Emergency! Dekaranger! Saiba tudo sobre o esquadrão policial!

Toku Blog YouTube

Tokusou Sentai Dekaranger (特捜戦隊デカレンジャー), é o Super Sentai de 2004. Deka é gíria coloquial japonesa para “detetive” (embora também seja escrita com o kanji de Keiji que significa “detetive”ou “polícia”, além de ser um prefixo grego (deca) que significa “dez”, e um total de dez Dekarangers aparecem na série e no filme combinados.

A filmagem de Dekaranger foi usada para criar a série americana Power Rangers SPD, sua versão sabanizada. A história de ambas se mantiveram muito parecidas. E por falar em história, vamos a ela?

Leia também:
Lupinranger Vs Patranger: saiba tudo sobre o Super Sentai 2018!
Magiranger: saiba tudo sobre o esquadrão mágico!
Flashman: saiba tudo sobre o Comando Estelar!

História de Dekaranger

“S.P.D .. Special Police Dekaranger. Cinco detetives que lutam com seus corações em chamas. Sua missão: combater criminosos espaciais que invadem a Terra. Eles protegem a paz e segurança de toda a humanidade!”

Assim diz o narrador da série diz a cada episódio. Em Dekaranger, o universo se reuniu, e os alienígenas de muitos planetas diferentes coincidem em paz.

Banban Akaza foi transferido para o ramo da Terra de S.P.D. (Special Police Dekaranger) na cidade de Megalopolis pelo seu comandante. Afinal, um grande surto de crimes tem sido cometidos por um grupo de estrangeiros conhecidos como Alienizers.

O agente Abrella, um comerciante de armas Alienizer, vira sua atenção destrutiva para a Terra ao ajudar os criminosos que nela vivem. Assim, cabe aos Dekarangers detê-los e levá-los à justiça.

Quem são os Dekaranger

Ban / DekaRed

Ban foi um novato no planeta Chambeena, que foi promovido para a Terra Branch S.P.D. depois de perseguir Diamantian Don Moyaida.

No entanto, durante a perseguição, Banban encontrou uma vítima de Moyaida, um menino admirado na Polícia Especial, fez uma promessa ao menino de que ele se tornaria o nº 1 da Polícia Especial como forma de alcançar o sonho do menino e uma devoção para si mesmo.

Durante seu tempo na Terra, ele foi feito o líder de sua equipe, embora Houji fosse levado no comando durante várias situações.

Houji / DekaBlue

O membro mais profissional da equipe e o segundo em comando, Houji tende a ser arrogante de suas habilidades e é extremamente teimoso.

Ele também não permite que suas emoções e sua vida pessoal interfiram com seu trabalho como detetive. Também costuma se expressar usando frases em inglês como “Perfect” ou “Oh my God”.

Sen-chan / DekaGreen

Nascido em uma família pobre, ele é o cérebro da equipe com uma habilidade notável para pensar. Curiosamente, ele faz o melhor de si mesmo quando está de cabeça para baixo, chamando essa pose de “postura de pensamento”.

Ele tem medo de espaços escuros e fechados que foram causados por um acidente ao cair em um poço quando ele era mais novo. Ele foi resgatado por um policial, que o inspirou a trabalhar para o departamento de polícia. Sen-chan geralmente mantém uma compostura tranquila e excêntrica, embora fique bastante assustador quando está irritado.

Jasmine / DekaYellow

Jasmine é uma psíquica (ESPer), pois pode capturar impressões sensoriais de outras pessoas através do tratamento de um objeto ou visitando um local em que seu alvo tocou ou foi embora, apesar dela poder se cansar ao abusar dessa capacidade.

Por essa razão, Jasmine usa luvas para ajudar a controlar seus poderes quando não precisa usá-los.

Umeko / DekaPink

Umeko pilota o mecha Machine Bull com Sen-chan, por isso, muitas vezes se junta com ele. Ela tem um bom coração, e muitas vezes pode juntar a equipe nas mais terríveis situações.

Algo que Umeko gosta muito de fazer é passar momentos no banho de espuma com seus três patos de borracha, a quem ela chama de Umeyo, Umenosuke e Umegoro.

Tetsu / DekaBreak

Uma super elite da divisão Tokkyou de S.P.D., foi enviada a Terra para lutar contra os Irmãos do Inferno, um grupo de elite de Alienizers que já destruíram 79 planetas, sendo a Terra o seu próximo alvo. Um Alienizer chamado Genio matou os pais de Tetsu quando ele tinha cerca de cinco anos de idade. Tetsu foi criado pela Polícia Espacial fora do planeta.

