Takumi Tsutsui: conheça o ator de Jiraiya, o incrível ninja!

Toku Blog YouTube

Takumi Tsutsui (筒井 巧) é um ator, dublê e dublador japonês nascido no dia 3 de Julho de 1964, em Osaka, Japão.

Apesar de ser conhecido pelo público brasileiro como Toha Yamaji, o protagonista ninja da série Jiraiya, O Incrível Ninja – sétima série do gênero Metal Hero – ele conta com outros trabalhos no currículo que apresentaremos ao longo deste artigo.

Atualmente Takumi trabalha como ator e também dublador de filmes norte-americanos no Japão. Entre um trabalho e outro, ele já veio ao Brasil diversas vezes acompanhado de outros artistas como Hiroshi Watari, Akira Kushida e Hiroshi Tokoro (com quem contracenou junto em alguns episódios de Jiraiya).

E por falar nisso, analisemos a série que o deixou famoso em diversos cantos do Brasil.

Jiraiya, o incrível ninja

jiraiya takumi tsutsui

A série gira em torno de Toha Yamashi, filho adotivo da família Togakure. Sua vida se resume a treinar a arte ninja junto a seu pai Tetsuzan (interpretado pelo Dr. Masaaki Hatsumi) e seus irmãos Manabu e Kei enquanto faz alguns bicos para ganhar dinheiro.

Porém, sua vida muda completamente no dia em que Tetsuzan revela a seus filhos um segredo sobre a família de Togakure: de geração em geração eles tinham a missão de proteger a inscrição que revela o paradeiro de Pako, um tesouro espacial que há muito tempo chegou à Terra.  

Contudo, um ninja ganancioso chamado Dokusai, ao tentar roubá-la de Tetsuzan e se apoderar do tesouro, acaba ficando com metade dela e funda a Família de Feiticeiros com o objetivo de se apoderar da outra metade. Isso chamou a atenção de ninjas do mundo inteiro que vão ao Japão ora com a finalidade de ter posse de Pako ora para impedir que ele caia em mãos erradas.

E para lutar contra todos eles, Toha recebe a armadura e a espada olímpica e passa a se apresentar como Jiraiya.

Outras aparições de Takumi Tsutsui em séries e filmes japoneses

Com certeza a mais emblemática dessas aparições foi no episódio 34 da série Shuriken Sentai NinningerSuper Sentai de 2015 – em que volta a interpretar Jiraiya. O ninja une forças ao esquadrão da vez e recupera a espada olímpica enviada ao espaço no fim da série original.

Outra que os fãs que cresceram assistindo tokusatsu no Brasil pela extinta Rede Manchete devem lembrar é no episódio 20 de Tokkei Winspector em que interpretou um jovem lutador que testemunha um assalto cometido pelo seu melhor amigo.

Além destas, Takumi Tsutsui pode ser visto nas seguintes produções:

  • Oroshiyako Kusuimutan
  • Tsuriba Kanisshi
  • Setouchi Moon Light
  • Nin X Nin Ninja Hattorikun
  • Kusanoran
  • Kaabee
  • Haha No Iru Bashou
  • Tonde Iru Hiragakennai
  • Hagure Keiji
  • Ryouma Ga Yuku
  • Ultraman Cosmos
  • Fushigi Shoujo Na Iru Natotomesu
  • E também vários comerciais

Takumi Tsutsui no Brasil

Takumi Tsutsui

Takumi esteve diversas vezes no Brasil para participar de eventos de anime e até mesmo programas de televisão como nesta entrevista feita por Danilo Gentili no programa The Noite. Vejamos agora como foi cada vinda dele à terras brasileiras:

2004

Neste ano ele veio para o evento Ressaca Anime Friends junto de Hiroshi Watari, ator conhecido do público brasileiro por ter interpretado personagens como Spielvan, Sharivan e Boomerman na série Jaspion.

2008

A exemplo da vez anterior, Tsutsui veio para participar de eventos de anime onde deu atenção aos fãs e também cantou músicas do Jiraiya.

2013

Desta vez, Takumi volta ao lado de Akira Kushida – o cantor das músicas da trilha sonora de Jiraiya – para o evento Anime Friends.

