Por trás dos bastidores: conheça a história de Kamen Rider!

Toku Blog YouTube

Kamen Rider é uma criação de Shotaro Ishinomori que estreou em 1971 simultaneamente com o mangá na revista semanal Sun Comics enquanto a série de TV foi transmitida pelo canal Mainichi.

Porém, muitas coisas aconteceram por trás das cortinas para que este famoso herói surgisse e trazemos tudo para você aqui neste artigo.

Leia também:
Kamen Rider OOO: saiba tudo sobre o herói das medalhas!
Kamen Rider Ryuki: conheça o herói do Mundo dos Espelhos!
Kamen Rider V3: ele prometeu vingar sua família e defender a justiça!

A história de Kamen Rider

A história gira em torno de Takeshi Hongo, um motoqueiro que é capturado pela organização maligna Shocker e transformado num homem dotado de super força e habilidades acrobáticas. Ao fugir de lá numa super moto, ele se volta contra seus criadores trajando um elmo com forma de inseto sob a identidade do motoqueiro mascarado Kamen Rider.

Kamen Rider Shotaro Ishinomori

A série de TV fez bastante sucesso no Japão totalizando 98 episódios e gerando seqüências como Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX, as duas exibidas no Brasil na década de 90 pela extinta Rede Manchete. A produção de novas séries do gênero continua até hoje, mas foi preciso muito trabalho até que o mangá original tomasse forma.

A necessidade de um novo herói

No final da década de 60, a Toei Company, produtora de seriados de super-heróis voltados para o público infantil, estava a ponto de terminar sua, até então, atual série, Robô Gigante, que concorria diretamente com Ultraman de Eiji Tsuburaya e Magma Taishi da P Productions. Era preciso, então, elaborar em um novo herói.

Toru Hirayama, produtor criativo da Toei, começou a trabalhar firme no planejamento da nova série que recebeu o nome de Maskman K (que nada tem a ver com os Defensores da Luz Maskman) e se trataria de um lutador de luta livre que combate o mau (similar a Aztecaser). Ishinomori foi escalado para criar o visual do personagem. Seu conceito no ramo dos mangakas estava alto devido a seu consagrado Cyborg 009 que teve duas adaptações para filme e uma curta série de TV.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá
Toru Hirayama Saburo Yatsude Toru Hirayama

Quem era Shotaro Ishinomori antes de Kamen Rider

Ishinomori começou sua carreira cedo. Aos 16 anos publicou seu primeiro mangá chamado Nikyu Tenshi (“Anjo de Segunda Classe”) nas páginas da Manga Shonen na década de 50 seguidos por outros títulos que reuniam desde temas bélicos como Kaiketsu Harimao até garotas com poderes mágicos como Sarutobi Echan.

Posteriormente tornou-se assistente de Osamu Tezuka e tomou como foco de suas criações a ficção científica. Assim, Ishinomori tornou-se um homem muito ocupado e sempre adiava as reuniões que marcava com Hiraiyama para que pudessem falar sobre o novo herói. E não é pra menos, afinal Ishinomori é considerado o mestre do mangá por ter produzido mais de 128 mil páginas de quadrinhos totalizando 770 mangás ao longo de seus 45 anos de carreira.

Shotaro Ishinomori e Osamu Tezuka
Osamu Tezuka e Shotaro Ishinomori

Ideias para o novo herói

Por fim, Ishinomori desenvolveu o visual do personagem cujo nome alterou para Cross Fire, um herói de visual parecido ao dos protagonistas de outro mangá que também se transformou em série de TV em 1975: Goranger, o primeiro Super Sentai.

O vice-diretor da Toei Company Watanabe Yoshinori aprovou Cross Fire, mas Ishinomori mais uma vez decide mudar o visual do personagem, desta vez para algo mais grotesco e fantástico. E assim surge Skullman, o protagonista de um mangá que Ishinomori já havia publicado e que apresentava um herói parecido a uma caveira.

Ele gostara tanto de sua criação que decidiu abraçar esta oportunidade para transformá-lo numa série de TV. Porém, a aparência de Skullman não era nada convencional a época, ainda mais se tratando de uma série voltada ao público infantil.

Shotaro Ishinomori Skullman
Primeiros esboços de Skullman

E, finalmente, surge o Kamen Rider

Assim ele foi deixado de lado e Ishinomori desenvolveu o visual final de Kamen Rider. Hiraiyama foi designado a produtor da série de TV e Ishinomori foi intitulado como criador da mesma e do mangá que foram lançados simultaneamente em 1971.

Por essa razão, toda história de Kamen Rider é assinada por Shotaro Ishinomori enquanto as demais franquias – Super Sentai e Metal Heroes – recebem a assinatura de Hiraiyama e sua equipe de criação sob o pseudônimo de Saburo Yatsude. Para compreender melhor como isso aconteceu, confira este artigo que escrevemos sobre Saburo Yatsude, o criador de muitas séries da Toei.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados