Kamen Rider Ryuki

Kamen Rider Ryuki: conheça o herói do Mundo dos Espelhos!

Toku Blog YouTube

Kamen Rider Ryuki (仮 面 ラ イ ダ ー 龍騎) é uma série do gênero Kamen Rider, a décima oitava da franquia e a terceira da Era Heisei produzida pela Ishimori Productions e Toei Company, e exibida na TV Asahi no ano de 2002.

A série também marcou a mudança da franquia da Columbia Music Entertainment para o Avex Group, que continua a produzir músicas das séries Kamen Rider até hoje.

Em 2009, Ryuki foi adaptado (ou, como alguns dizem, sabanizado) para Kamen Rider: Dragon Knight, a primeira adaptação de Kamen Rider Series nos Estados Unidos desde Masked Rider em 1996 baseado em Kamen Rider Black RX.

Porém, falaremos desta versão mais para o final do post. Primeiro vamos à trama da série original.

Leia também:
Kamen Rider OOO: saiba tudo sobre o herói das medalhas!
Skyrider: conheça o Kamen Rider capaz de voar!
B-Fighter: conheça o trio de heróis com poderes de insetos!

A história de Kamen Rider Ryuki

Em toda a cidade, pessoas inocentes são seqüestradas misteriosamente e nunca mais são vistas novamente. Durante suas investigações sobre esses incidentes, Shinji Kido – um estagiário no serviço de notícias on-line ORE Journal – descobre uma das plataformas do Advent Card em um apartamento onde toda superfície refletiva foi coberta por jornal.

Ele logo é sugado para o Mundo do Espelho, descobrindo a verdade terrível por trás dos desaparecimentos: as pessoas estão literalmente sendo puxadas pelos monstros do Mundo Espelho para se alimentarem delas. Ele está prestes a ser morto por um poderoso dragão chamado Dragredder quando é salvo pelo Kamen Rider Knight: Ren Akiyama.

Ren procura ganhar a Guerra dos Riders a toda custo. Ele trabalha com uma jovem chamada Yui Kanzaki, que procura o irmão desaparecido: o mestre da Guerra dos Riders, Shiro Kanzaki.

Vendo a força de Ren, Shinji entra na Guerra, porém, não para ganhar o prêmio, e sim para proteger as pessoas inocentes da ameaça do Mundo do Espelho e parar a luta sem sentido entre os Kamen Riders. Com Dragredder como seu Monstruo de Contrato, ele se torna Kamen Rider Ryuki.

E quem são os monstros do Mundo dos Espelhos?

Os monstros do Mundo do Espelho são entidades criadas por Yui como desenhos feitos por ela e seu irmão quando eram jovens e dão vida a eles pelo próprio espelho de Yui.

Como essas criaturas não têm vida verdadeira própria, eles se alimentam de seres humanos para manterem sua força vital. O único humano que não podem atacar é Yui, a quem obedecem absolutamente como Kanzaki.

No entanto, alguns monstros de espelho desonestos atacam Yui por serem contrariados por Kamen Rider Odin ou por servirem Kanzaki.

A maioria dos monstros serve como fonte de energia e poder aos Kamen Riders. Ou seja, seus poderes se originam do primeiro monstro com o qual eles fazem um pacto para se transformarem em Kamen Rider. A partir de então, passam a ter domínio sobre eles e os demais monstros derrotados em batalha servem para alimentar os seus. 

Porém, se a energia do monstro derrotado não for absorvida imediatamente, ela se transformará em um novo monstro. Além disso, uma vez que seu mestre Kamen Rider é morto, eles simplesmente passam a seguir aquele que o matou.

E quem são os 13 Kamen Riders?

Kamen Rider Ryuki / Shinji Kido

Shinji é um idealista de bom coração, amigável, mas ingênuo ao ver a Guerra dos Riders como um caos sem sentido. Ele está disposto a fazer qualquer coisa para evitar que os Riders se matem.

Ao conhecer Ren Akiyama, no entanto, que luta por um desejo altruísta, Shinji decide trabalhar com ele. Sua interação com outros Riders, particularmente Ren e Kitaoka, os leva a questionar sua determinação e sua vontade de lutar e matar na guerra. Ele até mesmo conseguiu acalmar e se tornar amigo do selvagem Dragreder.

