Spectreman

Spectreman: com vocês, o herói que combate a poluição!

Toku Blog YouTube

Spectreman é uma série do gênero Kyodai Hero produzida pela P-Productions (a mesma de Lion Man) e exibida pela TV Fuji em 1971, totalizando 63 episódios.

No Brasil, a série começou a ser exibida pela Rede Record no começo dos anos 80, mas teve mais reconhecimento quando foi para o SBT como parte do Programa do Bozo.

E aqui neste artigo trazemos tudo sobre o herói, sua repercussão no Japão e também no Brasil. Vamos lá?

A história de Spectreman

“Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!”

Assim era a introdução dos episódios de Spectreman que traziam a história do cientista louco Dr. Gori e seu assistente Karras (Lla na versão japonesa), ambos procuram um novo planeta para governar depois que o plano de Gori para conquistar o Planeta E foi frustrado pelo governo de lá.

Chegando a Terra, Gori é cativado por sua beleza, mas chocado com o mau cuidado de seus ambientes, levando a poluição severa (um grande tópico quando esta série foi feita, já que Tóquio era a cidade mais poluída do mundo na época).

Ele decide, então, usar a própria poluição que está assolando a Terra para criar monstros gigantes a fim de acabar com os seres humanos antes que eles destruam seu próprio planeta.

Porém, uma esperança vem da Nebulosa 71, um satélite artificial que observa secretamente a Terra. Temendo que Gori possa eventualmente tornar o planeta inabitável, os Dominantes da Nebulosa 71 despacham Spectreman, um ciborgue capaz de combater a ameaça do macaco espacial.

Spectreman assume o disfarce de homem japonês chamado Jôji Gamô (Kenji na versão brasileira) para caminhar entre os humanos. Ele trabalha para um grupo governamental chamado Esquadrão Anti-Poluição dirigido pelo chefe Kurata.

Esse grupo investiga fenômenos envolvendo poluição, mas têm dificuldades de lidar com os monstros gigantes. Então, sem o conhecimento deles, seu companheiro de equipe passa a ajudá-los como Spectreman.

Personagens de Spectreman

Spectreman

Spectreman

Spectreman Kenji

Spectreman é capaz de assumir duas formas físicas enquanto reside na Terra.

A sua forma humana é idêntica a uma pessoa da Terra, trata-se de um disfarce para viver entre os humanos a medida que cumpre secretamente sua missão solicitada pelos Dominantes.

Nesse estado, ele não tem acesso à força ou armas especiais usadas na luta contra os monstros do Dr. Gori. Além disso, a forma humana também o ajuda a recarregar as energias perdidas em combate.

Já a forma robótica é o estado natural de ciborgue em que Spectreman pode fazer uso de todas as suas funcionalidades para confrontar os inimigos.

Para assumir essa forma, Spectreman precisa solicitar a transformação aos Dominantes. Se aprovada, eles enviam um raio da Nebulosa 71 que é recebido por Kenji e, assim, assume a forma robótica.

Quando sua energia se esvai, ele desmaia e volta a assumir a forma humana. Por isso, o retorno ao combate só é autorizado depois que a recarga energética está completa. Essa reposição ocorre devido às moléculas de prótons e raios fama de seu corpo e costuma durar aproximadamente 24 horas.

As técnicas de Spectreman

Spectreman tem a estatura de um humano, mas pode aumentar de tamanho conforme a sua vontade.

Além da força e agilidade sobre-humanas e a habilidade de voar, as armas do Spectreman incluem:

  • Specter-Flash: a arma definitiva do Spectreman, um feixe de energia semelhante a um arco-íris que ele dispara de suas mãos ou pulsos;
  • Shuriken: estrelas ninja que ele saca de seu cinto;
  • Lâminas de Espectro: lâminas afiadas que brotam dos antebraços de Spectreman;
  • Specter-Sword & Shield: espada e escudo enviados para Spectreman pelos Dominantes;
  • Spectre-Gun: Uma enorme arma enviada para Spectreman sempre que ele precisa usá-las.

Dr. Gori

Dr. Gori é um ser vindo do planeta Épsilon, na Constelação de Sagitário, localizado a cerca de 40 mil anos luz do nosso sistema solar. Lá uma civilização de homens-macado vivem de forma civilizada e pacífica e detém uma tecnologia avançada aplicada para o bem.

Gori, por ser um fabuloso cientista, dotado de um grande intelecto, foi escolhido para ser o líder de lá. Contudo, uma vez no poder, ele decidiu construir armas mortíferas para acabar com o governo de Épsilon e conquistar outros planetas.

