Goggle Five e Chucky

Teoria de Tokusatsu: o encontro entre Goggle Five e Chucky!

Toku Blog YouTube

Já pensou como teria sido um encontro entre o esquadrão Goggle Five e Chucky, o boneco assassino? A história que vamos contar a seguir não é real e sim uma teoria.

O gênero Super Sentai teve início em 1975 com Himitsu Sentai GoRanger e segue até hoje, sempre trazendo heróis coloridos que enfrentam monstros de borracha e fazem a alegria da garotada.

Porém, há muitas histórias que aconteceram por trás dos bastidores para manter a franquia no ar por tanto tempo. Uma delas ocorreu em 1982, ano em que a equipe da vez, Dai Sentai Goggle Five (exibido no Brasil nos anos 90 pela Bandeirantes e também pela Record) contou com a ajuda de um personagem inusitado: Chucky, o boneco assassino!

Mas, como assim? O que o Chucky tem a ver com os Goggle Five? Como esse encontro aconteceu? Aliás, por que ele aconteceu?

Todas essas perguntas serão respondidas ao longo deste post. Então, vamos começar voltando ao início dos anos 80, época em que os heróis coloridos se depararam com um grande problema.

Leia também:
Teoria de Tokusatsu: a origem do Cybercop Júpiter e Lúcifer.
Fanfic de Tokusatsu: Clean, a verdadeira história de Spielvan.
Ultraman e Ultraseven NÃO estiveram no mesmo planeta Terra!

O fim dos Super Sentais?

Após as séries pioneiras GoRanger e JAKQ, o terceiro esquadrão Battle Fever J foi produzido em parceria entre a Toei e a Marvel visto que a intenção era fazer uma versão japonesa do Capitão América após o sucesso que o Spiderman nipônico teve por aquelas bandas.

A receptividade foi tamanha que a parceria continuou no ano seguinte com Denziman e em seu sucessor Sun Vulcan. Tudo parecia correr bem, mas era por pouco tempo.

Antes mesmo de Sun Vulcan chegar ao fim, os representantes da Marvel avisaram não ter mais interesse em continuar apoiando a Toei na produção dessas séries. Isso fez com que os japoneses interrompessem o processo de criação da equipe seguinte, Dai Sentai Goggle Five, pois, sem o aporte da Marvel, não haveria recursos para fazer outra série.

Logo, não havia outra saída a não ser pôr fim aos Super Sentais.

Super Sentai

A nova parceria entre Japão e Estados Unidos

E agora? Como podem heróis morrerem assim? Quem iria levar alegria às crianças japonesas nas manhãs de domingo?

Em meio a esses pensamentos os produtores da Toei decidiram seguir adiante e se dedicarem a outras produções, de preferência via parceria com outros estúdios.

Numa dessas procuras, eles acabaram se deparando com um pequeno estúdio norte-americano que trazia uma ideia até então inexplorada dentro do cinema de terror: uma criança assassina!

Afinal, nos anos 60 monstros, vampiros e fantasmas assombravam o imaginário coletivo. Já nos anos 70 os serial killers passaram a provocar mais medo. Nos anos 80 algo novo tinha de ser adicionado à fórmula e assim começou a ser esboçado o roteiro de “Chucky, o menino assassino”.

O tema chamou a atenção dos japoneses que, em reunião com os norte-americanos, acabaram contando a triste história que levou ao fim dos Super Sentais. Os gringos assistiram as cenas de algumas séries e acharam sensacional!

Foi, então, que ambos os estúdios decidiram firmar a parceria unindo também seus personagens. Assim, estava por nascer a série “Goggle Five Vs Chucky, o menino assassino” (大戦隊ゴーグルファイブ対キラーボーイチャッキ no original).

A história de Goggle Five Vs Chucky, o menino assassino

A história da série gira em torno de Chucky, um menino de cabelos ruivos que levava uma vida normal com sua família e amigos numa grande cidade norte-americana.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Porém, um assassino serial vinha causando a morte de muitas pessoas e dado muito trabalho à polícia. Por conta disso, um grupo de heróis japoneses teve de ir até lá conter essa ameaça, os Goggle Five.

Goggle Five

Justo no momento em que o assassino está a ponto de atacar Chucky e seus amigos num galpão abandonado, Goggle Red chega e os salva do perigo. A luta tem início e o ataque de Goggle Red atinge uma das vigas do galpão que acaba cedendo e causando uma explosão.

Goggle Red consegue salvar Chucky e seus amigos e a ameaça parece ter finalmente terminado. Mas, o espírito do serial killer promete vingança e reencarna no corpo daquele que provocou a sua morte: o menino Chucky.

E assim, começam as aventuras do esquadrão Goggle Five na luta contra Chucky, o menino assassino que promete acabar com eles e, depois, toda a humanidade.

O fim dos Super Sentais de novo?

Assim, as cenas começaram a ser gravadas tanto no Japão quanto nos Estados Unidos. Há quem diga, inclusive, que imagens de Google Five Vs Chucky chegaram a ser divulgadas em revistas especializadas da época como a Terebi-Kun, mas não há registros ou scans disso na web.

Porém, os desentendimentos entre as duas produtoras eram frequentes e chegou a gota d´água quando os americanos decidiram tirar o elenco nipônico da série e substituí-lo por atores yankees (tal como vimos anos mais tarde em Power Rangers).

Isso culminou no fim da parceria e a produção da série foi cancelada. A priori, ninguém mais veria as aventuras de Goggle Five e Chucky na TV.

Bingo!!! Ou melhor…pachinko!!!

Mais uma vez o gênero Super Sentai chega ao fim e, desta vez, os produtores da Toei não tiveram outra opção a não ser ir ao bar encher a cara.

Eles lamentavam o ocorrido entre doses de sake e partidas de pachinko. À quem não sabe, pachinkos são máquinas de jogos de azar, bastante populares no Japão.

Porém, parece que naquele ano de 1982 a sorte estava ao lado deles, pois acabaram ganhando no pachinko a grana capaz de levar Goggle Five adiante e reerguer o gênero Super Sentai!

E desta vez eles podiam fazer a produção nos mesmos moldes das anteriores. Assim, aquele ano contou com a estreia de Dai Sentai Goggle Five tal como conhecemos hoje em dia.

Ok, e o que houve com o Chucky?

O estúdio norte-americano ficou mal das pernas por mais alguns anos até que sua ideia chamou a atenção da Universal que decidiu investir na produção do filme desde que o personagem fosse um boneco, pois o conceito de menino assassino ainda era um pouco chocante para a época.

Contudo, algumas cenas de Goggle Five Vs Chucky foram aproveitadas no Goggle Five que a gente conhece. A mais clara pode ser vista no encerramento da série em que Goggle Red aparece correndo ao lado de três meninos. O menino que está usando um casaco vermelho é Chucky e trata-se da cena em que eles fogem do galpão que explode e provoca a morte do assassino original. Daí a semelhança entre o brinquedo assassino e ele.

Moral da história: mesmo quando tudo na vida parecer em pedaços – iguais às vítimas do Chucky – sempre haverá outra oportunidade, outro caminho…mesmo que seja o caminho do bar.

Esta história não é verdadeira, por isso é uma teoria de tokusatsu. Mas, se você a achou interessante, compartilhe nas suas redes sociais 🙂

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.