Junichi Haruta

Junichi Haruta: conheça a vida e carreira do ator do MacGaren, vilão do Jaspion

Toku Blog YouTube

Junichi Haruta (春田 純一) é um ator e dublê japonês nascido no dia 17 de março de 1955 em Kitakyushu, prefeitura de Fukuoka, no Japão, sob o nome de Misao Haruta. Ele ficou conhecido no Brasil por ter interpretado personagens de tokusatsu, como MacGaren, o vilão do Jaspion.

E se você sempre quis saber como a carreira dele começou, quais outros trabalhos ele fez, o que achou de ter participado do elenco do Jaspion e a opinião que tem sobre o sucesso dos heróis japoneses no Brasil, este artigo é para você!

Leia também:
Takumi Tsutsui: conheça o ator de Jiraiya, o incrível ninja!
Hikaru Kurosaki: conheça a vida e carreira do ator do Jaspion!
Hiroshi Tokoro: conheça o ator do policial de aço Jiban!

História de vida e carreira de Junichi Haruta

Junichi Haruta, desde criança, tinha contato com tokusatsu. Numa entrevista dada à Revista Henshin em 2001, ele revelou que seus heróis favoritos eram Gekko Kamen, Seven Color Mask e, dos animes, gostava de assistir Astro Boy e Gigantor. Contudo, foram as séries de Key Hunter e Jimen que o inspiraram a querer ser dublê.

A exemplo de Hiroshi Watari, Haruta deixou a escola (porém, em 1970) para se juntar ao JAC (Japan Action Club, atual JAE – Japan Action Entertainment) que estava a ponto de receber outros nomes como Kenji Ooba, Osamu Kaneda, Ryosuke Nishimoto e Junji Yamaoka. Com apenas 16 anos de idade, ele começou sua carreira como dublê na série Kamen Rider 1 de 1971.

Junichi Haruta Hikaru Kurosaki Kenji Ohba
Hikaru Kurosaki (ator do Jaspion), Junichi Haruta (ator do MacGaren) e Kenji Ohba (ator do Gyaban) no JAC

Nos treinamentos do JAC, Junichi e os demais dublês aprendiam como “voar” e saltar de lugares altos sem sofrer muito impacto, tal como os heróis fazem. Além disso, o treinamento também incluía cenas de luta, espadas, golpes e movimentos acrobáticos.

A partir disso, ele passou a atuar em diversas séries de tokusatsu e também filmes japoneses. Numa cena de “Graveyard of Honor”, por exemplo, ele chegou a dar mergulho de 15 metros, o maior recorde da época!

Seu primeiro papel como ator veio em 1982 ao interpretar Kanpei Kuroda, o Goggle Black de Dai Sentai Goggle V, o primeiro membro de uniforme preto dos Super Sentais.

O sucesso do personagem foi tamanho que ele foi convidado a participar da série seguinte, Kagaku Sentai Dynaman, como Dyna Black. E, dois anos depois, atuou como o vilão MacGaren da série Jaspion, papel que lhe concedeu fama e prestígio, principalmente no Brasil.

Junichi Haruta MacGaren

Nos três casos, Haruta atuou tanto como ator nos momentos em que os heróis estão sob suas formas civis e também nas cenas de ação em que ele veste o traje de seus personagens. Segundo ele, interpretar o papel de um herói e não poder participar depois que ele se transforma não deve ser tão emocionante assim.

Atualmente, ele entrou no campo do j-drama, atuando em novelas e minisséries japonesas. No entanto, ocasionalmente, aparecem alguns tokusatsus, como em Kamen Rider Blade, interpretando o vilão Yoshito Hirose, ou mesmo revivendo Goggle Black em Kaizoku Sentai Gokaiger, porém sem participar das cenas de luta.

Como era para Junichi Haruta fazer as cenas de ação?

Para Haruta, a primeira dificuldade era usar os uniformes dos personagens na hora das cenas de ação. Além de a máscara ser pequena, ela não dá uma visão completa ao dublê. E, com o passar do tempo, ela passa a ficar embaçada e não se enxerga quase nada, o que complica na hora de respirar ou fazer cenas perigosas como pular do alto da pedreira da Toei.

As cenas de luta são são coordenadas pelo diretor, é ele quem coordena os ataques, golpes e movimentos dos atores e dublês que também podiam das algumas sugestões. Da mesma forma que um diretor “normal” precisa analisar a produção como um todo, o diretor de ação (pertencente ao JAC / JAE) precisa pensar em cada detalhe das lutas, desde os golpes aos tombos.

Junichi Haruta Goggle Black

Claro que, nesse ritmo, muitos se machucam a ponto de quebrar ossos ou ficarem internados em hospitais. O próprio Junichi Haruta diz ter se machucado demais.

Certa vez, ele teve de pular do alto de uma montanha-russa. Apesar de haver um colchão embaixo, ele caiu fora dele e acabou ficando meio ano internado.

Além disso, em Goggle V, há uma cena em que Goggle Black salta de um penhasco de 20 metros com a moto enquanto bombas explodem. Haruta saiu rolando penhasco abaixo e acabou machucando a bacia e a perna. “Nada grave” – disse ele.

