Bicrossers

Bicrossers: com vocês, a dupla de heróis da quarta dimensão

Toku Blog YouTube

“Ken e Ginjiro conseguem passar para a Quarta Dimensão usando sua telepatia, e se transformam nos Bicrossers do Espaço Quadrimensional, ficando, assim, em condição de enfrentar os mais poderosos inimigos. Uma dupla poderosíssima!”

Bicrossers (Kyodai Ken Byclosser, no original) é um tokusatsu criado por Shotaro Ishinomori. A série estreou no Japão em 1985, sendo concluída em 34 episódios, e apresentando ainda mais 4, que faziam uma retrospectiva da história.

No Brasil, foi exibida pelas TVs Globo e Gazeta. Bicrossers tinha um tom mais bem humorado e infantil, embora também tivesse lá a sua carga dramática garantida nos momentos certos.

Leia também:
Jaspion: saiba tudo sobre ele neste artigo completo!
Lion Man: conheça o herói que é uma dádiva dos ninjas!
Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil?

A história de Bicrossers

Os irmãos Ken e Ginjiro Mizuno recebem seus poderes de uma entidade cósmica chamada Pegasus III. Ao se teleportarem para a Quarta Dimensão, eles se transformam nos Bicrossers do Espaço Quadridimensional: Bicrosser Ken  Bicrosser Gin. Juntos, eles combatem a Organização Destler, liderada pelo terrível Doutor Q.

Personagens de Bicrossers

Bicrossers

Bicrossers

São dois irmãos que, ao escutarem telepaticamente os gritos de socorro das pessoas, transportam-se a quarta dimensão através de um portal em seu armário (sim, é isso mesmo) e transformam-se em poderosos heróis.

Ken Mizuno / Bicrosser Ken

O mais velho, estuda engenharia na Universidade Meiwa e gosta de fazer esculturas. É equipado com uma série de armas e aparatos: Visão Crosser, Antena Crosser, Espada Crosser, Pistola Crosser e Disco Ken Crosser. A cor de seu traje é vermelha.

Ginjiro Mizuno / Bicrosser Gin

O mais novo, está no último ano do ensino médio e ama computadores. É equipado com a Atiradeira Crosser (sim, um estilingue explosivo), o Disparador Manual Crosser (cuja mira também funciona como a Visão Crosser) e o Disco Gin Crosser. A cor de seu traje é azul.

Aliados dos Bicrossers

Bicrossers

Ayame Takeda

Filha do dono da empresa de serviços técnicos “Mão na Roda”.

Daikichi Takeda

Pai de Ayame e dono da “Mão na Roda”.

Katsuko Mizuno

Mãe de Ken e Ginjiro. No começo, mora com os filhos, mas depois vai morar em outra cidade.

Kosuke Mizuno

Pai de Ken e Ginjiro. Trabalha muito e, por isso, quase não aparece ao longo da série. Desconfia que os filhos sejam a dupla de heróis.

Crianças do bairro

Assim como na série do ano anterior, Machine Man, as crianças são, frequentemente, são alvo dos vilões da série. Três deles tiveram seus nomes revelados: Ozamu, Issamu e Shijou.

Organização Destler

Bicrossers Dester

Doutor Q

O ganancioso líder de Gestler. Ao provocar o choro das crianças, faz com que a estatua do monstro Gowla cuspa jóias.

Silvia

A vaidosa e fiel assistente do Doutor Q.

Rita

Neta do Doutor Q e exímia esgrimista, aparece para assumir a mesma posição de comando que Silvia, havendo grande rivalidade entre as duas.

Gowla

Vindo do Planeta Serpente, esse monstro tem a forma de uma estátua de demônio. Cospe diamantes ao ouvir o choro das crianças. Quando os planos fracassam, os diamantes transformam-se em pedra ou se desintegram. Quando para de expelir as jóias, é expulso de Destler. Após ser derrotado pelos Bicrossers, seu espírito volta para o Planeta Serpente.

Gowla Zonger

Irmão de Gowla, possui a forma de uma cabeça gigante com vários tentáculos mecânicos. Cospe disquetes com os protótipos dos robôs Destler.

Homens de Preto

Soldados biônicos construídos pelo Doutor Q. A partir de sua aparição, os planos de Destler tornam-se mais ambiciosos, e eles passam a tentar dominar o mundo.

Robôs Destlers

Robôs criados pelo Doutor Q (primeiramente, sozinho, e, posteriormente, com a ajuda de Gowla Zonger). São bem semelhantes entre si, e alguns possuem a capacidade de se transformarem em seres humanos ou monstros.

Veículos dos Bicrossers

Bicrossers

Nave-Mãe Star Core

Situada na Quarta Dimensão, é para onde leva o portal dentro do armário dos irmãos.

Auto Aerocrosser

Nave pilotada por Ken, transforma-se em um veículo terrestre e transporta a Moto Aerocrosser. É equipada com o Raio Crosser.

