Bandai

Bandai: conheça a maior fabricante de bonecos de tokusatsu!

Toku Blog YouTube

A Bandai Co. Ltd. (株式会社 バ ン ダ イ) é uma fabricante de brinquedos japonesa responsável pela produção de games, além de animes, tokusatsu e seus respectivos bonecos. A Bandai foi considerada a terceira maior produtora mundial de brinquedos em 2008, depois da Mattel e da Hasbro (que, por sinal, adquiriu a marca Power Rangers da Saban Brands este ano).

Portanto, por ser a maior representante de bonecos de tokusatsu, dedicamos este post à Bandai, a começar pela sua história. Vamos à ela?

A história da Bandai

Em 1947, Naoharu Yamashina estava trabalhando para a companhia de seu cunhado, um atacadista têxtil. Como esse segmento do mercado estava fraco na época, ele percebeu o potencial da indústria de brinquedos.

Ele convenceu com sucesso seu cunhado a dedicar uma parte das atividades da empresa àquela indústria e a ser responsável por ela. Passo a passo, Yamashina desenvolveu um império de distribuição de brinquedos dentro da empresa. Em julho de 1950, Yamashina assumiu o controle total do negócio de distribuição de brinquedos, renomeou-o e fundou a empresa Bandai-ya cujo nome acabou sendo encurtado para Bandai em 1961.

Em seu primeiro ano, a Bandai produziu seu primeiro jogo interno, o Rhythm Ball, e seu primeiro brinquedo metálico, uma reprodução do B-26. Nessa época, ela também iniciou a exportação de brinquedos. À medida que a empresa expandiu, a Bandai aumentou suas exportações construindo em 1953 um novo depósito fora de Komagata. Vários serviços foram criados dentro da empresa, como controle de qualidade, departamento de P & D e divisão de transporte.

Bandai Japão
Primeira fábrica da Bandai

No início de 1955, Bandai fundou a subsidiária Waraku Works, uma fábrica. Durante o verão, Bandai mudou-se para a nova sede em Taito-ku, não muito longe de Komagata. O primeiro logotipo da empresa foi criado usando as iniciais “BC” com base nas primeiras letras da Bandai Company. No final do ano, a Bandai lançou seu primeiro produto em garantia, uma mini réplica do carro Toyopet Crown.

Em 1958, Bandai introduziu seu primeiro comercial de televisão usando o slogan “A caixa vermelha significa um brinquedo garantido pelo BC”. Em meados do ano seguinte, a empresa lançou uma linha de mini brinquedos representando modelos de carros de todo o mundo, apelidados de “Carros do Mundo”. O logotipo da empresa foi redesenhado para enfatizar a qualidade dos produtos da Bandai e ficou conhecido como “marca Banzai”.

Na década de 1960, a Bandai expandiu-se para incluir as vendas internacionais de exportação. A administração foi entregue a uma nova subsidiária criada em Nova York, chamada Bandai Overseas Supply. O conjunto de carros de corrida da Bandai, que apareceu pela primeira vez em 1962, tornou-se um enorme sucesso.

Em 1963, a Bandai separou o serviço de transporte da empresa para se tornar sua própria subsidiária chamada Bandai Transport. Devido a um aumento do volume de atividades, a empresa mudou-se para novos escritórios em Asakusa, Taito. A Bandai lançou o brinquedo Astro Boy, baseado no personagem de Osamu Tezuka. Foi a primeira vez que Bandai criava um brinquedo baseado em um herói existente.

E surgem os brinquedos de tokusatsu e uma nova era da Bandai

E o próximo personagem a ganhar brinquedos feitos pela Bandai foi o Kamen Rider que teve a primeira série do gênero lançada em 1971. O cinto de transformação foi desenvolvido pela Popy Co., Ltd., uma empresa do grupo Bandai criada para se especializar na fabricação de brinquedos baseados em personagens. O cinto apresentava truques semelhantes aos usados pelo personagem da TV, como um tufão brilhante no centro da fivela. Tornou-se um mega-hit, vendendo mais de 3,8 milhões de unidades durante o tempo em que a série esteve no ar.

