Filme do Kamen Rider

Filme do Kamen Rider nos cinemas brasileiros nos anos 70?! Entenda o caso!

Toku Blog YouTube

Quando o assunto é tokusatsu no Brasil, muitos pensamos que Kamen Rider Black foi o primeiro herói do gênero a ser exibido por aqui pela extinta Rede Manchete no começo dos anos 90, certo? Errado! Por mais incrível que pareça, o público brasileiro teve o primeiro contato com os motoqueiros mascarados quando um filme do Kamen Rider foi exibido no cinema nos anos 70.

E para que você conheça mais sobre esse estranho caso, lhe convido a ler este artigo até o final. Ikuzo!

Leia também:
Kamen Rider OOO: saiba tudo sobre o herói das medalhas!
Kamen Rider Ryuki: conheça o herói do Mundo dos Espelhos!
Kamen Rider V3: ele prometeu vingar sua família e defender a justiça!

Qual filme do Kamen Rider foi exibido no Brasil?

O primeiro Kamen Rider a dar as caras no Brasil foi Kamen Rider X, mais precisamente num filme estrelado por ele e exibido no cinema do Rio de Janeiro em 3 de abril de 1979.

E se você pensa se tratar do filme Five Riders Vs King Dark lançado no Japão durante o ano de lançamento da série, 1974, está enganado também. O que tivemos em terras tupiniquins foi uma versão do personagem chamada Super Rider!

Filme do Kamen Rider Os 5 Super-Homens

Super Rider?! O que é isso?!

Super Riders são filmes produzidos nos anos 70 pela Tong Hsing Film baseados nos primeiros Kamen Riders. Na época, eles fizeram um acordo com a Toei para lançar uma trilogia de filmes dos heróis em Taiwan, porém interpretados por atores locais e reutilizando algumas cenas das séries originais. Sim, os Kamen Riders foram sabanizados antes dos Super Sentais em Power Rangers.

O primeiro filme se chamou Super Rider V3 e, é claro, foi baseado na série do Kamen Rider V3. Porém, algumas particularidades puderam ser notadas, tais como os Kamen Riders 1 e 2 usarem mufflers amarelos ao invés de vermelhos.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

O terceiro a ser lançado se chamou Super Riders Vs The Devils inspirado na série original, pois é protagonizado pelos Riders 1 e 2. A história traz os dois heróis determinados a combater a organização Shocker que, nesta versão, se chama The Brotherhood of Satan.

O filme fez tamanho sucesso que ganhou versões dubladas francês (cujos protagonistas são chamados de Superman e conta com curiosidades como Dr. Shinigami revelando ser bisexual) e em alemão.

A versão alemã se chama Der Krieg Der Infras por ter sido vinculado como uma sequência direta de Inframan, o famoso tokusatsu de Hong Kong, tanto é que ambos aparecem juntos na capa do DVD alemão e os Rider recebem o nome de Infra Supermen.

Filme do Kamen Rider Inframan

O segundo filme se chamou The Five of Super Rider, baseado no Kamen Rider X e que traz a participação dos heróis anteriores: Kamen Rider 1, 2, V3 e Riderman. Foi esse filme que chegou a ser exibido no cinema aqui no Brasil recebendo o nome de Os 5 Super-Homens e que, na sinopse publicada no jornal da época, são descritos como símbolos do bem, lutam contra demônios, encarnações do mal, para garantir a paz e a liberdade.

Onde o filme do Kamen Rider (ou Super Rider) foi exibido no Brasil?

Os 5 Super-Homens foi exibido no extinto Cine Art Palácio Méier que ficava localizado na Rua Silva Rabelo, 20.

Inicialmente fundado como Cine Eskye Méier, ele funcionou durante 43 anos e foi o último cinema de rua a ser fechado. Desde então há um templo religioso em funcionamento no local.

E você? Sabia deste caso sobre o filme do Kamen Rider no Brasil? Pois, deixe a sua opinião nos comentários! Agradecimentos a Matheus Mossmann pela contribuição de muitos materiais (incluindo jornais da época) para a produção deste artigo.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.