Jiban

Jiban: saiba absolutamente tudo sobre o policial de aço!

Toku Blog YouTube

Kidou Keiji Jiban (機動刑事ジバン), conhecido no Brasil como Policial de Aço Jiban, é um tokusatsu da franquia Metal Hero produzido pela Toei Company e exibida pela TV Asahi entre 1989 e 1990.

A série é protagonizada por um policial que teve seu corpo reconstruído na forma de um ciborgue determinado a combater o grupo criminoso Biolon.

E por que Jiban se parece tanto com o Robocop? Afinal, os últimos episódios chegaram ao Brasil? Acompanhe este artigo até o final para saber tudo isso e muito mais!

 

Qual é a origem do Jiban?

Em 1987, o mundo conheceu Robocop graças à “mente doentia” do diretor Paul Verhoeven, que fazia sua estreia em Hollywood e anos depois produziu clássicos sci-fi como Vingador do Futuro e Tropas Estelares. O design do policial de Delta City, criado por Rob Bottin, que possui claríssimas referências a Judge Dredd, um clássico das HQs inglesas, e semelhanças com Uchuu Keiji Gavan, foi um marco no visual do cinema americano do final dos anos 1980.

A estética cyberpunk da película, com nuances de Blade Runner (1982), colaborou – e muito – para o sucesso comercial do filme, um dos mais violentos da década. A Toei Company, que sempre deixou muito clara sua “paixão” pelas influências ocidentais em seus produtos, seguiu nesta onda de policiais reconstruídos e, em 1988, iniciou a produção de seu mais novo Metal Hero: Kidou Keiji Jiban (em uma tradução livre, Policial Tático Jiban).

 

A história de Jiban

Seguindo uma premissa similar à de Robocop (que já era referência ao anime Oitavo Homem), um policial que foi assassinado em ação tem seu corpo totalmente reconstruído com o uso da cibernética. Naoto Tamura, interpretado pelo ator Hiroshi Tokoro, faz as vezes de Murphy na produção oriental.

Jiban online

Renascido como Jiban, Naoto enfrenta as mazelas e agruras de ter que se readaptar à sociedade como um ciborgue – mas isto é mostrado de maneira bem menos evidente do que em Metalder de 1987, por exemplo. Para aliviar um pouco a situação no quesito drama (ao menos no começo da série), Naoto tem a companhia da família do homem que o recriou, o falecido Doutor Kenzo Igarashi e Ayumi (Mayumi, no original), neta do Doutor, que é tratada por Naoto como uma irmã. A pequena auxilia Naoto na sua base, contando com o auxílio dos robôs Boris e Halley.

 

Quais são os vilões de Jiban?

O inimigo é Biolon, liderado pelo perverso Doutor Jean-Marie (Giba, no original), que tem como parceiros do crime as beldades Marshall e Cannon. Poderosas aliadas se juntam ao Doutor ao longo da série, como Madogarbo, sua mais poderosa criação, e a Rainha Cosmos, uma poderosa entidade espacial que depois acaba traindo Biolon, já que seu sonho é construir um império apenas de mulheres.

jiban biolon

 

Quais são os equipamentos do Jiban?

Sempre imponente e forte senso de justiça, Jiban chegava se apresentando aos inimigos ao puxar seu distintivo e, em todo episódio, recitava as cláusulas do Serviço Secreto do Setor de Segurança. Outro destaque fica para o maquinário de Jiban. Versáteis veículos de combate como Rezon (carro), Vaican (moto) e Spylas (nave) colaboram para que as ações do policial de aço possam ser executadas da maneira mais indicada para cada situação.

Jiban

Seu armamento também é poderoso: a sua pistola Maximillian torna-se uma poderosa espada, que o herói utiliza para dar cabo de seus inimigos. O jetpack Daidalos torna-se um potente mini-canhão. Após ser brutalmente destruído em um letal ataque combinado de Madogarbo com o monstro Saionóide, Jiban é reconstruído em sua base, e é equipado com os poderosos Needril Car (Agulha Giratória), Power Breaker e Auto Dellinger (Auto-Canhão).

Leia também:
Jaspion: saiba tudo sobre o lobo galático! 
Lion Man: saiba tudo sobre o herói que é uma dádiva dos ninjas!
Flashman: saiba tudo sobre o comando estelar!

 

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Curiosidades sobre Jiban

Jiban teve sua estreia no Clube da Criança em 22 de janeiro de 1990, na Rede Manchete de Televisão, em uma ação conjunta com a distribuidora Top Tape. “Policial de Aço Jiban” foi a série a chegar mais rápido entre todos os tokusatsu exibidos por aqui. Na semana de estreia em território nacional, o último episódio ainda seria exibido no Japão.

A trilha sonora em português foi lançada em discos e fitas, assim como os episódios da série em VHS, que totalizaram apenas 7 volumes. Na Manchete a série foi exibida até meados de 1992.

Como era o boneco do Jiban?

