A Vingança de Godzilla

A Vingança de Godzilla: aventuras no mundo da imaginação!

Toku Blog YouTube

A Vingança de Godzilla, lançado no Japão como ゴ ジ ラ ミ ニ ラ ガ バ ラ オ ー ル 怪 獣 大 進 撃 (“Godzilla, Minilla e Gabara: o ataque de todos os monstros), é um filme do gênero kaiju eiga de 1969 produzido e distribuído pela Toho.

O filme é dirigido por Ishirō Honda com efeitos especiais dirigidos por Honda e Teruyoshi Nakano e estrelas Tomonori Yazaki, Hideyo Amamoto e Kenji Sahara, Haruo Nakajima como Godzilla e Yasuhiko Kakuyuki como Gabara. É o décimo filme da série Godzilla.

Leia também:
Eiji Tsuburaya: saiba tudo sobre o pai de Ultraman e Godzilla!
Ultraman e Ultraseven NÃO estiveram no mesmo planeta Terra!
Saru no Gundan: conheça a versão japonesa de O Planeta dos Macacos!

A história de A Vingança de Godzilla

Ichiro Miki é um garoto altamente imaginativo, mas solitário que cresce em Kawasaki (naquela época era poluída). Seus únicos amigos são um fabricante de brinquedos chamado Shinpei Inami e uma jovem chamada Sachiko.

Todos os dias depois da escola, Ichiro é atormentado por uma gangue de valentões liderados por um garoto chamada Sanko Gabara. Para escapar de sua solidão, Ichiro dorme e sonha em visitar a Ilha dos Monstros.

Durante sua visita, ele testemunha a batalha de Godzilla. Kamacuras e Ebirah. Ichiro é, então, perseguido por um Kamacuras e cai numa caverna profunda, mas felizmente evita ser pego por Kamacuras.

A Vingança de Godzilla

Pouco depois, Ichiro é resgatado da caverna por Minilla e descobre que ele também tem problemas parecidos com os seus, pois ele é intimidado por um monstro conhecido como Gabara.

Assim a história do filme transcorre alternando entre a realidade e os sonhos de Ichiro em que é ajudado por Minilla com quem vive aventuras na Ilha dos Monstros.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

A produção de A Vingança de Godzilla

Devido aos custos de produção, A Vingança de Godzilla inclui extensas cenas dos filmes Ebirah, O filho de Godzilla, A fuga de King Kong e Destrua Todos os Monstros.

Os cineastas também empregaram o mesmo traje Godzilla usado anteriormente. Apesar de ser creditado como o diretor de efeitos especiais do filme, Eiji Tsuburaya não estava ativamente envolvido com a produção.

O diretor Ishiro Honda não só dirigiu as cenas de drama, mas também as cenas de efeitos especiais, com a assistência de Teruyoshi Nakano, que foi o primeiro assistente de diretor de efeitos especiais da época.

Honda mais tarde confirmou que Tsuburaya recebeu crédito como diretor de efeitos especiais do filme inadequadamente devido a “orçamento e restrições de tempo”.

Um pequeno estúdio foi usado para a produção, onde os efeitos especiais e cenas de drama foram filmados.

A Vingança de Godzilla

Lançamento do filme

A Vingança de Godzilla foi lançado no Japão em dezembro de 1969 e foi o primeiro do gênero a participar do  “Toho Champion Matsuri“, um evento que inclui curtas e longa-metragens da produtora.

O filme tinha sido testado sob o título Minya, son of Godzilla nos Estados Unidos. A versão foi editada mais e lançada com uma versão dublada em inglês em 1971 sob o título Godzilla’s Revenge.

E você? Já assistiu A Vingança de Godzilla? Se você gosta de produções do gênero, confira também este artigo que escrevemos sobre Godzilla Vs Megalon, um dos filmes mais divertidos da franquia!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.