Kamen Rider Knight / Ren Akiyama

Ele é um dos mais solitários e frios Kamen Riders. Recebeu seu Advento Deck antes do início da série. Ele aceitou a oferta de Kanzaki para se juntar à Guerra dos Riders para dar a sua noiva, Eri Ogawa, a recuperação de um coma misterioso que teve desde o encontro com Darkwing. Ren fez contrato com Darkwing e tornou-se Kamen Rider Knight.

Kamen Rider Scissors / Masahi Sudo

Ele é um detetive e usa seu trabalho para encobrir suas atividades ilegais, eliminando qualquer testemunha de seus atos.

Ele tinha um parceiro, Tomoyuki Kaga, que era dono da loja Antique e Collection, até que a demanda dele  para um corte maior no lucro – fez Masashi matá-lo. Nesse momento, Shiro Kanzaki apareceu e ofereceu-lhe um Card Deck, explicando os termos de aceitação.

Masashi o recebeu e fez seu contrato com o monstro Volcancer, tornando-se Kamen Rider Scissors e desempenhando um papel nos desaparecimentos ao conseguir vítimas para alimentar Volcancer.

Kamen Rider Zolda / Shuichi Kitaoka

Ele é um auto-proclamado advogado, tende a ajudar apenas se ele tiver algo a ganhar.

Como ele tem um caso terminal de câncer e lhe foi dado apenas alguns meses de vida, Kitaoka aceitou a oferta de Kanzaki para se juntar à Guerra dos Riders.

Como prêmio, ele quer ser imortal para que possa continuar seu estilo de vida extravagante. Por causa de sua doença, ele tem frequentes crises de tontura e desmaios.

Kamen Rider Raia / Miyuki Tezuka

Ele é um adivinho muito preciso que acredita na predestinação. Ele luta para impedir a Guerra dos Riders e mudar seus destinos, semelhante a Shinji, o Kamen Rider Ryuki. Tezuka está entre os poucos Riders honrados e nobres da série.

Embora ele tenha recebido o cartão Survive esquerdo, ele o deu a Kamen Rider Knight, embora isso pudesse o tornar mais forte. Além disso, Tezuka não era o titular do deck original que foi escolhido para se tornar um Rider.

O verdadeiro escolhido foi Yuichi Saito, excelente pianista e querido amigo de Tezuka, que perdeu a habilidade de jogar quando um assaltante (mais tarde revelado como Takeshi Asakura) quebrou suas mãos e arruinou sua capacidade de jogar.

Kanzaki mais tarde apareceu antes de Yuichi para oferecer a restauração de suas mãos se ele se tornar um Rider, mas Yuichi recusou e foi comido pelo monstro GuldThunder como resultado.

Ao se apropriar do Deck e do cartão, Tezuka contratou o monstro Evildiver e tornou-se um Rider para se vingar de seu amigo ao acabar com a Guerra dos Riders.

Kamen Rider Gai / Jun Shibaura

Ele é um estudante universitário do 3º ano na Universidade Meirin, perito em computadores e programação, fator que o fez entrar no Matrix Netgame Club.

Sendo o filho do presidente de uma empresa, Jun é bem arrogante e costuma rir das pessoas que tem um patamar de vida inferior ao seu.

Ele se juntou à Guerra dos Riders simplesmente para ser o vencedor, pois vê tudo como se fosse um jogo.

Kamen Rider Ouja / Takeshi Asakura

Asakura, aos 13 anos, matou toda a família em um incêndio, embora seu irmão mais novo tenha sobrevivido. Desde então, ele desenvolveu uma reputação como um criminoso sádico que ama lutar, mutilar e destruir qualquer coisa em seus ataques aleatórios de raiva.

Como resultado de sua natureza sádica, antes de se tornar um Rider, Asakura foi pessoalmente responsável por terminar com a carreira de pianista do amigo de Tezuka, Yuichi Saito, e assassinar a irmã mais velha de Miho Kirishima.

Eventualmente, sua personalidade arrogante resulta com seu advogado de defesa, Shuichi Kitaoka, se recusando a representá-lo e deixou-o apodrecer na prisão.