Moto Aerocrosser

Moto pilotada por Gin, é capaz de voar. Transforma-se na arma mais poderosa (e estranha) da dupla: no modo Canhão Crosser, Ken segura a moto sobre seus ombros (com o irmão ainda montado nela), e dispara uma poderosa rajada de energia.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Curiosidades sobre Bicrossers

Bicrossers nasceu devido ao sucesso de Machine Man, que havia sido criado (também por Shotaro Ishinomori) para cativar o público infantil, um pouco cansado com a mesmice de Shaider, e tenso com a carga dramática de Bioman.

De fato, a fórmula de ambas as séries é basicamente a mesma, envolvendo crianças em perigo, vilões com planos esquisitos e heróis cheios de tralhas criadas especialmente para virar brinquedo.

Machine Man Bicrossers

Curiosamente, a TV Asahi – tradicional transmissora dos tokusatsus da Toei nos anos 80 – recusou-se a exibir a série, e a estréia acabou sendo pela Nippon TV.

Os brinquedos de Bicrossers venderam relativamente bem, mas nada comparado aos de Machine Man. Acredita-se que tal fator, aliado a um considerado aumento nos custos de produção, tenha levado Ishinomori a descontinuar essa linhagem de produções.

No Brasil, a série foi exibida na Rede Globo no início de 1991, sendo reprisada pela TV Gazeta, e voltando a passar nas madrugadas da Rede Globo em 1992.

O episódio 34 foi foi exibido somente na reprise das madrugadas da Globo, fato que ocasiona confusão em muitos espectadores, que acreditam que o episódio jamais foi exibido.

Uma fita com os 3 primeiros episódios foi lançada em vídeo VHS pela extinta Globo Video.

No dia 16/05/1990, o ator Yuki Tsuchiya (Bicrosser Gin) morreu devido a um acidente de trânsito, quando voltava da casa de um amigo, nas margens do Rio Yamanaka, em direção à Tóquio.

Bicrossers, juntamente com Gavan e Shaider, foi um dos únicos tokusatsus dublados no Rio de Janeiro.

O ator Kenji Ushio, que interpretou o vilão Dr. Q, também interpretou diversos outros personagens de tokusatsu: Jigoku Taishi (Kamen Rider), Barão Iron Mask (JAKQ X Gorenger) e Rainin Captor 1 (Ninja Captor).

Kenji Ushio também foi o Comandante Hedder (Battle Fever J), mas apenas durante os 7 primeiros episódios, sendo substituído por Masashi Ishibashi, após ser preso por posse de drogas. Ele faleceu em 1998.

No episódio 4, Gin comenta que, ao comer agrião, se sentia o Popeye, apesar do Popeye ficar forte quando comia espinafre. No episódio 9, Kamen Rider V3 aparece passando na TV.

Os irmãos Mizuno começam a série morando com os pais, a mãe deles era um alívio cômico da série, e o pai raramente aparecia. Na segunda fase, o pai é transferido para outra cidade. Ken e Ginjiro passam a morar sozinhos, a fim de terminar os estudos.

Os planos do Doutor Q eram todos estranhíssimos e sem pé nem cabeça, mas merece destaque o episódio em que os vilões decidem roubar os umbigos das crianças para conduzir a eletricidade dos trovões e assim fortalecer os poderes do monstro para conquistar a Terra – provavelmente, o plano maligno mais esdrúxulo já visto em um tokusatsu.

Na dublagem brasileira, o narrador José Santanna sempre descrevia o que estava acontecendo, como se o telespectador não fosse capaz de entender. Esse recurso, pouco usual em séries japonesas, também foi usado em Gavan.

Na versão brasileira, vale ressaltar que a trilha sonora original da série foi alterada – músicas foram introduzidas em cenas que, originalmente, não tinham qualquer BGM. Inclusive, chegaram a utilizar músicas do Shaider – provavelmente, uma tentativa da Herbert Richers de conferir um ritmo mais dinâmico à série.

Por sinal, a dublagem da Herbert contou com vários improvisos muito bem introduzidos.

A versão brasileira também abafava as vozes dos irmãos quando eles estavam usando capacete. Os dubladores gravavam com tampando a boca com as mãos e isso fazia que, por vezes, um pouco do áudio original japonês acabasse sobrando na mixagem.

A primeira aparição dos Bicrossers no Brasil foi na contra-capa das fitas de Jaspion, Changeman e Flashman, lançadas pela Everest Vídeo durante os anos 80. Lá constavam imagens de várias séries até então desconhecidas pelo público brasileiro como Spielvan e Bioman.

Bicrossers VHS

Além de Bicrossers, os títulos lançados pela Everest Vídeo concorriam diretamente com a Top Tape que, a princípio, trouxe títulos como Jiraiya, Lion Man e Jiban. Para saber a respeito dessa distribuidora, confira o artigo que escrevemos sobre ela.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.