Shaider

Shaider: conheça tudo sobre o terceiro policial do espaço!

Toku Blog YouTube

“O policial espacial Shaider realiza a transformação em um segundo. Eu vou explicar essa teoria: na nave espacial Shaian, o conversor de sistema de Babyrus opera e controla a roupa de Shaider atomicamente. A roupa de combate o transforma em SHAIDER!”

Policial Espacial Shaider (Uchuu Keiji Shaider, no original) foi a terceira série tokusatsu do gênero Metal Hero, sucedendo Sharivan e antecedendo Jaspion. Ela conclui a trilogia dos Policiais do Espaço (Uchuu Keiji) e totaliza 49 episódios. Estreou no Japão em 1984, e, no Brasil, em 1990.

Leia também:
Afinal, por que não há mais tokusatsu no Brasil?
Lion Man: saiba tudo sobre o herói que é uma dádiva dos ninjas!
Solbrain: a equipe de resgate que luta como ninguém pelo nosso bem!

A história de Shaider

Dai Sawamura é um arqueólogo que é teletransportado para a Estrela Bird pela Polícia Galática, ao tocar em uma figura de uma das cavernas da misteriosa Ilha de Páscoa.

Lá, ele recebe treinamento especial e uma armadura de combate, e se torna o Policial do Espaço Shaider, sucessor de Gavan e Sharivan na defesa da Terra. Ao lado de sua parceira Annie, combate o maligno Império Mágico Fuuma, que deseja espalhar o caos pela Terra e pela galáxia.

Personagens de Shaider

Dai Sawamura / Shaider

O protagonista da série descende do antigo Guerreiro Shaider, que viveu há 12.000 anos, e é recrutado pela Polícia Galática para se tornar um novo detetive espacial. Suas principais armas são a Pistola de Raio e Vídeo (Video Beam Gun no original) e a Espada Multi-laser (Laser Blade no original), que também assume a forma de um chicote.

Annie

Shaider Annie

A parceira de Shaider teve seu planeta natal, Mount, destruído por Fuuma, e entra para a Polícia Galática jurando vingança. Diferente das assistentes anteriores, é boa de briga e de tiro, partindo para a ação junto com Shaider, mesmo sem uma armadura. É apaixonada por seu parceiro.

Kojiro

Shaider Kojiro

O alívio cômico da série é o atrapalhado dono de uma uma loja de animais.

Yoko

Shaider Yoko

Garota esforçada que trabalha na loja de Kojiro e também é apaixonada por Dai.

Comandante Kom

Shaider Kom

É o presidente da União da Polícia Galática. Veio do planeta Bird.

Marin

Shaider Marin

Assistente do Comandante Kom.

Inimigos do Shaider

Império Mágico Fuuma

No Tempo Espacial Mágico, está o Palácio Divino Mágico, a fortaleza do Império Mágico Fuuma. Esses vilões objetivam o domínio da Terra e do universo promovendo o caos e a desordem através da magia, e com o mínimo de violência possível (o que, obviamente, acaba não rolando). São eles:

Grande Imperador Kubilai
Shaider Kubilai

Líder do Império Mágico Fuuma. No passado, foi decapitado pelo Shaider original. Seu corpo foi guardado em um túmulo especial, esperando para se unir novamente à cabeça no dia de sua vingança.

Shikan Poe
Shaider Poe

Braço direito de Kubilai. Prega a conquista através da não-violência, bolando os planos mais mirabolantes para atingir os objetivos de Fuuma. A bela aparência andrógina esconde sua verdadeira aparência: Poe é, na verdade, um monstro horrendo.

Comandante Hesler
Shaider Hesler

Totalmente oposto a Poe, Hesler é combativo e violento. Comandante direto dos soldados, das Filhas da Guerra e dos monstros de Fuuma. Hesler é tão sangue-ruim que mata o prórprio irmão apenas para manter seu posto.

Himley
Shaider Himley

O irmão de Hesler.

Quinteto Kunoichi / Filhas da Guerra
Shaider Kunoichi

Formado por Garota 1, Garota 2, Garota 3, Garota 4 e Garota 5, estão sempre participando dos planos de Fuuma.

Soldados Guerreiros Miracler
Shaider Miracle

São os soldados rasos de Fuuma. São peritos em disfarce.

Monstros raros
Shaider Monstros Raros

Formados por criaturas mágicas do próprio Tempo Espacial Mágico, são pouquíssimo utilizados na série:

  • Animal Raro Nossori
  • Yarda
  • Melodia Rara de Shingin
  • Primeiro Olho de Aiida
  • Estômago faminto de Garki
  • Busto de Monk
Animais Mágicos
Shaider Monstro Mágico

Monstros criados por Kubilai para combater Shaider.

Outros personagens

Yukari

Vinda do Planeta Planoo, foi criada por um casal da Terra, até voltar para seu planeta natal.

Jimmy Katahara

Um astronauta que se torna um mutante, após um acidente em seu foguete.

