jaspion

Jaspion: saiba TUDO sobre ele neste artigo completo!

Toku Blog YouTube

Quem tem mais de 30 anos com certeza deve se lembrar do Fantástico Jaspion, o tokusatsu que trazia o herói de armadura metálica e que fazia a alegria das crianças dos anos 80 na saudosa Rede Manchete.

Conhecido no Japão como Kyojuu Tokusou Jaspion ou “Investigador de Monstros Jaspion”, essa série tokusatsu estreou em seu país de origem em 1985 e veio ao Brasil quatro anos depois graças a distribuidora Everest Vídeo, responsável por outros títulos como Changeman e Flashman.

Embora os fãs lembrem bem a história da série – e não duvido que alguns tenham memorizado até mesmo os nomes dos episódios e diálogos marcantes dos personagens – vamos relembrá-la caso as aventuras deste herói tenham escapado de sua memória ou caso você nunca tenha ouvido falar deste grande paladino da justiça. Confira o índice abaixo!

A história de Jaspion

jaspion

Num planeta muito distante do nosso chamado Edin, seu profeta – que também se chama Edin – encontra um garoto que sobreviveu a queda de uma nave espacial.

Edin dá a ele o nome de Jaspion e passa a criá-lo acreditando que ele é quem um dia combaterá o temível e gigante Satan Goss e impedirá seus planos de criar o império dos monstros conforme dizem as profecias da bíblia galáctica.

Uma vez adulto, Jaspion aceita seu destino e recebe a armadura de Metaltex, o material mais resistente do universo, que dá a ele agilidade e poderes para combater seus inimigos.

Além disso, armas e veículos também lhe são concedidos, tais como o cargueiro espacial Daileon com o qual ele pode viajar por todo o universo e transformá-lo num incrível robô de batalha. Em seu interior ficam armazenados a moto Alan Moto Space, o tanque Gaibin Tank e o jato Gaibin Jet.

A andróide Anri é designada por Edin para ser sua companheira durante a jornada e, durante a mesma, encontram Miya, uma alienígena que é adotada e passa a viver ao lado deles.

Assim, eles chegam ao planeta Terra que Satan Goss escolhe para formar o império dos monstros junto a seu filho MacGarem que, diferente de seu pai, tem estatura e aparência humanas e, assim como Jaspion, traja uma armadura de combate de cor preta, tornando-se seu principal rival.

Jaspion acaba fazendo amigos como o detetive Boomerman e a família Nambara que passam a acompanhá-lo em suas aventuras para proteger o nosso planeta.

Personagens do Jaspion

jaspion personagens

Confira agora os principais personagens que aparecem ao longo da série do Jaspion.

  • Jaspion: é um órfão criado por Edin até o dia em que precisa embarcar na sua jornada para combater Satan Goss e proteger a galáxia. Sua armadura de Metaltex é feita de um raro mineral galáctico e que concede capacidades sobre-humanas a ele.
  • Anri: uma andróide criada por Edin, é a companheira de Jaspion em sua jornada. Por ser uma máquina, Anri é imune a poderes malignos.
  • Miya: uma criatura alienígena encontrada por Jaspion e Anri no planeta da selva de Beezee. Ela é muito simpática, sociável e excelente cozinheira.

Aliados do Jaspion

jaspion aliados
  • Edin: um eremita do espaço e cientista do planeta de mesmo nome, ele é descendente dos profetas que defenderam a Bíblia da Galáxia por milênios.
  • Boomerman: seu irmão foi morto pelas forças de Satan Goss, este estudante de medicina jurou vingança, sua técnica de luta envolve um ataque duplo de bumerangues.
  • Família Nanbara: composta pelo fotógrafo Kenichiro Nanbara, sua filha mais velha Kanoko Nanbara e seu filho mais novo Kenta Nanbara tornaram-se próximos de Jaspion após Kenichiro tirar uma foto do pássaro dourado.
  • Kerly e Hanna: pais biológicos de Jaspion, zelavam pela saúde dos animais em vários planetas da Via Láctea. 
  • Pássaro Dourado: é o deus guardião da galáxia que se espalhou em cinco pedaços e escolheu cinco crianças para assumir a sua forma final.
  • Tarzan Galáctico: um bebê mencionado na profecia da Bíblia da Galáxia e dotado de um incrível poder capaz de conter as forças do mal que ameaçam o universo.

