Keita Amemiya

Keita Amemiya: conheça um dos diretores de tokusatsu mais renomados!

Toku Blog YouTube

Keita Amemiya é um produtor, designer e diretor de séries tokusatsu. Seu currículo traz produções conhecidas até mesmo pelo público brasileiro, tornando-o um dos mais conhecidos e respeitados profissionais do ramo pelos fãs. Razão pela qual dedicamos este artigo a ele.

Leia também:
Saburo Yatsude: descubra a identidade de um dos criadores da Toei.
Eiji Tsuburaya: saiba tudo sobre o pai de Ultraman e Godzilla!
Takumi Tsutsui: conheça o ator de Jiraiya, o incrível ninja!

História e carreira de Keita Amemiya

Keita Amemiya GARO
Keiya Amemiya com o elenco de GARO

Nascido em Urayasu-cho, Prefeitura de Chiba em 1959, Keita tomou gosto por efeitos especiais desde a infância, especialmente após conhecer o primeiro Kamen Rider do qual se tornou um grande fã.

Depois de abandonar a faculdade de artes, se juntou ao Den Film Effect em 1981. No ano seguinte fundou sua própria empresa e se tornou responsável pela primeira vez por design de personagens. Tamanho foi sua repercussão que, três anos mais tarde, recebeu o convite para cuidar do visual de personagens do Metal Hero de maior sucesso por aqui, Jaspion, e também da série que o sucedeu, Spielvan, estrelada por Hiroshi Watari.

Esse convite foi feito por ninguém menos que Susumu Yoshikawa que era produtor da Toei na época. Ele disse que, quando viu “Mirai Ninja”, filme assinado por Amemiya, tanto ele quanto seu chefe Yoshinori Watanabe ficaram impressionados e o chamaram para participar das séries da produtora.

E foi a partir de 1991 que teve início a um relacionamento duradouro com a Toei por muitos anos e que renderem produções memoráveis no universo tokusatsu até o ano de 2009 em que se encarregou do design de alguns personagens de séries da produtora.

Como diretor de cinema, ele fez sua estréia em Ninja Futurista Keiun Shinobi Gaiden de 1988. Nos últimos anos ele vem trabalhando em seus próprios títulos, tais como o anime Mahou Shoujo Tai Arusu e games como Dororo, ambos de 2004. Aliás, vejamos como foi o seu trabalho como diretor de tokusatsu.

Quais são os tokusatsus dirigidos por Keita Amemiya

Como foi dito no começo deste artigo, Amemiya possui um extenso currículo. Comecemos vendo quais são as principais séries e filmes de tokusatsu dirigidos por ele.

Kagaku Sentai Dynaman

Dynaman Keita Amemiya

Dynaman foi produzido no ano de 1983 e, além de trazer elementos novos no visual dos heróis em comparação às equipes anteriores, também foi o segundo Super Sentai a ser exibido nos Estados Unidos.

Hikari Sentai Maskman

Keita Amemiya Maskman

Maskman foi o último Sentai a ser exibido no Brasil pela saudosa Rede Manchete. Um de seus maiores destaques eram as lutas bem coreografadas.

Kidou Keiji Jiban

Jiban Keita Amemiya

O Policial de Aço Jiban, interpretado por Hiroshi Tokoro, apesar de não ter tido o final exibido no Brasil durante a primeira exibição, cativou o público nacional.

Chojin Sentai Jetman

Keita Amemiya Jetman

Esta produção de 1991, além de ter sido a primeira série de TV dirigida por Amemiya, também é considerada até hoje um divisor de águas no gênero por ter sido a série que impediu o fim dos Super Sentais.

Zeiram

Keita Amemiya Zeiram

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Este filme produzido em 1991 contou também com uma sequência em 1994 e foi fonte de inspiração para o anime Iria, estrelado pela heroína do longa.

Kyoryu Sentai Zyuranger

Keita Amemiya Zyuranger

O Super Sentai que chamou a atenção de Haim Saban a ponto de adaptá-lo para Power Rangers também teve a direção de Amemiya.

Kamen Rider SD

Keita Amemiya Kamen Rider SD

Este é um divertido anime que reúne todos os Riders Showa desde Ichigo até Shin (com exceção do Black que aparece apenas como Black RX).

Kamen Rider ZO

Kamen Rider ZO Keita Amemiya

Este filme produzido em 1993, apesar de durar menos de 60 minutos, teve uma ótima aceitação do público, dando base para a origem de mais um herói na franquia.

Kamen Rider J

Kamen Rider J Keita Amemiya

Este Rider tem o visual semelhante ao seu antecessor ZO, porém, com uma característica única até hoje no gênero: é o único que pode se tornar gigante tal como também vemos no especial Kamen Rider World.

Jinzô Ningen Hakaider

Keita Amemiya Hakaider

Este filme traz uma releitura de Hakaider, originalmente um vilão da série Kikaider dos anos 70, mas que agora surge como um anti-herói que luta pela liberdade de uma cidade chamada Jesus Town.

Tekkouki Mikazuki

Mikazuki Keita Amemiya

Esta série de TV produzida em 2000 tem apenas seis episódios e traz as histórias de um robô gigante, Mikazuki, que precisa lutar contra monstros nascidos dos traumas humanos denominados Idom.

GARO

Garo Keita Amemiya

GARO é um tokusatsu voltado ao público adulto que já rendeu mais de três temporadas na TV japonesa, além de filmes (que chegaram a ser exibidos pela Netflix no Brasil) e um anime.

E você? Sabia de tudo isso sobre Keita Amemiya? Acredita que seus amigos também vão curtir conhecer este grande nome do tokusatsu? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.