Godzilla vs. Megalon

Godzilla Vs Megalon: conheça um dos filmes mais divertidos da franquia

Toku Blog YouTube

Godzilla vs Megalon (ゴジラ対メガロGojira tai Megaro) é um filme de tokusatsu 1973 produzido e distribuído pela Toho. O filme é dirigido e co-escrito por Jun Fukuda com efeitos especiais por Teruyoshi Nakano e traz no elenco Shinji Takagi como Godzilla e Hideto Data como Megalon. É também o filme 13 da franquia Godzilla e série da Era Showa.

Leia também:
Toho Co: conheça uma das principais produtoras do cinema japonês!
Saru no Gundan: conheça a versão japonesa de O Planeta dos Macacos!
Ultraman e Ultraseven NÃO estiveram no mesmo planeta Terra!

A história de Godzilla Vs Megalon

No ano de 1973, testes nucleares realizados perto das Ilhas Aleutas enviam ondas de choque que se estendem até o sul da Ilha dos Monstros, perturbando seus habitantes.

Longe dali, Seatopia, uma civilização submarina, também tem sido fortemente afetada por esses testes, o que os fez invocar o gigante Megalon para destruir o mundo da superfície por vingança.

Enquanto iss, na superfície, um inventor chamado Goro Ibuki é emboscado por agentes de Seatopia que planeja roubar Jet Jaguar, um robô humanóide construído por Goro e sua equipe. No entanto, a primeira tentativa dos agentes é mal feita e Jet Jaguar é enviado até a Ilha Monstro para trazer Godzilla até Tóquio.

Afinal, Godzilla é o único capaz de deter Megalon ao lado de Jet Jaguar. Porém, para o confronto ficar equilibrado, os agentes de Seatopia fazem contato com os alienígenas da Nebula M para trazer à Terra o monstro Gigan (que apareceu no filme anterior, Godzilla Vs Gigan, de 1972).

Agora resta a Godzilla e Jet Jaguar enfrentarem Megalon e Gigan para defender Tóquio e a Terra.

Curiosidades sobre Godzilla Vs Megalon

Em 1972 foi organizado um concurso infantil de design para monstros gigantes e o desenho vencedor trouxe um robô chamado Arone Red que tinha as cores branca, vermelha, azul e amarelo. Embora a ideia original é que ele fosse um monstro, seu visual foi redesenhado e deu origem ao Jet Jaguar que lembra um pouco os membros da Família Ultra.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

O filme se chamaria, originalmente, “Godzilla Vs Os Irmãos Megalon: estratégia de aniquilação do reino submarino”, mudando para “Monstro Inseto Megalon Vs Godzilla: estratégia de aniquilação do reino submarino” até ser definido para simplesmente “Godzilla Vs Megalon”.

O traje do Megalon foi um dos mais pesados já produzidos pela Toho desde o primeiro filme do Godzilla em 1954, o que tornou difícil a gravação de algumas cenas e o descarte de outras.

De praxe, Godzilla Vs Megalon traz cenas usadas nos filmes anteriores contra o monstro de três cabeças Ghidorah, Astro-Monstro e Gigan. Porém, o longa tem um clima mais leve, sendo, assim, um dos filmes mais divertidos da franquia.

Godzilla Vs Megalon no mercado de vídeo

No Japão, Godzilla vs Megalon vendeu aproximadamente 980.000 bilhetes. Foi o primeiro filme da franquia a vender menos de um milhão de entradas.

Três anos depois, o filme chegou aos Estados Unidos e a recepção também não foi boa. Além de ser classificado como “uma produção barata para o público infantil”, o traje de Godzilla foi descrito como uma versão bizarra de Caco, o Sapo.

Apesar dessas críticas, o filme foi lançado inúmeras vezes no formato VHS. Anos depois, a Media Blasters adquiriu os direitos de DVD para Godzilla vs. Megalon and Destroy All Monsters, chegando a lançar ambos junto a uma das divisões da empresa: a Tóquio Choque.

A ideia original era lançar Godzilla vs. Megalon em DVD e Blu-ray em dezembro de 2011. Porém, por conta de dificuldades técnicas com a Toho, o lançamento acabou acontecendo no ano seguinte e disponível hoje na Amazon.

E aí? O que achou deste artigo sobre Godzilla Vs Megalon? Deixe um comentário dizendo a sua opinião, sobretudo se já tiver visto o filme.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.