Porém, o plano de Gori é descoberto e, como não há pena de morte dentro das leis dos simioides, ele é condenado a ter sua mente alterada em prol do bem da população. Um dos oficiais do exército, Karas, liberta Gori antes que a alteração fosse feita e ambos fogem numa espaçonave.

Ao serem atingidos por uma tempestade eletromagnética, chegam a Terra e decidem conquistar o planeta.

A produção de Spectreman

No início dos anos 70, Tomio Sagisu, presidente da P Productions, teve a ideia de criar um programa de televisão protagonizado por macacos alienígenas, embalado no mais recente sucesso do cinema da época, O Planeta dos Macacos.

Assim, um episódio piloto foi gravado intitulado Choujin Elementman, um herói de visual vermelho, preto e prateado que enfrentava monstros gigantes enviados por Karas que era o vilão principal ao invés de Gori.

A proposta foi aceita pela TV Fuji, mas algumas adaptações tiveram de ser feitas, a começar pela máscara do herói que deveria cobrir totalmente o rosto do ator e, assim, estreou em 2 de janeiro de 1971 a série Uchuu Enjin Gori que mais tarde mudou de nome para Uchuu Enjin Gori Vs Spectreman e, mais para o final, apenas Spectreman.

Elementman Spectreman
Elementman, a primeira versão de Spectreman.

Como eram feitos os efeitos especiais de Spectreman?

Os efeitos especiais da série eram muito limitados, tanto é que as cenas com raios laser costumavam ser estáticas por meio da técnica de raspagem do negativo do filme.

De acordo com Tomio, a falta de tempo na produção e entrega dos primeiros episódios causou a baixa qualidade dos efeitos, além do reaproveitamento de visuais como o monstro do episódio piloto e de outro projeto, Jaguarman de 1967 que serviu de base para Lion Man.

Por conta disso, a P Productions tratou de criar histórias incríveis para as aventuras de Spectreman para que elas se destacassem mais do que as maquetes de isopor e as explosões artesanais das mesmas.

Episódios do Spectreman

01/02 – Dr. Gori, o criador de monstros
03/04 – Operação sequestro diabólico
05/06 – O exílio de Spectreman
07/08 – Mandíbulas da morte
09/10 – O monstro bicéfalo
11/12 – A terrível transformação
13/14 – Um cérebro para o Medusóide
15/16 – O dia em que a terra estremeceu
17/18 – Delírios de um pescador
19/20 – O ninho dos monstros
21/22 – Contatos imediatos do 4o. grau
23/24 – O vingador
25/26 – Uma arma para Spectreman
27 – A Batalha Titânica dos Sete Monstros Gigantes
28/29 – Fúria Cega
30/31 – O mistério dos ovos gigantes
32/33 – Operação Dragão Pré-Histórico
34/35 – A pedra Lunar
36/37 – A volta de Spectreman
38/39 – A ameaça do antigo Egito
40/41 – Um amigo para Giro
42/43 – A revolta dos inocentes
44/45 – O vampiro do espaço
46/47 – A invasão dos sapos
48/49 – O preço do gênio
50/51 – O Impostor
52 – Comboio do espaço
53/54 – Perda de memória
55/56 – O solitário cavaleiro do espaço
57/58 – A maldição da feiticeira
59/60 – Assassinos do além
61 – Pânico no parque de diversões
62/63 – A última batalha

Spectreman no Brasil, Japão e pelo mundo

Spectreman fez um grande êxito no Japão, tanto é que superou em audiência o anime de baseball Kyojin no Hoshi. Esse foi um grande feito levando em conta a popularidade que o esporte tem em terras nipônicas.

Já no Brasil o herói da Nebulosa 71 apareceu dez anos após a estreia no Japão, em 1981, sendo exibido semanalmente pela Rede Record. Porém, não fez muito sucesso, apesar de ser exibido alternadamente com Ultraseven.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Quando a série foi à TVS – nome que o SBT tinha na época – também teve um início fraco por ser inserido em meio às reprises de Ultraman e O Regresso de Ultraman.

Somente anos depois, em 1986, ela ganhou destaque ao ser encaixada no horário matutino dentro do programa do Bozo até 1990, época em que ele já não tinha mais forças para competir com Jaspion, Changeman, entre os demais heróis da Toei Company exibidos na Rede Manchete.

Por que a música de Spectreman era em inglês?

Além de Spectreman ser uma série mais antiga, outra característica chamava a atenção do público na época: sua abertura era em inglês!

“Spectreman! Spectreman!

