solbrain

Solbrain: a equipe de resgate que luta como ninguém pelo nosso bem

Toku Blog YouTube

Jovens corajosos surgem para combater os crimes que afligem o mundo e para salvar a vida e os corações perdidos dos homens. Pertencem à Super Equipe de Resgate Solbrain!

Tokkyuu Shirei Solbrain (Polícia de Resgate Solbrain) é um tokusatsu do gênero Metal Hero. Seus 53 episódios foram exibidos originalmente de Janeiro de 1991 a Janeiro de 1992 na TV Asahi.

No Brasil, a série passou como Super Equipe de Resgate Solbrain, a partir de 1995. Foi a segunda série da trilogia Rescue Heroes, sucedendo Winspector e antecedendo Exceedraft.

Leia também:
Afinal, por que não há mais tokusatsu no Brasil?
Lion Man: saiba tudo sobre o herói que é uma dádiva dos ninjas!
Kamen Rider Black: com vocês, as aventuras do homem mutante!

A história de Solbrain

A série se passa logo após o final de Winspector, quando o Esquadrão Especial é promovido e parte para a Europa, para fazer parte de uma polícia internacional.

Para não deixar o Japão desprotegido, o chefe Shunsuke Masaki forma um novo esquadrão: a Super Equipe de Resgate Solbrain.

Personagens de Solbrain

Personagens de Solbrain

SolBraver

solbrain solbraver

Daiki Nishio ocupa o posto de Ryouma como o líder da equipe de resgate. O topetudo protagonista usa a Solid Suit (nome dado às armaduras de Solbrain) Solbraver, que veste quando diz as palavras PLUS UP e aciona um botão no painel de seu carro, SolGallop. Suas armas são o Cerberus Delta, o Boss Winder e o Pile Tornado. Sua cor é azul.

SolJeanne

solbrain soljeanne

Reiko Higuchi é a parceira de Daiki. Usa a Solid Suit SolJeanne, equipada com o Medical Pack e o 02 Pack. Assim como Daiki, se transforma ao dizer PLUS UP e acionar um botão no painel de seu carro, o SolDrecker. Sua cor é vermelho.

SolDozer

O enorme robô da equipe pode se transformar em um trator de resgate. Assim como seus antecessores Biker e Walter, possui avançada inteligência artificial, de onde vem sua personalidade ingênua e bonachona. Sua cor é amarelo.

Knight Fire

solbrain knight fire

Ryouma Kagawa, o Fire de Winspector, retorna ao Japão e recebe também uma Solid Suit, chamada Knight Fire, para fazer parte do Solbrain. Suas armas são o Cerberus Delta, o Boss Winder e o Pile Tornado. Suas cores são preto e vermelho.

Jun Masuda

O detetive Jun possui 21 anos. Não possui uma armadura, mas é um membro importante e ativo da equipe, sempre acompanhando os demais. Um personagem carismático, possui uma personalidade sensível e é um pouco estourado, sendo o coração da equipe.

Shunsuke Masaki

solbrain masaki

Ex-comandante do Esquadrão Winspector, assume agora o comando da Superequipe Solbrain. Por muitas vezes, não hesita em ele mesmo entrar em ação e ajudar seus comandados. É interpretado por Hiroshi Miyauchi, o protagonista de Kamen Rider V3.

Kamekichi Togawa

Especialista em máquinas, cumpre a mesma função que era de Nonoyama nos tempos de Winspector. De personalidade divertida, construiu SolDozer, com quem tem uma forte amizade.

Takeshi Yazawa

solbrain takeshi yazawa

É o piloto do Solid States 1.

Midori Aikawa

Midori Aikawa solbrain

A única mulher do grupo do Solid States 1. Sem explicação, a personagem deixou de aparecer na série.

Cross 8000

É o supercomputador de Solbrain, similar ao Madox do Winspector.