Qual é a opinião de Junichi Haruta sobre Jaspion?

Numa entrevista feita com ele e o ator Hikaru Kurosaki (o Jaspion) após o fim da série, Haruta revelou que ter participado dela foi algo muito prazeroso, apesar de chegar a sentir medo durante algumas cenas de ação.

Posteriormente, ele revelou ter achado interessante interpretar o MacGaren, seu primeiro papel como vilão que, por sinal, é o seu personagem favorito. Sobretudo porque ser o rival do herói também tem o seu encanto, a exemplo de Darth Vader do Star Wars.

Quais outras séries tiveram a participação de Junichi Haruta?

No total, Junichi Haruta participou de aproximadamente 100 produções, incluindo heróis, filmes e doramas. Por isso, destacamos aqui as principais de tokusatsu.

Robot Keiji K

Junichi Haruta Robot Keiji K

Robot Keiji K é uma série protagonizada por um robô investigador. Junichi Haruta fez o papel do robô Rockerman.

Akumaizer 3

Junichi Haruta Zabitan Akumaizer

Akumaizer 3 traz a história de três monstros que se rebelam contra o império maligno ao qual pertenciam para proteger a Terra. Haruta fez o papel de Zabitan, um dos membros do trio.

Choujin Bibyun

Junichi Haruta Bibyun

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Choujin Bibyun é a sequência direta de Akumaizer, Junichi foi o dublê do líder Bibyun.

Himitsu Sentai Goranger

Junichi Haruta Akaranger

No primeiro Super Sentai da história, ele foi o dublê substituto do líder Akaranger.

JAKQ Dengekitai

Junichi Haruta Big One Spade Ace

Já no segundo Super Sentai, Haruta deu vida às cenas de ação dos líderes Spade Ace e Big One.

Dai Sentai Goggle V

Junichi Haruta Goggle Black 2

Como dito anteriormente, este foi o primeiro trabalho em que Junichi fez o personagem tanto nas cenas civis quanto nas cenas em que está transformado em Goggle Black.

Kagaku Sentai Dynaman

Junichi Haruta Dyna Black

O mesmo ocorreu com seu papel como Dyna Black, o membro ninja dos Dynaman.

Kyojuu Tokusou Jaspion

Junichi Haruta MacGaren 2

Na quarta série dos Metal Heroes, ele foi chamado para fazer o papel de MacGaren, personagem introduzido no quarto episódio quando Jaspion chega ao planeta Terra.

Choujinki Metalder

Junichi Haruta Metalder

Nos episódios 25 e 26 da série, ele apareceu ao lado de Hiroshi Watari e Kenji Ohba como um grupo que apoia Metalder na luta contra Neroz.

Sekai Ninja Sen Jiraiya

Junichi Haruta Kazenin Storm

Em Jiraiya, Junichi deu vida à Kazenin Storm, um ciborgue construído por Benikiba que, de vilão, passa a ser aliado de Jiraiya na luta contra a Família de Feiticeiros.

Dennou Keisatsu Cybercop

Junichi Haruta Bylon Cybercop

Em sua participação na série dos Policiais do Futuro, ele viveu Bylon, um agente de Hong Kong que dá uma histórica surra em Takeda, o Cybercop Júpiter.

Tokkyuu Shirei Solbrain

Junichi Haruta Solbrain

A exemplo de Cyberop, Haruta participou de apenas um episódio de Solbrain em que ele veste uma cópia da armadura de Solbraver.

Junichi Haruta e o público brasileiro

Em 2001, Junichi Haruta disse que não tinha a menor ideia de que séries japonesas faziam tanto sucesso no Brasil. Ele sabia que os Goggle V são conhecidos na Indonésia onde ele chegou a ir para fazer uma apresentação.

Quanto ao sucesso de Goggle V no Brasil, ele acredita que isso possa ter ocorrido por conta dos movimentos dos heróis baseados em técnicas de ginástica olímpica.

Junichi Haruta tokufãs

A polêmica com os fãs brasileiros

De acordo com o informe da Resistência Tokusatsu em 2017, Junichi Haruta foi um dos atores que abriu o seu Facebook para receber os fãs, tal como fizeram Takumi Tsutsui, Hiroshi Tokoro, Seikoh Senoo, entre outros.

Porém, o ator acabou excluindo algumas pessoas de sua rede social, incluindo fãs brasileiros que o adicionaram. Isso fez alguns acreditarem que a razão possa ter sido o comportamento de outros fãs que, comumente, marcam os atores japoneses em inúmeras postagens sobre tokusatsu (muitas delas em português), o que poderia ter, inclusive, causado incômodo à outros artistas como Shiro Izumi (o Change Pegasus de Changeman) e Sayoko Hagiwara (a Nefer de Flashman).

Seja qual for a razão, ela não interfere no legado que Junichi Haruta nos deixou em diversas séries japonesas das quais tanto gostamos. Aliás, se você gostou deste artigo e acha que outras pessoas também vão curtir saber mais sobre o ator do MacGaren, compartilhe-o em suas redes sociais! Até a próxima!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.