Winspector online dublado

Winspector: conheça tudo sobre o Esquadrão Especial!

Toku Blog YouTube

Tokkei Winspector (特警ウインスペクタ-), conhecido no Brasil como Esquadrão Especial Winspector, é um tokusatsu da franquia Metal Hero produzido pela Toei Company e exibido pela TV Asahi entre 1990 e 1991.

A série iniciou a segunda onda do tokusatsu no Brasil pela Rede Manchete. Relembre agora as aventuras do trio de heróis que marcou época e continua no coração dos fãs até hoje.

Leia também:
Afinal, por que não há mais tokusatsu no Brasil?
Lion Man: saiba tudo sobre o herói que é uma dádiva dos ninjas!
Kamen Rider Black: com vocês, as aventuras do homem mutante!

A história de Winspector

Em 1999, a cidade de Tóquio na virada do século é assolada por uma grande onda de violência. Com o grande desenvolvimento tecnológico, os criminosos passam a utilizar de novos métodos para causar pânico na cidade. Para proteger as pessoas e zelar pela paz do Japão, um grupo de alta capacidade técnica é implementado pela polícia japonesa. Eles formam o Esquadrão Especial Winspector.

Winspector Esquadrão Especial

O esquadrão é liderado por Shunsuke Masaki. Apesar de ficar na retaguarda no Quartel-General do Winspector, sempre que necessário o chefe vai ao campo de batalha com seus comandados. O quartel é equipado pelo computador central Maddox (Madocks). Contendo um gigante banco de dados sobre os criminosos de Tóquio, a poderosa máquina tem capacidade para localizar tudo sobre os malfeitores em questão de segundos.

Personagens e equipamentos do Esquadrão Especial Winspector

O herói da série é Lyuma Ogawa (Ryoma Kagawa, no original). Por meio de um comando acionado no carro WinSquad, Lyuma traja uma roupa especial de combate (CrushTector), assumindo a persona de Fire. Ele possui poderosos equipamentos, como a pistola Daytric M2, a espada Max Calibur e a potente bazuca Giga Streamer. Para prender os vilões, utiliza a algema HandWapper. Lyuma tem uma irmã, Yuko, uma florista que participa de algumas aventuras durante a série. O laço forte entre os irmãos é um dos grandes fios condutores da série.

Juntamente de Fire, o Winspector possui dois robôs combatentes: Biker e Highter (Bikel e Walter, no original). Biker possui duas lanças acopladas em suas costas, que servem de guidão para sua moto WinChaser. O robô também possui uma roda no próprio peito, para se deslocar mais rapidamente em determinadas missões. Já Highter possui como caraterística principal o poder de voar, graças ao Dislider (Super Voador), que forma duas asas nas costas do personagem.

Winspector

Entre os humanos do Winspector, destaque para a policial Junko Fujino, valorosa auxiliar de Lyuma. Além dela, outra policial integra a equipe, mas de forma camuflada. Hissae (Hisako, no original) trabalha em uma cafeteria, porém sempre auxilia a turma já que seu pai, Masanobu, era um dos melhores amigos e colega de polícia do chefe Masaki. O garoto Minoru (Ryota), irmão de Hissae, também procura  ajudar Winspector, mas acaba sempre se metendo em enrascadas.

Inimigos do Winspector

Diferentemente das séries anteriores, Winspector não tem um império maligno como inimigo principal. A cada episódio, diferentes criminosos eram enfrentados em situações diversas. Porém, alguns deles foram marcantes e recorrentes na série. É o caso do professor Onikichi Kuroda, que desenvolveu o androide R24, sequestrador do episódio inicial.

Outro vilão marcante foi Goro Karasawa, o responsável direto pela morte de Masanobu Koyama, pai de Hissae e Minoru.

Moss, um criminoso de renome internacional e procurado pela Interpol, quase causou a morte de Lyuma. Neste emblemático episódio, que culminou com a destruição do primeiro WinSquad, ocorre o primeiro upgrade. Foi a partir da reconstrução do WinSquad que o carro ganhou sua segunda forma, FireSquad.