Inimigos do Jaspion

jaspion inimigos
  • Satan Goss: um ser nascido das energias negativas do universo já anteriormente mencionado na Bíblia Galáctica por ter o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis. 
  • MacGaren: é o filho de Satan Goss e herdeiro do Império dos Monstros. Assim como Jaspion, ele possui forma humana e possui poderes e armas semelhantes ao de Jaspion. Ao contrário de seu pai que é gigante, MacGaren tem a estatura média de um ser humano.

Os Quadridemos

  • Iki: guerreiro nascido em um planeta localizado no outro extremo da galáxia, tem como arma principal era um tridente que dispara raios, além da capacidade de transformar seus punhos em jatos explosivos.
  • Zampa: vilão que atribuiu aos pais de Jaspion a queda do Império das Máquinas que ele queria governar. Como vingança, Zampa matou os dois, deixando apenas Juspion para sobreviver. Ele tem a capacidade de assumir uma forma de máquina como último recurso de ataque.
  • Burima e Gyōru: duas mulheres que se tornaram guarda-costas pessoais de MacGaren após as mortes de Icki e Zampa. Burima tem como arma uma bola de cristal enquanto Gyoru usa uma flauta que também pode ser usada como lâmina ou zarabatana.
  • Bruxa Galática Kilza: responsável por trazer MacGaren de volta à vida quando ele foi derrotado pela primeira vez numa batalha por Jaspion. Sua principal técnica é uma reza macabra que amaldiçoa o inimigo.
  • Kilmaza: irmã mais velha de Kilza e responsável por causar a extinção de diversas civilizações em outros planetas ao lado do seu esquadrão de ninjas espaciais.
Os 5 Ninjas Espaciais 

São os melhores soldados de Kilmaza criados por meio de sua magia negra, cada um é representado por elementos da natureza.

  • Ka: o líder do grupo, sua técnica consiste em saltar sobre um jato de fogo e então se lançar sobre o inimigo, atingindo-o fortemente com uma explosão.
  • Fuu: sua técnica é semelhante à de Ka, mas usa o vento em vez de fogo.
  • Dou: sua habilidade o faz cavar fundo na terra para provocar terremotos massivos ou emboscar os inimigos.
  • Sui: ao contrário dos demais, ele não possui uma técnica especial limitando-se à ataques padrão.
  • Moku: sua técnica permite que ele dispare feixes de gravidade com as pontas dos dedos.

Como surgiu a ideia da série Jaspion?

Jaspion

Jaspion é a quarta série do gênero Metal Hero, caracterizadas por heróis que vestem uma armadura metálica e combatem inimigos do espaço sideral ou mesmo do nosso planeta. As três séries anteriores formam a trilogia dos Uchuu Keiji, também conhecidos como Policiais do Espaço, Gyaban, Sharivan e Shaider.

A medida que o término de Shaider se aproximava, o produtor Susumu Yoshikawa e o roteirista Shozô Uehara da Toei Company começaram a desenvolver a próxima série que ocuparia o horário vespertino da TV Asahi e assim veio a ideia de produzir Ginsei Ouji Big Bang ou “Príncipe da Estrela de Prata Big Bang”.

Diferente de seus antecessores, Big Bang não seria um Metal Hero, mas sim um herói fugitivo cujo planeta havia sido destruído pelo império maligno Space Strom Quasar liderados pela rainha Himeela.

Ao chegar a Terra, Big Bang passa a ser adotado por uma família de fazendeiros que dão a ele o nome de Tarô, esta passa a ser sua identidade em nosso planeta que passa a ser o cenário de suas batalhas contra o Space Strom Quasar.

O projeto não foi adiante, mas alguns elementos tais como o planeta das águas onde Big Bang cresceu e império do mal que o destruiu foram reaproveitados na série que sucedeu Jaspion, Jikku Senshi Spielban ou “Guerreiro Dimensional Spielvan”.

Logo, a próxima ideia a ser rascunhada trazia um personagem nascido na Terra chamado Jimbo que se transformaria no herói Huntman. A série se chamaria Kaiju Tokusou Huntman ou “Investigador Especial de Monstros Huntman” que também não foi adiante graças a um conhecido ator de Hollywood.

Youjuu Tokusou Deniro ou “Investigador Espacial de Feras do Mal Deniro” foi o próximo nome cogitado para o herói em homenagem ao ator Robert De Niro e que traria de volta as características visuais dos seus antecessores: uma armadura metálica.

O nome Deniro foi substituído por Juspion que é a junção das palavras “Justice” e “Champion” e o personagem passa a ser um órfão que recebe do profeta espacial Edin a missão de combater o vilão Sathan Ghort e o Império Fog ao lado de Anri, filha de Edin e especialista em computadores e, posteriormente, Jeannie, uma guerreira espacial que vem a Terra para vingar a morte de sua família exterminada por Fog.

