tokusatsu tv

Conheça todas as produções de tokusatsu da TV brasileira em seus 70 anos

Toku Blog YouTube

No dia 18 de setembro deste ano, a TV brasileira comemorou 70 anos. São muitos momentos de programas de auditório, noticiário, esportes, novelas, séries, propagandas e muito mais atrações que marcaram para sempre a memória dos brasileiros. Claro que não podemos deixar de fora o tokusatsu na TV durante todo esse tempo!

Por isso, decidimos redigir este artigo que traz as principais séries e filmes do gênero transmitidos na televisão tupiniquim, além de momentos marcantes protagonizados pelos nossos heróis e comerciais que não esquecemos jamais!

Continue a leitura e embarque conosco nessa viagem histórica do tokusatsu no Brasil!

Quais séries e filmes de tokusatsu foram exibidos na TV brasileira?

Foram diversas as produções nipônicas de tokusatsu que passaram por aqui na telinha. Listamos aqui para que você conheça ou relembre.

National Kid

Tokusatsu National Kid

O primeiro herói japonês a dar as caras na TV brasileira foi National Kid, um alienígena vindo da quarta dimensão para proteger a paz e a justiça do mundo. Suas aventuras foram exibidas na TV Paulista, TV Rio, Rede Globo, Rede Record e Rede Manchete.

Agentes Fantasmas

Tokusatsu Agentes Fantasmas

Apesar do nome, a série gira em torno de um gripo de ninjas que lutam contra organizações criminosas no Japão. Foi transmitido na Rede Globo.

Godzilla ataca novamente

Tokusatsu - Godzilla

Godzilla, o rei dos monstros gigantes, nasceu por conta da radioatividade e usa todo o seu poder para atacar a cidade de Tóquio. Seu segundo filme, Godzilla Ataca Novamente, chegou a ser chamado por aqui de “O Monstro de Fogo”.

O Monstro da Bomba H

o monstro da bomba h

Este clássico de Ishiro Honda começa quando o corpo de um ladrão some estranhamente e a polícia descobre a existência de uma criatura oriunda da Bomba H, causando pavor em Tóquio.

Gorath

gorath

Em 1980 (que, na época do filme, 1962, era futuro) um planetóide gigante chamado Gorath encontra-se em colisão com a Terra. Então, um grupo de cientistas formula um plano para conter a vinda de Gorath e seu choque contra a Terra. O filme foi exibido pela TV Tupi.

Vingadores do Espaço

Tokusatsu Vingadores do Espaço

A série traz as histórias de uma família de ciborgues capazes de se transformar em foguetes e sua luta contra monstros gigantes. Sua exibição ocorreu na TV Bandeirantes, Rede Tupi e Rede Record.

Frankenstein Contra o Mundo

frankstein contra o mundo

Apesar do nome, este é um tokusatsu dirigido por Ishiro Honda. A trama do filme começa quando um menino com uma rara deformidade é capturado por cientistas. Ele é chamado de Frankenstein e cresce até ficar gigante e ter de enfrentar um monstro reptiliano de mesmo tamanho. Foi transmitido na TV Tupi.

Godzilla Contra a Ilha Sagrada

Tokusatsu - Godzilla Godzilla contra a Ilha Sagrada

Neste filme, o ovo de Mothra chega ao Japão por conta de um tufão. Godzilla desperta de seu sono e destrói o Japão enquanto caminha em direção ao ovo. Sua última transmissão foi na TV Tupi.

Gamera Vs Barugon

gamera barugon

A exemplo de Godzilla, Gamera é um monstro gigante muito popular em terras japonesas. Neste filme, ele precisa enfrentar Barugon, outra criatura gigante que emite um raio destrutivo e coloca o Japão em perigo.

Ultra Q

Tokusatsu - Ultra Q

Num clima bem similar a Além da Imaginação, Ultra Q é a pioneira do gênero Ultra, embora não tivesse heróis e sim uma equipe de agentes especializados no combate a monstros e criaturas sobrenaturais. Foi transmitido na TV Bandeirantes.

