Ultraseven

Ultraseven, conheça um dos maiores guerreiros de M-78!

Toku Blog YouTube

Ultraseven (ウルトラセブンé um tokusatsu da franquia Ultraman produzido pela Tsuburaya Productions e exibido pela TBS entre 1967 e 1968.

Considerado por muitos como o melhor tokusatsu já produzido, Ultraseven habita o imaginário dos fãs do mundo inteiro, já que foi um grande sucesso também no ocidente. Relembre agora as aventuras de Dan Moroboshi na trama sci-fi que marcou os anos 1960.

A origem do Ultraseven

Embora produzida em 1967, a série se passa na década de 1990 – um futuro que hoje já é passado. Nosso planeta está sob ameaça constante de vida alienígena. Para isso, é criado o Esquadrão Ultra, uma força de resistência da Terra para conter esta invasão. No início da série, o grupo é composto pelo Comandante Kiriyama, e pelos oficiais Furuhashi, Soga, Amagi e pela bela Anne. A chegada de um novo integrante muda os rumos da história.

Ultraseven Esquadrão Ultra

Dan Moroboshi, forma humana de Ultraseven, torna-se o sexto membro do Esquadrão, ao passo de que sua forma original é a “sétima” parte do Esquadrão, por isso a alcunha de o “Sétimo Ultra”. Originário de M78, assim como seu antecessor Ultraman, o herói em suas andanças pela Terra, salva a vida de um jovem montanhista chamado Jiro Satsuma. Ao contrário de Ultraman, que se fundiu a Hayata, Ultraseven apenas utilizou a aparência de Jiro para se “clonar”, e passa a utilizar a alcunha de Dan Moroboshi.

Equipamentos, golpes e monstros de Ultraseven

Dan Moroboshi utiliza-se do Ultra-Olho, óculos que faz sua transmutação em Ultraseven sempre que se encontra em situações de perigo. Dispõe também de cápsulas em que guarda monstros que o auxiliam na luta contra os alienígenas. Além disso, possui uma poderosa lâmina em sua cabeça, o Eye Slugger. O herói também dispara raios de suas mãos e laser saindo da testa.

Ultraseven Eye Slugger

Ao longo da série, Ultraseven enfrenta diversos monstros que se tornaram clássicos, como Eleking (episódio 3), Metron (8), King Joe (14 e 15), Guts (39 e 40) e Ghos (48 e 49). Emblemáticas cenas como Ultraseven na cruz de cristal marcaram a trajetória do herói, que enfrentou os maiores alienígenas do universo na luta pela paz no planeta Terra.

Outras aparições de Ultraseven

Tanto o herói em sua forma original, como na persona de Dan Moroboshi, tem participação ativa em outras séries da franquia Ultra. Sua primeira aparição ocorre já na série seguinte, O Regresso de Ultraman (1971). Primeiro aparece no episódio 18, em que auxilia Hideki Go e lhe entrega o Ultra Bracelete. Depois, junto de Hayata, hospedeiro do primeiro Ultraman, resgata Ultraman Jack das garras dos Poderosos do Espaço.

Ultraman Jack Ultraseven

Ultraseven aparece novamente em Ultraman Ace, série de 1972, no emblemático episódio em que os irmãos Ultra são crucificados pelo maligno Ace Killer. Na série de 1973, Ultraman Taro, aparece nos episódios 33 e 34, juntamente de Hayata, Hideki Go e Seiji Hokuto, o hospedeiro de Ultraman Ace.

A aparição mais importante ocorre na série Ultraman Leo, de 1974, que está disponível no Brasil no Cruchyroll. Ultraseven é brutalmente ferido por Alien Magma e pelos irmãos Gillas e é salvo por Leo. Dan Moroboshi torna-se o líder do M.A.C. (Monster Attack Crew), o esquadrão responsável por defender a Terra de uma nova invasão alienígena.

Ultraseven X e a Era Heisei

Ultraseven voltou à ativa na televisão japonesa durante os anos 1990. A primeira ocorreu em 1994, quando foram exibidos dois especiais de uma hora de duração na Nippon TV mostrando a volta do herói à Terra. Já em 1998 foram lançados três especiais direto para vídeo, em comemoração aos 30 anos da série original. Tanto nos especiais de vídeo quanto nos de TV a trilha sonora original foi preservada.

Em 2006, Ultraseven apareceu na série Ultraman Mebius, quando fez parceria com o herói para derrotar  um gigante de gelo. Apareceu também nos filmes Ultraman Mebius & Os Irmãos Ultra, Superior 8 Ultraman Brothers: A Grande Batalha Decisiva, Mega Batalha na Galáxia Ultra e Ultraman Saga, que foram lançado em DVD no Brasil pela Focus Filmes.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

No Brasil, a série Ultraseven X, de 2007, onde Dan aparece no episódio final, chegou a passar no Netflix, mas atualmente encontra-se fora de catálogo. A última aparição de Ultraseven até o momento ocorreu no filme de Ultraman Orb, ainda inédito no Brasil.

Ultraseven x
Ultraseven X

Quais são os episódios de Ultraseven?

Confira agora a relação completa de episódios da série.

