Hiroshi Watari

Hiroshi Watari: conheça o ator de Boomerman, Spielvan e Sharivan!

Toku Blog YouTube

Hiroshi Watari é um ator, cantor e dublê japonês nascido no dia 20 de março de 1963 em Niigata, Japão. Boa parte de seu trabalho se consagrou graças às séries tokusatsu das quais participou como Jaspion, uma das mais famosas aqui no Brasil.

Sua carreira começou em 1980 ao vestir as fantasias dos personagens durante as cenas de ação. Até que em 1983, aos 19 anos de idade, foi chamado para ser a estrela da segunda série Metal Hero, o Detetive Espacial Sharivan. O sucesso do gênero o fez alavancar no ramo dos heróis japoneses a ponto de, três anos depois, protagonizar mais uma série: o Guerreiro Dimensional Spielvan.

Nos anos seguintes, Watari seguiu marcando presença noutras séries, tornando-o um dos atores de tokusatsu mais prestigiados assim como Junichi Haruta e Kenji Ohba.

Neste artigo trazemos seus principais trabalhos, como foram suas vindas ao Brasil e também algumas curiosidades sobre ele. Vamos lá?

“Cross Cutter!” Boomerman, o melhor amigo do Jaspion

Em Jaspion, um dos mais famosos tokusatsus no Brasil, Watari faz o papel de Boomerman, um ex-estudante de medicina que busca vingar a morte de seu irmão mais velho assassinado por um dos grupos de MacGaren.

Para isso, ele se torna policial da Interpol e passa a ajudar Jaspion em suas aventuras. O nome Boomerman vem das armas que ele usa para lutar, dois bumerangues que, uma vez unidos em forma de cruz, recebem o nome de Cross Cutter.

Hiroshi Watari Boomerman

Sua principal característica é o uniforme branco, mas, ao longo da série, ele passa a usar “roupas normais” ao invés do visual que parecia uma versão monocromática dos uniformes civis dos Flashman.

Brilhe! Detetive Espacial Sharivan!

Embora tenha sido sua primeira atuação, Sharivan foi o segundo trabalho de Hiroshi que vimos aqui no Brasil e protagonizado por ele.

Den Iga é um policial do espaço que vem à Terra, anteriormente palco de batalhas entre Gavan e os piratas espaciais do Grupo Maku. Desta vez, o Império Mad visa a dominação do planeta e, para isso, Den é escalado para combatê-los como Detetive Espacial Sharivan.

Hiroshi Watari Sharivan

Um dos grandes destaques inesquecíveis da série é a explicação de como Den se transforma em Sharivan, pois praticamente em todo episódio o narrador nos conta que “primeiramente a energia solar é inserida no sistema solar do Grand Bus. A Energia solar que se expandiu no Grand Bus gera a medalha solar, que em seguida é transmitida para Sharivan”.

Lute, Diana! Avante, Spielvan!

Spielvan é a quinta série do gênero Metal Hero produzida em 1986 e trouxe, mais uma vez, Watari como protagonista ao lado de Makoto Sumikawa no papel de Lady Diana (que, anos depois, também fez a repórter Reiko em Kamen Rider Black RX).

Hiroshi Watari Spielvan

A trama gira em torno da dupla nascida no planeta Clean. Após o povo de lá ser atacado pelo Império Water, eles fugiram numa espaçonave até que os suprimentos acabaram, restando apenas o suficiente para que um adulto ou duas crianças embarquem numa nave menor em direção ao longínquo planeta Terra.

Hiroshi Watari Spielvan

E, assim, Spielvan e Diana chegam ao nosso planeta e prometem defendê-lo para que Water nã faça dele o mesmo que fez com Clean. Aliás, se você quiser saber mais a respeito desse herói, confira o fanfic do Spielvan que escrevemos aqui no blog.

Outras aparições de Hiroshi Watari em séries e filmes japoneses

Os três trabalhos acima são os mais conhecidos de Hiroshi Watari no Brasil, mas ele tem muito mais atuações em seu currículo:

  • Participação nos episódios 25 e 26 de Metalder (1987)
  • Varn, nos episódios 1 e 2 de Wecker (2001)
  • Zebraman (2003)
  • Takaoka Kando em Boukenger (2006)
  • Varn em Wecker Signa (2007)
  • Professor nos episódios 7 e 8 de Kamen Rider Double (2009)
  • Den Iga em Sharivan Next Generation (2014)

Hiroshi Watari no Brasil

Hiroshi esteve três vezes no Brasil. A primeira foi no Anime Friends em 2003 junto de Hironobu Kageyama e Akira Kushida. Aliás, essa foi a primeira vez que artistas de tal peso vinham a um evento desse tipo por aqui, o que motivou pessoas do país inteiro a ir vê-los.

