Haim Saban

Haim Saban: saiba tudo sobre o criador dos Power Rangers!

Toku Blog YouTube

Haim Saban é um empresário israelense-americano que atua como investidor, filantropo, músico, produtor de discos, filmes e televisão. Apesar de possuir um patrimônio estimado em US$ 3 bilhões e ter sido classificado pela Forbes como a 232ª pessoa mais rica da América, ele é conhecido em todo o mundo por sua principal obra: Power Rangers.

A maioria das séries dos quintetos coloridos é produção Saban Entertainment, produtora e distribuidora de programas infantis de televisão nos EUA fundada por Saban. Ele também liderou consórcios que compraram as emissoras ProSiebenSat.1 Media e Univision Communications. Não obstante, ele é um importante doador do Partido Democrata e ativo nos esforços políticos pró-Israel nos EUA.

Em março de 2017, Saban foi homenageado com a 2.605 estrela na Calçada da Fama de Hollywood por suas realizações na televisão. E por fazer parte da história do tokusatsu no ocidente, redigimos este artigo contanto absolutamente tudo sobre ele.

Leia também:
Saburo Yatsude: descubra a identidade de um dos criadores da Toei!
Eiji Tsuburaya: saiba tudo sobre o pai de Ultraman e Godzilla.
Por que Super Sentai e Power Rangers soltam faíscas?

A história de Haim Saban

Saban nasceu em 1944 em Alexandria, no Egito, filho de uma família judia egípcia. Em 1956, a família Saban imigrou para Israel, juntamente com a maioria da comunidade judaica egípcia. Nessa época, Saban foi enviado para um internato juvenil.

Após ser expulso por ser um encrenqueiro, ele se matriculou em uma escola noturna, onde o diretor lhe disse: “Você não serve para estudos acadêmicos e sim para ganhar dinheiro.”

Anos depois, Saban se casou com Cheryl Lynn com quem ele tem dois filhos. Ele também tem dois enteados, Tifany e Heidi Lenhart que, por sinal, é atriz. Sua atual residência é em Beverly Hills, na Califórnia.

O começo de carreira de Haim Saban

Saban começou sua carreira em 1966 como baixista e empresário com a banda de rock The Lions of Judah (Ha’arayot). Em 1969, Dave Watts da banda britânica The Tornados se juntou ao The Lions.

Haim Saban Band Lions of Judah

Naquele ano, a banda viajou para a Inglaterra, se apresentou em casas noturnas em Londres e foi contratada pela Polydor Records. Em julho de 1969, a banda apareceu no programa de TV da BBC, Color Me Pop. O Lions registrou um single, “Our Love’s A Growing Thing“, mas não foi lançado no Reino Unido devido a dificuldades financeiras. A banda voltou para Israel e Saban se concentrou em ser um promotor musical.

No início dos anos 1970, Saban se mudou para a França, onde trabalhou como produtor musical. Seus clientes incluíam Noam Kaniel, Mike Brant e Shuki & Aviva. Ele também lançou uma gravadora com Shuki Levy.

Em 1978 e 1982, Saban usou o pseudônimo Kussa para músicas e letras de quatro discos, para os quais ele também atuou como produtor usando seu nome verdadeiro. Desde então, ele freqüentemente usa o nome Kussa Mahchi para compor seus créditos nas produções da Saban Entertainment, incluindo a música tema de Mighty Morphin Power Rangers: The Movie.

As fases da carreira de Haim Saban

Basicamente a carreira de Saban é dividida em quatro momentos: Saban International, Fox Family, ProSiebenSat.1 e Univision. Vejamos agora cada uma delas.

Saban International

Nos Estados Unidos, ele se tornou produtor de televisão, fundando a Saban Entertainment em 1988. Durante esse tempo, Haim Saban e seu parceiro Shuki Levy ficaram conhecidos por composições de trilha sonora para programas infantis de televisão dos anos 80.

Embora Levy e Saban compusessem para suas próprias produções, eles também foram os responsáveis por temas de desenhos feitos por outras produtoras, tais como:

Na década de 1990, a empresa de Saban se tornou mais conhecida pela produção de Power Rangers, Masked Rider, VR Troopers e Big Bad Beetleborgs, que foram adaptações ocidentais (também conhecidas como versões sabanizadas) de tokusatsus dos gêneros Super Sentai, Kamen Rider e Metal Hero. Esses foram os anos que ele passou na Fox.