Como ele estava na prisão e não podia alimentar sua natureza destrutiva, Takeshi aceitou de bom grado a oferta de Kanzaki para se juntar à Guerra dos Riders e forma um pacto com o monstro Venosnaker. Usando seus novos poderes como Kamen Rider Ouja, ele foge da prisão para se vingar de Kitaoka.

Kamen Rider Tiger / Satoru Tojo

Ele é claramente um homem muito perturbado, uma espécie de marginalizado social determinado a fazer o que for necessário para ser aceito.

Em contraste, Satoru parecia ter demonstrado um grande respeito a seu professor, adotando a maioria das analogias de Hideyuki Kagawa sobre o conceito de herói, embora o próprio Satoru acabe indo contra eles devido à sua natureza sanguinária.

Satoru era um estudante da Universidade Seiinen antes de obter o Tiger Deck de Shiro Kanzaki.

No entanto, através de circunstâncias desconhecidas, Satoru aparentemente revelou seu papel como Rider para Kagawa, o que eventualmente levaria aos dois, juntamente com Hajime Nakamura ao objetivo de fechar o Mundo dos Espelhos.

Assim, eles criaram dois falsos Tiger Decks para garantir que a identidade de Satoru fosse escondida.

Kamen Rider Imperer / Mitsuru Sano

Embora Mitsuru provenha de uma familia afluente, ele trabalha em uma garagem, ocasionalmente limpando carros de pessoas ricas.

Seu pai enviou-o para o mundo para que ele pudesse aprender as dificuldades da vida e não ser mimado por uma educação rica.

No entanto, devido ao seu estilo de vida pobre, ele acreditava que a amizade, o respeito e o amor podiam ser comprados e, assim, aceitaram a proposta de Kanzaki para se tornar um Kamen Rider, enriquecer e levar uma vida feliz.

Kamen Rider Verde / Itsuro Takamizawa

Ele é um empresário de trinta e oito anos, chefe do Grupo Takamizawa. Extremamente rico, Takamizawa mantém sua natureza sinistra escondida para proteger sua imagem pública.

Ele aceitou a proposta de Kanzaki de se juntar à Guerra dos Riders para que ele pudesse ganhar mais poder e governar o mundo.

Kamen Rider Femme / Miho Kirishima

Miho é uma con-artista que seduz os homens ricos para roubar seu dinheiro e objetos de valor.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Ela aceitou a proposta de Kanzaki de se juntar à Rider War por dois motivos: ressuscitar sua irmã, que foi morta por Takeshi Asakura (Kamen Rider Ouja) e também se vingar de Asakura por seu ato.

Kamen Rider Odin

Ele aparece proclamando-se como o “o 13º Rider” e sua identidade é desconhecida. Quem se transforma usando o Odin Advent Deck, acaba se tornando um fantoche controlado por Shiro Kanzaki.

Odin tem dois propósitos: interagir com o mundo real de maneiras e usar o cartão Time Vent para voltar o fluxo de tempo. Ele também foi designado para proteger a vida de Yui Kanzaki a todo custo, além de ser o trunfo de Shiro Kanzaki na Guerra dos Riders.

Afinal, ele foi criado para eliminar o último Rider restante para que Shiro pudesse, em última instância, vencer a guerra e ter o seu desejo realizado.

Kamen Rider Alternative / Hajime Nakamura

Ele foi originalmente um dos funcionários sob o Professor Ejima no Laboratório 401, mas estava doente no dia em que Kanzaki e Ejima começaram os experimentos.

Ao saber o que ocorreu, Nakamura nunca perdoou Kanzaki e sua irmã pelos eventos que ocorreram. Hajime evitou cuidadosamente qualquer dúvida sobre o laboratório, Kanzaki e o que aconteceu lá.

Nakamura eventualmente se juntou ao Professor Kagawa para parar a Guerra dos Riders como Kamen Rider Alternative.

Existem outros Riders em Kamen Rider Ryuki?

Sim, além dos 13 Riders apresentados, existem outros que são apresentados em filmes e especiais. São eles:

Kamen Rider Ryuga / Dark Shinji

Num mundo alternativo, Yui Kanzaki já havia conhecido e se tornado amiga de Shinji Kido, o Kamen Rider Ryuki, quando ainda eram muito jovens. Como resultado, o jovem e solitário Yui subconscientemente criou sua duplicata no Mundo dos Espelhos.

