Hiroshi Tokoro

Hiroshi Tokoro: conheça o ator do Policial de Aço Jiban!

Toku Blog YouTube

Hiroshi Tokoro é um ex-ator japonês nascido em Tóquio, 14 de Janeiro de 1965, e ficou famoso no Brasil no começo dos anos 90 por ter interpretado o policial Naoto Tamura, alter ego do Policial de Aço Jiban, oitava série do gênero Metal Hero.

Atualmente, Hiroshi está aposentado das telas desde 1994 e trabalha como gerente do advogado internacional Hideki Yashiro.

Leia também:
Takumi Tsutsui: conheça o ator de Jiraiya, o incrível ninja!
Toho Co: conheça uma das principais produtoras do cinema japonês!
Saburo Yatsude: conheça a identidade de um dos criadores da Toei!

Hiroshi Tokoro, Shouhei Kusaka ou Shouhei Hinoshita?

Quem segue o ator nas redes sociais ou leu notícias sobre ele deve ter percebido algo, no mínimo, curioso: Hiroshi Tokoro tem outros dois nomes!

Embora esse seja o seu nome original, durante a carreira artística, ele costumava assinar como Shouhei Kusaka ou Shouhei Hinoshita tal como se vê na imagem abaixo extraída da abertura de Jiban.

Hiroshi Tokoro Shouhei Hinoshita Jiban
日下 翔平 ou Hinoshita Shouhei é o nome artístico de Hiroshi Tokoro

E por falar em Jiban…

Jiban, o policial de aço

Jiban traz a história de Naoto Tamura, um policial que perde a sua vida ao lutar contra um dos monstros do grupo criminoso Biolon.

Porém, ele é resgatado e renasce sob a forma de Jiban, um ciborgue que conta com armas e veículos para conter a ameaça de Biolon.

Assim, Naoto volta a viver como detetive da polícia e passa a agir secretamente como Jiban sendo assistido pelo Doutor Igarashi, mentor do Plano Jiban, e sua filha Ayumi.

Como foi possível perceber, Jiban (assim como Lady Cop) foi inspirado no Robocop num último momento. Afinal, a ideia original era o herói ser um ninja high tech, continuação direta de Jiraiya, série que também contou com participação do ator. Aliás…

Outras aparições de Hiroshi Tokoro em séries e filmes japoneses

Além de Jiban, Hiroshi interpretou outros personagens em tokusatsu, além de outras séries e filmes da televisão e cinema japonês.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Além de Tokio que aparece no episódio 5 do Detetive Espacial Sharivan (protagonizado por Hiroshi Watari) e o ninja Kaminin Oruha nos episódios 12, 26 e 45 de Jiraiya (série estrelada por Takumi Tsutsui), ele participou das seguintes séries:

    • Wakakichi ni moyuru
    • Geki-ai 3gatsu made no…
    • Mokuyō 9-ji no onna
    • Umi yo nemure MIDWAY. SLEEP IN PEACE
    • The hungerman 4
    • Doyō waido gekijō
    • Dai tokai
    • Kin’yō onna special drama
    • Kayō sasupensu gekijō
    • Nerawa reta hakui no tenshi
    • Matsumoto seichō
  • Doyō Drama Special

Hiroshi Tokoro Takumi Tsutsui

Hiroshi Tokoro no Brasil

Hiroshi Tokoro veio ao Brasil em 2016 junto de Takumi Tsutsui para participar do evento Anime Friends. Além de serem entrevistados, também cantaram juntos os temas das séries que protagonizaram.

Ambos dizem ter gostado muito do Brasil e do público brasileiro (tanto é que Takumi já visitou o país sete vezes) a ponto de dizerem em suas redes sociais que gostariam de voltar e até mesmo arranhar algum português para falar com o público. É muito comum ver postagens de Hiroshi dizendo expressões como “boa tarde a todos”.

Curiosidades sobre Hiroshi Tokoro

Hiroshi Tokoro chegou a participar dos testes para fazer o papel de Jiraiya, papel que acabou ficando com Takumi Tsutsui. Porém, ele foi convidado para fazer o papel de Oruha na série e se esforçou para ser o protagonista da próxima série Metal Hero, Jiban.

Porém, Hiroshi não era muito pontual. Como nos anos 80 ainda não existia celular, ele facilmente perdia a hora e chegava atrasado aos estudos, tomando bronca de todo mundo.

A cena mais inesquecível de Jiban, para Hiroshi, é a da morte do personagem que, por sinal, também impressionou o público brasileiro na época.

Em 2016 houve um boato de que Hiroshi estava namorando uma brasileira. Porém, a verdade é que uma fã do ator no Facebook alterou seu status para relacionamento sério e apontou Tokoro que, talvez por não conhecer bem a rede social, acabou aceitando temporariamente.

Porém, ele corrigiu o status dias depois e continua sendo atencioso ao público na rede social.

Gostou deste artigo sobre o Hiroshi Tokoro? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos possam lê-lo também!  

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.