Kamen Rider Black

Kamen Rider Black! Com vocês, as aventuras do homem mutante!

Toku Blog YouTube

Kamen Rider Black (仮面ライダー), conhecido no Brasil como Blackman ou Black Kamen Rider, é um tokusatsu da franquia Kamen Rider produzido pela Toei Company e exibido pela MBS e pela TBS entre 1987 e 1988.

Uma das séries mais queridas pelos fãs brasileiros, a saga de Isamu Minami na sua incansável luta contra os Gorgom marcou época no Brasil e no Japão. Relembre conosco as aventuras do homem mutante!

Leia também:
Kamen Rider OOO: saiba tudo sobre o herói das medalhas!
Filme do Kamen Rider exibido no Brasil nos anos 70?! Saiba mais!
Kamen Rider V3: ele prometeu vingar sua família e defender a justiça!

A história de Black Kamen Rider: os imperadores seculares

Nascidos no mesmo dia sob um eclipse no ano de 1968, os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro Minami, no original) e Nobuhiko Akuziki celebram seu aniversário de 19 anos de idade em um barco, sendo apresentados para a sociedade japonesa. Após uma chuva de gafanhotos acabar com a festa, os irmãos são raptados por horrendas figuras.

Eles são levados a uma sala de operações para serem transformados em Black Sun (Senhor Black, na versão em português) e Shadow Moon, os imperadores seculares. Submetidos a implantação dos poderosos King Stone em seus ventres, os irmãos já não são mais humanos.

Kamen Rider Black Issamu Nobuhiko
Issamu, Kyoko, Sati e Nobuhiko

Contudo, Issamu consegue escapar a bordo da moto Battle Hopper antes de ter suas memórias de humano apagadas, mas Nobuhiko não tem a mesma sorte, e continua no cativeiro. A mutação completa de Issamu não foi concluída, e a de Nobuhiko necessita de tempo para que esteja totalmente pronta.

Os Gorgom: os vilões de Kamen Rider Black

Issamu e Nobuhiko foram escolhidos e destinados aos Gorgom pelo pai, Soichiro Akizuki, para serem transformados em imperadores seculares. Após a fuga de Issamu, ele é perseguido por três sacerdotes, Danker (Darom), Pérola (Vishium) e Baraon, sob o comando do Grande Rei, o líder da organização.  Pressentindo o perigo, ocorre sua primeira metamorfose e ele se transforma em Kamen Rider Black.

Vendo seu corpo se transformar totalmente, Issamu aborda o pai sobre os Gorgom, já que Soichiro estava junto com eles durante o procedimento que transformou Issamu e Nobuhiko em homens mutantes. Soichiro revela-se um membro dos Gorgom, e que eles estão espalhados em toda a sociedade japonesa.

Kamen Rider Black Gorgom

Issamu fica sabendo que seu pai biológico foi assassinado pela organização e arde em fúria. Os Gorgom não tem piedade e também matam Soichiro, fazendo com que a missão de Issamu seja resgatar seu irmão Nobuhiko das mãos dos vilões e proteger sua irmã de criação, Kyoko, e a sua cunhada, Satie.

Inimigos e aliados de Kamen Rider Black

Ao longo dos episódios, muitos aliados aparecem na luta contra os Gorgom. Um deles é o agente da Interpol, Suda Ryusuke, que auxilia Issamu em dois episódios na luta contra a vilania. Além disso, conhece Yoichi Daimon, cientista que criou a moto Road Sector a mando dos Sacerdotes. Por sorte, ele escondeu o projeto e só entregou às mãos certas – no caso, Issamu. Também aparece o Comando Jovem dos Gorgom, crianças recrutadas para serem o exército da vilania, mas que resolvem se revoltar contra o império.

Kamen Rider Black Road Sector

Dentre os vilões que aparecem no caminho de Kamen Rider Black, o mais terrível deles foi Taurus (Bilgenia, no original). O vilão, assim como Issamu e Nobuhiko, nasceu durante um eclipse, pré-requisito para se tornar um imperador secular, mas Taurus jamais teve um King Stone, o que causou sua revolta. Ficou selado em um caixão por 30.000 anos pelo Grande Rei.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Taurus também tem uma moto, criada pelo pupilo de Yoichi Daimon, Egami, que desenvolveu a Hellshooter. Além disso, consegue roubar o lendário Sabre Satã, para tentar tirar o King Stone do ventre de Issamu e tornar-se o novo imperador.

Shadow Moon: o irmão e inimigo de Black Kamen Rider

Kamen Rider Black Shadow Moon

O ápice da série é entrada triunfal de Shadow Moon, o mais poderoso antagonista da história. Totalmente modificado pela mutação dos Gorgom, Nobuhiko Akuzuki já não existia mais, e deu lugar à persona maléfica de Shadow Moon, o “anti” Black Sun.

Outrora irmãos, agora inimigos mortais na luta pelo trono de imperador secular. Enquanto Shadow Moon precisava destruir Black para chegar ao seu máximo intento, Issamu tentava, em vão, fazer com que seu irmão voltasse para o lado do bem. Duelos extraordinários marcaram a fase final da série, em que muitas lágrimas foram derramadas, para o bem e para o mal.

Curiosidades sobre Kamen Rider Black

Kamen Rider Black chegou ao Brasil em abril de 1991 na Sessão Super Heróis da Rede Manchete. Foi exibido também no programa Cometa Alegria, até sair do ar em 1992. Voltou em horário nobre em 13 de dezembro de 1993, às 18h30, ficando na grade da emissora até o dia 15 de julho de 1994, quando saiu do ar definitivamente sem ter o seu último episódio exibido. Pouco mais de um ano depois de sua saída, a série que continuou a saga do herói, Kamen Rider Black RX, estreou na Manchete em 24 de julho de 1995.

Kamen Rider Black Kamen Rider Black RX

A série teve vários brinquedos lançados pela Glasslite, como bonecos, o kingstone do herói e outros veículos que não tinham nada a ver com a história, mas eram recauchutados pela empresa. Atualmente melhores versões do boneco do Kamen Rider Black podem ser encontradas, tal como esta do SH Figure Arts.

As aventuras do herói também foram retratadas em mangá no Japão, em uma série que pouco tinha a ver com o que acontecia na TV. Durou 6 volumes e continua inédita no Brasil. Já a editora Abril aproveitou o sucesso da série e lançou histórias próprias do herói, na revista Heróis da TV, entre 1992 e 1993. Além de Kamen Rider Black, eram publicadas também histórias de Cybercop, Maskman e Spielvan, juntamente de Changeman, Flashman e Jaspion, que já vinham sendo publicadas desde 1990.

Kamen Rider Black HQ gibi quadrinhos

Além dos 51 episódios, Kamen Rider Black teve dois especiais lançados para vídeo. Também fez uma participação no especial de RX, onde encontrou-se com sua contraparte e também as outras duas formas do herói.

Em 2009, Tetsuo Kurata voltou a encarnar o papel de Issamu Minami na série Kamen Rider Decade, fazendo episódios como Kamen Rider Black e também como Kamen Rider Black RX, em realidades paralelas. Voltou a reeditar o papel de herói no filme Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3, de 2015.

Aliás, sabia que Tetsuo Kurata, algumas vezes, chegava a dedicar quase 20 horas do seu dia às gravações do Kamen Rider Black? Confira estas e outras curiosidades no artigo que escrevemos sobre ele!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.