Lion Man

Lion Man: saiba tudo sobre o herói que é uma dádiva dos ninjas!

Toku Blog YouTube

O Poderoso Lion Man é uma produção da P Productions do começo dos anos 70 e traz as aventuras de um samurai capaz de se transformar num homem-leão e enfrentar terríveis monstros que ameaçam a paz do Japão feudal do século 16.

E como surgiu essa ideia? Por que a série passou tão rapidamente no Brasil? Existem dois Lion Man? Vamos responder estes e muitos outros pontos neste artigo, a começar explicando porque há dois personagens.

 

Lion Man Branco Vs Lion Man Laranja

Quem assistiu a série no final dos anos 80 na saudosa Rede Manchete deve lembrar de Lion Man como um herói alaranjado. Porém, alguns também devem recordar que quando a série terminada, ela dava vez a uma segunda temporada estrelada por outro personagem de cor branca. Isso está certo, Lion Man tem duas temporadas. Porém, no Brasil elas foram exibidas ao contrário.

Kaiketsu Lion Maru (o Lion Man Branco) é a primeira série da franquia exibida no ano de 1971 e traz as aventuras de Shishimaru, um jovem capaz de se transformar no destemido Lion Maru e combater os monstros e ninjas malignos de Gosun.

O sucesso da série rendeu 52 episódios e uma nova temporada intitulada Fuun Lion Maru (o Lion Man Laranja) protagonizada pelo mesmo ator que também se chama Shishimaru, mas sem aparente conexão com a série anterior e com apenas 26 episódios.

A história de Lion Man Branco

Lion Man Branco

O Japão, durante o período Sengoku, passava por tempos de guerra que espalhava sangue por todos os lados enquanto pessoas perdiam famílias e crianças órfãs vagavam sem rumo procurando algo para comer.

Nas montanhas três sobreviventes da guerra foram acolhidos e criados pelo mais poderoso ninja do Japão: Kashinkoji. Ele, então, faz uma revelação aos três: Gonsu, um feiticeiro que vivia nas montanhas do Himalaia chegara ao Japão para criar o mundo da escuridão.

Sendo assim, ele entrega a Shimaru a espada que o permite se transformar em Lion Man, à Saori uma espada que supera até mesmo a força do homem e à Kosuke deu uma flauta capaz de convocar a alma de Kashinkoji.

Em seguida, os ninjas Dokuro e o monstro enviados por Gonsu o matam. No dia seguinte, quando o trio é atacado pelo mesmo grupo, Kosuke toca a sua flauta para convocar o espírito de Kashinkoji que surge nos céus materializado num pégaso enquanto Shimaru assume a forma de Lion Man para enfrentar os inimigos.

Personagens de Lion Man Branco

Shimaru: o homem que se transforma em Lion Man ao dizer as palavras “oh vento, oh luz”, detentor da espada Kinsachi e de vários poderes como o “fogo do leão”.

Saori: apesar de se meter muitas vezes em perigo, é uma excelente lutadora acrobática.

Kosuke: um garoto capaz de convocar o Hikimaru Pegaso quando toca a sua flauta.

Tora Jonosuke: um homem que recebeu de Gosun a espada Ginsachi com a qual se transforma no homem-felino Joe Tiger.

Gosun: vilão principal que só revela a sua real identidade na metade da série, pois até então apenas a sua boca aparecia.

Diabo Debonoba: o monstruoso filho de Gosun aparece logo no início da série comandando os Ninjas Dokuro. Suas armas são uma espada chinesa e uma arma de pólvora.

Ninja Negro: subordinado principal de Gonsu e líder de alguns ataques.

Ninjas Dokuro: são humanoides que trajam uniforme ninja de cores preta, verde, vermelha ou laranja e máscaras de caveira.

A História de Lion Man Laranja

Lion Man Laranja

Dan Shimaru é um samurai de 21 anos que vive no Japão feudal cujos guereiros colocam a honra antes da própria vida.

Nesse cenário inóspito, ele tem o seu irmão Kage Noshin morto por Nezuma, um monstro enviado pela família Mantor do Diabo, o que faz com que Dan passe a enfrentá-los movido por um desejo de vingança e justiça.

Para isso ele conta com um misterioso foguete capaz de transformá-lo em Lion Man. Nada se sabe sobre a origem desse artefato, exceto a explicação dada pelo narrador a cada episódio:

“Durante a transfiguração, o foguete preso em suas costas carregado com um tipo raro de pólvora se transfere com a energia elétrica proveniente da espada e, em pleno ar, ele se transforma em Lion Man, uma dádiva dos ninjas!”

