Power Rangers é tokusatsu

Afinal de contas, Power Rangers é tokusatsu? Saiba a resposta!

Toku Blog YouTube

Quem tem hoje mais de 30 anos de idade com certeza deve se lembrar dos Changeman, um esquadrão de heróis coloridos que enfrentava o Império Gozma cujo objetivo era conquistar a Terra. Contudo, quem estiver na casa dos 20 deve ter crescido vendo Power Rangers, outro grupo de heróis coloridos que combatia os planos malignos de Rita Repulsa e toda sua legião do mal. E, assim, surgiu uma dúvida: Power Rangers é tokusatsu?

Power Rangers é uma série nipo-americana produzida pela Saban International com foco no público infantil norte-americano e mundial, até hoje rendeu mais de 20 temporadas. Já Changeman é uma produção japonesa da Toei Company pertencente ao gênero Super Sentai, este é um tipo de tokusatsu.

Leia também:
Por que Super Sentai e Power Rangers soltam faíscas?
Anime de Super Sentai: conheça animações inspiradas nos esquadrões!
Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil?

Qual é o significado de tokusatsu?

Tokusatsu é uma abreviação da palavra japonesa “tokushu satsuei” cuja tradução é “filme de efeitos especiais”. Portanto, esse nome era atribuído a todo e qualquer tipo de filme ou série que envolvesse efeitos especiais, tais como Godzilla, clássico que invadiu as telas dos cinemas nipônicos nos anos 50.

Porém, nos dias de hoje, tokusatsu tornou-se sinônimo de seriados de super heróis japoneses que envolvem artes marciais, acrobacias, computação gráfica, efeitos especiais, armas, robôs gigantes, maquetes e monstros de borracha. No Brasil, a cultura pop japonesa foi marcada por heróis assim por mais de 3 décadas, como Ultraman, Jaspion, entre outros.

Power Rangers é tokusatsu
Zyuranger e Power Rangers, sua versão americana.

Então, Power Rangers é tokusatsu?

Como dito no começo deste artigo, esta é a pergunta que muitos fãs de tokusatsu fazem ou escutam com freqüência e a resposta costuma ser “não” pelo fato de Power Rangers ser uma produção nipo-americana. Porém, por mais desapontados que alguns fãs fiquem, Power Rangers é tokusatsu sim.

Levando em conta que o termo refere-se a filmes estrelados por super heróis que combatem monstros emborrachados, o que fazem os defensores de Alameda dos Anjos se não isso?

Se for seguido a risca a ideia de que versões sabanizadas não são tokusatsu por não serem 100% japonesas, deveríamos desconsiderar também o termo “tokusatsu brasileiro” dado a séries como Kamen Rider Orion e Blast Rangers assim como qualquer outra produção do gênero feita em outros países.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Afinal, segundo os japoneses, todo e qualquer filme ou série que envolva efeitos especiais é tokusatsu. Por exemplo: Star Wars, filmes da Marvel e da DC e por aí vai.

Sushi estrangeiro e sushi japonês.

Para entendermos melhor a semelhança entre tokusatsu e Power Rangers, vamos analisar um dos alimentos mais populares da cozinha oriental: o sushi!

Tradicionalmente este é um alimento servido frio feito de arroz, com recheio de peixe e coberto de alga marinha. Porém, no ocidente há muitas variações que não encontramos no Japão: sushi quente, com recheio de frutas e até com cobertura de chocolate!

O sushi teve de ser adaptado aos paladares diferentes do japonês, assim como os Power Rangers são adaptações de séries japonesas para o público ocidental.

 E o que os japoneses pensam do assunto?

Quando estive no Japão, tive a chance de falar com um dos atores e dublês das séries Kamen Rider a respeito de Kamen Rider Dragon Knight, versão americana de Kamen Rider Ryuki. Perguntei o que eles achavam do fato das versões japonesas e originais não chegaram ao público ocidental que agora só conhece Power Rangers.

Eles me responderam que, por uma questão de aproximação cultural, é algo válido já que pessoas de países ocidentais podem ter dificuldade de entender os costumes japoneses presentes nesse tipo de produção.

Power Rangers é tokusatsu
Yuuta Mochizuki e Austin St John, os dois rangers vermelhos juntos.

E você? Na sua opinião, Power Rangers é tokusatsu? Diga nos comentário e vamos continuar a falar sobre este tema 🙂

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.