Essa duplicata é idêntica à Shinji, porém, possui uma aparência sombria, além de ser capaz de se transformar em Kamen Rider Ryuga, uma versão maligna de Ryuki.

Kamen Rider Alternative Zero / Hideyuki Kagawa

Antes do experimento de Kanzaki, Kagawa entrou no quarto 401 na Universidade Seimeiin um dia e viu o caderno de Shiro Kanzaki jogado no chão.

Ele pegou, abriu e analisou cada página antes de Kanzaki tirá-lo dele. No entanto, Kagawa tinha memória fotográfica e lembrou o que tinha lido.

Depois de aprender a natureza severa dos experimentos de Kanzaki, Kagawa começou a duplicar o trabalho de Kanzaki para fechar o Mundo dos Espelhos.

Para esse fim, ele formou um relacionamento com Satoru Tojo e Hajime Nakamura, com Kagawa eventualmente criando os decks alternativos.

Kamen Rider Cerberus

Ele é um Kamen Rider que aparece no show de Kamen Rider Ryuki. Durante a exibição, ele lutou contra Kamen Rider Knight e Kamen Rider Ryuki.

Kamen Rider Papilon

Ele é um Kamen Rider que aparece no Kamen Rider Ryuki stageshow.

Ao contrário de Kamen Rider Cerberus, não está claro qual é o seu monstro de contrato, pois não havia monstros em forma de borboleta no Mundo dos Espelhos.

É possível que o monstro do contrato usado por Papillon seja o Sheerghost, a forma anterior do Hydragoon. Embora não seja baseado em uma borboleta, se parece mais com Papillon.

Kamen Rider Blade / Yuichi Saito

Esse Rider não aparece na série, filme ou especiais de Kamen Rider Ryuki. Trata-se apenas de um personagem desenvolvido por Tamotsu Shinohara, designer da série, considerando como seria o Kamen Rider que Yuichi se tornara se tivesse aceitado o deck e feito contrato com o monstro GuldThunder.

O nome Kamen Rider Blade acabou sendo concedido ao protagonista da série que sucedeu Ryuki.

Filmes e especiais de Kamen Rider Ryuki

Kamen Rider Ryuki Special 13 Riders

Esse especial foi escrito por Toshiki Inoue e dirigido por Ryuta Tasaki.

Traz a estréia do décimo terceiro Kamen Rider na continuidade do Ryuki: Verde. Este especial foi lançado pela primeira vez na TV Asahi no dia 19 de setembro de 2002 e mais tarde foi lançado em DVD no dia 21 de julho de 2003.

O DVD também contou com informações sobre os personagens, uma entrevista com o ator Arthur Kuroda e uma “entrevista” com alguns dos personagens. Este especial de televisão é um relato alternativo da história de Kamen Rider Ryuki.

Kamen Rider Ryuki The Movie: Final Episode

É um final alternativo para a série, ocorrendo após os eventos do episódio 46. Traz os Riders que, até então, aparecem na série lutando entre si, sendo que apenas um pode vencer.

Kamen Rider Ryuki Vs Kamen Rider Agito

Neste Hyper Battle, Shinji Kido sonha em que se junta aos Kamen Riders Knight, Zolda e Ouja, todos agindo fora de caráter, para lutar contra um malvado Kamen Rider Agito no Mundo dos Espelhos

Ultra Super Hero Taisen

Este filme apresenta os personagens de Kamen Rider Ex-Aid, Kamen Rider Amazons, Uchu Sentai Kyuranger e Doubutsu Sentai Zyuohger juntos, foi lançado no Japão no dia 25 de março de 2017.

Ele também comemora o 10º aniversário de Kamen Rider Den-O que aparece no filme.

S.I.C. Hero Saga

Ryuki teve duas histórias publicadas na revista Monthly Hobby Japan. A primeira foi intitulada Kamen Rider Ryuki: Calendário do Advento e trouxe Kamen Rider Ouja Survive e seu monstro Genosurviver.

Já a segunda história, Kamen Rider Ryuki: World of If, se passa num mundo alternativo que apresenta Ouja Survive e também Kamen Rider Ryuga Survive.

