Saburo Yatsude

Saburo Yatsude: descubra a identidade de um dos criadores da Toei!

Toku Blog YouTube

Personagens como Jaspion e Changeman marcaram a cultura pop brasileira nos anos 80 e 90, os dois tokusatsus produzidos pela Toei Company que nos brindou com outros de ambas as franquias: Super Sentais que começaram com GoRanger em 1975 e os Metal Heroes que deram início ao seu legado com Uchuu Keiji Gyaban em 1982.

Mas, afinal, quem está por trás da criação desses intrépidos heróis mascarados que protegem Tóquio de monstruosas ameaças vindas do plano subterrâneo, terrestre, dimensional ou espacial?

Existe um nome que assina todas essas obras, esse nome é Saburo Yatsude.

Leia também:
Hiroshi Tokoro: conheça o ator do policial de aço Jiban!
Takumi Tsutsui: conheça o ator de Jiraiya, o incrível ninja!
Toho Co: conheça uma das principais produtoras do cinema japonês!

Mas, afinal, quem é Saburo Yatsude?

Quem assistiu as primeiras temporadas de Mighty Morphin Power Rangers já deve ter visto esse nome nos créditos de encerramento ao final de cada episódio. Porém, ao contrário do que alguns devam pensar, Saburo Yatsude não é uma pessoa!

Saburo Yatsude é um nickname adotado pela equipe da Toei para assinar séries de tokusatsu e anime produzidas por ela. Esse hábito teve início a partir de The Kagestar, série do estilo Other Hero de 1972, estendendo-se por outros títulos como:

    • Spider-Man
    • Choukou Senshi Changerion
    • Video Senshi Laserion
    • Chōdenji Robo Combattler V
    • Chōdenji Machine Voltes V
    • Tōshō Daimos, Daltanius
    • Beast King GoLion
    • Kikou Kantai Dairugger

Saburo Yatsude ou Saburo Hatte?

A partir de Power Rangers Ninja Storm (baseado em Hurricaneger), um nome diferente apareceu nos créditos: Saburo Hatte. Agora que sabemos que Saburo não é uma pessoa, a dúvida é: por que a Toei mudou o nome de seu ghost writer? Na verdade, o nome nunca mudou.

八手 三郎 é como se escreve Yatsude Saburo (lembrando que, no japonês, o sobrenome vem antes do nome). Porém, Hatte Saburo é outra forma de leitura desses kanjis. Logo, ambos os nomes estão certos.

Em tempo, “hatte” significa “oito mãos”. Será porque, para criar tantas séries, é preciso oito mãos ao invés de duas?

A mais influente identidade por trás de Saburo Yatsude

Levando em conta que Saburo Yatsuse é um pseudônimo dado ao núcleo de criação da Toei, muitas pessoas faziam parte de sua identidade. Contudo, uma delas teve um maior destaque: Toru Hirayama.

Toru Hirayama Saburo Yatsude

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Toru foi responsável pela produção das séries Kamen Rider desde os seus primórdios ao lado de Shotaro Ishinomori. Na realidade, foi Hirayama quem conversou com Ishinomori no final dos anos 60 para fazer uma adaptação do mangá Skull Man. Porém, por parecer um pouco inadequado para a época, o homem-esqueleto tomou a forma de um gafanhoto e, assim, nasceu o Kamen Rider 1.

Kamen Rider ZX foi o último trabalho de Hiraiyama que faleceu no mesmo ano, 1984, por conta de uma insuficiência cardíaca. Uma homenagem à ele e Takao Nagaishi – diretor de muitas séries tokusatsu, incluindo Super Sentais e Kamen Riders – foi dedicada nos créditos de Heisei Rider vs. Showa Rider: Kamen Rider Taisen feat. Super Sentai em 2014.

Saburo Yatsude não está sozinho

Não é somente na Toei que escritores fantasmas como Saburo Yatsude surgem. Eiji Tsuburaya, por exemplo, foi o supervisor de criação de séries como Ultraman e Ultraseven, mas personagens e histórias foram criadas pela equipe Tsuburaya Productions (porém, sem atribuí-los à um pseudônimo como foi o caso de Yatsude).

A Sunrise, responsável por obras como Gundam, Cowboy Bebop e Samurai Warriors – apontou algumas delas como autoria de Hajime Yatate, um nickname dado à equipe de criação do estúdio.

A aparição de Saburo Yatsude

Sim, Saburo Yatsude apareceu numa das produções da Toei, mais especificamente em Hikonin Sentai Akibaranger.

Na série os heróis chegam ao Mundo de Hatte que influenciou a dimensão onde eles vivem assim como o Mundo da Ilusão onde as batalhas entre os Akibaranger e seus inimigos ocorrem.

Akibaranger Saburo Yatsude Saburo Hatte

Por que algumas séries tokusatsu não têm um criador real?

Por mais que as séries tokusatsu tragam histórias e personagens incríveis que marquem nossas memórias e corações, o principal intuito dessas produções é a venda de brinquedos e produtos afins.

Por isso, séries do gênero Super Sentai e Kamen Rider não são criadas por uma só pessoa, mas sim pela Toei e também pela Bandai de acordo com as tendências mercadológicas que propiciarão a venda dos brinquedos. Um exemplo disso vemos em Zyuohger cujos robôs tinham formatos de cubos, uma evidente inspiração de MineCraft.

Aliás, isso explica porque produções do gênero trazem mechas e robôs que parecem brinquedos. Isso faz parte da estratégia, pois, além de facilitar a produção dos brinquedos da série, faz com que as crianças sintam ainda mais vontade de tê-lo. Em outras palavras, cada episódio de tokusatsu é uma propaganda de brinquedo de vinte minutos.

Gostou deste artigo sobre Saburo Yatsude? Acredita que outros amigos interessados em tokusatsu também possam gostar? Então, compartilhe-o agora mesmo nas suas redes sociais. 

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.