1. Os Invasores
2. O Aerolito
3. Mistério na lagoa
4. Sem Respostas
5. Tempo Perdido
6. A Sombra Misteriosa
7. Prisioneiro Espacial
8. A Cidade Ameaçada
9. A Mulher Misteriosa
10. Estranho Vizinho
11. A Montanha da Morte
12. Presente Nocivo
13. O Homem de V3
14. A Super Arma – parte 1
15. A Super Arma – parte 2
16. Olhos Onipotentes
17. Encontro Inesperado
18. Guerra Supersônica
19. O Presente
20. O Terremoto
21. Navio de Guerra
22. Annie em Perigo
23. O Vidente
24. Batalha no Ártico
25. A Grande Geada
26. Biologia Espacial
27. O Infiltrado
28. Rumo à Vitória
29. A Corrupção
30. Perigo no Deserto
31. O Enigma
32. A Ilha Voadora
33. Os Homens-Sombra
34. A Cidade Fantasma
35. A Base Lunar
36. Pouco Tempo
37. O Roubo
38. Batalha na Auto-Estrada
39. O Pior dos Inimigos – parte 1
40. O Pior dos Inimigos – parte 2
41. Desafio das Águas
42. O Mensageiro
43. Viagem Espacial
44. Experiência Primata
45. O Astrônomo
46. O Falso Ultraseven
47. Os Impostores
48. A Grande Invasão – parte 1
49. A Grande Invasão – parte 2

Leia também:
Ultraseven e Ultraman NÃO estiveram no mesmo planeta Terra! Saiba o porquê!
Eiji Tsuburaya: saiba tudo sobre o pai de Ultraman e Godzilla!
Spectreman: com vocês, o herói que combate a poluição!

Curiosidades sobre Ultraseven

Ultraseven chegou ao Brasil na TV Bandeirantes, estreando no dia 28 de agosto de 1971, sendo exibido aos sábados. Posteriormente, a partir de 6 de março de 1972, foi remanejado para as manhãs da TV Tupi. Também foi exibido na Record até a metade dos anos 1980, quando deu adeus definitivamente ao cenário do tokusatsu no Brasil.

Foi dublado na Cinecastro e tinha em seu elenco atores que se tornariam conhecidos nacionalmente, como Francisco Milani (“Tolerância Zero!”) que interpretou o papel de Furuashi.

Pode parecer brincadeira, mas Ultraseven foi o sétimo tokusatsu a chegar ao Brasil. Antes dele, a TV brasileira já exibia National Kid, Ultraman, Agentes Fantasmas, Ultra Q, Vingadores dos Espaço e Robô Gigante. Como o sistema de cores só chegou aos televisores brasileiros a partir de 1972, embora muitas dessas séries já fossem produzidas coloridas, o público só conferiu em preto branco até aquele momento.

O seriado tem influências claras de Thunderbirds, seriado inglês produzido em supermarionation pelo genial Gerry Anderson em 1965. Os veículos que o Resgate Internacional utilizava tem estética muito similar às naves que aparecem em Ultraseven, principalmente nos ângulos de câmera utilizados para a decolagem das naves do Esquadrão Ultra.

Se Ultraseven utilizou de referências, também serviu para munir a cultura pop. Em Dragon Ball, de 1986, a personagem Chichi, a futura mulher de Goku, veste um capacete estilizado no herói – inclusive podendo fazer uso o Eye Slugger.

Ultraseven Chichi Dragon Ball
O golpe de Chichi de Dragon Ball foi inspirado no Eye Slugger de Ultraseven.

Já em Pokémon (1997), a referência fica graças aos monstros que são guardados nas Pokébolas, similares às capsulas em que Ultraseven protegia os monstros Windam, Miclas e Agira, que o auxiliavam na luta contra o mal. É também referenciado na série Kaiju Club (2016), que retrata a saga de um clube de discussão de tokusatsu e como assistiam às séries da época de uma maneira bem inusitada e divertida.

Recentemente, Ultraseven voltou a ser transmitido na TV japonesa com resolução 4K. Além dos episódios, também são exibidas entrevistas com o elenco original da série.

Além disso, no lançamento que a Marvel fez da HQ do Ultraman, Ultraseven também apareceu. Para conferir como ocorreu esse retorno, faça agora mesmo o download dessa edição.

Na América Latina, Ultraseven também fez muito sucesso no Peru, onde tinha a alcunha de Ultra Siete. Já nos Estados Unidos, foi exibido com duas dublagens. A primeira delas ocorreu em 1975, quando foi exibido no canal havaiano KHON. Foi redublado em 1985 quando foi exibido pela TNT para os americanos, sendo reprisado até os anos 1990.

Ultraseven foi lançado em VHS, LD, DVD e BluRay no Japão. Nos Estados Unidos foi lançado  em DVD pela Shout Factory. No Brasil, ainda não ganhou nenhum lançamento oficial, já que todo o material que circula do herói no nosso país é pirata, mesmo sendo prensado e distribuído em grandes magazines e lojas online. Aliás, se você quiser assistir Ultraseven dubladoconfira este artigo que traz os 9 canais para assistir tokusatsu online!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.