Shuki Levy Haim Saban
Shuki Levy e Haim Saban

Fox Family

Em 1996, a Fox Children’s Productions da News Corporation e a Saban Entertainment de Haim Saban se fundiram para formar a Fox Kids.

Com a crescente mudança na televisão infantil de blocos de programação para canais a cabo, como Cartoon Network e Nickelodeon, as duas empresas procuraram lançar um concorrente à altura. Assim surgiu o canal Fox Kids.

Contudo, em 23 de julho de 2001, Saban anunciou a venda do canal por US $ 5,3 bilhões para a The Walt Disney Company que mudou o nome para Jetix e, finalmente, para Disney XD como é conhecida até hoje.

ProSiebenSat.1

Em agosto de 2003, Saban liderou um consórcio, que adquiriu uma participação majoritária no grupo ProSiebenSat.1 Media do Kirch Media Group, o então falido conglomerado de mídia alemão.

A ProSiebenSat.1 é a maior empresa de radiodifusão televisiva comercial da Alemanha, proprietária de cinco canais de televisão alemães, incluindo o ProSieben e o SAT.1, duas das três principais estações da Alemanha.

Coletivamente, os canais do ProSiebenSat.1 representavam aproximadamente 45% do mercado publicitário da TV alemã na época. A aquisição da Saban ProSiebenSat.1 foi a primeira vez que um estrangeiro assumiu o controle de uma importante empresa de mídia alemã.

Saban supervisionou uma reviravolta nos negócios da ProSiebenSat.1, recrutando ex-rivais de negócios, o ex-presidente-executivo da BSkyB, Tony Ball, e o ex-diretor-geral da BBC, Greg Dyke, para a diretoria da empresa.

Em março de 2007, o Saban Capital Group e o consórcio venderam seu controle acionário na ProSiebenSat.1 para KKR e Permira, por 22,40 euros por ação, depois de originalmente pagar 7,5 euros por ação em 2003.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Univision

Em 27 de junho de 2006, o Saban Capital Group liderou um grupo de investidores que disputavam a Univision Communications, a maior empresa de mídia em língua espanhola dos Estados Unidos. Outros investidores do grupo liderado por Saban eram o Texas Pacific Group, de Fort Worth, Texas e Thomas H. Lee Partners. O grupo obteve sucesso na aquisição da Univision com uma oferta avaliada em US $ 13,7 bilhões.

A história de Haim Saban e os Power Rangers

Haim Saban Power Rangers

A Saban Entertainment distribuiu a série Power Rangers de 1993 até o final de 2001, e a Fox a transmitiu até o outono de 2002. Como a Walt Disney Company comprou a franquia como parte de uma compra que ocorreu em 2001, isso fez com que a Fox Family Worldwide se tornasse ABC Family Worldwide Inc. Esta aquisição também viu a Saban Entertainment se tornar a BVS Entertainment em 2002.

Power Rangers continuou a ser transmitido pela Fox até que a empresa substituísse seu pacote Fox Kids por “FoxBox” nos Estados Unidos. Desde setembro de 2002, todas as séries dos Power Rangers foram ao ar em várias redes da Disney (canais ABC Kids, Toon Disney e Jetix).

Quando Power Rangers Wild Force terminou, a Disney mudou a produção da franquia de Los Angeles para a Nova Zelândia. Isso resultou no fechamento da MMPR Productions e na demissão de muitos membros da produção. De Ninja Storm até hoje, Power Rangers é produzido na Nova Zelândia.

Em 12 de fevereiro de 2009, a Toon Disney encerrou as transmissões de Power Rangers em certas áreas dos Estados Unidos. Vários grupos de radiodifusão afiliados da ABC se recusaram a exibir a maior parte da série Power Rangers desde 2006 devido à falta de conteúdo educacional e informativo.

As temporadas da Era Saban, desde Mighty Morphin até Time Force, passaram a ser conhecidas como “Saban’s Power Rangers” que retomou tal título em 2010 com Power Rangers Samurai (que teve como base Shinkenger).

Um artigo publicado no The New Zealand Herald no dia 6 de março de 2009 identificou Power Rangers RPM como a última temporada da franquia. A gerente de produção, Sally Campbell, declarou em uma entrevista: “não iremos filmar outra temporada”. Assim, a produção de Power Rangers cessou e a última série da BVS Entertainment, RPM, terminou em 26 de dezembro de 2009.

Porém, em 1º de outubro de 2009, a Bandai divulgou um comunicado de imprensa de que a Disney iria difundir o Mighty Morphin Power Rangers a partir de janeiro de 2010 na ABC Kids em vez de uma nova série utilizando a série Super Sentai 2009.

