Jetman

Jet! Jet! Jetman! Com vocês, o Super Sentai capaz de voar!

Toku Blog YouTube

Choujin Sentai Jetman, tokusatsu do ano de 1991, foi a 15ª série da franquia Super Sentai. É considerada pela esmagadora maioria dos fãs do gênero como o melhor esquadrão já criado até hoje e para todo o sempre, não importando os esforços criativos que possam ser empreendidos para que isto mude.

Isso se deve a uma série de fatores, começando pela direção e roteiro, brilhantemente conduzidos, e passando pelo grande carisma dos personagens.

A história de Jetman se desenvolve de uma forma peculiarmente adulta e dramática. Tragédias e situações desconfortáveis estão por toda parte, desde o começo até o final da trama.

Leia também:
Maskman: conheça tudo a respeito dos defensores da luz!
O fim dos Super Sentais: saiba como isso quase aconteceu!
Anime de Super Sentai: conheça as animações inspiradas nos esquadrões!

A história de Choujin Sentai Jetman

A história começa no ano de 1999 quando um grupo militar de defesa chamado Sky Force descobre uma poderosa energia chamada Birdonic e escolhe cinco pessoas para irradiar com essa energia. Porém, apenas o líder, Ryu, chega a receber essa energia. Nesse momento, a base da Sky Force é atacada pelo Império Vyram.

Durante o ataque, Rie, a namorada de Ryu, é sequestrada pelos invasores. As ondas de energia restantes se espalham a esmo pelo Japão e atingem quatro pessoas aleatórias. Com a ajuda da Comandante Aya, Ryu parte em busca dos quatro, formando o Esquadrão Homem-Pássaro Jetman.

Personagens de Jetman

Jetman Choujin Sentai

Em Jetman, temos uma equipe ímpar. Se levarmos em conta que as ondas Birdonic atingiram civis aleatórios, faz total sentido que a maior parte dos membros não seja exatamente o que se espera de um grupo de heróis.

Tirando o líder, ninguém aqui está preparado para ser herói, e isso garante situações muito interessantes ao longo da história, envolvendo as relações entre os membros da equipe e a superação das fraquezas de cada um. Enfim, os Jetman são:

Ryu Tendo / Red Hawk

Jetman - Red Hawk

É o líder da equipe. Bravo, destemido, responsável e com um forte senso de justiça. Acreditava que sua amada Rie havia morrido durante o primeiro ataque de Vyram, até descobrir que ela sofreu uma lavagem cerebral e foi transformada na terrível vilã Maria.

Gai Yuki / Black Condor

É um bad boy completo: anda de moto, fuma, bebe whisky, joga jogos de azar, toca saxofone, paquera as gatinhas, é cheio de problemas com a polícia e com as gangues locais, além de não perder uma oportunidade de desafiar Ryu e fazer tudo do próprio jeito.

Naturalmente, trata-se de um sujeitinho detestável, que não pediu para ser herói, e agora, bem aos poucos, precisará melhorar como pessoa. É, sem dúvidas, o personagem mais popular da série.

Raita Oishi / Yellow Owl

Jetman - Yellow Owl

Primeiramente, Raita não passa de um jovem fazendeiro acima do peso, atrapalhado e comilão. Mas, quando se transforma em Yellow Owl, a coisa muda de figura.

Raita é tão forte que é capaz de arremessar rochas enormes como se fossem pedrinhas, e também domina poderosas técnicas de sumô. Claramente, foi inspirado no Kiranger, o yellow do primeiro esquadrão japonês, Goranger.

Ako Hayasaka / Blue Swallow

Jetman - Blue Swallow

É a mais nova da equipe, tem 18 anos e ainda é uma estudante do colegial. Com uma personalidade extrovertida, aparentemente, só pensa em dinheiro e em tirar vantagem de tudo, mas é uma menina legal, no fim das contas.

Kaori Rokumeikan / White Swan

Jetman - White Swan

É uma moça rica que prontamente aceita se tornar uma Jetman (ou Glentemen como ela costumava dizer no começo da série). Porém, além de defender o mundo, ela também se vê envolvida num triângulo amoroso visto que ela se apaixona por Ryu e Gai se apaixona por ela.

Aliados dos Jetman

Jetman Esquadrão dos Homens-Pássaros

Comandante Aya Odagiri

Jetman - Aya Odagiri

Líder da SkyForce, é a mentora dos Jetman e quem desenvolveu os Jet Machines.

