Top Tape: conheça uma das principais distribuidoras de tokusatsu no Brasil!

Toku Blog YouTube

Os anos 80 foram marcados como a época de ouro do tokusatsu no Brasil por conta da vinda de Jaspion e Changeman pela extinta Everest Vídeo e exibidos na também saudosa Rede ManchetePor conta do sucesso, outras distribuidoras também ficaram de olho nos heróis japoneses, uma delas é a Top Tape que ficou conhecida pela menção no final dos episódios de Jiraiya e Lion Man: “a trilha sonora encontra-se à venda em discos e fitas Top Tape”.

Mas, afinal, como surgiu a Top Tape? Quais foram as séries de tokusatsu trazidas por ela? E o que houve com essas séries? Acompanhe este artigo até o final para saber as respostas!

Leia também:
Bandai: conheça a maior fabricante de bonecos de tokusatsu!
Saburo Yatsude: descubra a identidade de um dos criadores da Toei!
Eiji Tsuburaya: saiba tudo sobre o pai de Ultraman e Godzilla!

A história da Top Tape

Top Tape Jiraiya

A produtora e distribuidora Top Tape foi inaugurada em 1969 e entrou no mercado fonográfico com toda força. No primeiro ano já conquistou disco de ouro com o álbum “My Pledge of Love“, além dos sucessos de B.J. Thomas: “Oh Me, Oh My” e “Rock´N Roll Lullaby” que também levou disco de ouro.

Com a chegada dos anos 70, a Top Tape focou nos artistas nacionais e lançou, pela primeira vez, os melhores sambas de enredo da história, tais como O Amanhã, Teu Cabelo Não Nega, Bum Bum Paticumbum Prugurundum, entre outros. A década também foi marcada pela Black Music e nomes prestigiados como Motown também levaram o selo da Top Tape.

Os anos 80 aumentou o número de lares com vídeo-cassete, o que causou um “boom” no home video. E como esperado, a Top Tape saiu na frente como uma das principais distribuidoras independentes do mercado brasileiro. Filmes norte-americanos de sucesso no cinema chegaram às vídeo-locadoras via Top Tape nesta época e também séries japonesas que tanto cativavam o público infantil.

Tokusatsus da Top Tape: quais séries vieram ao Brasil?

Top Tape Lion Man

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

As primeiras séries que a distribuidora trouxe foram justamente Jiraiya e Lion Man que chamaram a atenção dos espectadores por serem respectivamente heróis ninja e samurai. Por conta de sua experiência no meio fonográfico, as duas séries ganharam trilhas sonoras cantadas em português (até então, as séries japonesas tinham abertura e encerramento originais em japonês) estrategicamente para o lançamento de discos e fitas K7.

A exemplo da Everest Vídeo, fitas da dupla também podiam ser encontradas nas locadoras de modo que as crianças podiam ver seus heróis favoritos na Rede Manchete e também em home video. E o sucesso fez com que mais um herói nipônico chegasse por aqui.

O Policial de Aço Jiban ainda estava em exibição no Japão quando veio ao Brasil e chamou a atenção do público por conta de sua semelhança com o Robocop. A exemplo das demais séries, suas aventuras foram lançadas em vídeo e, em discos e fitas, a trilha sonora cujo refrão do tema de abertura (“Jiban! Jiban! Vai te defender do mal!”) foi um dos mais cantados na época.

Após alguns anos, os direitos dessas séries foram passados para a Everest Vídeo que, posteriormente, se tornou Tikara Filmes e encerrou suas atividades no fim dos anos 90. Hoje, Jiraiya e Jiban pertencem à Sato Company e suas aventuras podem ser vistas em seu canal do YouTube, o TokusatsuTV. O mesmo não ocorreu com Lion Man, mas você ainda pode assisti-lo noutros canais de tokusatsu que apontamos aqui neste artigo.

Top Tape Jiban

A Top Tape ainda existe?

Até o fechamento deste artigo, a situação cadastral da empresa encontra-se ativa, mas algumas fontes dizem que ela entrou em falência há alguns anos, a exemplo de tantas outras que não sobreviveram às mudanças do mercado audiovisual que agora se baseia no streaming, entre outras formas de mídia.

Porém, ficam em nossas memórias os títulos clássicos que a Top Tape trouxe ao mercado brasileiro, assim como os heróis japoneses da Toei. Aliás, confira também este artigo que escrevemos sobre a Toei Company! Até a próxima!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.