Ultraman

Tokusatsu - Ultraman

O primeiro guerreiro vindo do planeta M-78 (e que ganhou recentemente uma versão em quadrinhos feita pela Marvel) para proteger a Terra de monstros gigantes também esteve por aqui! Suas aventuras foram exibidas pela TV Bandeirantes, Rede Tupi, TVS (atual SBT), Rede Manchete e Rede Brasil.

Príncipe Dinossauro

Tokusatsu - Príncipe Dinossauro

Esta série gira em torno de um menino que vive numa ilha após sobreviver a um acidente de avião. Logo, ele faz amizade com um dinossauro que sobreviveu à extinção e, juntos, combatem inimigos que invadem a ilha. Seus episódios passaram na Rede Globo.

Esper

Tokusatsu - Esper

O menino Esper é criado por um casal de alienígenas que assumem a forma de seus pais depois que eles são mortos. Ele é capaz de vestir um traje espacial para lutar contra inimigos que invadem a Terra. Foi transmitido pela TV Tupi e Gazeta.

A Volta dos Monstros Gigantes

a volta dos monstros gigantes

Neste filme, Gamera está de volta para salvar o Japão, desta vez da ameaça de Gaos, um monstro-morcego que despertou após a erupção de um vulcão. A exemplo do primeiro filme do Gamera, um garoto estabelece uma conexão emocional com o kaiju para salvarem o Japão.

Ultraseven

Tokusatsu - Ultraseven

Uma das mais populares séries do gênero Ultra trazia as aventuras de um alienígena capaz de assumir a forma humana para viver entre os terrestres e assumir a forma de Ultraseven para enfrentar os monstros gigantes. Foi transmitido na Bandeirantes, Rede Tupi, TV Record e Rede Brasil.

Destruam Toda a Terra

destruam toda a terra

Viras é um alienígena que decide conquistar a Terra, porém, para isso ele precisa derrotar Gamera. Assim, a única esperança da Terra fica nas mãos de dois garotos que são raptados pelos alienígenas e decidem impedir seus planos de invasão para ajudar a luta de Gamera.

Mothra, a Deusa Selvagem

mothra a deusa selvagem

O filme começa na Ilha de Beiru que foi anteriormente usada para testes atômicos. Quando duas de suas habitantes, que medem apenas 30 cm de altura, são raptadas, elas emitem um grito telepático que convoca Mothra, a borboleta gigante, que voa em direção a Tóquio, destruindo tudo pelo caminho. Passou na TV Record e Bandeirantes.

O Regresso de Ultraman

Tokusatsu - O Regresso de Ultraman

Nesta quarta série do gênero, Ultraman Jack vem de M-78 para enfrentar os monstros gigantes que ameaçam a Terra, a exemplo de seus antecessores Ultraman e Ultraseven. Foi exibido pela Rede Tupi e TVS.

Robô Gigante

Tokusatsu - Robô Gigante

O robô rústico em forma de esfinge comandado por um garoto é o protagonista desta série que defende o planeta da ameaça de monstros gigantes. Foi transmitido pela Rede Globo, TV Tupi, TV Record e TVS.

Godzilla Vs King Kong

godzilla king kong

Sim, as duas criaturas gigantes já estiveram em combate neste clássico produzido nos anos 60. Além do mais, este terceiro filme da franquia também foi o primeiro a apresentar os dois personagens em cores. Foi exibido na TV Record.

Latitude Zero

latitude zero

Latitude Zero é um filme da Toho dirigiro por Ishiro Honda e começa quando um jornalista é salvo por um homem que o leva até uma cidade paradisíaca que fica debaixo d´água, mas que passa a ser atacada por monstros e mutantes.

