Ultraman e Ultraseven NÃO estiveram no mesmo planeta Terra!

Toku Blog YouTube

Ultraman e Ultraseven são os mais conhecidos personagens da Família Ultra tanto no Japão quanto no Brasil onde suas aventuras foram transmitidas pela TV até o começo dos anos 80.

Ultraman é uma série produzida em 1966. Nela um gigante do planeta M-78 chega a Terra para enfrentar monstros de mesmo tamanho que a ameaçam. Para viver entre os humanos, ele se funde ao corpo de Hayata, membro da Patrulha Científica que visa justamente conter ataques de monstros que ameacem o planeta.

O sucesso de Ultraman fez a Tsuburaya Productions produzir Ultraseven, uma série similar, no ano seguinte. Nela, Ultraseven, um alienígena, chega ao nosso planeta e assume uma identidade humana para viver secretamente entre as pessoas, mais precisamente como membro do Esquadrão Ultra que tem o objetivo de investigar e combater inimigos que venham do espaço.

O sucesso de ambas motivou a Tsuburaya a fazer mais uma série, apesar da morte do fundador Eiji Tsuburaya. Assim surgiu O Regresso de Ultraman que, além de apresentar um novo herói, Ultraman Jack, também trouxe de volta Ultraseven e o Ultraman original, dando a entender que todos fazem parte do mesmo universo.

E isso pôde ser visto nas séries seguintes – Ultraman Ace, Taro, Leo, Eighty – que traziam como protagonista um novo Ultra vindo de M-78 que, em algum momento, unia forças com os demais.

Porém, partindo do princípio que todos fazem parte do mesmo universo, ao analisarmos as séries pioneiras, Ultraman e Ultraseven, algumas dúvidas surgem:

  • Por que em Ultraseven as pessoas não fazem comentários sobre as aventuras anteriores de Ultraman?
  • Por que a Patrulha Científica e o Esquadrão Ultra nunca se encontraram?
  • Aliás, por que as patrulhas de diferentes séries nunca se encontram?

A resposta é evidente…

Leia também:
Teoria de Tokusatsu: a origem do Cybercop Júpiter e Lúcifer.
Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil?
Godzilla Vs Megalon: conheça um dos filmes mais divertidos da franquia!

Ultraman e Ultraseven NÃO estiveram no mesmo planeta Terra!

“Mas, como assim?” – você poderia me perguntar. “Eu assisti ambas as séries e o planeta era o mesmo!” – você poderia me argumentar.

Ultraman e Ultraseven

Contudo, se ambos tivessem visitado o mesmo planeta Terra, haveria evidências de Ultraman em Ultraseven e um encontro entre os esquadrões anti-monstros seria algo tão comum quanto os crossovers entre Super Sentais que podem ser vistos em especiais e até mesmo em séries como Gokaiger.

Portanto, por mais que Ultraman e Ultraseven tenham partido do mesmo planeta M-78, eles se dirigiram à Terras diferentes sendo que uma é protegida pela Patrulha Científica, outra pelo Esquadrão Ultra, outra pelo Esquadrão Anti-Monstro e assim por diante.

“Mas, como é possível existir mais de um planeta Terra?” – você poderia me questionar. E a resposta é muito simples: universos paralelos.

E o que são universos paralelos?

Universos paralelos são muito parecidos com o nosso, porém, com uma ou mais características que os tornam diferentes entre si. Basicamente uma ação pode ser o suficiente para fazer surgir um universo paralelo. Por exemplo: se você joga um dado e este mostra o número cinco, outros cinco universos paralelos surgem onde, em cada um, o dado mostrou um número diferente.

“Ok, mas que diferença poderia fazer o resultado de um dado na minha vida, na vida de outras pessoas ou no universo em si?” Poderia fazer TODA a diferença.

Usemos outro exemplo que ilustra isso melhor: vamos supor que meus pais tenham se conhecido ao irem pela primeira vez ao cinema. A partir desse dia eles começaram a namorar, se casaram, eu nasci dessa união e agora estou aqui escrevendo este post que você está lendo.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Agora apontemos um detalhe: meu pai tirou um cochilo a tarde e quase não acordou a tempo de ir ao encontro com minha mãe. Porém, num universo paralelo ele acabou dormindo, nunca encontrou minha mãe no cinema. Ela ficou tão chateada com a falta de compromisso que eles nunca namoraram e, portanto, eu nunca nasci nesse outro universo.

