seriados japoneses tokusatsu

Saiba quais seriados japoneses de tokusatsu quase chegaram ao Brasil

Toku Blog YouTube

Os seriados japoneses de tokusatsu fazem parte da história da cultura pop japonesa, sobretudo nos anos 70, 80 e 90. Os fãs lembram com muito carinho e nostalgia das séries que passaram por aqui na época, sobretudo na Rede Manchete. Mas, sabia que muitos outros heróis poderiam ter passado por aqui?

Neste post mostramos uma relação de 9 séries que quase chegaram ao Brasil num tempo em que dependíamos da televisão como meio principal para ver as aventuras dos paladinos nipônicos. Confira!

Exceedraft, a conclusão da Polícia de Resgate

seriados japoneses de tokusatsu

Exceedraft é a última série da trilogia dos Policiais de Resgate que teve início com Winspector e Solbrain. As duas foram exibidas aqui nos anos 1994 e 1995 respectivamente, o que dava a entender que o novo trio viria em 1996. Mas, a Tikara Filmes preferiu investir no filão dos animes e trouxe Shurato.

Janperson, o robô que luta pela justiça

seriados japoneses de tokusatsu

Janperson é a série que substituiu Exceedraft dentro do gênero Metal Heroes e que traz algumas novidades como um protagonista sem forma humana que combate três organizações criminosas em vez de uma. Por ter sido exibido em países de língua espanhola como o México, chegou a ser cogitado pela Tikara Filmes (segundo a revista Herói Gold), mas nada aconteceu.

Bioman, sucesso em muitos países (menos no Brasil)

seriados japoneses de tokusatsu - bioman

Bioman era um esquadrão conhecido pelos tokufãs dos anos 90, antes mesmo da internet e canais como o TOKU BLOG existirem nas nossas vidas. Isso ocorreu porque sua imagem aparecia nas caixas de VHS da Everest Vídeo, empresa que trouxe Jaspion e Changeman ao Brasil. Contudo, apesar de ter feito sucesso em muitos países, Bioman nunca veio para cá.

Liveman, um dos seriados japoneses de tokusatsu mais inovadores

seriados japoneses de tokusatsu - liveman

Liveman é uma série que trouxe muitas inovações no gênero Super Sentai, por exemplo: primeira heroína a usar uniforme azul, membros verde e preto na mesma equipe e dois robôs gigantes juntos em ação. O nome do seriado chegou a ser registrado pela Everest Vídeo, mas não foi negociado para ser exibido aqui depois de Maskman.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Turboranger, os heróis do álbum de colorir

seriados japoneses de tokusatsu - turboranger

Além de Liveman, Turboranger também teve o nome registrado aqui, mas não chegou a ser negociado para exibição. Alguns tokufãs chegaram a conhecer a série no início dos anos 90 porque uma revista de colorir estrelada pelos heróis chegou às bancas de jornal. O único país lusófono que viu a série foi Portugal que a exibiu junto de Jetman, ambas legendadas.

Ultraman Dyna: derrotado pela Eliana?

seriados japoneses de tokusatsu - ultraman dyna

Ultraman Tiga foi a primeira série da Era Heisei da Família Ultra a passar no Brasil em 2000. De acordo com Marcelo Del Greco, a ideia era trazer outras séries da franquia na sequência de modo que a próxima seria Ultraman Dyna. Mas, o mau tratamento que Tiga recebeu na emissora (dentro do Programa da Eliana) contribuiu para que os demais Guerreiros Ultras não chegassem aqui naquele momento.

Kamen Rider Kuuga, o pioneiro dos Riders Heisei (menos no Brasil)

Kamen Rider Kuuga

O primeiro representante da linha de Kamen Riders Heisei também esteve a ponto de passar na televisão brasileira sob o selo da distribuidora Dá Licença. Segundo seu representante Luiz Angelotti, Kuuga e Pretty Cure (uma franquia de anime exibida ao lado dos Kamen Riders e Super Sentais no Japão) foram oferecidos a uma emissora que optou por engavetá-las.

Gridman: como ele não pôde vir…vamos, Samuraize!

seriados japoneses de tokusatsu - gridman

Em meados dos anos 90, a Sato Company trouxe de volta ao público brasileiro séries clássicas como Ultraman e National Kid. Em termos de novidade, ele queria trazer Gridman da Tsuburaya, certamente aproveitando a popularidade que os microcomputadores ganhavam. Porém, os direitos da série na América estavam sob os cuidados da DIC de modo que a única possibilidade foi trazer a sua versão americana: Super Human Samurai.

Tomica Hero Rescue Force: rejeitado pela RedeTV?

seriados japoneses de tokusatsu - tomica hero

No Japão, Tomica Hero Rescue Force foi a série que substituiu Ryukendo. Como os Guerreiros Madan chegaram a passar aqui dentro da grade infantil da Rede TV em 2009, foi cogitada a possibilidade de trazer Tomica Hero também, mas as emissoras não tiveram interesse.

Como pudemos ver neste post, foram diversos os seriados japoneses de tokusatsu que quase chegaram ao Brasil. Felizmente, hoje contamos com a internet para ver essas e muitas outras produções dubladas ou legendadas em português.

Se você ainda tiver dúvidas sobre como assistir tokusatsu online, confira neste link a relação que preparamos com os principais sites e canais!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.