Este ano em particular, ele ficou surpreso que a série tenha feito tanto sucesso fora do Japão, sobretudo num lugar tão distante como o Brasil.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Ele também comentou que nos anos 80 era facilmente reconhecido pelas crianças nas ruas do Japão, agora o mesmo ocorre toda vez que ele visita o Brasil, sobretudo no bairro da Liberdade em São Paulo.

2014

Neste ano, Takumi voltou para participar do evento Comic Con que anos depois trouxe outras personalidades do tokusatsu como Kenji Ohba, o ator que deu vida ao Policial do Espaço Gyaban.

2016

Neste ano Takumi regressa ao lado de Hiroshi Tokoro que interpretou o Policial de Aço Jiban, a série que, por sinal, substituiu Jiraiya no Japão no final dos anos 80.

2017

A exemplo dos anos anteriores, o ator volta para participar do Anime Friends no início do segundo semestre. E para a surpresa de muita gente, ele também voltou no final do ano para fazer parte de eventos menores como um Meet & Greet na hamburgueria LE Burger em São Paulo.

2019

O ator regressa a terras brasileiras para participar do Anime Friends, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, ao lado de Hiroshi Tokoro e Takumi Hashimoto. O Toku Blog esteve lá e tirou foto com os três.

toku blog takumi tsutsui takumi hashimoto hiroshi tokoro

2022

Após um período sem eventos presenciais, Tsutsui é chamado mais uma vez ao Anime Friends e, desta vez, veio acompanhado de Hiroshi Watari para o Anime Friends deste ano.

2023

Takumi Tsutsui volta ao Brasil para realizar um momento inédito: participação no Anime Friends ao lado de Takumi Hashimoto, Hiroshi Watari, além das atrizes Mai Ooishi, Kiyomi Tsukada e Makoto Sumikawa que vêm pela primeira vez ao Brasil.

Curiosidades sobre Takumi Tsutsui

Já que citamos as vindas de Tsutsui ao Brasil, é válido citar que 2004 não foi a primeira vinda dele e sim 1980, ano em que ele veio visitar os primos que moram em São Paulo.

Sim, ele tem parentes no Brasil! Por isso ele tinha conhecimento prévio de que Jiraiya era exibido aqui e fazia sucesso, sobretudo por ter um diferencial dos outros heróis da época: ele não veio do espaço, tão pouco tinha uma armadura metálica ou fazia parte de uma equipe colorida.

Ele era um ser humano como todos nós. Takumi, inclusive, acredita que um dos sucessos da série se deve a ser centrada na família e trazer personagens com um lado mais humano.

Aliás, era o próprio Tsutsui quem vestia a armadura do herói em cenas que não exigiam muita ação. Contudo, isso não era tarefa fácil. Segundo ele, a armadura limitava os movimentos e era muito apertada, o que o forçou a manter-se no peso ideal durante as gravações da série, tendo de evitar comer em excesso e beber cerveja.

A maioria das cenas se passava na clássica pedreira onde praticamente todos os heróis japoneses já estiveram. Essa pedreira fica em Yorii e as gravações lá geravam um problema sério à atores e dublês: ir ao banheiro!

Afinal, o toalete ficava longe de lá. Por isso, Tsutsui precisava ir de carro e sempre acompanhado de alguém, pois era preciso uma outra pessoa para demontar a armadura e, depois, montá-la novamente.

Após as gravações de Jiraiya, Takumi não pôde ficar com a armadura, apenas com o kimono que Toha usava. Por conta de direitos autorais da Toei, ele não pode usar a armadura do ninja em eventos públicos. Por essa razão ele é visto em eventos cantando as músicas da série ou tirando fotos.

Aliás, na época em que a série estava no auge, ele chegou a receber convites de mulheres para encontros amorosos com uma condição: ele precisava ir de armadura! Como a mesma era muito complicada de vestir, as fantasias não puderam ser realizadas.

Por fim, em 2008 o público também pôde ver Takumi usando uma camisa do Inter que foi nada menos que presente do fã Bruno Seidel, criador do tokusatsu brasileiro Blast Rangers.

Takumi Tsutsui

Gostou deste artigo sobre o Takumi Tsutsui? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos possam lê-lo também!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.