Marine, Nana e Yoyo

Garotas vindas do planeta Marina, perseguidas por Fuuma.

Yasuo

Jovem que se revolta contra Fuuma, após ser transformado no Homem-Aquático.

Akane

Garota escolhida por Fuuma para se tornar a Rainha Ésper.

Ozma

Trazido à Terra por duas mulheres perseguidas pelos Homens de Preto. Teve seu crescimento acelerado pelo Acelerador de Ondas do Crescimento.

Vivian

A jornalista do Planeta Bird vem até a Terra para escrever sobre a luta de Shaider contra Fuuma. Apaixona-se por Shaider.

Veículos de Shaider

Babirus

Shaider Babirus

A nave-mãe de Shaider. Possui duas formas alternativas: Na Formação de Tiro, assume a forma de uma pistola gigante, capaz de diparar o Big Magnum (Grande Magnum, na dublagem brasileira); na Formação de Batalha, transforma-se em um robô gigante, capaz de disparar o Míssil Babirus e o Babirus Disparar Lasers. Essa forma é raramente usada.

Shaian

Shaider Shaian

O veículo de combate de Shaider. Pode-se dividir em dois veículos: Nave Shaian (jato equipado com dois laser chamados Disparo Shaian), muito utilizada por Annie, e Sonda Shaian (tanque armado com uma perfuradeira e com um lança-mísseis chamado Míssil Shaian), mais utilizado por Shaider.

Blue Hawk (Skyjet Shaider, na versão brasileira)

Shaider Blue Hawk

A moto de Shaider. É equipada com dois canhões laser, ativados pelas palavras “Disparar Raios”. É com ela que Shaider consegue acessar o Tempo Espacial Mágico de Fuuma em segurança. No último episódio, Shaider descobre uma segunda Blue Hawk, inutilizada. Usando a força do antigo guerreiro Shaider, ele consegue reativar a moto.

Curiosidades sobre Shaider

Hiroshi Tsuburaya, intérprete de Shaider, era neto de ninguém menos que Eiji Tsuburaya, o criador de Ultraman. Alcoólatra, Hiroshi Tsuburaya faleceu no ano de 2001, de câncer no fígado.

Na vida real, Hiroshi Watari (ator do Sharivan) era um grande amigo de Tsuburaya, esteve em seu leito de morte e de sua família durante todo o funeral.

Shaider foi utilizado na segunda e última temporada de VR Troopers. Ryan Steel substitui a armadura de Metalder pela a de Shaider. Os vilões da série também foram aproveitados, com atores americanos usando suas indumentárias Kubilai virou Oraclon. Hespler passou a se chamar Doomaster e a Shikan Poe tornou-se Despera, irmã de Desponda (que, no original, era a Rainha Pandora, de Spielvan).

Shaider Troopers

Na versão original, Shikan Poe era interpretada por um ator homem, Jun Yoshida – provavelmente, o primeiro caso de um personagem andrógino em tokusatsu. Na dublagem brasileira, entretanto, os pronomes e a voz foram alterados, e ele foi considerado uma personagem feminina. Ele também fez o papel de Taurus em Kamen Rider Black e a voz original de Paco em Jiraiya.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Por repetir elementos já desgastados das séries antecessoras, Shaider não obteve o mesmo sucesso que Gavan e Sharivan, encerrando ali mesmo a saga dos Policiais do Espaço.

A aparição de Gavan e Sharivan na série limita-se a alguns quadros desenhados, representando flashbacks de uma batalha contra Fuuma; e em quadros desenhados. A reunião dos três só vem a ocorrer no especial Uchuu Keiji Crossover.

Uchuu Keiji Crossover é um episódio especial que conta como se fosse o episódio 49 da série, e que, naturalmente, nunca foi exibido no Brasil. Os três Policiais do Espaço têm um encontro descontraído para recordar de suas batalhas.

Ao final dos flashbacks, os três se transformam, para que as crianças da Terra vejam os três reunidos e usando suas armaduras. É mostrado que Gavan e Mimi se casaram; Lili está no Planeta Bird se preparando para ser promovida na Polícia Galática e Annie permaneceu na Terra, estudando egiptologia.

Shaider Uchuu Keiji

Após interpretar Annie, a atriz Naomi Morinaga retorna à franquia Metal Hero dois anos depois, em Spielvan, como Helen / Herbaira. Ela também cantou a música-tema de sua personagem, Annie no Omakase.

Ainda sobre Morinaga: no começo dos anos 90, ela abandonou o tokusatsu e partiu para o mercado erótico, tendo atuado em alguns filmes e feito um certo sucesso. Em 1998, quando se casou, largou a carreira para dedicar-se à família.

Apesar da maioria das cenas motorizadas serem feitas por dublês, ocasionalmente, a própria Morinaga dirigia o Mazda RX-7 Amarelo característico de sua personagem. Ela acabou batendo e causando alguns danos no carro. Ela também dispensou dublês em várias cenas de luta, tendo chegado a machucar o joelho durante uma delas.

