Kamen Rider Black RX

Conheça tudo sobre o filho do sol! Kamen Rider Black RX!

Toku Blog YouTube

Kamen Rider Black RX (仮面ライダーRX) é um tokusatsu da franquia Kamen Rider, produzido pela Toei Company, e exibido pela TV Asahi entre 1988 e 1989.

Sequência direta da série Kamen Rider Black (1987), o filho do sol teve presença marcante nas telas japonesas, sendo lembrado até hoje tanto por fãs do Japão quanto do Brasil. Relembre agora a saga do Filho do Sol e seus aliados na luta contra o império Crisis pela paz na Terra.

Leia também:

Kamen Rider OOO: saiba tudo sobre o herói das medalhas!
Filme do Kamen Rider exibido no Brasil nos anos 70?! Saiba mais!
Kamen Rider Black: com vocês, o homem mutante!

Kamen Rider Black RX: o filho do sol

Após a luta final contra os Gorgom, Issamu Minami tenta recomeçar a vida longe de sua irmã Kyoko e sua cunhada Satie, que estão nos Estados Unidos. Issamu começa a trabalhar como piloto de helicóptero para o senhor Shunkichi Sahara. Além de um emprego fixo, o herói agora também tem uma namorada, Reiko. Na família Sahara, Issamu é tratado como filho tanto por Shunkichi como por sua esposa, Utako. “Tio Issamu” ajuda a cuidar dos filhos do casal, Shigeru e Hitomi.

Durante um voo de helicóptero com Reiko, o veículo acaba caindo após ser atraído por artefatos do Império Crisis. Capturado, Issamu é cooptado a participar do império, em troca de novos poderes. Após sua recusa, seu King Stone é obliterado e ele é lançado no espaço sideral para morrer. Vagando no infinito, Issamu é irradiado pela luz do sol, que faz seu King Stone se transformar e lhe dá novos poderes.

Kamen Rider Black RX - Metalium

Assumindo agora a alcunha de filho do Sol, Kamen Rider Black RX tem de enfrentar o império Crisis, a nova ameaça que paira sobre a Terra. Além de Issamu, sua moto Battle Hopper também é reconstruída a partir da nova mutação, tornando-se Acrobatter. Posteriormente, Issamu também recebe a ajuda do carro Raidron, localizado na caverna que o Monstro Baleia usou para ressuscitar Kamen Rider Black.

Império Crisis: os inimigos de Black Kamen Rider RX

Diferentemente de Gorgom, que utilizava a tecnologia da Terra e corrompia os homens em prol de seus intentos malévolos, o Império Crisis é um grupo alienígena que visa invadir o planeta para exterminar toda a raça humana. São liderados pelo temível General Jark, o braço direito do Imperador Crisis. Conta também com a bruxa Maribaron, com o comandante Bosgun, com o capitão Gatezon e com o serelepe Gadorian. Posteriormente, recebem também a ajuda do Coronel Dasmader, que lidera um levante final contra RX.

Kamen Rider Black RX - Império Crisis

Novos poderes do Kamen Rider RX

Após vários acontecimentos que fizeram Issamu entrar em situação de desespero, o herói consegue duas novas transformações: a primeira é Robo Rider, um poderoso robô munido de uma pistola e força física superior. A segunda é Bio Rider, um ser capaz de se transformar em forma líquida e com exímia velocidade. Foi o primeiro Kamen Rider da história da franquia a possuir três formas diferentes.

A volta de Shadow Moon e dos Kamen Riders Showa

Kamen Rider Black RX - Shadow Moon

Dado como morto ao final de Kamen Rider Black, um desmemoriado Shadow Moon se alia a Crisis apenas para dar cabo de seu maior rival: o próprio irmão. O desfecho entre os dois é dramático, embora necessário.