Hiroshi Watari no Brasil

Desde então, ele vem participando de várias edições, tanto do Anime Friends quanto do Ressaca Friends, com direito a Meet & Greet que dá ao público a chance de os fãs tirarem fotos e pegarem autógrafos com ele.

Curiosidades sobre Hiroshi Watari

Vejamos agora alguns pontos interessantes sobre a vida e carreira do ator.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

A história da carreira de Hiroshi Watari

O nome de batismo dele é Hiroshi Watanabe e sua vocação para ator vem desde a infância, época em que vibrava com as aventuras de Ultraman e Kamen Rider. Seu dublê favorito é Shinichi Shiba (mais conhecido como Sonny Chiba).

Sua determinação em entrar nesse mundo foi tamanha que, aos 17 anos de idade, Hiroshi fugiu de casa para ir a Tóquio e procurar a sede do JAC (Japan Action Club que atualmente se chama JAE ou Japan Action Enterprise). Porém, a empresa havia mudado de endereço.

Mas, Hiroshi não desistiu. Três anos depois, ele volta a fugir, chegando, inclusive a mentir ao seu próprio pai dizendo que iria a uma excursão com o time da escola.

Dessa vez, ele conseguiu ir ao escritório do JAC, mas não havia recrutamento para novos dublês. O máximo que ele conseguiu foi permissão para assistir os treinamentos. Para isso, Hiroshi passava as noites num terraço perto do clube por não ter onde se hospedar.

No dia do treinamento, ele pôde conhecer o ator Kenji Ohba e a atriz Etsuko Shihomi. Aos dois ele disse querer entrar para o JAC, mas ambos disseram o mesmo que os demais: era preciso voltar em março, época em que haveria um novo recrutamento.

Hiroshi voltou, então, no ano seguinte e foi um dos 4200 candidatos que concorreram a somente 40 vagas. Contudo, ele conseguiu destaque e foi chamado para atuar como monstros de Sun Vulcan.

Posteriormente ele pegou o papel do Doubleman, inimigo do Policial do Espaço Gavan em 1982. Ele chegou a vestir o traje do herói em algumas cenas de ação e também de Goggle Black dos Goggle Five, série do mesmo ano.

Hiroshi Watari Gyaban

Para sua surpresa, ele é convocado para atuar como ator ao invés de dublê nos episódios finais de Gavan como Sharivan que acabou ganhando uma série própria no ano seguinte, 1983. A partir daí, ele adotou o sobrenome Watari.

Boomerman não existia no roteiro original de Jaspion

Foi isso mesmo que você leu. O personagem Boomerman foi criado pelo roteirista Shouzo Uehara para fechar um episódio da série em que Hikaru Kurosaki (ator do Jaspion) estaria ausente por ter sido escalado a uma peça de teatro.

Para não haver um episódio sem nenhum personagem civil, Boomerman aparece para ajudar Jaspion (transformado). Como a aceitação do personagem foi boa, surgiu a intenção de deixá-lo fixo até o final da série.

Porém, Hiroshi teve de ausentar após participar de seis episódios para retirar alguns pinos de sua perna por conta de um acidente de moto ocorrido no ano anterior. Sendo assim, Boomerman voltou a dar as caras somente tempos depois.

Inclusive, o convite para estrelar Spielvan foi feito pelo produtor Susumu Yoshikawa justamente para compensar a baixa participação dele em Jaspion.

Hiroshi Watari em quadrinhos

Sim, mais uma vez você leu certo! No começo dos anos 90 a Editora Abril lançou as HQs do Jaspion e Heróis da TV (que traziam aventuras de Maskman, Spielvan e Kamen Rider Black).

E Boomerman parecia ser um dos personagens favoritos da equipe de criação de lá, pois o personagem uniu forças com heróis de outras séries (como Changeman e Maskman), além de ter três histórias totalmente estreladas por ele. Porém, ao invés de monstros, ele enfrenta bandidos e acaba revelando ao público seu nome verdadeiro: Naoto.

Hiroshi Watari quadrinhos

Aliás, se ficou curioso em ver como era essa versão, você pode baixar esses quadrinhos de tokusatsu aqui mesmo no Toku Blog.

Videoclipe de Hiroshi Watari

Em 2015 o músico brasileiro Ricardo Cruz, conhecido por interpretar músicas em japonês (inclusive ao lado da banda JAM Project) lançou um vídeo-clipe chamado “On The Rocks”.

Ele é totalmente inspirado nos Metal Heroes e contou com a participação de ninguém menos que Hiroshi Watari conforme você pode conferir no clipe abaixo.

E então, gostou deste artigo sobre o Hiroshi Watari? Acredita que seus amigos também vão gostar? Então, compartilhe-o agora mesmo nas suas redes sociais.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.