Comandante Supremo Akira Ichijou

Jetman - Akira Ichijou

Oficial superior da SkyForce, comandante direto dos Neo-Jetman e da própria Comandante Odagiri.

Neo-Jetman

Jetman - Neo Jetman

Um novo esquadrão criado pelo Comandante Supremo Ichijou com o intuito de substituir os Jetman originais. Não é necessário dizer que a ideia não deu certo. Eles não têm seus nomes civis revelados, sendo chamados apenas de J1, J2, J3, J4 e J5.

Dimensians

Jetman - Dimensians - Dan, Kanna e Ray

Dan, Kanna e Ray são os últimos sobreviventes do planeta Dimensia. São os donos originais do Jet Garuda, herdado deles pelos Jetman. Em combate, podem se transformar nos Choujin.

Berserkers

Jetman - Berserkers

Duran e Ruu são sobreviventes de Berserk, um planeta que foi destruído por Vyram.

Jiiya

Jetman - Jiiya

É o mordomo de Kaori. Um velhinho simpático e sábio que ajudou a criá-la e a ensiná-la.

Satsuki

Jetman - Satsuki

Amiga de infância de Raita que ele conheceu enquanto morava no interior.

Pootan / Gomi Jigen

Jetman - Gomi Jigen

Durante sua infância, Ako era inseparável de seu ursinho de pelúcia Pootan. Vyram dá vida a Pootan e o transforma em Gomi Jigen, para que ele se rebele contra sua antiga companheira. Mas nem tudo acontece como deveria em um dos mais emocionantes episódios da série.

Dryer Jigen

Jetman - Dryer Jigen

Um monstro criado a partir de um secador e uma escova de cabelo. Descobre-se um monstro de caráter gentil, e acaba desertando de Vyram para trabalhar em um salão de beleza.

Império Vyram, os vilões de Jetman

Jetman - Vyram

Radiget

jetman - radiguet

Principal general de Vyram, é cruel, implacável, desleal, ambicioso e muito sangue-ruim. Mais para frente, torna-se o monstro dimensional Radem.

Imperatriz Juuza

Jetman - Juuza

Era a líder suprema de Vyram, até ser traída e morta por Radiget, que a substituiu.

Grey

Jetman - Grey

Um robô com personalidade quase humana. Assim como Gai, Grey é gosta de beber, fumar, jogar e ouvir música. Ambos são tão semelhantes que desenvolvem uma interessante relação de respeito, embora estejam de lados diferentes. A luta final dos dois é, provavelmente, a mais emocionante de toda a série.

Maria

Jetman - Maria

Após o ataque de Vyram à SkyForce, Rie, que deveria vir a se tornar uma Jetman, é raptada pelos vilões, sofrendo uma lavagem cerebral e tornando-se a terrível Maria.

Toran / Imperador Toranza

Jetman - Toran
Jetman - Toranza

O mais jovem de Vyram. Por ser mais fraco e infantil, não é tão levado a sério por seus companheiros. Consumido pelo ódio, torna-se o poderoso Imperador Toranza, subjugando Radiget e os outros.

Robo G2

Jetman - G2

Um pequeno robozinho de personalidade infantil que acompanha Grey para cima e para baixo.

Semimaru

Jetman - Semimaru

Um poderoso monstro-morcego, criado por Juuza e denominado por Radiget como “O Supremo Monstro da Destruição”.

Soldados Grinnam

Jetman - Grinnam

São os soldados rasos de Vyram, armados com machados e granadas.

Majin Robo Veronica

Jetman - Veronica

Robô gigante criado pelo Imperador Toranza, com o intuito de confrontar os robôs dos Jetman. Pode sugar a energia dos humanos.

Majin Ramon e Majin Gorg

Jetman - Ramon e Gorg

Dois dêmonios que foram despertados de seu longo sono por Radiget. Podem se fundir em um único ser.

Majin Mu

Jetman - Majin Mu

Um servo de Ramon e Gorg. Não é tão poderoso quanto seus mestres.

Veículos dos Jetman

Jet Striker

O buggy de Red Hawk, que pode ser transformado na Fire Bazooka.

Jet Bouncer

Jetman - Jet Bouncer

A caminhonete de Yellow Owl e White Swan.

Jet Speeders

Jetman Jet Speeders

As motos de Black Condor e Blue Swallow.