Inimigos do Solbrain

Ryuchi Takaoka

Ryuchi Takaoka solbrain

O maior vilão da série, passa a perseguir Solbrain a partir do episódio 34 e chega a fundir-se a um computador nos episódios finais. Seu nome verdadeiro é Ryuichi Mizutani

Katsuhiko Sasamoto

Junichi Haruta Solbrain

Um superior de Daiki que rouba a Proto Suit (protótipo da Solid Suit Solbraver) e, ao trajá-la, rebela-se contra Solbrain. É interpretado por Junichi Haruta que também fez MacGaren em Jaspion.

Messiah

solbrain Messiah

Robô criado pelo Dr. Kenzo Fujinami, tem seu mecanismo de autodestruição ativado e ameaça explodir em poucos dias. Foi construído com um cérebro humano implantado no corpo mecânico e pode se transformar em qualquer pessoa.

Bomber Honma

Um lutador que, após ter levado um tiro da polícia por engano, teve o metal OG9 injetado em seu corpo fazendo-o tornar-se o Homem-Metal.

Veículos do Solbrain

veículos solbrain

SolGallop (SolLíder, no Brasil)

O carro de Daiki Nishio, construído a base de um Toyota Sera.

SolDrecker (SolBlaster, no Brasil)

O carro de Reiko, construído a base de um Toyota Previa.

Solid States 1 (Solid Saver 1, no Brasil)

A fortaleza voadora anti-incêndio, que guarda SolGallop e SolDrecker.

Fire Custom

Carro de Ryouma, trata-se de um Lincoln Town Car comum, mas com o mecanismo de transformação em Fire instalado pelo próprio Ryouma.

Knight Custom

Carro de Ryouma, trata-se de um Mazda RX-7 comum, mas com o mecanismo de transformação em Knight Fire instalado pelo próprio Ryouma.

Equipamentos do Solbrain

solbrain equipamentos

Cerberus Delta (Raio Delta, na dublagem brasileira)

Uma pistola triangular que pode se transformar em uma lança.

Boss Winder (James Gun, na dublagem brasileira)

Um disparador laser que também pode ser usado como arpéu.

Giga Stream

Arma de Winspector, passada de Ryouma para Daiki.

Medical Pack

Kit de primeiros socorros usado por SolJeanne.

O2 Pack

Compartimento de oxigênio acoplado em SolJeanne.

Pile Tornado (Nitrogun, na dublagem brasileira)

Arma trazida da França para SolBraver e Knight Fire. Possui 2 modos de uso:

  • Superdischarger: é utilizado para extinguir e controlar incêndios.
  • Caulking Puncher: uma cola especial que gruda qualquer coisa.

Curiosidades sobre Solbrain

O distintivo usado por Daiki e Reiko chama-se SolIndicater.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

O conceito de combater os crimes que afligem o mundo e salvar a vida e os corações perdidos dos homens, sob o qual o Chefe Masaki criou Solbrain, se deve às atitudes impulsivas cometidas pelo próprio em Winspector.

Ao contrário do que vimos em Winspector, não havia limite de tempo para o uso das armaduras. Isso porque as armaduras de Solbrain contavam com um sistema de resfriamento interno.

No episódio 4, uma das crianças possuídas pelo Videogame uma camisa do Santos FC. No episódio 5, 0 lobisomem se apresenta como James Bond a um menino.

Hiroshi Myauchi voltaria a interpretar Shunsuke Masaki nos três últimos episódios de Tokusou Exceedraft.

Solbrain tem um tom um pouco mais adulto do que Winspector. Além de contar com uma carga dramática maior, as investigações são mais exploradas do que os combates.

No episódio 15, Shinozaki conta para SolJeanne que sua esposa e filha morreram durante a Segunda Guerra Mundial, em um dos bombardeios norte-americanos.

No episódio 22, é dito que Messayer é um robô da OTAN, detalhe que passou despercebido, pois a dublagem manteve o Acrónimo em inglês NATO.

No episódio 31, o Volkswagen Fusca do inventor é equipado com vários itens que, posteriormente, viriam a se tornar reais em carros de série: GPS, piloto automático, computador de bordo e sensor anticolisão.

O enredo do episódio 31 foi inspirado no filme Christine, O Carro Assassino (Stephen King/John Carpenter, 1983).

