Isao Sasaki

Isao Sasaki: conheça o ator do Professor Nambara de Jaspion

Toku Blog YouTube

Isao Sasaki, nascido em 16 de maio de 1942, é um dublador, ator e vocalista japonês. Ele teve papéis de voz em animes como Legend of the Galactic Heroes, Space Battleship Yamato e Gatchaman. Porém, seu papel mais conhecido aqui foi como Professor Nambara de Jaspion, além de cantar o tema de abertura de Metalder.

Ele também cantou os temas de abertura de outros animes como Getter Robo, Casshern, Grendizer, Gaiking e tokusatsus, como Himitsu Sentai Gorenger, J.A.K.Q. Dengekitai, Choujinki Metalder e Tokusou Sentai Dekaranger.

Além disso, teve um papel de ator nos filmes de Kamen Rider ZO, OOO, Den-O, All Riders: Let’s Go Kamen Riders. Não obstante, ele é a voz dublada de Clark Kent nos primeiros filmes do Superman quando foram exibidos no Japão.

Leia também:
Takumi Tsutsui: conheça o ator de Jiraiya, o incrível ninja!
Hisoshi Tokoro: saiba tudo sobre o ator de Jiban, o policial de aço!
Saburo Yatsude: conheça a identidade de um dos criadores da Toei!

A história da vida e carreira de Isao Sasaki

Isao canta desde o ensino médio. Em 1960, ele estreou sua carreira como cantor de rockabilly na Nippon Columbia em “Honmei wa omae da” (baseada em Elvis Presley). Inclusive, como a atmosfera de Sasaki era semelhante a Presley, foi vendida sob o slogan “Presley Japonês”.

Isao Sasaki Elvis Presley

Paralelamente, ele começou a atuar como ator e, em 1960, foi selecionado como o papel principal no filme “O Cemitério do Sol” (dirigido por Kaoru Oshima) e estreou no cinema como ator exclusivo de Shochiku. Em 1962, ele fez sua primeira aparição em um drama de TV em “Existe uma curva à frente”.

Em 1964, transferido para a Crown Records e apareceu em muitos filmes na rota Shochiku Nouvelle Vague, mas quando ela terminou e o Rockabilly Boom saiu, as atividades de ator e cantor entraram em uma era infeliz. 

Durante esse período de inconveniência, ele recebeu instruções de Shimaho Takaho (pai de Shimada Kaho) e aprendeu canto e vocalização do básico. Como ator, ele participou do clube de teatro “Marui” de Nobuo Kaneko por cerca de 10 anos onde aprendeu o básico do teatro.

Em 1968, encarregado de dublar Presley em japonês para o filme “The Burning Plains”. Desde então, ele passa a atuar como dublador. Em 1969, estrelou o drama de TV “Magic Martial Arts Book”.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

O começo da carreira de Isao Sasaki como cantor de anime e tokusatsu

Em 1972, no comando do papel de Joe Condor no anime de Gatchaman, este foi o seu primeiro trabalho em animes.

No ano seguinte, ele foi selecionado como o cantor tema do anime Casshern. A partir de então, ele passa a ser responsável pelas músicas-tema de muitos trabalhos de anime e tokusatsu. A música tema de Yamato e Ginga Railroad 999 são tão populares que chegaram a vender um milhão de cópias. 

Tanto é que, em 1983, foi lançado o trabalho de animação teatral “Space Battleship Yamato Complete Edition” com músicas interpretadas por muitos cantores e atores.

Em 1998, quando ele completa 10 anos cedendo a sua voz para temas de animes e tokusatsu, lançou seu melhor álbum “Isao Sasaki Single Collection ’73 -’87”. Desde então, ele adota as anisongs como seu estilo principal, sendo o idealizador do “Super Sentai Soul”, evento realizado regularmente desde 2004.

Isao Sasaki Single Collection

Em 2011, ele ganhou o Achievement Award no 5º Voice Actor Award e em 2015 foi cantor no Tokyo Anime Award 2015 onde ganhou o Anime Merit Award.

Isao Sasaki em Jaspion

Em Jaspion, ele atuou como ator interpretando o papel do professor Kenichirou Nambara, um fotógrafo viúvo que busca saber mais sobre a lenda do pássaro dourado enquanto seus filhos – Kanoko e Kenta – buscam por ele com a ajuda de Jaspion.

Porém, suas pesquisas chegam ao conhecimento de MacGaren que oferece 1 bilhão de ienes para ajudá-lo a encontrar o pássaro. Por saber das más intenções do filho de Satan Goss, ele recusa e passa a atuar ao lado de Jaspion.

Jaspion Nambara Isao Sasaki

Aliás, agora que você já sabe tudo sobre a vida e carreira de Isao Sasaki e sua participação em Jaspion, se quiser saber outras curiosidades sobre o Metal Hero mais famoso do Brasil, confira este artigo que escrevemos a respeito.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.