Riders Heisei e Riders Showa

Riders Heisei e Riders Showa: conheça as diferentes eras dos Kamen Riders.

Toku Blog YouTube

Kamen Rider é um dos gêneros mais conhecidos de tokusatsu tanto no Japão quanto no Brasil onde duas séries, Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX, foram exibidas pela extinta Rede Manchete. A história dos Kamen Riders começou no ano de 1971 e se dividiu em duas eras: Riders Heisei e Riders Showa.

Neste artigo explicamos quais foram essas duas eras e as características dos heróis de cada uma delas. Vamos lá?

Leia também:
Kamen Rider OOO: saiba tudo sobre o herói das medalhas!
Kamen Rider Ryuki: conheça o herói do Mundo dos Espelhos!
Kamen Rider V3: ele prometeu vingar sua família e defender a justiça!

Riders Heisei e Riders Showa: quem são eles?

Showa Riders são Kamen Riders do Período Showa do Japão, compreendido de 1926 a 1989.

Todas as séries aqui tiveram o envolvimento do criador da série, Shotaro Ishinomori. Mesmo depois que o Período Shōwa terminou oficialmente, os fãs se referiram a séries ou filmes envolvendo Ishinomori como parte do Período Showa.

Contudo, isso não conta para alguns personagens como Kamen Rider IXA da série Kamen Rider Kiva que, na história da série, surgiu no ano de 1986. Como a série é de 2008, ele pertence ao grupo de Riders Heisei.

Os Heisei Riders são Kamen Riders do Período Heisei do Japão, o mais atual.

A Era Heisei começou no dia 2 de janeiro de 1989, mas os Kamen Riders da era Heisei são considerados pelos fãs e pela Toei como aqueles que vieram após a morte de Shotaro Ishinomori, terminando assim seu envolvimento com a série Kamen Rider.

Por isso, os filmes dos Kamen Riders Shin, ZO, J e Kamen Rider World, apesar de serem lançados durante a Era Heisei, tiveram envolvimento de Ishinomori, logo, são considerados Showa Riders.

Quem são os Kamen Riders Showa?

No total são quinze heróis que representam a primeira era dos motoqueiros mascarados. Vejamos agora cada um deles.

Kamen Rider 1

Takeshi Hongo é o Kamen Rider 1, o pioneiro que luta contra a organização Shocker.

Kamen Rider 2

Hayato Ichimonji é o Kamen Rider 2, ele fez dupla com Kamen Rider 1 na luta contra a Shocker.

Kamen Rider V3

Shiro Kazami se torna o Kamen Rider V3 após passar por uma operação realizada pelos Kamen Riders 1 e 2 para enfrentar a organização Destron.

Riderman

Jouji Yuuki foi transformado em Riderman para derrotar o Kamen Rider V3, mas acabou se aliando a ele na luta contra Destron.

Kamen Rider X

Ryo Hayami é o Kamen Rider X e luta contra a organização GOD (Government of Darkness).

Kamen Rider Amazon

Daisuke Yamamoto recebeu de um antigo sacerdote na floresta amazônica os poderes para se tornar Kamen Rider Amazon e combater o Império Geddon.

Kamen Rider Stronger

Shigeru Jo é submetido a uma cirurgia para se tornar um super guerreiro de Black Satan. Porém, ao descobrir os reais planos da organização, ele se torna Kamen Rider Stronger e passa a combatê-los.

Skyrider

Hiroshi Tsukuba é o Skyrider e recebeu seus poderes após passar por uma operação com a intenção de enfrentar o grupo maligno Neo-Shocker.

Kamen Rider Super 1

Após passar por uma cirurgia que o habilite a sobreviver no espaço, Kazuya Oki se torna Kamen Rider Super 1 e passa a lutar contra o Reino Dogma.

Kamen Rider ZX

Ryo Murasame é Kamen Rider ZX que a princípio lutou contra os Riders anteriores. Porém, logo recupera a memória e junta-se a eles para enfrentar o Império Baddan.

Kamen Rider Black

Kotaro Minami foi capturado pelo Império Gorgon e submetido a uma cirurgia para se tornar seu imperador Black Sun. Porém, ele escapa antes de ter a sua memória apagada e passa a combatê-los sob a identidade de Kamen Rider Black.

Kamen Rider Black RX

Kotaro Minami teve seus poderes renovados pelo sol e se tornou Kamen Rider Black RX e passa a proteger o planeta do Império Crisis vindo do espaço.

Kamen Rider Shin

Shin Kazamatsuri é submetido a um cirurgia pelo seu próprio pai, tornando-se capaz de se transformar num homem-gafanhoto, o Kamen Rider Shin. Ele, então, passa a enfrentar a organização criminosa O Sindicato.

Kamen Rider ZO

Masaru Aso é o Kamen Rider ZO e desperta de seu sono para proteger o menino Hiroshi que é atacado pelo monstro Doras.

