Power Rangers soltam faíscas

Por que Super Sentai e Power Rangers soltam faíscas?

Toku Blog YouTube

Quem cresceu assistindo Super Sentai e Power Rangers com certeza deve ter feito a si mesmo perguntas como: Por que os heróis fazem tantas poses antes da luta? De onde eles tiram as bazucas? Por que eles não matam o monstro que faz os outros monstros ficarem gigantes? Mas, a pergunta que mais intriga os fãs até hoje é: por que Super Sentai e Power Rangers soltam faíscas?

Toda vez que os quintetos se transformam e são atacados por espadas ou algo cortante, não é sangue que sai de seus corpos, mas sim faíscas, as mesmas que você vê quando algum objeto eletrônico entra em curto circuito.

Mas, se eles não são robôs, por que isso acontece? Para responder essa pergunta precisamos voltar alguns anos no passado, antes mesmo dos Power Rangers nascerem, mais precisamente à uma terra muito longínqua e querida chamada Japão.

Leia também:
Versão sabanizada: afinal de contas, por que isso existe?
Ultraman e Ultraseven não estiveram no mesmo planeta!
Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil?

A evolução dos Super Sentais ao longo dos anos 70 e 80

Como já explicamos neste post sobre sabanização, Power Rangers é uma adaptação norte-americana das séries Super Sentai produzidas no Japão, gênero que nasceu em 1975 com Himitsu Sentai Go Ranger. Ao analisarmos essas primeiras séries, podemos perceber muitas diferenças.

Para começar, as primeiras equipes (Go Ranger e JAQK Dengekitai) não tinham robôs gigantes, a maioria dos vilões principais eram de aparência humana e as apresentações dos heróis (também chamadas de roll call) duravam um pouco mais. Outras grandes diferenças eram o uniforme dos heróis e suas transformações.

Diferente dos justiceiros atuais cujos uniformes são de feitos de lycra e com muito brilho, os primeiros heróis tinham outro design: os uniformes eram feitos de pano e tinham como acompanhamento o muffler, aquele charmoso lenço em volta do pescoço. No Brasil pudemos ver esse estilo quando Goggle Five foi exibido na TV.

Durante as transformações desses pioneiros podemos ver que, na realidade, suas vestimentas de combate são roupas que eles mesmos vestem na hora de ir para a ação. Tanto é que, após a “transformação”, era comum vê-los ajustando os capacetes (que, por sinal, costumavam ser a única parte do uniforme com elementos eletrônicos que atribuíam aos heróis funções como visão raio-x e comunicação com os demais membros).

Essas características marcaram as séries Sentais até 1983, ano em que Dynaman foi lançado e trouxe os uniformes de lycra que conhecemos até hoje. Mas, o divisor de águas do gênero veio no ano seguinte.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Bioman, o esquadrão super atômico

Em 1984 estreia Bioman no Japão, uma série que trouxe muitas novidades, a começar por ser a primeira equipe a ter duas mulheres, além de mais dinamismo nas cenas de luta e um novo conceito em que os monstros (neste caso, eram robôs) que aparecem a cada episódio eram originalmente gigantes ao invés de aumentarem de tamanho no final da luta.

A transformação foi outro diferencial, pois, ao contrário de seus antecessores que praticamente vestiam um uniforme de combate, os integrantes de Bioman possuem super poderes por terem sido irradiados pelas biopartículas que concedem habilidades especias aos seus hospedeiros.

Assim, seu assistente Peebo e o gigante Bio Robô entregam à eles os dispositivos com os quais eles podem assumir a forma de Bioman, munidos de uniformes eletrônicos que ampliam o poder das biopartículas, além de armas tecnológicas como pistolas, espadas laser, etc.

Ok, mas por que Super Sentai e Power Rangers soltam faíscas?

Não se preocupe que agora falta pouco para chegarmos à resposta. Como os Bioman tinham uniforme eletrônico, era comum, ao receberem um ataque, vê-los soltando faíscas. Essa era uma característica nunca vista antes, pois tratou-se do primeiro esquadrão a ter trajes desse tipo.

Porém, os efeitos ficaram tão bacanas que foram repetidos na série seguinte, Changeman de 1985 (que foi exibido no Brasil três anos depois ao lado de Jaspion). E havia uma razão para isso: a exemplo de seu antecessor, os uniformes dos Changeman também tinha partes eletrônicas, tal como vemos no episódio em que o Change Dragon tem dificuldades para remover o Change Protec que protege o seu corpo e amplia a Força Terrena, fonte de poder dos heróis.

No ano seguinte em Flashman o mesmo efeito das faíscas foi aplicado e, não obstante, em lutas mais intensas seus uniformes rasgavam e era possível ver um circuito eletrônico por baixo.

A partir daí esse efeito se tornou parte integrante desse tipo de série que traz um esquadrão novo a cada ano no Japão. Em 1992 foi a vez de Zyu Ranger que trouxe os mesmos elementos das séries anteriores. E como a primeira temporada de Power Rangers é uma adaptação nipo-americana que traz as cenas japonesas de Zyu Ranger, eles também receberam a característica de soltar faísca durante as lutas.

E aí, gostou do artigo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também possam finalmente entender porque Super Sentai e Power Rangers soltam faíscas.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.