Aztecaser

Você gosta de luta livre? Então, conheça Aztecaser!

Toku Blog YouTube

E quem disse que a Tsuburaya só vive de Ultraman e Godzilla? Além de ter produzido filmes na década de 70 como Saru No Gundan, também trouxe as telas nipônicas obras como Pro-Wres no Hoshi Aztecaser ou “Estrela da Luta Livre Aztecaser” que foi criado por Go Nagai (o mesmo de Devilman e Battle Hawk) e Ken Ishikawa.

A princípio chamado unicamente de Aztecazer, as aventuras do herói começaram nas páginas de um mangá que teve três volumes publicado pela Shogagukan até que em 1976 ganhou uma série de TV de 26 episódios exibidos pela TV Asahi.

Leia também:
Devilman: conheça o herói demoníaco mais popular do Japão!
Ninja Captor: saiba mais sobre o septeto ninja!
Saru no Gundau: conheça a versão chinesa de O Planeta dos Macacos!

Aztecaser, um herói de luta livre?

Após testemunhar a morte de seu irmão Daiji, Shun desiste da luta livre. Contudo, Black Mist, o rival de seu falecido irmão, ressurge um ano depois e desafia os demais lutadores. Seu treinador e amigo Jo Kanzaki aceita o desafio e parte para o ringue. Quando este está a ponto de ser morto, Shun aparece sob a forma de Aztecaser e enfrenta Black Mist.

Os poderes de Aztecaser vêm da gema mística em sua máscara chamada Estrela de Aztec, que concede a ele grandes poderes.

Curiosidades sobre Aztecaser

Aztecaser não se assemelha a uma série da Tsuburaya devido a ausência de monstros e personagens gigantes. Tão pouco dá para traçar a semelhança analisando as cenas de luta porque elas são em anime. Sim, é isso mesmo.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Quando Aztecaser invoca os poderes da Estrela de Aztec, tanto ele quanto o vilão e os cenários se transformam em anime e a luta transcorre no maior estilo retrô. Não é a primeira ou única vez que anime e tokusatsu são vistos juntos numa série só, Aizenborg de 1968 trazia uma junção de ambos os estilos de um jeito bem peculiar: os personagens eram em anime, somente os robôs e monstros gigantes eram em live-action.

Aztecaser

Outro ponto que chama a atenção em Aztecaser é o tema luta livre que estava em evidência nos anos 70. Na época o Japão estava tomado por uma paixão por esse esporte, sobretudo por conta do mangá Ashita no Joe que até mesmo pode ter influenciado a criação de Aztecazer. Afinal, seu sucesso no Japão foi tamanho que quando o rival de Joe morre numa das histórias, um grupo de aproximadamente 700 fãs se reuniram na editora para que fosse feito um velório para o personagem.

O gosto dos nipônicos por boxe, aliás, continua até os dias de hoje vide animes como Hajime no Ippo e Ring ni Kakero. Com tantos remakes sendo feitos dos últimos anos para cá, seria interessante ver uma versão 2.0 de Aztecaser, mesmo que fosse apenas uma participação em algum filme do Ultraman.

E você? Gostou de Aztecaser? Então, deixe um comentário neste post nos dizendo a sua opinião.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.