Um universo onde uma pessoa não exista pode causar uma diferença gritante no mundo. Imagine como seria o mundo sem Steve Jobs ou Mark Zuckemberg, por exemplo.

“Ok, já entendi o que são universos paralelos, mas como Ultraman e Ultraseven foram parar em duas Terras diferentes se eles fazem parte do mesmo universo que o nosso?” – você me indagaria.

Ora, e quem disse que M-78, o planeta dos Ultras, está precisamente localizado dentro do nosso universo? Ele pode estar localizado em outro universo e os Ultras são seres tão poderosos que podem simplesmente viajar entre universos a ponto de chegar a muitas Terras paralelas.

Multiverso e a teoria das bolhas de sabão

O filme Ultraman Zero: a vingança de Belial pertence a trilogia que apresentou Ultraman Zero, o filho de Ultraseven, e o vilão Belial, um dos inimigos mais fortes da galáxia.

No começo da trama, Ultraman Zero é designado a sair de M-78 em direção a um planeta que está sendo atacado por Belial. Porém, esse planeta está localizado em outro universo e Zero precisa ir até um lugar onde todos os universos paralelos aparecem reunidos como se fossem enormes bolhas de sabão.

Ultraman Zero encontra os mundos paralelos na forma de imensas bolhas de sabão.

Segundo o físico Michio Kaku, o universo funciona como uma bolha de sabão. Contudo, essa bolha está em expansão, sendo capaz de gerar muitas outras que seriam os universos paralelos.

Nós, no entanto, somos como moscas presas em nossas próprias bolhas, razão pela qual eu não podemos sair deste meu universo e visitar o universo paralelo (como aquele em que meus pais nunca se conheceram, por exemplo).

Porém, os Ultras são fortes e conseguem fazê-lo, a prova disso está presente numa cena do filme em que o narrador explica:

“É dito que o hiperespaço se estende para além do universo. E lá, universos alternativos flutuam infinitamente como bolhas por toda a imensidão. Este lugar é chamado de Multiverso.”

Portanto, concluímos que Ultraman e Ultraseven não estiveram no mesmo planeta Terra. Isso também explica porque Ultras de séries alternativas, não pertencentes ao grupo de guerreiros de M-78 – como Tiga, Dyna, Gaia e Nexus – aparecem em filmes da franquia sem muita explicação lógica. Isso ocorre graças ao conceito de Multiverso em que todos os universos existentes estão reunidos.

Em séries como Ultraman X esse conceito se torna ainda mais sólido no episódio em que o herói se une a Ultraman Ginga. Apesar de ambos virem do planeta M-78, Ginga teve de atravessar um portal dimensional para chegar ao planeta Terra que X estava protegendo.

Analisemos outra série de tokusatsu que envolve esse tema. Em Kamen Rider Decade, série do gênero Kamen Rider, o protagonista é capaz de cruzar universos dominados por outros Riders que, em circunstâncias normais, jamais se encontrariam. Isso ocorre porque ele, Decade, tem a capacidade de atravessar o Multiverso.

Kamen Rider Decade
Em Kamen Rider Decade, cada Kamen Rider pertence a um universo diferente.

Inclusive, algo que deixou os fãs confusos, foi o fato de alguns personagens das séries clássicas (como Kamen Rider Agito, por exemplo) serem ora interpretados por seus atores clássicos ora por novos atores. Mais uma vez a explicação é o Multiverso, visto que Decade foi capaz de passar por diversos universos paralelos a ponto de encontrar o mesmo Kamen Rider Agito, mas com alter egos diferentes.

Em suma, o Multiverso pode explicar qualquer crossover que você conseguir imaginar, por mais maluco que seja. Se um dia a Toho Co e a Maurício de Sousa Produções se unirem para fazer um encontro entre Godzilla e Turma da Mônica, a razão para isso acontecer é clara: Multiverso!

E você? O que acha dessa revelação sobre Ultraman e Ultraseven? Deixe um comentário aqui neste artigo para conversarmos sobre.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.