Jet Machines

Jetman - Jet Machine

São os jatos de combate dos Jetman.

Jet Hawk

Jet Hawk Jetman

O jato de Red Hawk.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Jet Condor

Jet Condor Jetman

O jato de Black Condor.

Jet Swallow

Jet Swallow Jetman

O jato de Blue Swallow.

Jet Owl

O jato de Yellow Owl.

Jet Swan

Jet Swam Jetman

O jato de White Swan.

Icarus Haken

Jetman - Icarus Haken

Um superjato, resultado da fusão dos cinco anteriores.

Bird Garuda

Jetman - Garuda

Outro superjato, que os Jetman herdam dos Dimensians, ao longo da série.

Jet Icarus

Jetman - Jet Icarus

O jato Icarus Haken pode alternar de forma para este gigantesco mecha.

Jet Garuda

Jetman - Jet Garuda

Assim como Icarus Haken, Bird Garuda também pode se transformar em um robô gigante.

Tetraboy

Jetman - Tetra Boy

Um robô dotado de inteligência artificial e que não precisa ser pilotado. É enviado pela Comandante Odagiri para auxiliar os Jetman durante os combates com os monstros gigantes. Pode assumir a forma de Tetra Cannon, uma poderosa bazuca que pode ser usada por Jet Icarus e Jet Garuda.

Hyper Haken

Jetman - Hyper Haken

É a fusão dos cinco Jet Machines com o Jet Garuda.

Great Icarus

Jetman - Great Icarus

É a forma robótica de Hyper Haken, uma poderosa fusão entre Jet Icarus e Jet Garuda.

Curiosidades sobre Jetman

Após o fracasso de Fiveman, a franquia Super Sentai chegou muito perto de ser cancelada. Então, o renomadíssimo Keita Amemiya (Garo, Kamen Rider ZO, Hakaider e outros) foi chamado para dirigir Jetman, que, a princípio, seria a última série do gênero. Porém, seu sucesso estrondoso salvou a franquia, garantindo sua continuidade por muitos anos.

Devido a inúmeros fatores, destacando-se a trama adulta, o drama e os personagens bem construídos, Jetman é, até hoje, considerado pela maioria dos fãs de Sentai como o melhor título do gênero.

A principal influência para a criação de Jetman foi o anime Kagaku Ninjatai Gatchaman (conhecido por aqui como G-Force: Os Guardiões Do Espaço), e isso pode ser percebido em vários detalhes ao longo da série.

Em 1996, a mangaka Akiko Fujii publicou Choujin Sentai Jetman – Toki Wo Kakete (Birdman Squadron Jetman: Time Flies), uma sequência não oficial para a série de TV. Nela, somos apresentados a um novo personagem: Jeffrey Kensaki, um guitarrista de uma banda de rock que entra para a equipe como Green Eagle, substituindo Gai.

Jetman - Jeffrey Kensaki
Visual de Jeffrey Kensaki, o Green Eagle, feito por fãs.

A Comandante Odagiri foi a primeira mulher a comandar um Super Sentai.

Antes de Jetman, os membros dos Sentais, normalmente, referiam-se entre si por suas cores. Kotaro Tanaka (Ryu) e Toshihide Wakamatsu (Gai) insistiram que isso não soava natural, e, a partir daí, tornou-se comuns os membros das equipes chamarem uns aos outros por seus próprios nomes.

A trama original incluiria alguns episódios em que os personagens lutassem sem se transformar, mas isso foi recusado pela Bandai.

A ideia de inserir um triângulo amoroso, bem como todo o drama e comédia derivados disso, veio do produtor Takeyuki Suzuki, após o mesmo ter assistido ao anime de mecha Toushou Daimos (sequência do anime Voltes V, cujos cinco primeiros episódios foram exibidos no Brasil pela Manchete).

O personagem Gai Yuuki atingiu grande popularidade entre as mães japonesas, que enviaram várias mensagens a TV Asahi pedindo por um final feliz para o Black Condor.

Jetman foi o primeiro Super Sentai a possuir um terceiro robô (Tetraboy).

Originalmente, a ideia dos produtores é que o esquadrão possuísse uma fortaleza-robô, como o Turbo Builder, de Turboranger.