O Ataque dos Monstros

o ataque dos monstros

Neste filme do Gamera, alienígenas sequestram duas crianças e as levam para outro planeta com o objetivo de extrair os conhecimentos dos seus cérebros. No entanto, Gamera surge para salvá-los.

Spectreman

Tokusatsu - Spectreman

Uma das primeiras séries da P Productions traz as aventuras de Spectreman, um ciborgue que, a mando dos Dominantes, vem à Terra para combater os terríveis monstros do Dr. Gori e a poluição. Sua exibição ocorreu na TV Record, TVS e SBT.

Jaspion

Tokusatsu - Jaspion

O pioneiro dos Metal Heroes no Brasil traz as histórias de Jaspion que recebeu a missão de proteger todos os planetas da galáxia da ameaça de Satan Ghoss. Foi transmitido pela Rede Manchete, Rede Record, CNT, Rede Brasil e Band. Por sinal, se você ainda não adquiriu o mangá nacional do Jaspion produzido pela JBC, clique aqui e garanta o seu!

Changeman

Tokusatsu - Changeman

A primeira série Super Sentai teve sua estreia ao lado de Jaspion. O Esquadrão Relâmpago Changeman é formado pro cinco jovens que defendem a Terra do Império Gozma. Foi exibido pela Rede Manchete, Rede Record, CNT, Rede Brasil e Band.

Flashman

Tokusatsu - Flashman

O Comando Estelar Flashman traz as aventuras de cinco jovens que retornam à Terra após 20 anos para defendê-la do Império Mez que pretende transformá-la num lugar de experimentos mutantes. Teve sua exibição na Rede Manchete, Rede Record, CNT e Rede Brasil.

Jiraiya

Tokusatsu - Jiraiya

O Incrível Ninja Jiraiya tem a missão de proteger o tesouro do século, Pako. Para isso, precisa combater inimigos pertencentes ao Império dos Ninjas. Foi transmitido pela Rede Manchete, Rede TV, NGT, Rede Brasil e Band.

Lion Man (Laranja)

Tokusatsu - Lion Man Laranja

Após ter o seu irmão cruelmente assassinado pelos monstros da Família de Mantor, Dan Shimaru promete vingança e passa a combatê-los como Lion Man. Foi exibido pela Rede Manchete.

Lion Man (Branco)

Tokusatsu - Lion Man Branco

Nesta série, Shimaru recebe os poderes para se transformar em Lion Man e combater os monstros de Majin (que na versão brasileira é chamado de Satan Goss). Apesar de ser o primeiro Lion Man, a série chegou ao Brasil após seu sucessor laranja e teve apenas alguns episódios transmitidos pela Rede Manchete.

Jiban

Tokusatsu - Jiban

Conhecido como a versão nipônica do Robocop, Jiban é protagonizado por Naoto Tamura, um policial que morre e ressuscita como um ciborgue determinado a combater a organização maligna Biolon. Foi exibido pela Rede Manchete e Rede Brasil.

Godzilla Vs Biollante

godzilla biollante

Neste primeiro filme de Godzilla da Era Heisei, o rei dos monstros precisa enfrentar um dos kaijus mais poderosos de toda a franquia: Biollante, uma mutação criada por um genicista desolado pela perda de sua filha. Foi transmitido pelo SBT.

Goggle V

Tokusatsu - Goggle V

O esquadrão Goggle V recebe poderes vindos de antigas civilizações e da ciência para combater a ameaça do Império Desdark. Sua exibição foi feita na Rede Bandeirantes e também Rede Record.

Metalder

Tokusatsu - Metalder

O homem-máquina Metalder é um robô que foi construído na época da Segunda Guerra para enfrentar o Império Neroz que conta com exércitos de monstros, robôs e homens a seus serviços. Foi exibido pela Rede Bandeirantes.

Machine Man

Tokusatsu - Machine Man

Machine Man é um alienígena vindo do Sistema das Plêiades para fazer um trabalho de doutorado. Porém, ele acaba combatendo criminosos como Machine Man. Dua exibição ocorreu na Rede Bandeirantes, Rede Record e NGT.

