Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil?

Toku Blog YouTube

Os anos 80 e 90 são conhecidos como a época dourada do tokusatsu no Brasil. Naquele tempo, as crianças vibravam com as aventuras do Jaspion, Flashman, entre outros heróis na extinta Rede Manchete, pois nos anos 80 era o que tínhamos de mais moderno em séries japonesas.

Já pessoas um pouco mais velhas falam saudosamente do Ultraman enquanto outras mais velhas ainda tinham lembranças das lutas do National Kid contra os Incas Venusianos.

Pois é, os heróis japoneses marcaram com força pelo menos três gerações na TV brasileira. Mas, e quanto aos dias de hoje? Será que não há mais tokusatsu no Brasil?

Sim, há! Mas, antes de citar quais são e como eles se encontram disponíveis aqui, vamos recapitular as três eras do tokusatsu em terras tupiniquins!

Leia também:
Por que Super Sentai e Power Rangers soltam faíscas?
Teoria de Tokusatsu: a origem do Cybercop Júpiter e Lúcifer.
Ultraman e Ultraseven NÃO estiveram no mesmo planeta Terra!

Anos 60 & 70: em busca da audiência

National Kid foi o primeiro herói nipônico a pintar por estas bandas lá pelos anos 60 e trouxe na seqüência muitos outros como Ultraman nos anos 70. Nessa época a TV nacional tinha como prioridade a audiência e era isso que essas séries traziam.

Como os lares só tinham uma televisão, as famílias precisavam se reunir para assistir juntos a programação infantil pela manhã, novela e telejornal a noite. E como haviam quatro canais abertos, assistir heróis de olhos puxados lutando contra monstros de borracha era a alegria do público infantil.

Anos 80 & 90: começa a venda de produtos.

Com a vinda de Jaspion e Changeman, tivemos mais uma invasão nipônica nas telinhas. Nessa época o poder de consumo dos brasileiros começava a subir e os lares passaram a ter mais de uma televisão. Como consequência, muitas dessas séries eram exibidas no horário nobre em diversos canais abertos.

Essa foi a época de fazer dinheiro com essas atrações por meio da venda de bonecos, revistas, álbuns, mochilas, camisetas, fantasias, etc e também espaço publicitário nos intervalos comerciais.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

tokusatsu no brasil

Porém, essa massificação fez o público ficar cansado e a vinda dos Power Rangers também trouxe um novo conceito de heróis japoneses e enlatados americanos. Isso quer dizer que os defensores de Alameda dos Anjos foram os responsáveis pelo fim do tokusatsu no Brasil? Não!

Apesar de alguns fãs pensarem assim, o que determinou o fim da vinda de novas séries na segunda metade dos anos 90 foi o desinteresse das emissoras assim como o gosto do público que começava a se voltar para o anime após o sucesso dos Cavaleiros do Zodíaco.

Logo, o tokusatsu totalmente produzido no Japão não deixou o Brasil, apenas mudou de forma.

Anos 2000: a era do DVD e do streaming!

E finalmente chegamos a era atual em que, embora não tenhamos nenhuma série japonesa passando na televisão aberta como nas décadas passadas, elas ainda estão presentes em DVD e nos canais de streaming.

Para que precisamos da volta da Rede Manchete se temos NetflixCrunchyroll exibindo novidades dubladas e legendadas como Ultraseven X e outras séries do gênero?

E ainda temos séries completas legendadas em português em diversos sites não oficiais, Youtube e DVDs a venda em lojas especializadas. Com tantas opções, como é possível dizer que não tem mais sérias japonesas no Brasil? Pelo contrário, elas nunca estiveram tão presentes!

Apenas os canais de exibição mudaram de forma da televisão de 14 polegadas para as telas de nossos smartphones. Heróis japoneses não passam mais na TV brasileira porque as emissoras não têm interesse, porém, ainda há tokusatsu no BrasilAliás, deixe um comentário e nos diga qual é o seu favorito 🙂

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.