anime de super sentai

Anime de Super Sentai: conheça as animações inspiradas nos esquadrões!

Toku Blog YouTube

O gênero Super Sentai é um dos mais conhecidos do Japão, afinal desde 1975 com a estreia de Himitsu Sentai Goranger, a TV japonesa tem anualmente aventuras em formato live-action que trazem os nipônicos heróis coloridos contra as forças do mal. Porém, existe anime de Super Sentai?

Sim! Alguns têm suas séries próprias e outros são apenas referências. De qualquer modo, trazemos aqui neste artigo os principais para que você possa conferir quais são eles. Vamos lá?

Leia também:
Versão sabanizada: afinal de contas, por que isso existe?
Por que Super Sentai e Power Rangers soltam faíscas?
Lupinranger Vs Patranger: saiba tudo sobre o Super Sentai 2018!

1) Honki Sentai Gatchiranger

Gatchinger anime de Super Sentai

Traduzido como “Esquadrão Sério Gachiranger“, o quinteto trata-se de uma paródia referenciada numa das séries de anime da Mitsudomoe.

Portanto, a primeira e única aventura deles ocorre durante um dos episódios da segunda temporada e os mostra em ação contra um monstro caranguejo.

2) Tokumu Sentai Shinesman

Shinesman anime de Super Sentai

Lançado originalmente como mangá em 1993, Shinesman ganhou versão animada em 1996, totalizando dois episódios.

Na história, Voice, o rei de um planeta alienígena declara guerra a Terra. Sua estratégia para isso é enviar o Príncipe Sasaki e seu assistente Seki ao planeta e formar uma corporação grande o bastante para dominá-lo. Para enfrentá-los, uma corporação concorrente funda os Shinesman.

3) Choujuushin Gravion

Gravion anime de Super Sentai

Gravion é uma série produzida por Gonzo que foi ao ar na TV japonesa em 2002 e durou 13 episódios. Teve uma sequência, Gravion Zwei, em 2004 e contou com 12 episódios mais que desvendavam os mistérios deixados na temporada anterior.

Na história, a Eiji Shigure é enviada uma carta de Ayaka Shigure, sua irmã mais velha desaparecida. Sua busca por ela o leva a Klein Sandman, um misterioso bilionário e dono de um enorme castelo de Saint-Germain onde ele acaba encontrando uma nave, o G-Attacker, uma das quatro Gran Divas, e o pilota para derrotar os extraterrestres mecânicos chamado Zeravire.

Assim, ele torna-se parte do Earthgertz de Sandman, o único time defensivo do planeta capaz de evitar que o Zeravire destrua a humanidade, combinando as Gran Divas com o robô humanoid Gran Kaiser para formar o mecha titular Gravion.

4) Kagaku Ninja Tai Gatchaman

Gatchaman anime de Super Sentai

Gatchaman é um anime criado pela Tatsunoko Productions – a mesma de Speed Racer, Zillion e Shurato – exibida entre os anos de 1972 e 1974.

Aqui no Ocidente, incluindo o Brasil, Gatchaman ficou mais conhecido por suas adaptações americanas G-Force (exibido no Cartoon Network nos anos 90), Batalha dos Planetas (que chegou a passar na Bandeirantes no começo dos anos 2000) e Eagle Riders (que pôde ser visto na extinta Fox Kids).

Gatchaman traz a história de cinco agentes secretos que enfrentam os planos de uma organização terrorista que usa a tecnologia a favor do mal.

Na realidade, é incorreto dizer que Gatchaman é um anime de Super Sentai, pois é justamente o contrário. Afinal, Goranger, o pioneiro dos Sentais, surgiu em 1975, três anos depois.

Portanto, faz mais sentido dizer que os esquadrões coloridos foram inspirados em Gatchaman, sobretudo Jetman que traz semelhanças tanto no visual quanto nos personagens.

Após a série clássica, Gatchaman ganhou diversas versões em anime e também um longa em tokusatsu no ano de 2013.

5) Hyaku Jūō GoLion

GoLion anime de super sentai

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

GoLion, na realidade, é um anime de mechas dos anos 80 que traz cinco robôs com forme de leões que formam o gigante GoLion. No ocidente a série ficou conhecida como Voltron. A semelhança com Super Sentais se deve ao fato dos personagens se distinguirem por uniformes de cores diferentes.

A história gira em torno de cinco pilotos que, após voltar de uma exploração espacial, descobrem que a Terra foi dominada pelo Império Daibazaal. Para combatê-los, eles contam com GoLion, um robô arrogante que outrora desafiou os deuses do universo. Forçado a ter humildade, ele foi dividido em cinco partes que passem a ser controladas pelos cinco pilotos.

Em 2015, GoLion, referenciado pelo seu nome ocidental, Voltron, ganhou uma nova animação pela Netflix que já rendeu 4 temporadas.

6) Samurai Flamenco

Samurai Flamenco anime de super sentai

Samurai Flamenco é um anime da Fuji TV que traz a história de Masayoshi Hazama, um jovem adulto que deseja realizar seu sonho de infância e se tornar um super herói, mesmo não tendo super poderes.

Ele, então, cria um uniforme com componentes tecnológicos e se torna Samurai Flamenco, um combatente do crime e defensor da justiça.

Posteriormente outros justiceiros abraçam a mesma causa de Masayoshi e se juntam a ele, formando o Samurai Sentai Flamenger.

7) Tari Tari

Tari Tari anime de Super Sentai

Na verdade, Tari Tari é um anime que traz a história de cinco estudantes japoneses de ensino médio que ainda são jovens para serem chamados de adultos, porém velhos para serem considerados crianças.

Nos episódios 9 e 10 da série eles aceitam um trabalho temporário cuja função é atrair pessoas que passam pela rua para um clube. Para a ação ser mais efetiva, eles decidem se fantasiar de Super Sentai: os WestStopRangers!

8) Daitenjin

Daitenjin anime de super sentai

Daitejin é um esquadrão que aparece no episódio 18 do anime Excel Saga. Nessa aventura, os membros do departamento de segurança da cidade recebem novos trajes e equipamentos para combater a criminalidade.

Apesar de tratar-se de uma aparição rápida como no caso de Gatchiranger e Tari Tari, vale a pena conferir.

9) Bakaranger

Bakaranger anime de Super Sentai

As Bakaranger são compostas pelas personagens do anime Negima! Magister Negi Magi e também só aparecem num episódio.

Nele, Asuna, Yue, Ku, Makie e Kaede se tornam respectivamente Baka Red, Baka Black, Baka Yellow, Baka Pink e Baka Blue.

O sucesso do esquadrão feminino de nome um tanto inóspito (“baka” em japonês significa “idiota”) cativou tanto o público que ganhou uma série própria live-action!

10) Anime Sentai Animenger

Animeranger anime de Super Sentai

O último esquadrão desta lista é também aquele de aparição mais curta. Na verdade, Animenger é o Super Sentai assistido pelos personagens do anime Myself Yourself.

No episódio 9 eles vão a um parque assistir a apresentação ao vivo do esquadrão e durante três minutos somos contemplados com ótimas cenas de ação dos Animenger contra seus inimigos. Mesmo que não acompanhe o anime inteiro, confira, pelo menos, a cena em que o esquadrão aparece.

E então, gostou destes exemplos de anime de Super Sentai? Acha que seus amigos vão gostar também? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.