Sharivan

Tokusatsu - Sharivan

O detetive espacial Sharivan nascido no planeta Igan, Sharivan, é enviado à Terra para deter o Império Mad que pretende conquistá-la. Foi exibido pela Rede Bandeirantes e Rede Record.

Bicrossers

Tokusatsu - Bicrossers

Bicrossers é uma série protagonizada por uma dupla de irmãos que recebe poderes e equipamentos de outra dimensão para combater a Organização Destler. Foi transmitido pela Rede Globo e TV Gazeta.

Gavan

Tokusatsu - Gyaban

Intitulado aqui de Space Cop, Gavan, o primeiro Metal Hero, deixa seu planeta Bird para servir a Polícia do Espaço e vir à Terra para combater os piratas espaciais da Maku. Foi transmitido na Rede Globo e TV Gazeta.

Cybercop

Tokusatsu - Cybercop

A primeira série da Toho a ser exibida no Brasil, Cybercop, traz as aventuras de um grupo de policiais que usam armaduras e armamentos pesados para lutar contra a organização Destrap. Passou na Rede Manchete e CNT.

Godzilla Vs Mothra

godzilla mothra

Este filme começa com um mistério em torno de um ovo gigante descoberto na costa japonesa. Acredita-se que a criatura dentro do ovo poderia ser Mothra e, uma vez que é percebida a aproximação de Godzilla, os cientistas arquitetam um plano para conter seu ataque usando Mothra. Foi transmitido pelo SBT.

Kamen Rider Black

Tokusatsu - Kamen Rider Black

Também chamado de Blackman em alguns produtos nos anos 90, Kamen Rider Black é o segundo herói da franquia a chegar ao Brasil (sim, Black foi o segundo, confira aqui o porquê) que jurou combater o grupo Gorgom. Foi exibido pela Rede Manchete e Band (apenas os dois primeiros episódios).

Spielvan

Tokusatsu - Spielvan

A nível de marketing, recebeu aqui o nome de Jaspion 2. Spielvan e sua companheira Diana chegam à Terra após seu planeta natal, Clean, ser destruído para combater o Império Water. Foi transmitido pela Rede Manchete.

Maskman

Tokusatsu - Maskman

Cinco jovens são recrutados secretamente para defender o mundo da ameaça do Império Subterrâneo Tube. Esta é a trama de Maskman, o menos conhecido dos Super Sentais exibidos no Brasil. Passou na Rede Manchete e Rede TV.

Godzilla Vs King Ghidorah

godzilla king ghidorah

Godzilla Vs King Ghidorah é um dos mais marcantes da franquia, pois apresenta a origem dos dois monstros gigantes. Após uma sequência de erros envolvendo viagens no tempo, os dois colossos são colocados frente a frente para mais um combate. Passou no SBT.

Shaider

Tokusatsu - Shaider

Shaider é o terceiro policial espacial a chegar à Terra, desta vez para defendê-la da ameaça do Império Fuma que já conquistou outros planetas. Foi exibido pela TV Gazeta e Rede Globo (em horários inóspitos como cinco da manhã).

Winspector

Tokusatsu - Winspector

O esquadrão especial da polícia metropolitana do Japão, Winspector, foi formado para combater a criminalidade no ano de 1999. Sua transmissão foi feita pela Rede Manchete.

Patrine

Tokusatsu - Patrine

A Estrela Fascinante Patrine foi escolhida para proteger a cidade de criminosos e também de vilões ainda mais poderosos como o Diabo do Inferno. A série foi exibida pela Rede Manchete.

Solbrain

Tokusatsu - Solbrain

A continuação de Winspector traz um novo esquadrão, Solbrain, que tem a missão de proteger o Japão de pessoas e grupos que cometem crimes. Sua exibição foi feita pela Rede Manchete.

