Cybercop Júpiter

Teoria de Tokusatsu: a origem do Cybercop Júpiter e Lúcifer.

Toku Blog YouTube

Cybercop é uma série produzida pela Toho Co e traz a história de um grupo especial da polícia, o ZAC, que combate a criminalidade em Tóquio nos anos 1999/2000 (que, para a época de produção da série, ainda era o futuro) assim como as ameaças do grupo Destrap.

A equipe dos Cybercops é composta por quatro membros: Akira (que veste a unidade Marte), Ryoichi (que veste a unidade Saturno), Osamu (que traja a unidade Mercúrio) e o último a integrar o grupo é Takeda (que usa a unidade Júpiter).

O nome original de Takeda é Z226 e ele veio do futuro assim como o Cybercop Lúcifer e Barão Kageyama. Nessa época o mundo passou a ser dominado pelos computadores e uma grande explosão fez os três voltarem ao passado, sendo que Takeda perdeu a memória e se juntou ao ZAC, Kageyama se uniu a Destrap e Lúcifer ficou desaparecido até metade da série.

Parece simples, não? Mas, isso gerou muitas dúvidas na cabeça dos fãs, por exemplo:

– Os quatro Cybercop – Júpiter, Marte, Saturno, Mercúrio – precisam usar uma cabine para se transformar enquanto Lúcifer pode simplesmente convocar a sua armadura que é enviada de outra dimensão. Por quê?

Aliás, por que quatro unidades têm nomes de planetas enquanto uma tem o nome do tinhoso?

No primeiro episódio da série, só existem três Cybercops – Marte, Saturno e Mercúrio. No entanto, Takeda aparece de repente, invade a cabine de transformação do ZAC e traja a unidade Júpiter que, até então, era desconhecida. Como? Por quê?

Por sinal, as cabines de transformação do ZAC sempre foram quatro mesmo quando os Cybercops eram um trio. Por quê?

As unidades Marte, Saturno e Mercúrio foram desenvolvidas pela polícia, por isso trazem o termo “Police” nelas. Porém, Júpiter no futuro nada tinha a ver com a polícia. Então, por que a armadura dele também traz o termo “Police”, além de um design policial com sirenes no lugar de ombreiras, por exemplo?

Num determinado episódio da série é explicado que, ao chegar do futuro, Takeda foi encontrado pela Interpol trajando a Unidade Júpiter e conduzido a se juntar ao ZAC. Quando foi isso? E por que levaram um civil, estranho, de passado desconhecido a fazer parte de um grupo especial da polícia?

Responderemos essas perguntas ao longo deste post. Então, comecemos pelo futuro de onde Júpiter e Lúcifer vieram. Atente-se que, a partir de agora, tudo é apenas teoria.

Leia também:
Teoria de Tokusatsu: o encontro entre Goggle Five e Chucky!
O que é tokusatsu? Saiba tudo sobre o universo dos heróis japoneses!
Changeman Torre de Babel: conheça esta história bizarra!

A origem dos Cybercop Júpiter e Lúcifer

A dominação das máquinas não ocorreu de repente e sim de forma gradativa. Afinal, no ano 2000 os computadores já assistiam as pessoas nas fábricas e em serviços que não precisavam mais da mão de obra humana.

O surgimento da inteligência artificial fez com que as máquinas tivessem uma maior autonomia e percebessem que poderiam facilmente tomar o controle do planeta e de todos os seres humanos. Anos se passaram e, quando eles perceberam, já estavam sob ameaça das máquinas guiadas por poderosos computadores que tinham como núcleo a Torre Babilon.

Surge a unidade Júpiter

Para evitar que o cenário se tornasse ainda pior, a polícia desenvolveu uma armadura de combate que dá ao seu usuário a capacidade de conter os ataques das máquinas e deu a ela o codinome Júpiter em homenagem ao maior planeta do Sistema Solar. Afinal, era preciso algo de grande força para conter a ameaça dos computadores.

Por essa razão, a unidade Júpiter recebeu o design que remete a polícia, por ser o último grupo de defesa existente no mundo já que todos os demais – exército, forças especiais e afins – foram aniquilados pelas máquinas.

No entanto, o quadro se agravou e o número de pessoas mortas nessa guerra mundial crescia assustadoramente. Chegou o momento em que já não havia mais forças de defesa no planeta a não ser Z226 e sua unidade Júpiter que podia ser unida ao seu corpo por meio de uma cabine em forma de pirâmide.

Como ele sozinho não conseguia conter os ataques dos computadores, os poucos humanos sobreviventes concluíram que era preciso aumentar suas forças de ataque e defesa. Foi então que…

Surge a unidade Lúcifer

A tecnologia havia avançado desde a criação da unidade Júpiter e viver num mundo dominado por computadores também deu aos seres humanos um conhecimento maior nessa área. Logo, todos se reuniram para criar uma unidade Cyber mais poderosa.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Assim, ela foi desenvolvida e trazia semelhanças a unidade Júpiter como, por exemplo, a arma acoplada à unidade. Júpiter usa o Cyber Thunder Arm, capaz de produzir energia o suficiente para destruir até mesmo um avião de guerra. A outra unidade trazia a arma Giga Max e também o Cyber Gravitador cujo poder destrutivo se equivale ao Cyber Thunder Arm.