Ele pilota o DekaBike e seu estilo de luta é o Seiken Accel Blow, um tipo de arte marcial que todos os oficiais de Tokkyou usam ao combater Alienizers.

Doggie Kruger / DekaMaster

Kruger é o comandante do S.P.D. ramo na Terra. Ele é um alienígena do planeta Anubis e membro do Shep-Tribe, além de decorado comandante do S.P.D. da Terra. Ele também era uma lenda em sua juventude Dekaranger, ganhando seu outro apelido: Cão de Guarda do Inferno.

Doggie é um líder difícil e é honrado, faz qualquer coisa para salvar aqueles que zela. Ele parece ter sentimentos pela sua assistente Cignian Swan Shiratori, pois fica em pânico quando ouve falar que Swan tem um admirador. Ele também auxilia ocasionalmente o Dekarangers como DekaMaster, empunhando a poderosa D-Sword Vega.

Seu estilo de luta é o Estilo da Espada Única da Galáxia que aprendeu se seu sensei.

Swan / DekaSwan

Ela é a assistente do planeta Cigno Kruger. Ela é quem fornece aos Dekarangers seu arsenal, e constantemente surpreende os outros com seu incrível intelecto. Swan pode se transformar em DekaSwan.

Mari Gold / DekaGold

Ela chegou do planeta Leslie e tem o poder de parar o tempo por um curto período. Tinha sentimentos por Ban e seu tempo transformado foi muito breve, pois ela foi baleada repetidamente depois de se transformar, forçando-a a desligar.

Lisa / DekaBright

Lisa é uma oficial Tokkyou do Planet Lumiere, além de ser a mentora de Tetsu. Ela o treinou para ser sem paixão e eficiente; o tipo de policial que a maioria das pessoas pensa como o “oficial perfeito”. Ela está em pé de igualdade com Kruger e Swan. Curiosamente ela não apareceu quando todos os membros dos Super Sentais se reuniram em Gokaiger.

Filmes dos Dekaranger

Tokusou Sentai Dekaranger The Movie: Full Blast Action

Nesse filme, os Dekaranger precisam lidar com um misterioso agente secreto de outro planeta enquanto tentam salvar a Terra de uma das gangues Alienizer mais duras do universo.

Kodansha Special Video: DekaRed Vs. DekaBreak

Este é um vídeo especial produzido por Kadokawa Shoten, com um confronto entre Deka Red e Deka Break sobre quem é o melhor Dekaranger.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Tokusou Sentai Dekaranger Vs. Abaranger

Os Dekarangers detectam a uma perturbação na cidade. Ao chegarem, encontram a área sob ataque de três pessoas coloridas. Eles lutam contra eles e os prendem. Porém, na DekaBase, descobrem que seus prisioneiros são os Abaranger.

Mahou Sentai Magiranger Vs. Dekaranger

O fantástico Dia Feliz dos Magiranger está sendo celebrado em um restaurante elegante. Eles explicam a Hikaru que uma vez a cada dez anos mostram seu amor um pelo outro para a jóia especial de Miyuki.

Porém, subitamente, o edifício é levado por um monstro. Os Magiranger se preparam para lutar, mas não podem se transformar na frente das pessoas.

Nesse momento, uma das mulheres presentes revela-se como Umeko do SPD e assim Magiranger e Dekaranger unem forças para enfrentar a ameaça que surge neste filme.

Tokusou Sentai Dekaranger: 10 YEARS AFTER

Este é um filme lançado para comemorar o 10º aniversário da conclusão de Tokusou Sentai Dekaranger, o segundo filme desse gênero seguindo Ninpu Sentai Hurricaneger: 10 YEARS AFTER.

Nele, dez anos depois que Dekaranger salvou o planeta da devastação, Ban continua a trabalhar para a Polícia Espacial F.S. (Esquadrão de fogo) enquanto os outros membros seguiram caminhos separados.

Mas a venda ilegal de informações de investigação pelo chefe da estação terrestre Doggie Kruger para a mafia espacial leva ao assassinato chocante de testemunhas. Além disso, Doggie é baleado e hospitalizado, permanecendo em coma. O rescaldo desses incidentes abalou a todos.

Dois novos membros da Estação da Terra, Assam e Mugi foram designados para o Dekaranger. Uma pessoa chamada Carrie, a quem eles resgataram em outro caso, revelou ter sido uma testemunha do incidente envolvendo Doggie.

Porém, ela se recusa a falar sobre isso, exceto diretamente no escritório do Ministério Público Espacial. A aparência deste testemunho força os seis membros originais de Dekaranger a se reunir para descobrir a verdade do caso envolvendo Doggie!