Kamen Rider Black RX

Tokusatsu - Kamen Rider Black RX

A continuação de Kamen Rider Black traz novas aventuras de Issamu Minami que, ao receber poderes do sol, se transforma em Kamen Rider Black RX e passa a defender a Terra de uma ameaça ainda maior: o Império Crisis. Foi exibido pela Rede Manchete.

Ultraman Tiga

ultraman tiga

Ao contrário dos demais Ultras de M-78, Tiga é um ser de luz que renasce depois de muito tempo para defender a Terra dos monstros gigantes que a ameaçam. Foi exibido pela Rede Record.

Godzilla 2000

Tokusatsu - Godzilla 2000

Neste filme do rei dos monstros, Godzilla ressurge e se depara com Orga, um monstro alienígena que despertou após um sono de 6 mil anos. Foi exibido pela Rede Globo.

Ryukendo

Tokusatsu - Ryukendo

Os Guerreiros Madan Ryukendo usam poderes mágicos para proteger a cidade de Akebono da organização maligna Jamanga cujo plano é reunir energias negativas de pessoas em todo o mundo. Foi exibido pela Rede TV.

Ultraman Mebius & Ultra Brothers

ultraman mebius ultra brothers

Apesar de a série Ultraman Mebius não ter sido exibida na TV, o filme chegou às telinhas. Nele, Ultraman Mebius une forças com os outros 7 Ultras: Ultraman, Ultraseven, Ultraman Jack, Ultraman Ace, Ultraman Tiga, Ultraman Dyna e Ultraman Gaia. Foi transmitido no Cinemax.

Comerciais de tokusatsu na TV brasileira

Não apenas as séries dominaram a televisão brasileira, mas também os comerciais referentes às estreias, produtos e outras formas de publicidade referentes às séries. Vejamos agora alguns que tiveram destaque.

Propaganda do LP do Jaspion

Aqui temos a primeira propaganda trilha sonora em português do Jaspion que foi lançada em disco de vinil e fitas K7.

Comercial dos bonecos do Jaspion

A Glasslite lançou a coleção de bonecos do Jaspion que traz também veículos (nunca mostrados na série).

Propaganda do brinquedo da Spadium Laser

Toda criança dos anos 80 queria a espada laser do Jaspion tal como é mostrada neste comercial cujo vilão parece mais um fã do Twisted Sister.

Comercial das figurinhas do Jaspion do chiclete Bubblets

Sim, Jaspion teve um álbum de figurinhas que trazia ilustrações de todos os monstros da série.

Chamada do Spectreman no Programa da Mara Maravilha

Spectreman foi exibido até o final dos anos 80 no SBT, a princípio no Programa do Bozo e, posteriormente, no da Mara Maravilha. Era o único tokusatsu exibido pela emissora.

Comercial do Change Kit

Esta “produção nacional” dos Changeman traz o Change Dragon enfrentando os Soldados Hidler para promover o Change Kit, conjunto que vinha com espada e escudo.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Figurinhas do Jaspion e Changeman

O álbum de figurinhas das duas séries fez tanto sucesso quanto as histórias em quadrinhos produzidas e publicadas no Brasil (e que você pode baixar gratuitamente clicando aqui).

LP dos Flashman

O Comando Estelar Flashman também teve sua trilha sonora lançada em discos e fitas com as canções em português.

Chamada de estreia de Jiraiya

Embora esta seja a chamada da reprise em 1998, alguns fãs conheceram a série a partir dessa exibição na Rede Manchete.

LP do Jiraiya

Jiraiya já contava com a vantagem de ter a abertura e encerramento em português, o que facilitou no lançamento de seus discos e fitas sob o selo Top Tape.

Propaganda do boneco do Jiraiya

Neste comercial, mais uma vez, vemos os bonecos de Jiraiya acompanhados de veículos reaproveitados da Glasslite.

Propaganda do boneco do Jiban

Jiban também bonecos e veículos lançados pela Glasslite, desta vez mais fieis aos que são vistos na série.

