Toei Company

Toei Company: conheça uma das principais produtoras de heróis japoneses!

Toku Blog YouTube

A Toei Company Ltd. (東 映 株式会社) é uma empresa japonesa de cinema, televisão e distribuição. Com sede em Tóquio, a Toei possui e opera trinta e quatro cinemas em todo o Japão – sendo o Eigamura, em Kyoto, um dos mais conhecidos – além de ser acionista de várias empresas de televisão.

É uma das mais notáveis produtoras de anime e tokusatsu, além de membro da Motion Picture Producers Association of Japan (MPPAJ), um dos grandes estúdios de cinema do Japão.

O nome “Toei” é derivado do nome anterior da empresa “Tōkyō Eiga Haikyū” (東京 映 画 配給) e neste artigo trazemos a você tudo sobre ela. Vamos começar?

Leia também:
Toho Co: conheça uma das principais produtoras do cinema japonês.
Eiji Tsuburaya: saiba tudo sobre o pai de Ultraman e Godzilla.
Machiko Soga: saiba tudo sobre a maior vilã de tokusatsu!

A história da Toei Company

Tokyo-Yokohama Films (東 横 映 画 Tō-Yoko Eiga) foi fundada em 1938. Mas, somente a partir de 1945, através da fusão com a Tokyo-Yokohama Films e Daiei Motion Picture Company, eles ganharam os talentos combinados e a experiência de atores da época, rais como: Chiezō Kataoka, Utaemon Ichikawa, Ryunosuke Tsukigata, Ryūtarō Ōtomo, Kinnosuke Nakamura, Chiyonosuke Azuma, Shirunosuke Toshin, Hashizo Okawa e Satomi Oka.

Em 1950, a Tokyo Film Distribution Company foi incorporada e, no ano seguinte,  a empresa também comprou a Ōizumi Films. Assim, em 1956, a Toei estabeleceu uma divisão de animação, Toei Animation Company no antigo estúdio de animação.

A partir de então, a Toei também se tornou uma das principais produtoras de tokusatsu com personagens que se transformam em super heróis. Essas produções tiveram início com Gekko Kamen e National Kid que deram origem à franquias como Kamen Rider e Super Sentai.

O canal da Toei Company

A Toei possui um canal próprio chamado Toei Channel oferecido pelo Sky Perfect TV em terras nipônicas e, a partir de 2013, também nos Estados Unidos pela My Globe TV.

A entrada dele nos EUA deu aos fãs brasileiros esperanças de ter um canal dedicado a tokusatsu no Brasil. Embora a Toei não tenha se pronunciado a respeito, ainda pode existir esperança.

Afinal, o que motivou a Toei a levar o seu canal a território americano foi a necessidade de atender o grande número de descendentes japoneses que vivem por lá. E o Brasil é o país que abriga a maior colônia japonesa do mundo!

Por isso, caso a Toei trate de trazer o seu canal a América Latina, o Brasil tem grandes chances de ser o primeiro da lista, além de ter sido um dos principais países ocidentais a terem produções licenciadas da Toei. E por falar nisso…

Principais produções da Toei Company no Brasil

O Brasil pode ser considerado o mais prestigiado país latino-americano por ter sido contemplado com tantas produções da Toei Company que chegaram aqui graças a distribuidoras da época como Everest / Tikara Filmes, Top Tape e Ouro Filmes e também emissoras que as exibiram com vigor como Rede Manchete, Bandeirantes, Globo e Record.

Listamos aqui as principais para que você conheça ou lembre aquelas que marcaram sua infância ou momentos da sua vida.

National Kid (1960)

O herói vindo da quarta dimensão para lutar pela paz e justiça no mundo foi o primeiro a chegar por aqui. Fez muito sucesso nos anos 60 e também conquistou o público dos anos 90 quando foi relançado em vídeo pela Sato Company.

Robô Gigante (1967)

Este robô gigante em forma de esfinge também conquistou o público brasileiro que vibrava com as aventuras de outras séries do gênero como Ultraman e Vingadores do Espaço.

Mensagem das Galáxias (1979)

Este poucos chegaram a ver, pois foi lançado diretamente em vídeo. Alguns fãs o veem como uma versão nipônica de Star Wars.

Dai Sentai Goggle Five (1982)

O terceiro Super Sentai a chegar por aqui ora surpreendeu o público pelo fato do amarelo ser homem ora decepcionou por ser um pouco antigo.

Uchuu Keiji Gyaban (1982)

O mesmo ocorreu com o Policial do Espaço Gyaban, chamado por aqui de Space Cop. Apesar de ter sido exibido pela Rede Globo, chegou aqui numa época em que Metal Heroes mais recentes já haviam cativado o público brasileiro. Por outro lado, Kenji Ohba, que fez o papel do herói, se tornou um dos ícones do tokusatsu por aqui.

Uchuu Keiji Sharivan (1983)

Por outro lado, como o Detetive Espacial Sharivai foi o primeiro policial do espaço a passar na TV nacional, ele ganhou o carisma do público. Além de ter sido interpretado por Hiroshi Watari.