Como a polícia já não existia, a armadura não levou o termo “Police” e o nome dado a ela veio quando alguém disse “somente um demônio poderia acabar com as máquinas”. Assim surgiu a unidade Lúcifer.

Seu usuário pertencia ao grupo de sobreviventes e foi escolhido por ser o mais hábil nos combates contra as máquinas. Como ele queria se tornar o próprio demônio a destruir todos os computadores, adotou o próprio nome Lúcifer para si.

A partir de então, Júpiter e Lúcifer passaram a lutar em dupla contra as máquinas assim como Kageyama que, apesar de não possuir uma unidade Cyber, também fazia parte da linha de frente dos ataques.

Para pôr fim à guerra, eles decidem tomar o controle da Torre Babilon, núcleo de todos os computadores e máquinas do planeta. Contudo, Júpiter flagra Kageyama sabotando o plano e acionando uma bomba que daria fim à toda tropa de humanos que os acompanhava com esse intuito. Como traidor, seu plano sempre havia sido se aliar aos computadores e ter total domínio da humanidade.

Kageyama foge e Júpiter tenta desarmar a bomba. Nesse momento, Lúcifer chega e pensa que é Júpiter quem está armando ela. Segundos depois a bomba explodiu, causando a morte dos últimos seres humanos e lançando Júpiter, Lúcifer e Kageyama ao passado com seu impacto.

Cybercop Júpiter - Guerra do Futuro

A chegada de Júpiter do futuro ao passado

Júpiter volta ao passado em meio a uma tempestade elétrica, o que chamou a atenção das pessoas ao redor. Porém, quando a tempestade passou, a surpresa aumentou, pois estava caído ali Z226 trajando a sua unidade Cyber.

Logo, membros da Interpol foram até o local e o acolheram. Quando ele despertou, não sabia de nada a respeito de quem era e de onde veio. E o que mais intrigava a todos era a armadura que somente ele podia trajar.

Enquanto Z226 recebia cuidados da Interpol e recebia a identidade de Shinya Takeda, o seu traje fez surgir uma ideia que há um tempo vinha sendo discutida.

A origem das demais Unidades Cyber e dos Cybercops

Com o aumento da criminalidade nas grandes metrópoles, a polícia se viu obrigada a aumentar seu arsenal de ataque e defesa e assim se originou o ZAC, um departamento especial voltado a combater ataques criminosos que envolvesse uso de armamentos pesados e veículos.

A unidade Júpiter foi a chave para esse próximo passo. Após ser analisada, uma réplica dela entrou em fase de produção para ser usada pelo ZAC com esse intuito. Assim, um ano depois estava concluída a unidade Marte, em homenagem à original Júpiter.

Porém, essa era uma armadura mais pesada, não permitia ao seu usuário uma boa mobilidade. O policial Akira que havia acabado de integrar o ZAC foi o escolhido para trajá-la no combate aos grupos criminosos que ameaçavam Tóquio.

O surgimento de tamanho força de ataque e defesa por parte da polícia fez com que os bandidos se armassem cada vez mais, fazendo surgir a necessidade de mais unidades Cyber. Era preciso um esquadrão, os Cybercop, para conter esse avanço do crime.

Assim, os desenvolvedores da unidade Marte voltaram ao trabalho para a criação de outras duas unidades. O conhecimento prévio da tecnologia permitiu criar trajes mais leves, similares ao original (razão pela qual ambas ficaram mais parecidas visualmente à unidade Júpiter).

Mais um ano se passou e a unidade Saturno foi a primeira a ser concluída e trouxe um diferencial: radares que permitiam localizar os inimigos, mesmo que estivessem escondidos por trás de uma grossa parede. Já a unidade Mercúrio trouxe a habilidade de dar ao usuário uma velocidade acima da comum, sendo a mais leve de todas as quatro unidades.

Os policiais Ryouti e Osamu foram convocados para trajar as unidades Saturno e Mercúrio e combater o crime junto à Marte.

Um ano depois, 1999, Takeda é conduzido pela Interpol a reintegrar a sociedade e, secretamente, é enviado para fazer parte do ZAC. Afinal, apesar de não ser formado pela academia da polícia, ele era o detentor da unidade Júpiter, o que daria aos Cybercop a força necessária para proteger Tóquio, inclusive de ameaças maiores como a Destrap.

E assim começam as aventuras dos Cybercop tal como se vê na série de TV. Gostou deste artigo que conta a origem do Cybercop Júpiter e Lúcifer? Acredita que outros amigos também vão gostar? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.