Godzilla Vs King Ghidorah: com vocês, o encontro entre os reis dos monstros!

Toku Blog YouTube

Godzilla vs King Ghidorah (ゴ ジ ラ VS キ ン グ ギ ド ラ) é um filme do gênero Kaiju Eiga de 1991 produzido e distribuído pela Toho, a responsável quase todas as produções japonesas de Godzilla. O filme é escrito e dirigido por Kazuki Ōmori e é o 18º filme da franquia Godzilla e o terceiro filme da série Heisei. O filme foi lançado no Japão em 14 de dezembro de 1991.

Embora a equipe de produção do filme permanecesse praticamente inalterada em relação à de Godzilla vs Biollante, a decepção financeira do filme anterior devido à falta de audiência infantil e a suposta competição com De Volta Para O Futuro forçou os produtores a criar um estilo mais fantasioso com elementos de viagem no tempo incluídos.

Este foi o primeiro filme de Godzilla a apresentar uma trilha orquestrada por Akira Ifukube e apesar do sucesso no Japão, o filme se tornou muito polêmico nos Estados Unidos. Acompanhe este artigo até o final para descobrir o porquê, além da história e detalhes sobre a produção. Vamos lá?

Leia também:
A vingança de Godzilla: aventuras no mundo da imaginação!
Eiji Tsuburaya: saiba tudo sobre o pai de Ultraman e Godzilla.
Godzilla Vs Megalon: conheça um dos filmes mais divertidos da franquia!

História de Godzilla Vs King Ghidorah

Em 1992, o escritor de ficção científica Kenichiro Terasawa escreve um livro sobre Godzilla e aprende sobre um grupo de soldados japoneses na Ilha de Lagos.

Em fevereiro de 1944, enquanto ameaçados por soldados americanos, os soldados japoneses foram salvos por um misterioso dinossauro. Ele teoriza que o dinossauro foi posteriormente transformado em Godzilla em 1954, após um teste de bomba de hidrogênio na ilha. Yasuaki Shindo, um rico empresário que comandou os soldados japoneses na ilha de Lagos, confirma que o dinossauro existiu.

Godzilla Vs King Ghidorah - Godzilassauro

Enquanto isso, um OVNI pousa no Monte Fuji. Quando o exército japonês investiga, eles são recebidos por Wilson, Grenchiko, Emmy Kano e um andróide, M-11. Os visitantes, conhecidos como os “Futurianos”, explicam que são humanos vindos do ano de 2204, tempo em que Godzilla destruiu completamente o Japão.

Os futuristas planejam viajar no tempo para 1944 e remover o dinossauro da ilha de Lagos antes que a ilha seja irradiada em 1954, evitando assim a mutação da criatura em Godzilla. Como prova de sua história, Emmy apresenta uma cópia do livro de Terasawa, que ainda não foi completado no presente.

Os Futurianos, Terasawa, Miki Saegusa e o Professor Mazaki embarcaram em um veículo do tempo e viajaram de volta a 1944 para a Ilha de Lagos. Lá, enquanto as forças americanas pousam e enfrentam as forças japonesas comandadas por Shindo, o dinossauro ataca e mata os soldados americanos. A marinha americana, então, bombardeia o dinossauro do mar e o fere gravemente.

Depois que Shindo e seus homens deixam a ilha, o M-11 teleporta o dinossauro da Ilha de Lagos para um lugar no Estreito de Bering. Antes de regressar a 1992, os Futurianos deixam secretamente três pequenas criaturas chamadas Dorats na Ilha de Lagos, que são expostas à radiação do teste da bomba de hidrogênio em 1954 e fundem-se para se tornarem King Ghidorah que aparece no Japão atual.

Godzilla vs King Ghidorah 2

Depois de voltar a 1992, os futuristas usam o King Ghidorah para subjugar o Japão. Eles emitem um ultimato, mas o Japão se recusa a se render. Sentindo simpatia pelo povo japonês, Emmy revela a Terasawa a verdade por trás da missão dos Futurianos: no futuro, o Japão é uma superpotência econômica que superou os Estados Unidos, Rússia e China.

Os Futurianos viajaram de volta no tempo para mudar a história e evitar o futuro domínio econômico do Japão, criando o Rei Ghidorah e usando-o para destruir o Japão atual. Ao mesmo tempo, eles também planejaram apagar Godzilla da história para que não representasse uma ameaça aos seus planos. Agora o único capaz de deter o gigante King Ghidorah é Godzilla.

