Patrine

Magia Cósmica Metamorfose! Com vocês, Estrela Fascinante Patrine!

Toku Blog YouTube

Bishojo Kamen Powatorin (美少女仮面ポワトリン), conhecida no Brasil como Estrela Fascinante Patrine, é um tokusatsu integrante das Toei Fushigi Comedy Series (東映不思議コメディーシリーズ) produzido pela Toei Company, criado por Shotaro Ishinomori e exibido pela Fuji TV em 1990.

Única série deste tipo a passar na televisão brasileira, Patrine causou certo estranhamento no público devido aos roteiros e ação um tanto peculiares, bem diferentes ao que vinha sendo exibido anteriormente, como os Metal Heroes e os Super Sentais. Apesar disso, a heroína permanece viva na mente dos que vivenciaram a época. Relembre agora um pouco mais sobre esta divertida série.

Leia também:
Afinal, por que não há mais tokusatsu no Brasil?
Lion Man: saiba tudo sobre o herói que é uma dádiva dos ninjas!
Kamen Rider Black: com vocês, as aventuras do homem mutante!

A história de Patrine

No primeiro dia do novo ano letivo, a família Nakami (Murakami, no original) está ansiosa por reencontrar os amigos e pelos novos desafios que vem pela frente. Enquanto o irmão Hideki (Takuto) vai à escola e já encontra seus colegas, Sayuri (Yuko) vai a um templo para fazer uma oração. O templo parece abandonado devido à pouca procura. Acidentalmente, Sayuri quebra o sino onde fazia sua reverência.

Curiosamente, o sino cai na cabeça de um velhinho, que na verdade é o Deus Protetor (!) disfarçado. Ele outorga à menina o poder de se transformar numa super-heroína para que ela proteja a cidade. Ao falar as palavras mágicas “Magia Cósmica! Metamorfose!”, Sayuri transforma-se na Estrela Fascinante Patrine. Ela tem de manter seu disfarce em segredo, pois caso revele sua identidade secreta, ela será transformada em um sapo.

A heroína também recebe um carro vermelho, que tem a capacidade de voar. Além disso, o relógio de Patrine lhe dá poderes de disfarces peculiares, ao comando “Mutação”.

Patrine Deus Protetor
Deus Protetor

Personagens de Patrine

Além de Hideki, Sayuri também tem uma irmã, Tomoko (Momoko). Ao longo da série, Tomoko também transforma-se em heroína, a Pequena Patrine (Poitrine Petitte). Junto de sua irmã, deve combater as ameaças do Diabo do Inferno, o grande vilão da trama, que busca acabar com toda a paz no mundo e dominar o universo (planos um tanto insólitos…).

Ajudando Patrine na empreitada, também estão os meninos que são colegas de Hideki. Eles formam o Clube Patrine, e sempre buscam auxiliar a heroína nos casos estranhos que acontecem na cidade. O grupo é formado por Hideki, Kazuya, Makoto e Kenji. Todos os moleques babam pela pentelha Reiko Arai, uma menina esnobe que usa e abusa da garotada para conseguir o que quer.

Patrine Pequena Patrine

Outra personagem que azucrina Patrine ao longo da jornada é a detetive Honda (Ristsuko), mãe de Kenji. Ela sempre tenta prender a heroína por achar que ela causa celeumas contra a ordem pública em Tóquio, mas sempre acaba se dando mal na sua missão, gerando situações engraçadas e constrangedoras.

Os pais de Sayuri também fazem parte da trama, o casal Hayato e Noriko, que também acabam entrando em algumas confusões. O jornalista Hayato é um completo abobado, e em um episódio escabroso acaba se apaixonando por Patrine, chegando a dizer em rede nacional que a heroína era sua namorada. Situações dantescas para um seriado infantil, mas bem comum no senso de humor absurdo dos japoneses.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Curiosidades sobre Patrine

Embora tenha sido anunciada como a nova série da Rede Manchete no Jornal do Brasil em novembro de 1991, Patrine chegou ao Brasil apenas no segundo semestre de 1994, via Tikara Filmes. Devido ao sucesso da série no Japão, Toshihiko Egashira apostou suas fichas em Patrine, mas no Brasil ela foi um tremendo tiro n’água.

A dublagem no Brasil, a cargo da Windstar (de propriedade de Emerson Camargo, dublador do National Kid), desenvolveu também tema de abertura e encerramento cantados em português. A dubladora também fez o trabalho em Winspector, mas, diferentemente da série da heroína, não fez versões em português para abertura e encerramento.

Patrine encerramento
Transformações da Patrine que aparecem no encerramento da série.

Alguns produtos foram licenciados, como fitas de vídeo e alguns brinquedos menores, chegando ao cúmulo de promover a heroína como “A Nova Rainha dos Baixinhos” na capa das fitas VHS, tentando surfar na onda da Xuxa – algo que já havia passado há um bom tempo.

Se a série não tinha muita ação, as histórias cômicas compensavam. Além disso, a história de Patrine fugia da já tradicional metodologia de monstro do dia que ia ser devastado na pedreira. Muitos cenários urbanos diferentes, como templos, cachoeiras e algumas ruas que permaneciam inéditas ao público brasileiro foram um dos atrativos para compensar a falta de ação que os espectadores do nosso país estavam acostumados nas séries da época.

Um velho conhecido dos fãs brasileiros fez participação especial em Patrine. No episódio 14, “O Apito Misterioso”, Kazuoki Takahashi, o Change Griphon de Changeman, fez o vilão “741”, que captura os moleques do clube e quase acaba com eles.

Patrine Change Griphon
O ator de Change Griphon em Patrine

Patrine foi forte influência para a criação de Sailor Moon, mangá e anime criado por Naoko Takeuchi em 1992. No Brasil, curiosamente, tanto Sailor Moon quanto Patrine tiveram a protagonista dublada pela mesma atriz, Marli Bortoletto, que também dublou outros personagens clássicos da cultura pop nacional como a Mônica (Turma da Mônica) e Hilda (Cavaleiros do Zodíaco).

Em 2012, a atriz Yuko Hanajima revisitou a personagem para promover o filme Kamen Rider x Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie Taisen Ultimatum. Embora não tenha aparecido nas telonas, já que o revival da personagem ficou a cargo da atriz Mari Iriki, Yuko vestiu a roupa 22 anos após o termino da série e esbanjou boa forma, apesar de já ter 39 anos na época.

Atriz de Patrine nos dias de hoje

Integrante das Toei Fushigi Comedy Series, Patrine foi a 11ª série do estilo, e a terceira a trazer uma heroína como protagonista. Antes de Patrine, Chukana Paipai e Chukana Ipanema estrelaram séries em 1989. As séries posteriores à Estrela Fascinante foram Thutmose of the Nile (1991), Dairyugujo (1992) e Shushutorian (1993), sendo a última estrelada por Satomi Hirose, a Ninja White de Kakuranger (1994).

O nome Patrine da versão nacional é uma adaptação do verdadeiro nome da heroína, Powatorin, a fonética japonesa para “Poitrine”, palavra francesa que significa “seios”. Além do nome, o título da heroína passou a ser Estrela Fascinante em face ao original ser Mascarada Sensual (Bishojo Kamen).

Em homenagem às heroínas, em 2007, foi ao ar uma paródia que mesclava vários estilos, baseado principalmente em Patrine, chamada Bishojo Serebu Panchanne, exibida pela TV Tokyo em 13 episódios. Para conhecer mais sobre a série, confira o artigo que escrevemos sobre a Panchanne!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.