Space Squad: Uchuu Keiji Gyaban Vs Tokusou Sentai Dekaranger

Este filme é um crossover entre o Metal Hero Gyaban e o esquadrão Dekaranger.

O filme começa com Geki Jumonji, o novo policial do espaço Gavan e sua parceira Shelly estão prestes a atacar um grupo envolvendo MacGarem, vilão principal de Jaspion, um membro da Organização Criminal Espacial Genmaku.

No entanto, a investida terminou numa luta entre Geki e MacGarem assim como o rapto de Shelly. Nesse momento, Banban Akaza do Fire Squad chega e encontra Geki ferido. A partir daí Gyaban e Dekaranger unem forças para resgatar Shelly e impedir os planos de MacGarem.

Girls in Trouble: Space Squad Episode Zero

Este especial para vídeo é um prólogo de Gyaban Vs Dekaranger e mostra as três companheiras dos Policiais do Espaço acompanhadas de DekaYellow e DekaPink tendo de resolver um mistério arquitetado por Benikiba, vilã de Jiraiya e Herbaira, uma das inimigas de Spielvan.

Curiosidades sobre Dekaranger

Dekaranger

Dekaranger é a única série de Super Sentai em que a proporção de gênero é igual; cinco membros são do sexo masculino e cinco são do sexo feminino.

Esta série é notável no sentido de que não há nenhum vilão central ou organização do mal que apareça em todos os episódios da série.

Dekaranger é creditado nos créditos finais de Power Rangers S.P.D. como “Deka Rangers”, embora todas as séries Super Sentai sejam sempre escritas no singular, tanto com o termo “Ranger” quanto com o termo “Man” (exemplo: Flashman).

Esta é a primeira série em que os vilões são derrotados após uma única batalha. Nas demais séries do gênero é comum ver os inimigos sendo vencidos duas vezes: uma quando estão em tamanho normal e outra quando ficam gigantes.

A sequência de abertura é diferente em cada episódio, pois mostra o vilão do episódio. O mesmo pode ser visto noutras séries como Dairanger.

O especial de “Power Rangers Dino Thunder, Episódio Perdido” mostra várias cenas da filmagem Dekaranger não usados ​​nos EUA. Em dado momento é possível ver os rostos de 4 dos Dekarangers à medida que eles se transformam.

A estrela pop Shoko Nakagawa teve um papel de protagonista convidada no episódio 38.

Dekaranger é a primeira série do Super Sentai (e o terceiro Tokusatsu em geral, depois de Ultraman Tiga em 1996 e Kamen Rider Kuuga em 2000) a ganhar o prêmio Seiun Award, que é dado ao melhor trabalho de ficção científica do ano.

Dekaranger é a segunda série Sentai desde Fiveman em que os uniformes femininos não possuem saias.

Dekaranger seria originalmente chamado de “Sirenger”.

Dekaranger é atualmente o único Sentai em que cada membro é chamado por um apelido.

Vários conceitos e idéias de Dekaranger parecem homenager várias séries anteriores de Super Sentai, em particular Denshi Sentai Denziman e Choudenshi Bioman.

Assim como Denziman, o Dekaranger ganha seus poderes de uma fonte estrangeira com muitos dos membros recrutados por um cão. Em Denziman, o Denzi Dog IC, era um robô semelhante ao companheiro de equipe K-9 Murphy.

Paralelamente a Bioman, Dekaranger também é recrutado e possui poderes que são de natureza extraterrestre.

Há também uma ligeira semelhança de conceito com o Signalman de Gekisou Sentai Carranger, que também é um policial do espaço semelhante à organização policial universal.

Até Zyuden Sentai Kyoryuger, esta série teve a maior quantidade de integrantes, com 10, até que o registro foi quebrado por Uchu Sentai Kyuranger, com 12.

No entanto, o Dekaranger atualmente detém o registro para o maior número de cores distintas usadas com 10 (dado que o azul, o ciano e o marinho de Kyoryuger são todos tons de azul).

Tanto o Dekaranger quanto o Kyuranger têm heróis com temas espaciais.

Dekaranger ganhou uma versão dublada por fãs brasileiros que ficou muito bem feita! Também é possível encontrar episódios dublados por fãs em português de outros títulos como Bioman e Kamen Rider ZO.

O tema principal da série, polícia, até o ano de 2017 era exclusivo de Dekaranger. Porém, 2018 também conta com um novo esquadrão policial, o Patoranger, de Lupinranger Vs Patoranger.

Gostou deste artigo sobre Dekaranger? Já assistiu a série? Então, deixe um comentário aqui neste artigo e nos diga a sua opinião!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.