Personagens de Lion Man Laranja

Dan Shimaru: o herói que faz uso de um propulsor à jato para se transformar em Lion Man e combater a Família de Mantor.

Shinobu e Sankichi: dois irmãos que viajam em busca de seu pai desaparecido e que acabam se envolvendo com Shimaru em suas batalhas.

Yoba / Jaguar: um jovem andarilho e arrogante que procura adversários mais fortes para enfrentar. Ele também possui o poder de transformação e assume a identidade de Jaguar, deixando de ser um obcecado por desafiar Shishimaru para se tornar um aliado contra Mantor.

Tora Jonosuke / Joe Tiger: um samurai durão, estrategista e outro detentor da técnica da transfiguração, capaz de assumir a forma de Joe Tiger para lutar contra a Família de Mantor.

Mantor do Diabo: o imperador da Família de Mantor cujo objetivo é dominar o Japão e o mundo. Nada se sabe sobre a sua origem, fisicamente é um grande rosto térreo fundido ao solo nas profundezas de sua fortaleza.

Agdar: o braço direito de Mantor tem a aparência similar ao elmo de um samurai, porém com olhos e boca. Ele é o encarregado de traçar as estratégias que envolvem todas as ações do império.

Ninjas Rastejantes: são humanoides racionais, idênticos que nascem em ovos cultivados pelos membros da Família de Mantor. Como podem se locomover debaixo da terra, talvez por isso recebam o nome de rastejantes.

Leia também:
Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil?
Jaspion: saiba tudo sobre o lobo galático!
Flashman: saiba tudo sobre o Comando Estelar!

 

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Lion Man no Brasil

Lion Man foi lançado no Brasil no ano de 1989 pela extinta Top Tape juntamente com Jiraiya, o incrível ninja. A dobradinha dos heróis ninja e samurai teve sua estreia na Rede Manchete e agradou em cheio o público da época.

Porém, mesmo as crianças percebiam que Lion Man tinha algo de diferente do Jiraiya e também das demais séries exibidas na época: Jaspion, Changeman e Flashman. Afinal, estas séries eram da segunda metade dos anos 80 e o herói felino do início dos anos 70.

Portanto, as críticas à produção que foi classificada como “tosca” por alguns não era somente pelo fato de ser protagonizada por um personagem de pelúcia, mas sobretudo por ser antiga. Isso, inclusive, fez a Rede Manchete tirá-la do ar antes mesmo das séries que estavam há mais tempo no ar saíram da programação.

Apesar disso, Lion Man cativou o público principalmente pela sua seriedade, o que raramente é visto em séries atuais de tokusatsu, exceto Garo e outros títulos voltados para o público adulto. E por falar nisso…

 

Lion Man G

Apesar de Lion Man ter terminado nos anos 70 após o fim da segunda série, Tomio Sagisu, criador do personagem, tinha planos para uma terceira temporada. Porém, com uma pegada ainda mais séria.

Com o sucesso de Garo, tokusatsu adulto produzido em 2005, a ideia de fazer outra série para o mesmo público pairou no ar.

Isso chamou a atenção do Cartoon Network por conta do sucesso que os animes do bloco Adult Swin vinha fazendo na época. Por isso, o canal se determinou a investir em potenciais animes e Lion Maru Guetto, a sequência direta de Kaiketsu Lion Maru, parecia ideal! Porém, os donos dos direitos do herói felino optaram por fazê-la no formato de tokusatsu ao invés de anime.

Assim, Lion Maru G saiu da gaveta tomando como base o visual desenvolvido pelo próprio Tomio Sagisu em 2000 no livro Lion Maru Vs Spectreman (outra de sua criação pela P Productions).

Assim, a série começou a ser produzida com o selo Starchild da empresa King Records que traz em seus histórico animes de sucesso como Love Hina, Utena e os filmes de Neon Genesis Evangelion.

Assim, o visual dos personagens foi adaptado por Keita Amemiya, o mesmo que assinou Garo, Kamen Rider ZO, Zeiran, Jetman e Jiban.

Já a direção da série ficou a cargo de Jin One e o roteiro por conta de Hiroyuki Kawasaki e Dai Satou que tem em seu currículo títulos como Samurai Champloo, Cowboy Beboop, Ghost in the Shell: Stand Alone Complex e o remake de Casshern.

A história de Lion Man G: um herói gigolô?!

Lion Man G

300 anos se passaram desde a última batalha entre Shishimaru / Lion Maru e Gonsu. O cenário agora é Neo-Kabukichou, ano 2011, região fictícia da zona da prostituição em Shinjuku, Tóquio.