Os brinquedos da série foram lançados pela Glasslite e ficaram no mercado até 1994. A coleção completa trazia duas versões do Jiban (um de vinil e outro de plástico) assim como os principais vilões da série: Dr. Jean-Marrie, Marshall e Cannon. Todos os veículos da série também foram incluídos na coleção, tornando-a uma das mais desejadas pelo público na época.

boneco jiban

No Japão, os bonecos do Jiban foram produzidos pela Bandai. A coleção de vinil trazia todos os principais personagens, incluindo um dos soldados do Biolon. Nos anos 80 era comum ver nas lojas japonesas cartelas que traziam todos os bonecos de uma vez, hoje elas são vendidas a preços bem mais caros por serem raridade tal como esta abaixo.

boneco jiban
Clique na imagem para comprar esta coleção de bonecos do Jiban

As armas inicialmente pensadas para o projeto Perfect Jiban, a forma que o herói teria após sua “ressurreição”, foram ignoradas pela produção, mas foram aproveitadas na série posterior, Winspector, de 1990, tais como as armas Max Caliber e Giga Streamer, além das hélices voadoras de Highter (Walter), que formam um escudo. Além disso, o visual de Fire, Biker (Bikel) e Highter remete aos veículos de Jiban (Rezon, Vaican e Spylas). Agradecimentos a Maurílio Viana por esta informação.

Jiban Winspector

Jiban não teve seus dois episódios finais exibidos no Brasil. Durante a “caça às fitas” pelos colecionadores de séries nos anos 1990 e 2000, os episódios inéditos eram muito cobiçados, porém só foram localizados em um resumo de 15min (com imagem péssima, diga-se de passagem) no ano de 2002. Essa questão só foi sanada quando o Toei Channel exibiu a série em 2005, e o acesso a esse material já estava mais facilitado.

O ator americano Leo Meneghetti, intérprete do Dr. Jean-Marie (Dr. Giba) não falava japonês, e precisou ser dublado pelo ator Shozo Iizuka, que já fez a voz de vários vilões em Metal Hero, como Don Horror, Psycho, Kubilai, Satan Goss, Deslock, Dokusai, entre outros.

O DVD Box da série foi lançado oficialmente no Brasil pela Focus Filmes, que utilizou-se da dublagem conseguida pelos fãs para o lançamento, ou seja, não utilizou nenhum material da distribuidora Top Tape, deixando os últimos episódios sem a dublagem da Álamo.

Jiban foi inicialmente pensado como uma série cujo personagem seria um ninja. O visual de Blue SWAT, série de 1994, remete à esta temática – principalmente por conta das cenas que usam Katanas. Existe a possibilidade deste visual ter sido abortado para Jiban e reaproveitado posteriormente, mas nunca foi confirmado oficialmente. O único vínculo de Jiban com o universo ninja ficou restrito à participação de Manabu Yamaji (interpretado por Takumi Hashimoto), destaque da série Jiraiya, do ano anterior.

Blue Swat Jiraiya Jiban

Com o lançamento da série em DVD no Brasil, a Dubrasil ficou responsável pela dublagem dos episódios finais. Infelizmente, muitos dubladores originais não puderam participar do processo de dublagem. A perda mais sentida foi do falecido Carlos Laranjeira, dublador do herói. Ele foi substituído por Figueira Jr. Zodja Pereira, a dubladora da Benikiba de Jiraiya e uma das donas da Dubrasil, assumiu a voz de Madogarbo, na ausência de Márcia Gomes.

Uma das reclamações mais frequentes dos fãs brasileiros era que Jiban não tinha cena de transformação. Curiosamente, a primeira vez em que foi exibida sua transformação foi no episódio 51, o penúltimo. Porém, o público que acompanhava a série na Manchete jamais pode conferir na TV.

Fora do Japão, além do Brasil, Jiban foi distribuído na França, onde estreou em 29 de agosto de 1990 no Club Dorotheé, da TF1. Vale lembrar que Dorotheé era uma espécie de Angélica dos franceses, já que seu programa era o habitat dos tokusatsu. Além da França, Jiban ficou muito famoso na América Latina, sendo exibido no Equador, Peru, Bolívia, Chile, Honduras, Panamá, Uruguai e Venezuela (com o subtítulo de Powerman). Foi distribuída pela Coral Pictures, atual RCTV, com dublagem no estúdio LIPS. Agradecimentos a Mário Spyker pela informação.

assistir Jiban online

As BGMs (Background Music) utilizadas em Jiban são uma verdadeira colcha de retalhos da Toei, utilizando músicas de séries como Inazuman Flash, Akumaizer 3, Bibyun, One Seven, JAKQ, Gavan, Sharivan, Shaider, Jaspion, além da obscura Toumei Dori-Chan. Agradecimentos a Ivan Betarelli pelas informações.

Atualmente, a Sato Company exibe a série em seu canal no Youtube, o TokusatsuTV. Aliás, se além de Jiban, você também quiser assistir outras séries japonesas, confira este artigo que traz 9 canais para assistir tokusatsu online!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.