O episódio 28 de Shaider teve base nos acontecimentos do episódio 5 de Gavan. Da mesma forma, o episódio 40 de Shaider é baseado no episódio 21 de Sharivan. Já o episódio 34 é o único em que Shaider destrói um animal mágico sem usar a espada Multi-Laser.

Annie é, sem dúvida, a assistente de Policial do Espaço mais marcante, devido a sua participação ativa nos combates e importância nas histórias – ela chega até mesmo a protagonizar alguns episódios.

A atriz que interpreta a rainha no episódio 25 é a mesma que interpreta Silvia, em Bicrossers.

No mesmo ano, Kiyomi Tsukada, que deu vida à repórter espacial Vivian, estrelava Machineman como Gunko / Maki. No ano seguinte, ela viria a interpretar a andróide Anri, em Jaspion.

Shaider fez um enorme sucesso nas Filipinas. Em decorrência disso, uma continuação não oficial (em forma de novela) chamada Zaido foi criada pela GMA Netword.

Shaider Zaido

No Brasil, os dubladores de Shaider e Annie (Eduardo Borgueth e Marisa Leal) tornam a dublar outro casal de tokusatsu: Daigo e Rena, de Ultraman Tiga.

Originalmente, Dai transforma-se ao dizer “Shouketsu” (raio azul). Na dublagem brasileira, o grito de transformação foi alterado para “Sintetizar”;

Em 2014, movie Shaider Next Generation, é mostrado como Shu Karasuma se tornou o novo Shaider. No mesmo filme, Naomi Morinaga volta a interpretar Annie, agora uma doutora que incentiva o novo Shaider a acreditar em sua nova parceira. Kojiro também aparece no filme trabalhando no Avalon Club como substituto de Takeshi.

A participação do falecido Hiroshi Tsuburaya como Dai Sawamura se dá de forma sutil, com ele aparecendo em uma fotografia.

Nem mesmo Akira Kushida, o cantor das músicas-tema originais dos Uchuu Keiji, ficou de fora do filme: ele aparece como o garçom de um restaurante.

Shaider não fez praticamente nenhum sucesso no Brasil, devido a judiação que foram suas exibições na nossa TV: a série trocava sem parar de emissora (ficava quicando entre a Gazeta e a Globo) e de horário, chegando a passar de madrugada – sem contar com os episódios exibidos fora de ordem.

Apesar disso, uma fita VHS contendo os primeiros 3 episódios foi lançada pela extinta Globo Vídeo.

Em todas as exibições, a grafia do nome foi alterada de Shaider para Sheider, embora a pronúncia tenha sido mantida.

Assim como seus antecessores, toda santa vez que Shaider se transformava, o narrador apresentava um gigantesco replay em câmera lenta da transformação;

No filme Uchuu Keiji Gavan – The Movie, além de Hiroaki Iwanaga aparecer como o novo Shaider, vemos também Yuma Ishigaki como Geki Juumonji, o novo Gavan (Gavan Type-G) e Riki Miura como Kai Hyuga, o novo Sharivan. Também há a participação de Kenji Ohba, o Gavan original, reprisando seu papel clássico.

No filme Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, os novos Detetives Espaciais atuam vários Kamen Riders e Super Sentais na batalha contra a organização Mad.

Em 2017, no especial Dekarangers X Uchuu Keiji Gavan, Shaider fez uma pequena ponta, junto com vários Metal Heroes e vários membros de Super Sentai.

Em 2018, Hiroaki Iwanaga volta ao papel, no filme Kyuranger X Space Squad.

Apesar de seu valor como parte da trilogia Uchuu Keiji, Shaider não obteve a mesma repercussão. A verdade é que, enquanto Gavan originou a saga e Sharivan amadureceu o conceito, Shaider não fez muito além de repetir a fórmula das séries anteriores de uma forma mecânica e genérica.

O carisma e a performance não eram nem de longe comparáveis aos de Kenji Ohba e Hiroshi Watari – nesse ponto, o fato é que tratava-se de um protagonista tão apagado, que sua parceira acaba se destacando muito mais que ele. Outros elementos da série, como Shaider ser a reencarnação de um antigo guerreiro homônimo, não faziam o menor sentido dentro da proposta da franquia.

O fracasso de Shaider foi tão flagrante que a Toei desistiu de lançar Metal Hero seguinte, Jaspion, como sendo o quarto Uchuu Keiji. O resultado conhecemos bem: Jaspion acabou sendo lançado como um Metal Hero diferente, embora ainda conservasse muitos elementos da trilogia.

Entretanto, Jaspion não teve a mesma repercussão que no Brasil. A partir de então, o gênero Metal Hero foi constantemente atualizado e reciclado pela Toei, em consecutivas tentativas de resgatar o sucesso de seus dois pioneiros, até que eles finalmente desistiram e as séries da franquia foram canceladas.

Por sinal, agora que você já sabe tudo sobre Shaider, confira também o sucesso que seu sucessor, Jaspion, teve no Brasil neste artigo completíssimo que escrevemos!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.