Chamada de Goggle V, Metalder, Machine Man e Metalder na Bandeirantes

As quatro séries exibidas na Bandeirantes dos anos 90 foram anunciadas nesta propaganda que ainda traz de quebra a chamada do programa do Kiko.

Estreia de Bicrossers na Globo

A primeira dupla de heróis nipônicos a passar na TV brasileira teve a sua estreia n Globo a partir desta chamada.

Estreia de Gavan (Space Cop) na Globo

Seguindo o sucesso de Bicrossers, a Globo trouxe Gavan para fazer parte da Sessão Aventura.

Chamada de estreia de Cybercop na Manchete

O ano 2000 é protegido por heróis equipados com artilharia pesada e força máxima conforme mostra esta chamada da Rede Manchete.

Maskman, Kamen Rider Black e Spielvan na Rede Manchete

As três séries tiveram suas estreias juntas dentro da Sessão Super-Heróis. Confira a chamada.

Bonecos do Kamen Rider Black da Glasslite

A Glasslite se encarregou de lançar a coleção do Kamen Rider Black que, a exemplo das demais, trouxe veículos nunca mostrados na série.

Boneco do Spielvan

Aqui temos a propaganda da coleção de bonecos do Spielvan que, além de trazer veículos que não existem, ainda contou com um personagem das Tartarugas Ninja pintado de marrom como vilão.

Álbum de figurinhas do Spielvan

Embalado no sucesso da Sessão Super-Heróis, foi lançado o álbum que trazia figurinhas do Spielvan, Kamen Rider Black, Maskman, Flashman e Metalder.

Chamada de Jaspion, Changeman e Flashman na Rede Record

A Rede Record exibiu novamente as três séries dentro do Tarde Criança ao lado de Super Vicky.

Chamada do Winspector

Momentos antes de passar o episódio do dia, a Manchete transmitia esta chamada.

Bonecos do Winspector

Desta vez, a Glasslite acertou na coleção e lançou os bonecos, veículos e armas apresentados na série.

VHS do Winspector da Intermovies

Winspector foi uma das únicas séries a ter todos os episódios lançados em home-video. Esta era a chamada da Intermovies.

Dicas de vídeo com Winspector

Quando a série terminou, a Tikara Filmes teve uma ideia: trazer novas aventuras no telefone usando o serviço 0900 que estava em voga nos anos 90.

Chamada da Patrine

Momentos antes dos episódios da Patrine começarem, a Manchete exibia esta chamada.

Bonecos do Solbrain

Esta foi a coleção mais completa lançada pela Glasslite, pois trouxe todos os personagens e veículos da série.

Dicas de vídeo com Solbrain e Kamen Rider Black RX

Mais uma vez o Dicas de Vídeo trazendo aventuras exclusivas pelo telefone, desta vez do Shurato, Kamen Rider Black RX, Yu Yu Hakusho e Solbrain.

Chamada de estreia de Kamen Rider Black RX

A sequência de Kamen Rider Black teve sua estreia na Sessão Super Heróis e contou com um erro ortográfico que poucos devem ter percebido na época.

Brinquedos do Kamen Rider Black RX

Como não poderia deixar de ser, RX também teve a sua linha de bonecos e brinquedos fabricados pela Glasslite que deixou de lado o Império Crisis para reaproveitar Shadow Moon.

Retorno de National Kid e Ultraman na Rede Manchete

Ao lado da estreia de Super Human Samurai, Ultraman e National Kid voltaram à TV aberta dentro do programa Japan Action.

Chamada de Godzilla Vs Mothra no Cinema em Casa

O filme que traz o combate entre o rei dos monstros e a borboleta gigante foi exibido diversas vezes pelo SBT, razão pela qual é o mais conhecido da franquia pelos tokufãs.

Chamadas de tokusatsu na Rede Brasil

A Rede Brasil ficou conhecida por transmitir os principais tokusatsus clássicos exibidos na TV brasileira.