Foi então que, em 12 de maio de 2010, Haim Saban resgatou a franquia Power Rangers da Disney por US $ 43 milhões e anunciou planos para produzir novos episódios da série. A décima oitava temporada, Samurai, começou a ser exibida na Nickelodeon em 7 de fevereiro de 2011 e os episódios anteriores começaram a ser retransmitidos no Nicktoons no mesmo ano.

Para comemorar o 20º aniversário da série, a Nickelodeon começou a transmitir o Power Rangers Super Megaforce em 2 de fevereiro de 2013, apresentando todos os rangers do passado no último episódio da temporada assim como vimos na versão original, Gokaiger, que encontrou os demais Super Sentais.

Power Rangers Super Megaforce

Em 1º de outubro de 2013, a Saban Brands anunciou que havia estendido acordos com a Nickelodeon e a Bandai America Incorporated até 2016 para a franquia Power Rangers.

Em maio de 2014, a Saban Brands e a Lionsgate Films anunciaram que planejam produzir um novo longa-metragem Power Rangers, e esperamos lançar uma franquia de filmes Power Rangers.

O filme, intitulado simplesmente Power Rangers, foi lançado em 24 de março de 2017, com críticas mistas e um fracasso nas bilheterias, chegando a comprometer a produção de uma sequência.

Em janeiro de 2016, a Saban e a Nickelodeon estenderam sua parceria de transmissão até 2018. Em fevereiro de 2018, as empresas anunciaram que o Power Rangers continuaria a ser transmitido pela Nickelodeon até 2021. Até que algo surpreendente aconteceu.

A venda de Power Rangers para a Hasbro

No dia 1 de maio de 2018, a Hasbro, empresa global de entretenimento e jogos, e a Saban Properties LLC anunciaram que as empresas assinaram um contrato definitivo para a Hasbro comprar os Power Rangers da Saban e várias outras marcas de entretenimento por US$ 522 milhões. Brian Goldner, presidente e CEO da Hasbro, disse:

“Power Rangers é uma marca icônica construída sobre uma herança de grande narrativa e merchandising com enorme potencial de valorização quando totalmente executada em todo o lueprint de marca da Hasbro.b

Pouco depois de entrar em nosso acordo de licenciamento, ficou claro que agora era a hora de começar a investir no potencial total do Power Rangers. Vemos uma oportunidade significativa para os Power Rangers em todo o nosso Projeto de Marca, incluindo brinquedos e jogos, produtos de consumo, jogos e entretenimento digitais, bem como geograficamente em todo o nosso espaço de varejo global.

Nós não poderíamos estar mais satisfeitos que Haim Saban continuará em uma função de consultoria para guiar ainda mais o nosso desenvolvimento desta valiosa propriedade para a próxima geração de fãs do Power Rangers.”

Já Haim Saban complementou:

“25 anos após o lançamento do Power Rangers, acredito que o futuro dessa marca nunca foi tão grande. A liderança da Hasbro em inovação, narração de histórias e gerenciamento de marca torna a empresa perfeita para desenvolver ainda mais o alcance global e o apelo da propriedade Power Rangers. Estou ansioso para trabalhar com Brian e a equipe nos próximos anos.”

Detalhes da transação

A Hasbro pagou US$ 22,25 milhões para a Saban Brands de acordo com o contrato de licença dos bonecos dos Power Rangers, anunciado pelas partes em fevereiro de 2018, que estava programado para começar em 2019.

Sob os termos do contrato de compra, a Hasbro pagará um adicional de US$ 229,75 milhões em dinheiro e emitirá US$ 270 milhões em ações ordinárias da Hasbro para a marca Power Rangers e várias outras.

O acordo inclui todas as propriedades intelectuais, direitos de categoria e bibliotecas de conteúdo relacionados de propriedade da Saban Properties e suas afiliadas. A transação está sujeita a várias condições de fechamento habituais, incluindo a obtenção de aprovações regulatórias necessárias, e deve ser concluída durante o segundo trimestre de 2018.

Ela também inclui a despesa de amortização intangível, não deverá ter um impacto significativo nos resultados das operações da Hasbro em 2018.

Como você pode ver, Haim Saban passou por muita coisa antes, durante e após levar o estilo Super Sentai ao mundo sob a forma de Power Rangers. E para saber como isso aconteceu, confira também este artigo que redigimos sobre a verdadeira história dos Power Rangers e Super Sentais sabanizados.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.