Winspector Fire

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Curiosidades sobre Winspector

Winspector foi a primeira série que a Tikara Filmes, ex-Everest Video, trouxe ao Brasil no seu retorno às telas. A estreia ocorreu no dia 18 de julho de 1994, um dia após a conquista do tetracampeonato mundial de futebol pela seleção brasileira na Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos. Inicialmente exibida no horário local das 19h, a série logo migrou para o horário da tarde, fazendo parceria com Patrine a partir de agosto daquele ano.

Exibida de maneira irregular, com episódios fora de ordem, e com a música de encerramento muitas vezes no lugar da música da abertura, criou muita confusão na cabeça do público. Aos poucos os problemas foram sanados, e a série foi exibida até o final, no meio de 1995. Ficou na programação da Rede Manchete até o final de dezembro de 1997, quando saiu definitivamente do ar. Além do Brasil, no ocidente Winspector também teve exibições na Itália, na França, na Alemanha e na Espanha.

O visual dos três heróis remete ao maquinário da série anterior, Jiban, de 1989. Fire tem em seu capacete o radar de Reson (carro), enquanto Biker tem características de uma moto (Vaican) e Highter lembra uma nave (Spylas).

O sucesso de Winspector no Brasil, auxiliado pelo anime Cavaleiros do Zodíaco, exibido na mesma época, fez com que a Tikara Filmes trouxesse sua continuação direta, Solbrain, para a Rede Manchete.

O chefe Shunsuke Masaki torna-se o responsável pelo Solbrain, e dá continuidade ao combate ao crime no Japão.  Os personagens de Winspector fazem uma aparição em um episódio triplo, em que caçam um vilão em comum com os integrandes do Solbrain. Posteriormente, o personagem Fire participa fixamente da série, mas com outra alcunha e nova armadura, Knight Fire.

No Brasil, brinquedos e bonecos do Winspector foram lançados pela Glasslite, incluindo veículos. Também teve um serviço de telefonia 0900, onde as crianças podiam ligar e ouvir “episódios” novos com os dubladores do seriado. Winspector teve todos seus episódios lançados em VHS pela Intermovies, que colocou 25 volumes no mercado, tanto para aluguel como para venda.

Winspector boneco

O chefe Masaki, assim como o Comandante Kon da trilogia Uchuu Keiji, também participou da trilogia Winspector/Solbrain/Exceedraft, os Rescue Heroes. Embora não tenha se tornado chefe do Exceedraft, Masaki faz uma participação especial no final da série, sendo o personagem que mais apareceu em Metal Hero em toda a história da franquia, em um total de 105 episódios.

Vários atores conhecidos dos brasileiros fizeram participação em Winspector. Destaque para Takumi Tsutsui, intérprete de Toha Yamaji (Jiraiya – 1988), fazendo um entregador/boxeador apaixonado por Hissae. Já Touta Tarumi, intérprete do personagem Red Flash (Flashman – 1986) aparece como o lunático cientista Yuuchi Hirosaki. Outras participações de atores de Flashman incluem Mayumi Yoshida (Pink Flash) e Joji Nakata (Kaura).

O androide R24 foi interpretado por Daigaku Sekine, ator que fez o vilão Zampa em Jaspion. Já o veterano Susumu Kurobe, interprete de Hayata em Ultraman e do vilão Dr. Kuromatsu em Kamen Rider Black, fez o Professor Kuroda, criador do androide R24. Daisuke Ban, conhecido por diversos papeis nos anos 1970, entre eles Kikaider e Inazuman, interpretou Masanobu Koyama, pai de Hissae e Minoru.

O personagem Fire está cotado para aparecer no novo filme de Space Squad, já que nas cenas finais de Kyuuranger vs. Space Squad aparece de relance após o capitão Gavan indagar que precisava de forças de resgate em sua equipe. Além disso, outro forte indício é que o diretor Koichi Sakamoto e o ator Masaru Yamashita recentemente posaram para uma foto juntos. Agora resta aguardar.

Winspector Space Squad

Até lá, se você quiser assistir Winspector dublado online, confira este artigo que escrevemos sobre os 9 canais para assistir tokusatsu online!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.