Na etapa final os roteiristas transformaram Anri numa andróide e adicionaram a alienígena Miya a equipe, além de excluir Jeannie e por em seu lugar Boomerman – interpretado por Hiroshi Watari – um detetive que teve seu irmão assassinado por Sathan Ghort (que na dublagem daqui ficou conhecido como Satan Goss) e ganhou um visual similar ao de Darth Vader de Star Wars por sugestão da Bandai que produziria os brinquedos da série.

E por falar na versão brasileira, a chegada da série ao Brasil foi tão interessante quanto sua origem no Japão. Falaremos sobre mais para frente aqui neste post.

Quais são os episódios do Jaspion?

No total, Jaspion teve 46 episódios produzidos pela Toei Company e exibidos no Japão pela TV Asahi e no Brasil pela Rede Manchete, Rede Record e TV Gazeta. São eles:

Jaspion ep 1 – O planeta de Edin

Jaspion ep 2 – O triste fim de Sakura

Jaspion ep 3 – O sonho do menino galáctico

Jaspion ep 4 – A fúria do pântano

Jaspion ep 5 – O enigma da flauta

Jaspion ep 6 – Gordon em busca da mãe

Jaspion ep 7 – O demônio da montanha

Jaspion ep 8 – O casal fugitivo

Jaspion ep 9 – A história de uma árvore

Jaspion ep 10 – O ataque do Pyrossauro

Jaspion ep 11 – Perigo em Tsukuba

Jaspion ep 12 – A profecia

Jaspion ep 13 – A investida dos aliados espaciais

Jaspion ep 14 – Perigo na lagoa dos noivos

Jaspion ep 15 – Sonho ou ilusão? A imagem dourada

Jaspion ep 16 – Qual o destino da humanidade?

Jaspion ep 17 – O mistério do Pássaro Dourado

Jaspion ep 18 – O inimigo imortal

Jaspion ep 19 – Alerta no oceano

Jaspion ep 20 – A última chance

Jaspion ep 21 – O valente garoto jogador

Jaspion ep 22 – O feitiço de Titânia

Jaspion ep 23 – O monstro do século

Jaspion ep 24 – Ambição perigosa

Jaspion ep 25 – Tókio em perigo

Jaspion ep 26 – Contra ataque de Daileon

Jaspion ep 27 – Juventude ameaçadora

Jaspion ep 28 – Dados mortais do monstro eletrônico

Jaspion ep 29 – A morte de Macgaren

Jaspion ep 30 – O pânico do balão

Jaspion ep 31 – Golpe na TV

Jaspion ep 32 – A conspiração do robô

Jaspion ep 33 – Batalha da magia negra

Jaspion ep 34 – A fortaleza indestrutível

Jaspion ep 35 – A descoberta do pergaminho

Jaspion ep 36 – O milagre das novas vidas

Jaspion ep 37 – Cardápio infernal

Jaspion ep 38 – Trama miraculosa

Jaspion ep 39 – O poderoso beijo de Myio

Jaspion ep 40 – O enigma do meteoro

Jaspion ep 41 – O atirador da justiça

Jaspion ep 42 – A história de Pep e Hiroshi

Jaspion ep 43 – O misterioso mundo de Satã Goss

Jaspion ep 44 – Retorno satânico

Jaspion ep 45 – Sou o filho de Satã Goss!

Jaspion ep 46 – A união dos povos da Via Láctea

Como assistir Jaspion hoje em dia?

Jaspion online
A TokusatsuTV traz séries japonesas online como Jaspion, clique para assistir.

Atualmente, a série pode ser vista no PlayPlus – canal de streaming da Rede Record (o que foi um tanto curioso, pois já tivemos Jaspion na Record em meados dos anos 90), no Amazon Prime e também na TokuSato, canal de YouTube da Sato Company.

Se além de assistir Jaspion online completo dublado, você quiser conferir outras séries de tokusatsu online, o canal traz outros títulos como JiraiyaJibanChangemanFlashman, além do clássico National Kid.

Como o Fantástico Jaspion veio ao Brasil?

Jaspion

Nos anos 80 a locadora de vídeos Everest localizada no bairro da Liberdade em São Paulo era conhecida por trazer fitas de filmes, programas da TV e séries japonesas para que os descendentes pudessem alugar e assistir.