Solbrain foi o primeiro tokusatsu a usar computação gráfica (quando SolDozer se transforma em trator).

No episódio 36, enquanto Daiki está na cidade, aparecem ao fundo as logos de Dragon Ball Z e Dragon Quest Dai No Daiboken (Fly, O Pequeno Guerreiro).

Há uma série de fatores que torna o episódio 38 o mais polêmico da série: possessões demoníacas, suicídio e menções ao Terceiro Reich (a vilã da história fazendo a saudação nazista, a exibição um quadro de uma oficial nazista fictícia, uso de imagens da Suástica e fotos reais de prisioneiros em Campos de concentração nazistas). De fato, o episódio foi cortado em vários países.

No episódio 41, há um quadro com a foto do piloto brasileiro Ayrton Senna da parede do quarto do corredor de F-1.

O nome da governanta do episódio 45 é uma homenagem à Yoko Onno, viúva de John Lennon.

Kaname Kawai (Takeshi Yazawa), já havia feito uma participação no episódio 26 de Jiraya como Shin Yazaka, o primeiro amor de Kei.

Masaki Terasoma (Ryuichi Takaoka e a voz de Cross 8000) participou do episódio 14 de Winspector como Takeda, e é mais conhecido por ser a voz do vilão Shadow Moon de Kamen Rider Black.

Anos antes, quando criança, Hidenori Iura (Jun Masuda), foi o Comboy, Tatsuya Ueta em Goggle V.

No nono episódio, Akira Ishihama fez uma ponta como Eizo Kanzaki. Ele atuou em Choushinsei Flashman (Doutor Tokimura), em Jiban (Yanagida) e no filme de “Kamen Rider Black ,Terror! O Museu dos Monstros do Mal” (Doutor Makino).

Ayumi Taguchi, a Yoichi, do ep. 24, foi a Sachie, de Kamen Rider Black;

A trilogia Rescue Hero (Winspector, Solbrain e Exceedraft) foi uma tentativa da Toei de reeditar o sucesso da trilogia dos Uchuu Keiji (Gavan, Sharivan e Shaider), após o pouco êxito da maioria dos Metal Heroes pós-Shaider.

No final da série, o chefe Masaki comunica a todos que o Solbrain seria dissolvido pelo governo japonês, por motivos econômicos. De ali em diante, trajes de combates mais baratos seriam produzidos em massa para a defesa de todo o país, o que seria a desculpa perfeita para o visual de Exceedraft ser consideravelmente mais fraco que o de Solbrain.

exceedraft

Solbrain foi a última série Metal Hero a passar no Brasil, e o penúltimo tokusatsu da TV Manchete (o último foi Kamen Rider Black RX). Sua sucessora, Exceedraft, quase veio para cá, mas a Tikara Filmes desistiu da idéia, em virtude da popularidade crescente dos animes, cujos produtos relacionados estavam vendendo expressivamente mais que os de Patrine, Solbrain e RX.

Assim como fizeram com Winspector, a série foi lançada em vídeo pela Intermovies. As capas eram caprichadíssimas, mas, infelizmente, não lançaram a coleção completa.

A dublagem brasileira de Solbrain ficou por conta da Mastersound, diferente de Winspector, que foi dublado pela Windstar. Mesmo assim, todos os personagens de Winspector que reapareceram em Solbrain tiveram seus dubladores originais mantidos.

No Brasil, as versões dubladas das músicas de abertura e encerramento foram interpretadas por Luigi Carneiro (na época, conhecido como Luís Henrique), o mesmo responsável pela abertura e encerramentos de Yu Yu Hakusho.

Em 1995, as armaduras originais de Solbrain foram exibidas em um evento da ABRADEMI (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações), como forma de promover a série.

Solbrain ganhou um jogo para NES/Famicon (o famoso Nintendinho), chamado Tokkyu Shirei Solbrain, mas que, no Ocidente, foi rebatizado como como Shatterhand.

Por sinal, vários outros jogos de tokusatsu foram lançados nos mais diversos consoles. Para ver a relação completa (que inclui Solbrain), confira este artigo sobre games de tokusatsu!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.