Kamen Rider Ryuki 13 Riders

Jogos de Kamen Rider Ryuki

Um videogame baseado na série, desenvolvido pela Digifloyd e publicado pela Bandai, foi lançado no Japão em 2002 para o PlayStation.

É um jogo de luta básico onde todos os treze Riders são jogáveis com todas as formas vistas na série, filme e especiais.

Quatro dos monstros (Volcancer, Metalgelas, Destwilder e Gigazelle), os dois Zebraskulls e Megazelle também são jogáveis.

E como é Kamen Rider Dragon Knight?

Kamen Rider: Dragon Knight é um programa de televisão americano estrelado por Stephen Lunsford e Matt Mullins que originalmente foi exibido no The CW durante seu bloco de programação CW4Kids de 13 de dezembro de 2008 a 26 de dezembro de 2009.

É a adaptação americana de Kamen Rider Ryuki levado à televisão por Steve e Michael Wang e produzido por Jimmy Sprague por meio do Adness Entertainment.

A série teve uma estréia furtiva em 13 de dezembro de 2008 e começou a transmissão oficial em 3 de janeiro de 2009 durante todo o ano.

Adness escolheu adaptar Ryuki por conta do grande número de personagens, o que é um ponto positivo para a comercialização e produtos. Em 2010, Dragon Knight foi nomeado e ganhou o Daytime Emmy Award para “Outstanding Stunt Coordination”, uma categoria introduzida no Daytime Emmys naquele ano.

História de Kamen Rider Dragon Knight

Enquanto procurava seu pai desaparecido, Kit Taylor encontra um deck de cartas especial que permite que o usuário se transforme em um Kamen Rider e utilize armas e poderes únicos. Assim, ele o usa para se tornar Kamen Rider Dragon Knight.

Logo, seu caminho se cruza com Len, o Kamen Rider Wing Knight, e ambos unem forças após descobrir que um senhor alienígena chamado General Xaviax é responsável pelo desaparecimento de seu pai e, não obstante, pretende seqüestrá-lo assim como toda a raça humana para ganhar poder e reconstruir seu mundo natal.

Xaviax engana as pessoas na Terra para trabalhar para ele, prometendo-lhes o que quiserem, ou em alguns casos, explorando seus medos e desespero. E assim começam as aventuras da dupla de Riders para impedir que Xaviax conquiste seus planos.

Kamen Rider Dragon Knight no Brasil

Kamen Rider Dragon Knight

A série recebeu o nome de Kamen Rider: o Cavaleiro Dragão e foi exibida pela Rede Globo durante o seu bloco de programação da TV Globinho antes de ser substituído por Dragonball em setembro de 2009.

O Cartoon Network do Brasil foi o único canal a exibir a série até que voltou à TV Globinho como parte de seu bloco de sábado em janeiro de 2010.

Além disso, 13 volumes de DVD contendo todos os 40 episódios foram lançados pelo PlayArte Home Video mesmo que seu site apenas liste os dois primeiros.

Por que Kamen Rider Dragon Knight ao invés de Kamen Rider Ryuki?

Kamen Rider Dragon Knight foi exibido em diversos países do ocidente enquanto Ryuki, além do Japão, se fez presente em países asiáticos e também no Egito onde fez considerável sucesso.

E por que foi diferente por aqui? Conforme explicamos no artigo sobre tokusatsu no Brasil, existem duas razões pelas quais emissoras exibem séries nipo-americanas ao invés das originais produzidas no Japão:

    • Falta de interesse em trazer tais produções;
    • Saturação do mercado conforme aponta Toshihiro Egashira, responsável por trazer Jaspion e tantas outras séries japonesas ao Brasil.

Por essa razão é mais fácil encontrar séries americanas na TV brasileira do que as japonesas que serviram de base para elas.

Tive a oportunidade de falar pessoalmente com um ator e um dublê das séries Kamen Rider no Japão e ambos me disseram que as adaptações americanas de séries japonesas podem ser interessantes por uma questão de adequação cultural.

Porém, felizmente, hoje o público pode ver ambas as versões visto que Kamen Rider Ryuki está disponível aos fãs com legendas em português por meio de fansubs.

Aliás, você já viu Kamen Rider Ryuki? Qual é a sua opinião sobre a série? Nos diga aqui mesmo nos comentários!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.