Retorno de Jaspion, Jiraiya e Changeman na Band

Em 2020 a Band trouxe de volta estas três séries muito prestigiadas pelos tokufãs durante as manhãs de domingo.

Chamada de estreia de Kamen Rider Black na Band

Embora tenha durado muito pouco, a chamada de estreia na Band anunciava também a vinda de um episódio inédito, no caso, o último.

Momentos de tokusatsu na TV brasileira

Os heróis de tokusatsu também marcaram presença em programas da TV brasileira, separamos aqui alguns que ficaram marcados a ferro e fogo na mente e coração dos tokufãs.

Circo Show do Jaspion e Changeman

jaspion circo show

O circo show trazia apresentações ao vivo dos heróis japoneses. Embora personagens como Cybercop e Metalder tenham tido suas performances, Jaspion e Changeman foram os pioneiros. Confira aqui neste vídeo os melhores momentos do circo deles que foi transmitido pela Rede Manchete no Dia das Crianças de 1988.

Cybercop no Programa do Gugu

Cybercop Gugu

A Sato Company trabalhou fortemente no marketing de Cybercop no Brasil a ponto de levá-lo a fazer apresentações até mesmo nos canais concorrentes como no Programa Bom Dia & Cia da Eliana e também no Domingo Legal do Gugu que você pode ver clicando aqui.

National Kid no Casseta & Planeta

casseta e planeta national kid federal kid

National Kid também recebeu um bom trabalho de marketing quando voltou ao Brasil em 1993 no mercado de home-video sob o selo da Sato Company. Uma de suas divulgações foi uma paródia feita pelo Casseta & Planeta que fez uma dublagem tosca da série em que o herói passa a ser chamado de Federal Kid. Confira aqui na íntegra!

Ultraman no TopTV

Ultraman TopTV

Este é um dos programas mais prestigiados pelos fãs da Família Ultra até hoje, pois foi o primeiro a apresentar as séries e filmes que sucederam O Regresso de Ultraman. Embora algumas informações sobre as produções não estejam corretas, é uma joia do tokusatsu na TV brasileira que você pode assistir aqui.

Ultraman “Tiga” no Programa da Eliana

Ultraman Tiga Eliana

Para promover a estreia de Ultraman Tiga no programa, a Rede Record improvisou um Ultraman que mais parecia uma versão maligna do Power Red acompanhado de outro Ultra que até hoje não sabemos se era uma criança ou um anão fantasiado. Confira aqui.

Jaspion no desfile das Escolas de Samba

Jaspion Carnaval

No ano de 2015 a Escola União da Ilha homenageou o Japão e incluiu alguns elementos de tokusatsu em sua apresentação com destaque a um Jaspion (de armadura e tudo) caindo no samba e um Daileon tamanho gigante. Assista a um trecho aqui.

Jaspion no Balanço Geral

jaspion record balanço geral

No começo de 2019, foi anunciado que Jaspion foi adquirido pela Rede Record para ser exibido no seu serviço de streaming PlayPlus. Para comemorar a aquisição, o cosplayer Gutemberg Luis foi até o Programa Balanço Geral vestido de Jaspion para promover o herói. Veja aqui.

Atores de Jiraiya e Manabu no The Noite

jiraiya the noite

Em sua última vinda ao Brasil, Takumi Tsutsui (ator do Jiraiya) e Takumi Hashimoto (ator do Manabu) foram ao The Noite do Danilo Gentili para serem entrevistados. Destaque para ambos usando o uniforme de Togakure. Assista aqui.

Assim, finalizamos este artigo comemorativo a (quase) tudo que vimos de tokusatsu nestes 70 anos de TV brasileira. Se, além disso, quiser conhecer a origem do tokusatsu no Japão e como ele se propagou pelo mundo inteiro, clique no banner abaixo para ver o guia completo que produzimos sobre o assunto!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.