Kamen Rider Bandai

No final da década de 70, a Bandai America Inc. foi estabelecida como uma operação local de vendas / marketing nos Estados Unidos em 1978. A Spacewarp, uma linha de “roller coasters” de brinquedo de construção, foi introduzida pela Bandai nos anos 80.

Em maio de 1980, Makoto Yamashina, filho do fundador, tornou-se presidente da Bandai e Naoharu Yamashina o presidente do conselho. Após a sua chegada, Makoto Yamashina trouxe jovens funcionários com a intenção de trazer novas idéias, além de revisitar a estratégia do grupo. O novo presidente adotou uma abordagem comercial diferente, vendendo diretamente aos varejistas, em vez de passar por intermediários.

Em julho de 1980, a Bandai lançou o Gundam Plastic Model baseado na série animada que deu origem à série Gunpla. Em novembro, foi criada a subsidiária Celent.

Em novembro de 1985, a Bandai apresentou o primeiro videogame baseado no mangá Kinnikuman, o game Team Match MUSCLE para Nes, que vendeu mais de um milhão de cópias.

Desde os anos 80, a Bandai se tornou a principal empresa de brinquedos do Japão dona  das principais licenças de brinquedos no Japão para propriedades populares como:

  • e muitos outros.

A administração da Bandai e da Sega discutiu uma fusão no final da década de 1990 e votou para implementá-la, mas a fusão foi posteriormente cancelada, citando “diferenças culturais”, após um protesto em larga escala pela administração intermediária da Bandai.

Após sua fusão com a desenvolvedora de jogos e operadora de instalações de diversões Namco em 2005, a Bandai Company agora está sob a administração e é membro da Bandai Namco Holdings (Bandai Namco Group). Após uma reorganização do grupo em 2006, a Bandai lidera a Unidade de Negócios Estratégicos de Brinquedos e Hobbies do grupo (SBU).

Em fevereiro de 2018, a Saban Brands e a divisão norte-americana da Bandai anunciaram um acordo mútuo para não renovar sua licença de brinquedos dos Power Rangers, pois a Hasbro herdará a licença. Esta transição, contudo, não afetará a licença de bonecos de Super Sentai da Bandai do Japão com a Toei.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Quais são as subsidiárias da Bandai?

Como uma empresa grande, a Bandai tem diversas subsidiárias. Apontamos abaixo todas elas.

Bandai Visual (Emotion)

É responsável pela produção e distribuição de animes e tokusatsu. Entre seus títulos estão obras populares como Cowboy Bebop, The Vision of Escaflowne e até mesmo Superman.

Bandai America

É a representante da Bandai nos Estados Unidos que produz brinquedos para o mercado local. Embora isso pudesse ser uma vantagem para o público norte-americano, muitos fãs reclamam da qualidade inferior dos bonecos dos Power Rangers em comparação com as versões japonesas dos Super Sentais.

Bandai Visual USA

Fundada em 2005, ela pertence à Bandai Visual Co. LTD cuja missão é fortalecer o marketing, engajamento, posicionamento e distribuição de programas da Bandai na América do Norte.

Bandai Games

Como o próprio nome diz, é a subsidiária que produz e distribui jogos produzidos pela Bandai. Possui escritório tanto no Japão quanto nos Estados Unidos.

Carddass

A Bandai também fabrica jogos de cartas que ficam sob responsabilidade da Carddass que incluem desde títulos famosos como Digimon até outros baseados em tokusatsu como Rangers Strike.

Sunrise

Embora algumas pessoas não saibam, a Sunrise pertence à Bandai e tem animes bem conceituados como Gundam, Ideon e Samurai Troopers que foi exibido pela Rede Manchete nos anos 90.