Hear the flash

Like a flame

Faster

Than a plane

A mistery

With the name

Spectreman!

Power

From the space

He’ll save

The human race

Yes they’ll never know the face

Spectreman!

We will never know the source

Of his power and his force

As he guides this planet’s course

Spectreman! Spectreman!”

Isso ocorreu porque a versão da série exibida aqui é a mesma que chegou aos Estados Unidos e foi comercializada a outros países como França e Itália. Felizmente a série não foi adaptada como ocorreu com Power Rangers e outros tokusatsus sabanizados e tão pouco sofreu alterações radicais como a versão americana de Dynaman.

Leia também:
Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil?
Eiji Tsuburaya: saiba tudo sobre o pai de Ultraman e Godzilla.
Ultraman e Ultraseven NÃO estiveram no mesmo planeta Terra!

Spectreman em quadrinhos

Spectreman Quadrinhos

No começo dos anos 80, a Editora Bloch lançou uma versão em quadrinhos não-autorizada da série. Tanto é que as histórias traziam diferenças a começar pelo visual do personagem (que, ao invés de dourado, era azul) e seu nome humano que era Kenzo ao invés de Kenji.

A revista teve 30 edições e deixou de ser publicada com o primeiro fim da exibição da série de TV. No Japão, o herói ganhou uma série de nove mangás produzida por Daiji Kazumine e Souji Ushio, os mesmos responsáveis pelo mangá do National Kid.

Confira os quadrinhos de tokusatsu que disponibilizamos para download aqui no Toku Blog.

Curiosidades sobre Spectreman

A série trazia uma característica que não se vê com frequência em séries tokusatsu: o vilão era o protagonista. Não obstante, seus planos não eram tão maquiavélicos visto que Dr. Gori queria salvar o planeta Terra ao destruir a raça humana que o estava poluindo.

Os episódios 5 e 6, “O exílio de Spectreman”, foram escritos por Kazuo Koike que ficou conhecido no Brasil por seu mangá Lobo Solitário. A história tem uma pegada mais dramática e séria, pois mostra o herói desobedecendo uma ordem dos Dominantes de matar uma família abduzida por Gori e contaminada por poluentes mortais. Por conta de sua desobediência, Spectreman é exilado em outro planeta.

O ator Tetsuo Narikawa que interpretou Kenji era experiente em karate, embora isso não tenha sido explorado na série. Tanto é que ele se dedicou ao karate até o seu falecimento, no dia 01 de janeiro de 2010. Ele morreu por conta de câncer nos pulmões, há quem diga, inclusive, que em certos episódios de Spectreman, seu personagem Kenji apareça fumando.

Spectreman Tetsuo

A série não foi exibida por completo pelo SBT, pois alguns episódios foram cortados na última exibição em 1990 e o episódio 27, A Arena dos Monstros, só foi exibido pela Record no começo dos anos 80.

Além disso, Spectreman também teve dois episódios escritos que nunca foram filmados: “Plano Destruição do Complexo” e “Não atire na borboleta”.

A música tema em inglês do herói, na verdade, é uma versão da música The First Day of Forever do grupo The Mystic Moods Orchestra, famosa nos anos 70 e 80. 

As cenas de ação do herói eram interpretadas pelo ator Kouji Uenishi, conhecido na época por ter sido o dublê de Ultraseven. Ele também interpretava Karas e, em entrevistas à imprensa, revelou que ia frequentemente ao zoológico estudar a movimentação dos gorilas para dar vida ao personagem.

E por falar nisso, Dr. Gori e Karas tiveram dois modelos de espaçonaves na série: o primeiro utilizado entre os episódios 1 e 37 era um disco voador na cor branca que girava em torno de si quando estava em voo e o segundo utilizado entre os episódios 38 e 63 que era uma espécie de foguete na cor preta com 5 ‘braços’ acoplados em suas laterais de cor amarelo.

Certa vez, durante um programa ao vivo especial de Natal do Bozo, o apresentador fez a chamada para o Spectreman movimentando os braços de forma brusca como faz o Dr. Gori. Nisso, ele acaba atingindo a enorme e bonita árvore natalina que enfeitava o palco do programa.

A árvore começou a cair em cima das crianças que corriam desesperadas enquanto os palhaços e staffs tentavam segurá-la. O episódio do Spectreman entrou na hora e, quando terminou, o programa continuou, porém, sem a árvore e todas as crianças presentes pareciam visivelmente emburradas.

E você o que achou deste artigo sobre Spectreman? Deixe aqui nos comentários a sua opinião sobre essa incrível série.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.