Outra volta para o público (ao menos para o japonês, já que para o brasileiro era novidade): os dez Kamen Riders Showa que fizeram história antes de Issamu Minami aparecem no final da série para ajudar o herói contra Crisis. Kamen Rider 1 e 2, Kamen Rider V3, X, Riderman, Amazon, Stronger, Skyrider, Super 1 e ZX, após um árduo treinamento de preparação na América, ressurgem no Japão para o deleite dos fãs. Uma poderosa ajuda para Kamen Rider Black RX e seus aliados que estavam passando por apuros contra Crisis.

Curiosidades sobre Kamen Rider Black RX

Kamen Rider Black RX chegou ao Brasil em 24 de julho de 1995, na Sessão Super Heróis, da Rede Manchete de Televisão, fazendo parceria com a Super Equipe de Resgate Solbrain. Foi exibido também no programa Dudalegria. Passou por diversos horários na emissora, até sair do ar definitivamente em 1998.

Muitos fãs conheceram Kamen Rider Black RX através da revista Herói, na edição 10 (Power Rangers na capa). Em matéria de Alexandre Nagado, veio à tona o que ocorreu no final de Kamen Rider Black e também que havia uma continuação direta. Além disso, a existência de 10 Kamen Riders anteriores a Issamu também caiu como uma bomba na cabeça da molecada. Por sorte, pudemos conferir eles em ação durante a parte final da série.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Kamen Rider Black RX - Showa Riders

A Rede Manchete não exibiu alguns episódios da série, inclusive o último. Embora haja a dublagem, supõe-se que o episódio acabou sendo vazado de dentro da própria Tikara Filmes. Por sorte, Kamen Rider Black RX acabou não tendo o mesmo destino de Black, cujo final dublado permanece inédito até hoje (isso se foi dublado…).

Falando em dublagem, infelizmente a Álamo cometeu um equívoco, e não escalou Francisco Bretas para o papel de Shadow Moon, que foi dublado por Afonso Amajones. O erro fica ainda pior pois Bretas dublou Dasmader, personagem que aparece na trama justamente um episódio após a morte de Shadow Moon. Bola fora da extinto estúdio de dublagem.

A exemplo de seu antecessor, teve vários brinquedos e bonecos do Kamen Rider Black RX lançados pela Glasslite, assim como veículos que não tinham nada a ver com a história, na já tradicional recauchutagem de produtos pela empresa.

Kamen Rider Black RX - bonecos

A Intermovies, responsável pelo lançamento em VHS, não lançou todos os episódios, deixando a série incompleta no Brasil. Teve também um fajuto sistema de 0900, para faturar uma grana das crianças que queriam saber as aventuras “inéditas” do herói – mas somente se um adulto permitisse, claro…

Além de 47 episódios para a TV, teve também um especial de cinema, em que o herói encontra-se com sua contraparte, Black, e também com suas duas outras formas simultaneamente, Bio e Robo Rider.

Kamen Rider Black RX foi o último Kamen Rider produzido durante a era Showa – e o primeiro a ser introduzido na era Heisei. O episódio 11 teve uma semana de atraso na exibição justamente na ocasião da morte do imperador Hirohito.

Nos Estados Unidos, Kamen Rider Black RX foi adaptado pela Saban, com o nome de Masked Rider, alterando totalmente a história. Foi exibido no Brasil na Fox Kids. Curiosamente, aparece num crossover no início da terceira temporada de Power Rangers.

Kamen Rider Black RX - Masked Rider - Power Rangers

Em 2009, Tetsuo Kurata volta a ser Issamu Minami na série Kamen Rider Decade, como Kamen Rider Black RX e Black, em realidades paralelas. Voltou a reeditar o papel de herói no filme Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3, de 2015, cujo carro Raidron também tem grande destaque. O herói também teve aparições nos filmes Let’s Go Kamen Riders, Super Hero Taisen, Super Hero Taisen Z e Kamen Rider Taisen.

Aliás, para saber mais a respeito da carreira de Tetsuo Kurata, o ator de Kamen Rider Black RX, confira este artigo que escrevemos sobre ele.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.