uma richa com Red Flash. Posteriormente ele tem seus poderes ampliados a ponto de se transformar no Monstro Fantasma Wandalo capaz de congelar o tempo por 3 segundos.

Nefer

Também comanda as batalhas de Mez contra os Flashman. É especialista em disfarces e também se torna mais forte ao longo da série ao assumir a identidade de Diabólica Nefeli.

Gals

Monstro que acompanha os comandantes de Mez nas lutas contra os Flashman. Apesar de não saber falar, ele é fiel aos comandos de seus superiores e tem grande força física.

Urk

É uma auxiliar de Wandar e Nefer durante as batalhas.

Kirt

Outra auxiliar de Wandar e Nefer, faz dupla com Urk.

Kaura

Também conhecido como Caçador das Trevas, é o líder dos Caçadores Espaciais que realizam raptos de crianças tal como aconteceu com os Flashman. É um dos inimigos mais poderosos da série.

Medusan

É o monstro capaz de fazer com que os monstros guerreiros se tornem gigantes. Ao fazer isso, Medusan utiliza todo o poder de seu corpo, diminuindo de tamanho em consequência disso.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Soldados Zolos 

São os soldados rasos do Império Mez. Apesar disso, eles são bem poderosos, pois possuem garras nas mãos e a habilidade de soltar um fio pela boca que derrete os inimigos.

A origem dos Flashman

Flashman

Flashman deu lugar a Dengeki Sentai Changeman ou Esquadrão Relâmpago Changeman na versão brasileira. Esta, por sinal, foi uma das séries mais longas da franquia com 55 episódios ao invés de 50, há quem diga que o fim de Changeman teve de ser prolongado porque Flashman ainda estava nas etapas finais de produção.

Contudo, segundo informações não oficiais, a ideia original concebida pelo produtor Takeyuki Suzuki e pelo roteirista Hiroshisa Souda era um pouco diferente: o esquadrão da vez seria formado por cinco órfãos abandonados na China após a Segunda Guerra Mundial e que buscavam voltar a sua pátria nos anos 80. Este tipo de assunto era muito discutido no Japão na época vide casos de japoneses que foram raptados pela China e pela Coreia do Norte, podendo voltar ao seu país de origem somente anos depois ou nunca regressando, como o caso da menina Megumi.

Porém, por se tratar de um programa infantil, o roteiro do novo esquadrão é modificado e simplificado para um grupo de crianças que foram raptadas da Terra e levadas aos confins do universo há vinte anos.

Segundo Touta Harumi, ator que interpretou o Jin / Red Flash, ele havia sido chamado para a seleção de elenco de uma produção e, ao chegar, os produtores informaram que ele e os demais já estavam escalados para protagonizar a série. Já Yukata Hirose imaginou que ficaria com o papel do líder, mas a ele escalaram o vilão Wandar, aliás sua atuação como vilão pôde ser conferida em séries seguintes como Liveman e Jetman.

E como Flashman chegou ao Brasil?

Flashman

Flashman chegou após o sucesso de seus antecessores Jaspion e Changeman pela mesma distribuidora Everest Vídeo. Desta vez, ela decidiu dar uma personalizada na abertura e encerramento para melhor aceitação do público brasileiro traduzindo os créditos, isto não foi feito com nenhuma outra série tokusatsu no Brasil.

Segundo algumas pessoas que assistiram na época, Flashman era exibido no máximo até o vigésimo episódio e depois reprisado. Provavelmente isso ocorria pelo fato da série ainda estar sendo dublada ou porque a Manchete não a adquiriu toda no primeiro momento. Talvez isso tenha dado início a tática que algumas emissoras faziam na época de nunca exibir os episódios finais para manter o público assistindo fielmente as reprises.

Assim como o Japão teve muitos produtos da série como brinquedos e até salsichas, o mesmo ocorreu no mercado brasileiro em que foram lançados os bonecos da extinta Apollo nas versões grande (que vinham com visor combate) e pequeno (cujos detalhes como o visor do capacete, cinto e broche eram adesivos que logo saíam ou sujavam durante as brincadeiras). Também tivemos o LP que trazia as canções da série em português e um álbum de figurinhas que também trazia outros heróis: Spielvan, Kamen Rider Black, Maskman e Metalder. Fantasias dos heróis e o circo show também fizeram a alegria das crianças da época.

Produtos dos Flashman

Se você quiser revistas, bonecos e outros itens do Comando Estelar, listamos aqui os principais que você pode comprar online.