O valente Shishimaru reencarnou na forma de um covarde e azarado gigolô que trabalha num Host Club, um local onde homens vão para conversar com mulheres bonitas e vice-versa.

Porém, Shishimaru é desajeitado e, por isso, tem apenas duas clientes nada atraentes que ora apertam as suas partes íntimas ora tentam beijá-lo, atribuindo, assim, um tom humorístico à série.

Mas, onde Lion Man se encaixa nessa história? A região de Neo-Kabukichou é infestada por uma droga chamada Skull Eyes que são lentes de contato vermelha capazes de dar poderes à quem as utiliza. Elas são fabricadas pela Gousan Enterprise, administrada pelo próprio Gousan que é a reencarnação de Gosun, o inimigo original do Lion Man Branco.

Nesse momento, um mendigo idoso aparece pelas ruas da região e encontra a espada do Lion Man original num cesto de guarda-chuva ao mesmo tempo em que Shishimaru acaba conhecendo, por acaso, a reencarnação de Saori – que agora trabalha como atendente num hostess bar – e de Kosuke que voltou na forma de uma estudante de 14 anos chamada Kosu K.

Quando Shishimaru e as garotas são atacadas por vândalos usando Skull Eyes. Porém, são salvos pelo tal mendigo que revela ser a reencarnação de Kashinkouji ao lançar a espada em direção à Shishimaru que, após três séculos, se transforma em Lion Man e derrota o grupo de vândalos.

Apesar de passar a ter lembranças do Lion Man original, Shishimaru não consegue acreditar em tal revelação e tão pouco Jonosuke Tora, o homem que é a reencarnação de Joe Tiger, o sério e frio antagonista da série.

Assim, Lion Maru G, ao longo de seus 13 episódios, acaba sendo uma produção com ritmo diferente da pioneira por conta de suas doses de humor e por ser voltada ao público adulto ao invés do infantil.

 

Curiosidades sobre Lion Man

Lion Man foi a série que substituiu Spectreman, tanto é que o DVD do herói traz, após o último episódio, a chamada de TV da estreia de Kaiketsu Lion Maru.

Porém, essa não era a ideia original da série. Um piloto foi produzido pela P Productions chamado Jaguarman e trazia como protagonista um protótipo do Jaguar de Lion Man Laranja, porém com máscara bronzeada e uniforme branco. Além disso, ele tinha a capacidade de ficar gigante para enfrentar os monstros de mesmo tamanho que eram enviados por um vilão que depois foi reaproveitado como Mantor do Diabo. Confira o episódio completo abaixo:

E por falar em Lion Man Laranja, no episódio 9 da série ele se encontra com Lion Man Branco que aparece dos céus para entregar a sua espada. Teria sido uma alucinação de Shimaru ou o herói felino original havia vindo do passado ou de algum universo paralelo?

Essa cena do encontro entre os dois Lion Men tem a música tema “Kaze yo! Hikari yo!” como plano de fundo. Mas, na versão brasileira apenas o som das espadas pôde ser ouvido.

Aliás, foi nesse mesmo episódio em que Nelson Machado – o dublador do Quico – deixou de fazer a voz do personagem que passou a ser dublado por Leonardo Camilo, o dublador do Ikki de Fenix. Durante anos circulou um boato de que Nelson achava ridículo fazer a voz de um homem que vestia a fantasia de um leão. Porém, o mesmo desmentiu esse boato ao explicar que havia se desentendido com a Álamo na época.

E por falar em dublagem brasileira, ela teve algumas particularidades, tais como Shishimaru que teve o nome abreviado para Shimaru, Tiger Joe Jr de Lion Man Laranja que aqui ficou conhecido apenas como Joe Tiger e o vilão de Lion Man Branco que, ao invés de Gonsu, era chamado de Sathan Ghost, o nome do mesmo vilão do Jaspion.

Tetsuya Ushio, ator do Lion Man, participou de outras séries como: Super Robot Red Baron (1973), Ultraman Leo (1974) e Kamen Tenshii Roseta (1998).

Após atuar no papel de Dan Shimaru, sua interpretação ganhou evidência e, a partir daí, recebeu convites para interpretar em vários filmes, novelas e séries que ganharam destaque no Japão naquela época até 2010 quando interpretou seu último papel nas telas.

E não foi apenas no Japão e no Brasil que o herói fez sucesso. Na Itália a série foi exibida nos anos 70 pelo nome de Ultralion, já nos Estados Unidos o primeiro episódio foi dublado e lançado em vídeo intitulado “Magic of the Ninja”.

E você? Gostava de Lion Man? Então, deixe um comentário aqui neste artigo dizendo a sua opinião sobre a série!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.