Você também pode ter interesse por estes conteúdos!
👉 Toei Company: conheça uma das principais produtoras de heróis japoneses
👉 Gibis de tokusatsu: conheça todos que foram publicados no Brasil
👉 Bonecos dos Power Rangers: conheça a coleção Legacy!

Brinquedos e bonecos de tokusatsu produzidos pela Bandai

Agora vejamos alguns dos brinquedos e bonecos de tokusatsu que levam a assinatura da Bandai ao longo dos tempos de acordo com cada gênero.

Brinquedos e bonecos do Kamen Rider

Kamen Rider é um dos heróis mais conhecidos do Japão, tanto no período Showa quanto no Heisei. Aqui estão vídeos com exemplos de comerciais dos brinquedos apresentados em ambas as eras.

Kamen Rider Ichigo Bandai
Clique na imagem para assistir o vídeo!
Kamen Rider Kuuga Bandai
Clique na imagem para assistir o vídeo!

Brinquedos e bonecos do Ultraman

A Família Ultra, franquia que começou com as séries Ultraman e Ultraseven, também é muito conhecida pelos japoneses e continua sendo sucesso entre as crianças há mais de 50 anos. Aqui estão vídeos dos brinquedos produzidos pela Bandai durante a era Heisei.

Ultraman Bandai
Clique na imagem para assistir o vídeo!

Brinquedos e bonecos de Super Sentai

Super Sentai é o gênero de tokusatsu que segue sendo transmitido interruptamente desde 1975. Tanto bonecos dos esquadrões coloridos quanto dos mechas e robôs têm feito parte do consumo dos japoneses durante todo esse tempo conforme você pode ver no vídeo abaixo.

Super Sentai Bandai
Clique na imagem para assistir o vídeo!

Brinquedos e bonecos de Kaiju Eiga

Godzilla Bandai
Clique na imagem para assistir o vídeo!

Os filmes de monstros gigantes deram o início às produções de tokusatsu com Godzilla em 1954. Desde então, o Rei dos Monstros tem protagonizado muitos filmes produzidos pela Toho cujos produtos são produzidos pela Bandai tal como se vê no vídeo abaixo.

Brinquedos e bonecos de Metal Heroes

Metal Hero é um dos gêneros de tokusatsu no Brasil mais conhecidos, pois quase todas as séries foram exibidas por aqui. Enquanto tivemos bonecos fabricados pela Glasslite, a Bandai foi a responsável pelos action figure japoneses tal como você pode ver nos vídeos abaixo.

Jaspion Bandai
Clique na imagem para assistir o vídeo!
Jiraiya Bandai
Clique na imagem para assistir o vídeo!
Jiban Bandai
Clique na imagem para assistir o vídeo!

Brinquedos e bonecos de Fushigi Comedy

Fushigi Comedy é um gênero de tokusatsu geralmente estrelado por heroínas e que traz doses de ação e comédia. Embora o Japão tenha diversos exemplos como Dokincho! Nemurin e Panchanne, o que ficou conhecido no Brasil é a Estrela Fascinante Patrine cujo comercial de brinquedo você pode ver abaixo.

Patrine Bandai

Brinquedos e bonecos de Anime

A Bandai também é responsável pela fabricação de produtos de anime que, por sinal, superam imensamente os de tokusatsu. Os bonecos dos Cavaleiros do Zodíaco foram os primeiros a serem comercializados no Brasil levando o selo da Bandai tal como pode ser visto no vídeo a seguir.

Bandai Cavaleiros do Zodíaco

Essas propagandas dos bonecos da Bandai eram exibidas a exaustão na extinta Manchete que foi a responsável por exibir a maioria dos heróis japoneses nos anos 80 e 90. Aliás, confira este artigo que escrevemos sobre a Rede Manchete, a principal emissora de tokusatsu da história!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.