Kamen Rider J

Kouji Segawa é Kamen Rider J que recebeu os poderes dos Espíritos da Terra para proteger o mundo da ameaça de três príncipes alienígenas.

Quem são os Kamen Riders Heisei?

Até então são dezenove heróis, no total, que representam a segunda fase dos motoqueiros mascarados. Vejamos cada um.

Kamen Rider Kuuga

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Yusuke Godai é o Kamen Rider Kuuga que recebeu os poderes de um misterioso cinto para combater os Grongi, criaturas antigas que retornaram ao mundo moderno.

Kamen Rider Agito

Shouichi Tsugami é um jovem que perdeu a memória e, após sofrer misteriosos lampejos, se transforma em Kamen Rider Agito a fim de combater os monstruosos Unknown.

Kamen Rider Ryuki

Shinji Kido se torna o Kamen Rider Ryuki para ora enfrentar os monstros que residem no Mundo dos Espelhos ora lutar contra outros Riders numa guerra em que somente um pode sobreviver.

Kamen Rider 555

Inui Takumi recebe um cinto capaz de transformá-lo em Kamen Rider 555 e combater os Orphenocs, monstros que vivem disfarçados de humanos dentro da sociedade.

Kamen Rider Blade

Kenzaki Kazuma se transforma em Kamen Rider Blade a partir do Rider System para enfrentar criaturas milenares denominadas Undeads.

Kamen Rider Hibiki

Hibiki tem o poder de assumir a forma de um ogro e enfrentar os demônios chamados Makamou sob a forma de Kamen Rider Hibiki.

Kamen Rider Kabuto

Souji Tendou transforma-se em Kamen Rider Kabuto e passa a enfrentar monstros conhecidos como Worms que começaram a aparecer após a queda de um meteoro.

Kamen Rider Den-O

Ryoutarou Nagami recebe um cinto capaz de transformá-lo em Kamen Rider Den-O e se unir a Imagins para lutar contra outros Imagins mal intencionados.

Kamen Rider Kiva

Wataru Kurenai é Kamen Rider Kiva e usa seus poderes para combater os monstros conhecidos como Fangires.

Kamen Rider Decade

Kadoya Tsukasa é Kamen Rider Decade capaz de atravessar os mundos habitados pelos demais Riders.

Kamen Rider W

Philip e Shotaro Hidari se transformam em Kamen Rider W usando as Gaia Memories para combaterem os monstros criminosos Dopants.

Kamen Rider OOO

Eiji Hino é Kamen Rider OOO e luta contra os Greeed, monstros que despertaram após 800 de sono para atacar os seres humanos.

Kamen Rider Fourze

Gentaro Kisaragi se transforma em Kamen Rider Fourze usando o Fourze Driver para enfrentar os Zodiarts, criaturas baseadas nas constelações do zodíaco.

Kamen Rider Wizard

Haruto Sohma recebe os poderes de um mago branco para se tornar Kamen Rider Wizard e lutar contra demônios chamados Phantoms.

Kamen Rider Gaim

Kota Kazuraba se transforma em Kamen Rider Gaim para combater os monstros de Invess, além de outros Riders rivais.

Kamen Rider Drive

Shinosuke Tomari usa o Drive Driver para se tornar o Kamen Rider Drive e lutar contra criaturas chamadas Roidmulds.

Kamen Rider Ghost

Takeru Tenkuuji morreu e voltou a vida como Kamen Rider Ghost com o objetivo de enfrentar monstros dimensionais conhecidos como Gamma e continuar vivo de forma permanente.

Kamen Rider Ex-Aid

Emu Hojou assume a identidade de Kamen Rider Ex-Aid para combater uma espécie de vírus digitais conhecidos como Bugstars.

Kamen Rider Build

Sento Kiryu se transforma em Kamen Rider Build para enfrentar os Smash, formas de vida monstruosas que atacam as pessoas.

Kamen Rider Taisen: Heisei Rider Vs Showa Rider

Heisei Rider vs Showa Rider: Kamen Rider Taisen feat. Super Sentai é um filme que reuniu os Riders das duas eras, além de uma pequena participação de alguns membros dos Super Sentais.

O filme apresenta uma batalha entre os Kamen Riders do período Showa da história com os Kamen Riders do período Heisei, orquestrada pelo malvado Kamen Rider Fifteen do Império Badan, que tem os poderes dos 15 Kamen Riders Heisei.

Na preparação para o filme, a Toei permitiu que os fãs votassem em quem venceria a batalha: os Shōwa Riders ou os Heisei Riders. No dia da abertura, foi revelado que os Heisei Riders ganharam a votação por uma margem estreita, mas o final com os Showa Riders como vencedores também seria apresentado no lançamento do filme em vídeo.

Kamen Rider Heisei Vs Kamen Rider Showa

E você? Tem preferência entre os Riders Heisei e os Riders Showa? Conte pra gente aqui nos comentários!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.