Seiun Kamen Machine Man (1984)

Junto a Sharivan, Machine Man também foi exibido e trazia a história de Nico, um jovem do Sistema das Plêiades que vem a Terra para fazer um estudo de doutorado, mas acaba por aqui ficando para combater organizações criminosas.

Uchuu Keiji Shaider (1984)

Uma das séries da Toei mais mal-tratadas no Brasil, pois foi exibida na TV Gazeta que poucas pessoas assistiam e depois pela Rede Globo em horários inóspitos como cinco da manhã! Eu mesmo, criança na época, tinha dificuldade de ver Shaider por precisar acordar tão cedo.

Kyodai Ken Bicrossers (1985)

A primeira série tokusatsu a ser exibida pela TV Globo trazia as aventuras de dois irmãos detentores de poderes dimensionais que combatiam as ameaças de Dester e seus robôs.

Dengeki Sentai Changeman (1985)

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Um dos maiores sucessos dos anos 80 no Brasil junto com Jaspion, Changeman trazia a trama de cinco militares que receberam poderes para lutar contra extraterrestres.

Kyojuu Tokusou Jaspion (1985)

Um dos maiores sucessos dos anos 80 junto com Changeman, Jaspion é um guerreiro vindo do planeta Edin para salvar a Terra das garras de Sathan Ghost.

Choushinsei Flashman (1986)

O segundo Super Sentai que chegou ao Brasil foi considerado um dos melhores do Japão. Afinal, Flashman traz uma boa história, visual bonito e personagens cativantes.

Jikuu Senshi Spielvan (1986)

Conhecido aqui como Jaspion 2, Spielvan, na verdade, é um sobrevivente do planeta Clean que veio a Terra para combater quem destruir o seu planeta: o Império Water.

Hikari Sentai Maskman (1987)

O último Super Sentai a ser exibido por aqui, Maskman, tem uma trama que gira em torno de cinvo jovens que, ao descobrirem o poder aura, partem para lutar contra o Império Subterrâneo Tube.

Choujinki Metalder (1987)

Uma das séries mais queridas pelo público brasileiro, Metalder é um robô construído durante a Segunda Guerra Mundial para combater o Império Neroz formado por tropas blindadas, cibernéticas, mecanoides e monstruosas.

Kamen Rider Black (1987)

Kamen Rider Black, que chegou a ser chamado por aqui de Blackman, foi o primeiro personagem da franquia Kamen Rider a passar por aqui e fez um grande sucesso apesar de só ter sido exibido duas vezes nos anos 90.

Sekai Ninja Sen Jiraiya (1988)

O Incrível Ninja Jiraiya, intepretado por Takumi Tsutsui, fez um enorme sucesso no Japão e também no Brasil ao ser exibido junto com Lion Man.

Kamen Rider Black RX (1988)

Apesar de Kamen Rider Black não ter tido o último episódio exibido por aqui, sua sequência, Kamen Rider Black RX, agradou o público, mesmo aqueles que não sabiam se tratar de uma continuação.

Kidou Keiji Jiban (1989)

O Policial de Aço Jiban foi a única série a passar quase em tempo sincronizado, pois ela ainda estava em exibição quando veio para cá, revelando um dos atores nipônicos mais encantados pelo Brasil, Hiroshi Tokoro.

Bishoujo Kamen Patrine (1990)

A única representante do gênero Super Heroine a passar por estas bandas, Patrine é uma guerreira que recebeu poderes do Deus Protetor para proteger a cidade e o universo das ameaças de bandidos e também do feitor de todo mal, o Diabo do Inferno.

Tokkei Winspector (1990)

Uma das séries da Toei que mais chamou a atenção do público brasileiro pelo motivo de não haver monstros. Winspector é um esquadrão especial da polícia voltado a combater a criminalidade que assola o Japão.

Lady Cop (1990)

Lady Cop

E quem disse que somente Patrine representa as heroínas da Toei no Brasil? Lady Cop passou um pouco desapercebida porque, a exemplo de Mensagem das Galáxias, foi lançada diretamente no mercado de vídeo.

Tokkyu Shirei Solbrain (1991)

A sequência de Winspector foi a última produção da Toei a chegar por aqui embalada no sucesso de seu antecessor. A presença do Chefe Masaki, interpretado pelo icônico Hiroshi Miyauchi que, outrora, também fez papel de heróis como Zubat e Kamen Rider V3, é um dos destaques da série.

A pedreira da Toei

Claro que este post não poderia terminar sem mencionar ela, a clássica, a inigualável pedreira da Toei!

Trata-se da pedreira onde praticamente todos os heróis mencionados acima estiveram, ao menos uma vez (embora possa ter sido muito mais do que isso) para enfrentar os seus inimigos.

Ela se localiza na cidade de Yorii, província de Saitama, e foi usada a esmo pela Toei para séries de tokusatsu dos anos 80 e 90. Na realidade, tratava-se de um espaço alugado do qual a Toei teve de abrir mão tempos depois, pois os donos diziam que o local ficava bagunçado após as filmagens.

Gostou deste artigo sobre a Toei Company? Então, confira também este artigo que escrevemos sobre Saburo Yatsude, um dos principais (e misteriosos) criadores da Toei!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.