Bonecos dos Flashman

A última coleção dos heróis lançada no Japão foi o set de ranger keys dos Gokaiger como esta abaixo do Red Flash.

boneco flashman
Clique aqui para comprar a ranger key do Red Flash!

Brinquedos dos Flashman

Que tal ter como item de decoração da sua casa a nave Star Condor?

Brinquedos dos Flashman
Clique aqui para comprar a Star Condor dos Flashman!

Cosplay dos Flashman

E quanto a se vestir como o seu herói favorito? O kit que traz o capacete, escudo, pistola e cinto fizeram sucesso na época no Japão.

Cosplay Flashman
Clique aqui para comprar o cosplay dos Flashman

Você também pode ter interesse por estes conteúdos!
👉 Jaspion: saiba tudo sobre o lobo galático!
👉 Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil?
👉 Lion Man: saiba tudo sobre o herói que é uma dádiva dos ninjas!

Curiosidades sobre Flashman

Flashman foi eleito num programa de TV japonês como o melhor sentai ao lado de Jetman e Dai Ranger, pois a série é dramática, envolvente e inovadora por ter sido a primeira a trazer dois robôs gigantes: Flash King e, em seguida, Titan Flash que assume a forma de Grand Titan que mais se parecia com uma geladeira gigante segundo as crianças da época.

O visual civil dos heróis, contudo, é extremamente carnavalhesco. É aceitável por serem as vestimentas que eles usavam no Planeta Flash e Tóquio dos anos 80 já tinha uma moda bem espalhafatosa pelas ruas de Shinjuku ou Shibuya. Mas, esse ponto foi corrigido no meio da série, momento em que os cinco passam a usar roupas normais, embora fossem sempre as mesmas.

Flashman também foi a primeira série a ter um roll call mais rápido em que os cinco se apresentam de uma só vez ao invés de cada um fazendo a sua pose e dando o seu grito de guerra, o que tornava as apresentações de algumas equipes como Goggle Five e Ninja Captor intermináveis. Os fãs chegaram a copilar as poses individuais dos cinco neste vídeo ilustrando como seria um roll call mais prolongado da equipe.

Aliás, apesar dos fãs defenderem a dramaticidade de Flashman, é preciso lembrar que ela também tinha momentos de humor e mais suaves para o público infantil, vide o episódio em que o plano do Império Mez era transformar todos os seres humanos em abóboras selvagens.

Inclusive, a primeira impressão que Flashman costuma passar é de uma série mais simples e infantil do que Changeman devido aos seus elementos visuais. Afinal, as cores da equipe eram mais chamativas, a robô Mag era a mentora do grupo e muito mais simpática que o rigoroso Sargento Ibuki da equipe anterior e o visual dos personagens encanta os olhos de qualquer criança.

Flashman

O casal de habitantes do planeta Flash também são personagens muito bonitos visualmente e poderiam ter sido mais explorados na série assim como Barak, um ex-membro do Império Mez que trouxe a Terra o Grand Titan, segundo robô gigante dos Flashman.

O ator Kihachirou Uemura que deu vida a Dan / Green Flash, além de tê-lo interpretado novamente em Kaizoku Sentai Gokaiger, também é considerado um herói na vida real. Em 2012 ele salvou a vida de um homem que havia sofrido um ataque cardíaco numa estação de trem prestando-lhe atendimento cardio-pulmonar, além de ter participado de um projeto destinado a levar mensagens de apoio às crianças vítimas do Tsunami de 2011 por meio de uma iniciativa feita pelo ator Teruaki Ogawa, o Ninja Red de Ninja Sentai Kakuranger.

Enfim, Flashman é uma série que traz cenas memoráveis, desde a clássica luta ao por do sol entre Red Flash e Kaura até o momento inesperado em que Dan e Go dão um selinho sem querer no começo da série. Aqueles que assistiram em sua época de ouro, vale a pena revê-la, todos os episódios estão disponíveis em DVD pela Focus Filmes lançados há aproximadamente cinco anos.

E aqueles que ainda guardam consigo o sonho de se tornar um Flashman, durante as pesquisas que fiz para redigir este post, encontrei a venda na Ali Express as fantasias em tamanho adulto dos heróis. Agora basta dizer “Refração Flash” para defender a Terra.

E você? Gostava das aventuras dos Flashman? Então, deixe um comentário e nos diga o que acha desta memorável série!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.