Turbo Builder Turboranger

Jetman foi o primeiro Sentai a apresentar cinco membros com as cores vermelho, preto, azul, amarelo e branco e também foi o primeiro esquadrão de cinco membros a apresentar um Yellow homem e uma Blue mulher, além de ser o pioneiro a ter três homens e duas mulheres a não contar com uma integrante rosa.

Assim como Sun Vulcan e Bioman, Jetman foi cogitado para ser a primeira série a ser adaptada pela Saban para a franquia Power Rangers. No final das contas, como sabemos, a série escolhida foi Zyuranger.

Jetman foi o último Super Sentai no qual um membro do time principal morreu. A partir daí, todas as mortes ocorreram com strikers ou aliados.

Os cockpits dos Jet Machines e dos robôs de Jetman foram reutilizados na série seguinte, Kyouryuu Sentai Jyuranger.

Jetman foi o primeiro Sentai de temática animal a usar apenas um tipo de animal para toda a equipe (no caso, pássaros). A série também a última a ser dublada em tagalog e francês.

Jetman quebra vários clichês do gênero Super Sentai. Um dos maiores exemplos está na considerável quantidade de episódios em que os robôs não são utilizados.

Ao contrário do que acontece na maioria das séries do gênero, em que os membros da equipe aprendem tudo instintivamente, os Jetman precisam treinar para aprender a usar seus poderes e pilotar seus veículos.

O ator Kotaro Tanaka (Ryu Tendo / Red Hawk) abandonou os holofotes em 2005, e hoje é diretor de uma empresa de TI.

Muitos rostos conhecidos estão presentes em Jetman: Raita é interpretado por Tomihisa Naruse, que viria a ser o Kameo de Dairanger. Yuuta Mochizuki, futuramente o intérprete de Tyranno Ranger de Zyuranger e Kamen Rider J, aparece como o J1.

Mikiko Miki, a Comandante Aya Odagiri, é bem conhecida no Brasil por ter interpretado a Oficial Miho, de Cybercops. Rica Matsumoto, famosa como a voz original de Satoshi / Ash Ketchum (Pokémon) e de Arthur G6 (Fiveman), empresta sua voz a Pootan / Gomi Jigen.

Os atores que interpretaram os Dimensians são todos conhecidos pelos fãs de Sentai. Hideki Fujiwara, o dimensian Dan, no ano seguinte faria Dan, o Tricera Ranger de Zyuranger. Yasuhiro Ishiwata, conhecido aqui como o Blue Flash de Flashman, aparece no papel do dimensian Ray. Kanako Maeda, a Pink Mask de Maskman, vive a dimensian Kanna.

Outra figura conhecida é o veterano Yutaka Hirose, já como Wandar de Flashman, Dr. Kemp de Liveman e Jin Matoba de Dairanger, dentre outros papéis, e que em Jetman dá vida ao Imperador Toranza.

Jetman também marca o último trabalho do dublê Kazuo “Red Guy” Niibori como dublê. Niibori fundou a escola de dublês Red Action Club e, além de entrar nos uniformes dos 14 primeiros reds, também foi dublê das primeiras séries Kamen Rider, de Ichigo até Amazon. Sua última aparição na série foi como o padre do casamento entre Ryo e Kaori.

Jetman - Kazuo Niibori

Nos jogos The King Of Fighters ’97 e ’98, os personagens Ralf e Clark possuem uma cena especial de introdução quando se enfrentam: ambos gritam “CROSS CHANGER!”, enquanto Ralf faz a pose do Black Condor e Clark faz a pose do Red Hawk, em uma clara alusão à transformação dos Jetman.

Três livros para o público adulto foram lançados pela editora Shogakukan, em que os relacionamentos e a sexualidade dos personagens foram explorados mais a fundo. Esses romances foram escritos por Toshiki Inoue, roteirista principal da série, e suas capas foram ilustradas pelo próprio Keita Amemiya.

Em 2011, o episódio 28 de Kaizoku Sentai Gokaiger traz Toshihide Wakamatsu de volta ao papel de Gai e é um dos mais emocionantes da série. O roteiro é assinado pelo próprio Toshiki Inoue. A forma como ocorreria a participação do Black Condor em Gokaiger foi decidida pelos dois.

A série faturou mais de 15 bilhões de yen.

Existe um jogo de Jetman para o console Famicon (nosso famoso Nintendinho). Aliás, para conhecer outros games de tokusatsu produzidos para os mais diversos consoles, confira o artigo que escrevemos à respeito.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.