P Productions

P Productions: conheça a produtora de Lion Man e Spectreman!

Toku Blog YouTube

A P Productions foi uma produtora de tokusatsu fundada em 1960 por Tomio Sagisu e responsável por clássicos como Spectreman, Lion Man, Príncipe Dinossauro, entre outros. Ela também criou alguns animes que fizeram sucesso na TV japonesa.

Trazemos neste artigo sua história e as principais produções prestigiadas, inclusive, pelo público brasileiro.

Leia também:
Toei Company: conheça uma das principais produtoras de heróis japoneses!
Saburo Yatsude: descubra a identidade de um dos criadores da Toei!
Toho Co: conheça uma das principais produtoras do cinema japonês.

A história da P Productions

Sua primeira criação foi Zero-sen Hayato, um anime de 1964 baseado no mangá de Naoki Tsuji. Ele deu o pontapé inicial a outras produções como Harisu no Kaze de 1966, Don Quixote de 1967, Chibikko Kaiju Yamadon de 1968, entre outros.

Sua estreia no mundo do tokusatsu foi em 1966 com Magma Taishi que recebeu no Brasil o nome de Vingadores do Espaço, série baseada no mangá de Osamu Tezuka. A produção foi feita em cooperação com a Mushi Productions, companhia de Tezuka, e foi também o primeiro tokusatsu colorido da TV japonesa. Ultraman de Eiji Tsuburaya estreou menos de uma semana depois.

Vingadores do Espaço P Productions

No ano seguinte, 1967, Ushio desenvolveu um novo herói chamado Jaguarman e filmou um episódio piloto que trazia as aventuras de um alienígena felino que vem ao nosso planeta e se disfarça de humano para viver em sociedade. Quando preciso, ele assume a forma de Jaguarman para combater monstros gigantes.

O piloto foi engavetado, mas o visual do herói serviu de inspiração para o personagem Jaguar de Fuun Lion Man de 1973 (conhecido por aqui como Lion Man Laranja) e o mesmo vilão principal foi usado e recebeu o nome de Mantor do Diabo.

Antes disso, em 1970, a P Productions criou um piloto com uma proposta diferente chamado Choujin Elementman que foi aceito pela televisão, porém, com algumas modificações visuais, além de ter o nome alterado para Spectreman.

No começo dos anos 70 a TV japonesa estava tomada por um grande sucesso: Kamen Rider, criação de Shotaro Ishinomori e produção da Toei Company. Seu ineditismo foi trazer um herói de tamanho humano ao invés de um gigante. A P-Productions decidiu, então, seguir a mesma fórmula para a série do ano seguinte: Kaiketsu Lion Maru, conhecido pelo público brasileiro como Lion Man Branco.

Lion Man

Assim, as demais séries da produtora seguiram o mesmo formato: Tetsujin Tiger 7 de 1973 e Denjin Zaborguer de 1974. Silver Jaguar de 1980 foi uma das últimas produções da P Productions e trouxe de volta o conceito original de Jaguarman, porém, não cativou o público.

O fim da P Productions

A P Productions encerrou suas produções nos anos 80 e Souji faleceu no dia 28 de março de 2004. No início de carreira, ele trabalhou na Toho Co, produtora de Godzilla, onde se tornou amigo de Eiji Tsuburaya e Osamu Tezuka.

No fim das contas, a P Productions teve grande importância na história do entretenimento japonês. Vejamos agora a relação completa de suas produções.

Animes e tokusatsus da P-Productions

Animes da P Productions

Zero-sen Hayato

Zero Sen Hayato P Productions

Animação que traz as aventuras de um piloto de combate durante a Segunda Guerra Mundial.

Harris no Kaze

Harris no Kaze P Productions

Baseado no mangá de mesmo nome, traz a história de um estudante briguento que vive sendo expulso das escolas. Até que um dia ele é matriculado na Escola Harris e o diretor o convence a canalizar essa energia nos esportes e se tornar um atleta.

Donkikko

Donkikko P Productions

Anime de comédia que traz as histórias de Donkikko, seu assistente-mirim, Dondon, e seu pato de estimação, Gonbei. Juntos, eles percorrem a cidade em busca de itens de antiquários.

Chibikko Kaiju Yadamon

Chibikko Kaiju Yadamon P Productions

Série protagonizada pelo simpático monstro Yadamon, adaptação do mangá de mesmo nome criado por Go Nagai que também assinou obras como Devilman e Battle Hawk.

Tokusatsus da P Productions

Magma Taishi / Vingadores do Espaço

Magma Taishi P Productions

A série traz as aventuras de Goldar, sua esposa Silvar e seu filho Gam na luta contra o terrível alienígena Rodak que planeja dominar a Terra.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Jaguar Man 

Jaguarman P Productions

O extraterrestre felino chega à Terra para combater os terríveis monstros gigantes que assolam o planeta. Quando não está em combate, ele assume uma forma humana para viver em sociedade.

Hyouman 

Hyouman P Productions

Ele passou por uma cirurgia e foi transformado num homem-tigre chamado Hyouman, o amigo da justiça. Assim como Jaguarman, teve apenas um episódio piloto produzido.

Kaiju Ouji/ Príncipe Dinossauro

Príncipe Dinossauro P Productions

Toshio é um garoto de dez anos de idade que sobreviveu a um acidente de avião que acabou caindo numa ilha. Contudo, ele foi criado por dinossauros e agora precisa enfrentar ameaças alienígenas.

Kyuketsuki Gokemidoro 

Kyuketsuki Gokemidoro P Productions

Filme de terror que gira em torno de sobreviventes de um desastre de avião que são atacados por alienígenas e transformados em vampiros.

Spectreman 

Spectreman P Productionsq

A série conta as aventuras do ciborgue que veio à Terra para deter a ameaça de Dr. Gori, um macaco cientista louco capaz de criar monstros gigantes.

Kaiketsu Lion Maru / Lion Man Branco

Kaiketsu Lion Man P Productions

Após ter seu mestre assassinado pelos comparsas do malvado Majin, Shishimaru recebe a espada capaz de transformá-lo em Lion Man, o herói capaz de defender o Japão desse mal.

Fuun Lion Maru / Lion Man Laranja

Lion Man P Productions

A segunda série traz um outro Shishimaru que, ao ter seu irmão assassinado pelo clã de Mantor, jura vingança e destruí-los ao assumir a forma de Lion Man.

Tetsujin Tiger Seven

Tiger Seven P Productions

Takigawa Go tem o poder de se transformar em Tiger Seven a partir de um coração artificial em forma de pingente. Para combater seus inimigos, ele conta tambén com uma moto, uma clara influência das séries Kamen Rider.

Denjin Zaborger 

Zaborger P Productions

Yutaka Daimon (interpretado por Akira Yamaguchi, o Riderman de Kamen Rider V3) é um agente secreto cuja moto se transforma no robô Zaborger.

Bouken Rockbat

Bouken Rockbat P Productions

Tokusatsu infantil protagonizado por robôs que são amigos das crianças e que também vivem se metendo em confusão.

Silver Jaguar 

Silver Jaguar P Productions

Silver Jaguar é um guerreiro fugitivo do planeta Fu de Leopardo que chega a Terra junto da Princesa Love. Trata-se de uma produção feita em colaboração com a França, mas que não passou do episódio piloto.

Gostou deste artigo  sobre a P Productions? Qual destas séries você gosta mais? Deixe a sua opinião aqui mesmo nos comentários.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.