Tetsuo Kurata

Tetsuo Kurata: saiba tudo sobre o ator do Black Kamen Rider!

Toku Blog YouTube

Tetsuo Kurata é um ator japonês (e dono de restaurante), mais conhecido por interpretar Kotaro Minami (ou Isamu Minami, como ficou conhecido aqui), o personagem principal de Kamen Rider Black e sua continuação, Kamen Rider Black RX, das séries de tokusatsu no Brasil de maior sucesso.

Aos 19 anos ele fez sua estréia como ator em Black, e desde então apareceu em muitas outras séries de televisão e doramas japoneses, inclusive nos filmes da franquia Super Hero Taisen.

Leia também:
Hiroshi Watari: conheça o ator de Boomerman, Spielvan e Sharivan!
Takumi Tsutsui: conheça o ator de Jiraiya, o Incrível Ninja!
Hiroshi Tokoro: conheça o ator do Policial de Aço Jiban!

A vida de Tetsuo Kurata

Kurata fez o teste para o papel de Kotaro Minami em janeiro de 1987, quando ele tinha acabado de se formar no ensino médio. Em uma entrevista de 2006, Kurata afirmou que, durante a audição, ele não tinha sido capaz de retratar o personagem apropriadamente, e não achava que iria conseguir o papel.

Para sua surpresa, ele foi escolhido pelo próprio Shotaro Ishinomori para desempenhar o papel principal, batendo cerca de 8.000 outros competidores (incluindo Ryoma Sasaki que, um ano depois, interpretou Mercúrio em Cybercops). Durante este período, Kurata passou por um treinamento intenso que incluiu técnicas de combate de palco, sessões de exercícios físicos, aulas de interpretação e canto.

Tetsuo Kurata Black Kamen Rider

Em 4 de outubro de 1987, Kamen Rider Black estreou. O sucesso da série, que teve 51 episódios, gerou interesse suficiente dos executivos da Toei Company para persuadi-los a produzir uma sequência, algo sem precedentes na franquia Kamen Rider.

Assim, Kurata renovou seu contrato por mais um ano para trabalhar na sequência Kamen Rider Black RX. Esta segunda série foi menos sucedida devido ao seu estilo mais suave e cômico, que diferiu profundamente do tom sombrio, mais escuro do original.

Em uma entrevista, Kurata disse que apesar de preferir o Black invés de Black RX, ele ficou contente que o personagem teve uma reviravolta positiva depois do triste final de Black. No entanto, há rumores de que Kurata recusou mais tarde convites para reprisar o papel com medo de ficar tão ligado ao Black como o ator Hiroshi Fujioka ficou ao Kamen Rider 1, mas, tais rumores permanecem não confirmados.

Hiroshi Fujioka e Tetsuo Kurata
Hiroshi Fujioka e Tetsuo Kurata

Após o final do Black RX, Kurata apareceu em várias séries de televisão e dramas como personagens de apoio. Ele aparentemente ficou fora dos holofotes públicos depois de ter um hiato da indústria do entretenimento, mas retornou para dar a voz de Kotaro Minami / Kamen Rider Black no jogo de tokusatsu Kamen Rider: Seigi No Keifu.

Em 2009, Kurata retornou atuando como Kotaro Minami no filme Decade: All Riders vs Dai-Shocker e também em dois episódios da própria série Kamen Rider Decade. Seis anos depois, ele reviveu o mesmo papel no filme Super Hero Taisen GP.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Longe do mundo do entretenimento, Kurata possui uma churrascaria chamada Billy the Kid em Tóquio. Ele também atua de vez em quando em doramas de TV e peças teatrais em seu tempo livre. Ele também tem um filho, o ator Kakimoto Kotaro.

Curiosidades sobre Tetsuo Kurata

Tetsuo Kurata esteve no Brasil em 2015 para o evento Anime Friends. Esta foi a primeira e única visita do ator no Brasil.

Tetsuo Kurata Brasil

Tetsuo disse numa entrevista concedida à Revista Hyper Hobby que uma das cenas mais difíceis de filmar em Kamen Rider Black ocorreu no terreno da Indústria Metalúrgica de Takasaki que, apesar de ser bem popular em séries tokusatsu, havia muita poeira, razão pela qual ele diz ter odiado o lugar.

Na mesma entrevista, ele disse que focava em fazer uma atuação muito bem feita. Afinal, Black foi a primeira série Kamen Rider lançada 6 anos após o fim de Kamen Rider Super 1 e que tinha a previsão de ter 13 ou 26 episódios somente. Porém, a série fez um grande sucesso a ponto de Tetsuo não conseguir mais sair na rua sem ser reconhecido.

Porém, isso não quer dizer que a vida dele era fácil. Como o deslocamento para os locais de filmagem eram feitos de ônibus, Tetsuo só podia ir embora depois que todo trabalho acabasse. Por isso, algumas vezes, ele chegava em casa às 01 da madrugada e precisava estar de volta ao estúdio às 06h da manhã, o que o levou a morar no próprio estúdio durante um tempo.

Tetsuo Kurata Kamen Rider Black RX

E se você pensa que as cenas feitas por Kurata eram unicamente as que o herói aparecia em momentos tranquilos, como nos primeiros episódio gravados em Harajuku cujas gravações tiveram de ser interrompidas devido ao assédio dos fãs, você se engana.

Algumas cenas de ação não tinham dublês e era o próprio Tetsuo quem tinha de fazer e reunia desde momentos em que precisava entrar na lama até os que envolviam explosões! “Não precisa de dublê, isso o Kurata pode fazer” – diziam os produtores.

De todos os modos, Tetsuo Kurata marcou a história dos Kamen Riders tanto no Japão quanto no Brasil. Aliás, para conferir a real história da origem dos Kamen Riders, dê uma olhada também neste artigo!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.