Curiosidades sobre Godzilla Vs King Ghidorah

Embora Godzilla vs Biollante tenha sido o filme de Godzilla mais caro produzido na época, sua baixa audiência e perda de receita convenceram o produtor executivo e criador da série Godzilla, Tomoyuki Tanaka, a revitalizar a franquia, trazendo monstros icônicos de filmes anteriores a 1984, tal como King Ghidorah.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

O diretor e escritor de Godzilla vs Biollante, Kazuki Ōmori, inicialmente esperava começar uma série independente centrada em Mothra, e estava no processo de reescrever um roteiro de 1980 para o filme (não produzido) Mothra vs Bagan.

A ideia do filme foi cancelada pela Toho sob a suposição de que, ao contrário de Godzilla, Mothra teria sido um personagem difícil de vender no exterior. Os estágios de planejamento para uma sequência de de Godzilla vs Biollante foram inicialmente prejudicados pela deterioração da saúde de Tanaka, o que motivou a tomada de controle de Shōgo Tomiyama como produtor.

O novo produtor sentiu que o fracasso financeiro de Godzilla vs Biollante foi devido ao enredo ser muito sofisticado para o público infantil e, portanto, pretendeu devolver alguns dos elementos de fantasia dos filmes de Godzilla anteriores a 1984. O próprio Ōmori culpou o desempenho medíocre de Godzilla vs Biollante na competição com o De Volta Para O Futuro 2 e, assim, concluiu que o público queria tramas envolvendo viagens no tempo.

Sua abordagem ao filme também diferiu de Godzilla vs Biollante em sua maior ênfase no desenvolvimento das personalidades dos monstros, em vez dos personagens humanos.

Akira Ifukube concordou em compor a trilha sonora do filme por insistência de sua filha, depois que ele estava insatisfeito com a forma como suas composições foram tratadas em Godzilla vs Biollante.

Efeitos especiais de Godzilla Vs King Ghidorah

Os trajes usados em Godzilla vs Biollante foram reutilizados em Godzilla vs King Ghidorah, embora com pequenas modificações. O traje original de Godzilla teve a cabeça substituída por uma mais larga e plana, e o corpo foi cortado ao meio.

A metade superior foi usada em cenas em que Godzilla emergiu do mar e durante close-ups durante a primeira luta do personagem com o King Ghidorah. O traje usado anteriormente para cenas no mar foi modificado com ombros mais arredondados, um peito mais proeminente e um rosto aprimorado, e foi usado em toda a maioria das cenas de Godzilla do filme.

O reprojetado King Ghidorah apresentou avanços visuais em relação às suas versões anteriores, e Koichi Kawakita projetou a forma de dinossauro de Godzilla como um dinossauro de aparência mais paleontologicamente precisa a fim de tornar o monstro mais realista.

A ideia original de Ōmori especificava que o dinossauro que se tornaria Godzilla era um tiranossauro, embora isso tenha sido rejeitado por Shinji Nishikawa, que afirmou que “não podia aceitar que um tiranossauro pudesse se transformar em Godzilla”.

O traje final combinou características do Tiranossauro com Godzilla e sangue real de polvo foi usado durante a cena do bombardeio. Como os braços do Godzilla Dinossauro eram muito menores que os do Godzilla, Wataru Fukuda teve que operá-los com alavancas dentro do traje.

A polêmica de Godzilla Vs King Ghidorah

O filme foi considerado polêmico na época de seu lançamento, sendo contemporâneo de um período de tensão econômica entre a América e o Japão, mas principalmente devido a suas representações fictícias da Segunda Guerra Mundial.

Gerald Glaubitz da Associação de Sobreviventes de Pearl Harbor apareceu ao lado do diretor Kazuki Ōmori no Entertainment Tonight e condenou o filme como sendo de “muito mau gosto” e prejudicial às relações entre Japão e EUA. Ishiro Honda também criticou Ōmori, afirmando que a cena em questão foi “longe demais” por mostrar cenas em que Godzilla mata vários soldados americanos.

E você? O que achou de Godzilla Vs King Ghidorah? Deixe a sua opinião aqui nos comentários!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.