Sharivan

Sharivan! Conheça tudo sobre o Detetive Espacial do Planeta Iga!

Toku Blog YouTube

Uchuu Keiji Sharivan (宇宙刑事シャリバン), conhecido no Brasil como Sharivan – O Guardião do Espaço, é um tokusatsu da franquia Metal Hero produzido pela Toei Company e exibido pela TV Asahi entre 1983 e 1984.

Sequência direta de Uchuu Keiji Gavan, foi a primeira série da saga dos Uchuu Keiiji exibida no Brasil, e sempre é lembrada com carinho por toda uma geração de fãs. Relembre agora as aventuras de Den Iga na luta contra o grupo maligno MAD pela paz no universo.

Leia também:
Flashman: saiba tudo sobre o Comando Estelar!
Lion Man: saiba tudo sobre o herói que é uma dádiva dos ninjas!
Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil?

História de Sharivan

Destacado para ser o novo policial do espaço em missão na Terra, Sharivan tem que dar continuidade ao trabalho que o agora capitão Gavan executava. Com a parceria de Lili, Den Iga, identidade civil do herói, combate o império maligno MAD, liderado pelo temível Maoh Psycho. Sharivan conta com o auxílio de Gavan como mentor em suas missões, além do respaldo do Comandante Com, o chefe da polícia das galáxias.

MAD é composto, além do líder Maoh Psycho, pela versátil Doutora Porter, perversa cientista que aciona a Máquina do Mundo da Alucinação (uma zona de combate em que os monstros ficam muito mais poderosos). O General Gailer, com seu vistoso bigode a la Freddy Mercury, é outro inimigo que fica no encalço de Sharivan, coordenando as missões de ataque. Mais tarde, outro vilão muito poderoso aparece – o bruxo Leider, causando verdadeiro pânico em Sharivan. No final da série, o temível Rei Gamagon também aparece, no ápice de uma vibrante aventura.

Sharivan vilões

Personagens de Sharivan

Importantes aliados aparecem durante a trama. É o caso do grupo de Resistência Anti-MAD, composto por Moore, Keith e Rita. Além deles, os irmãos Helen e Willy Bell, que buscava vingança contra MAD após o assassinato de seus pais. As garotas da Ilha Iga também são fundamentais no auxílio a Sharivan, já que elas são protetoras do Cristal Iga, um sol artificial de 2000 anos de idade e que se torna um artefato de suma importância na trama. Na conclusão da série, Sharivan e Gavan recebem a ajuda de guerreiros do planeta Iga, representados por Jack, Fumio, Lumi e Yoshio.

Equipamentos do Sharivan

Assim como seu antecessor Gavan, o Detetive Espacial Sharivan possui uma espada laser para dar cabo de seus adversários, com o golpe final Sharivan Crash (Choque Fatal Sharivan, na versão nacional). Além da espada, o herói possui a pistola Crime Buster (Tiro Relâmpago, em português).

Seu principal veículo de ataque é a nave-mãe Grand Birth (Grand Bus), que se transforma num pseudo-robô com formação de ataque para conter ataques de MAD nos céus. De dentro da nave saem os poderosos Tanque Sharinger e a Moto Sharian, geralmente evocadas por Sharivan durante seu trajeto para o Mundo da Alucinação.

Detetive Espacial Sharivan

Curiosidades sobre Sharivan

Sharivan estreou no Brasil na Rede Bandeirantes no dia 8 de outubro de 1990, dentro do programa infantil TV Criança. A série fez parceria a outros tokusatsu que vinham sendo exibidos na emissora para concorrer com as séries exibidas pela Rede Manchete, como Goggle V, Machineman e Metalder, todos da Toei Company.

A primeira aparição de Sharivan aconteceu ainda na série Gavan (1982), quando o personagem foi apresentado ao público como um guarda-florestal. No episódio final de Gavan, o herói aparece transformado pela primeira vez, e assume o posto de policial na Terra com a promoção de Gavan para ser o capitão da Polícia da Galáxia.

Além da aparição em Gavan, o herói também fez uma participação especial (em flashback) em Shaider, incluindo o episódio final em que ocorre o primeiro encontro dos Uchuu Keiji, em uma emblemática cena de transformação coletiva.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Com Sharivan tendo sido o primeiro seriado dos Uchuu Keiji a chegar ao Brasil, a cronologia das três séries foi exibida fora de ordem por aqui. Shaider, a última série, estreou logo em seguida à Sharivan, já em novembro de 1990, na TV Gazeta. A série que inaugurou a franquia Metal Hero, Gavan, só estreou na Rede Globo em março de 1991. Como cada série foi dublada por um estúdio diferente, houve um conflito de informações e nomes, que confundiu bastante os fãs.

Sharivan fez muito sucesso na França, quando foi exibido a partir de dezembro de 1984 no canal Antenne 2. Curiosamente, os franceses assistiram Sharivan com duas dublagens: os oito primeiros episódios de Sharivan foram “alojados” a Gavan (X-Or, em terras francesas), como uma continuação direta. Posteriormente, quando a série foi exibida completa, houve uma nova dublagem, desta vez dos 51 episódios correspondentes apenas à Sharivan.

Sharivan Gavan Gyaban Gaban

No Brasil, além da Bandeirantes, Sharivan foi exibido também pela Rede Record e pela TV Guaíba, uma extinta emissora independente do Rio Grande do Sul que tinha série das Record em sua programação. Além disso, foram lançadas fitas VHS pela Alpha View com os primeiros episódios.

Bonecos do herói foram lançados no Brasil pela empresa de brinquedos Apolo. Também foram lançadas histórias em quadrinhos do Sharivan que se passavam paralelamente à cronologia da TV. Foram publicadas pela extinta editora EBAL.

No Japão, Sharivan foi lançado em DVD no começo dos anos 2000. Em 2018, ocorreu o lançamento da coleção de Blu-rays do seriado.

Em 2006, um jogo para Playstation 2 chamado Uchuu Keiji Tamashii foi lançado e mostrou uma história que se passava ao final da trilogia dos Uchuu Keiji, numa clara tentativa da Toei de promover um fenômeno de transmedia, algo que Star Wars, por exemplo, sempre executou.

A saga dos Uchuu Keiji foi revisitada pela Toei Company a partir de 2011, quando a produtora resolveu apresentar um novo trio de heróis em comemoração aos 30 anos de lançamento de Gavan. Contando com a aparição de Kenji Ohba, Uchuu Keiji Gavan: The Movie apresentou aos fãs um novo Sharivan e um novo Shaider. Posteriormente, os heróis apareceriam novamente em seus respectivos filmes solo, NEXT GENERATION, com direito a Hiroshi Watari fazendo uma participação especial e a adição de um novo Uchuu Keiji: Estevan.

Sharivan Estevan

Infelizmente, nenhuma distribuidora ainda se interessou por trazer novamente Sharivan ao Brasil. Quem sabe um dia esse quadro mude e vejamos novamente o brilho do Detetive Espacial Sharivan em terras brasileiras.

Por enquanto, podemos ver novas aparições do Sharivan em filmes e especiais como Space Squad e Super Hero Taisen. Aliás, confira este artigo que escrevemos sobre os filmes da franquia Super Hero Taisen!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.