Porém, seu fundador Toshi logo percebeu que as crianças brasileiras começaram a frequentar o espaço para alugar fitas de heróis japoneses e foi neste momento que ele percebeu o quão rentável esse negócio poderia ser.

Assim, Toshi entrou em contato com a Toei Company para ser o distribuidor de séries japonesas aqui no Brasil e os primeiros títulos que adquiriu foram Jaspion e Changeman, na época, as mais recentes produções pelo custo de US$ 300 mil cada.

A dublagem foi feita pela extinta Alamo e ambas logo foram disponibilizadas em VHS, restando apenas levá-las a TV aberta para serem um sucesso.

Contudo, os espectadores brasileiros já conheciam esse tipo de série que dominou nossas telinhas nos anos 60 com National Kid e 70 com Ultraman e Ultraseven, entre outros. Portanto, as emissoras principais não se interessaram em adquirir os novos heróis nipônicos por acreditarem que o grande boom das séries japonesas já havia passado.

Felizmente, houve uma exceção. A Rede Manchete acreditou no potencial das séries e tomou a decisão de inseri-las em sua grade.

O sucesso foi imediato e a atração chegou a atingir 15 pontos no Ibope, recorde da emissora e muitas vezes superou a Globo que contava com programas famosos como o Xou da Xuxa.

Não demorou muito para que o seriado fosse exibido tanto pela manhã na programação infantil quanto no horário nobre. Segundo Eduardo Miranda, que cuidava da programação da Manchete na época, eram tantos anunciantes querendo aparecer durante os intervalos do Jaspion que a série chegou a ter mais de um break.

Apesar de sua estreia ter sido no ano de 1988, o público só pôde assistir a última aventura de seu herói favorito intitulada “A união dos povos da Via Lactea”, episódio 46, nos anos 90.

A Rede Manchete tinha o costume de reprisar a série quando esta chegava ao seu penúltimo capítulo, há quem diga que esta era uma tática – pífia, por sinal – de fazer as pessoas assistirem tudo de novo e o mesmo ocorreu com outras séries tokusatsu que não tiveram seus finais exibidos, tais como Jiban, Cybercops, Spielvan e Black Kamen Rider.

Contudo, o herói não esteve presente só nas telinhas. O Circo Show também era muito famoso e frequentado por crianças e seus pais que faziam enormes filas para ver de perto seu personagem favorito em ação.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Aliás, por conta desses eventos que durante anos muitas pessoas acreditaram que o ator do Jaspion fosse brasileiro devido a uma participação que o dublê do circo show fez no programa do Jô Soares e que usou imagens da série para ilustrar a entrevista. Bastou isso para criar a confusão.

O ator do Jaspion é japonês, seu intérprete é o também dublê Hikaru Kurosaki que atualmente trabalha como instrutor de mergulho em Okinawa. Apesar de já ter feito outros filmes de ação, ele nunca vestiu a armadura do herói na série, apenas interpretava sua forma civil.

Outro artista conhecido do público japonês é Isao Sasaki que fez o Professor Nambara, além de ator, ele também é cantor e intérprete de temas de outras séries tokusatsu como Metalder e Go Ranger. Já a música do Jaspion foi cantada por Ai Takano.

Jaspion deixou de ser exibido nessa mesma época, mas não demorou muito para ser reprisado (embora pela metade) pela Rede Record e outras emissoras como Gazeta e Ultra TV. Também lançado em DVD (cuja série completa você pode comprar aqui), Jaspion chegou aos fãs pela Focus Filmes em 2008 acompanhado de um boneco do personagem que não agradou os fãs.

Aliás, a linha de brinquedos lançada durante a transmissão original da série levava o selo da Glasslite e trazia os bonecos do Jaspion, MacGarem e Kyuza (a bruxa galáctica que surge no meio do seriado).

Além de pistolas e veículos, sendo que alguns sequer apareciam nas aventuras do Jaspion. Infelizmente, diferente das coleções lançadas pela Bandai no Japão, não tivemos figuras de ação do Daileon e Satan Goss. E por falar nisso…

Boneco do Jaspion

Em 2014 uma grande novidade veio por parte da Bandai Tamashii que lançou o mais novo boneco do Jaspion seguindo a linha SH Figuarts que traz:

  • 4 pares de mãos;
  • Arma Turbo Magnum;
  • 1 espada com modo laser desativado;
  • 1 espada com modo laser ligado;
  • Mais de 20 pontos de articulação.

É uma das peças mais bonitas da coleção SH Figuarts. Para comprar esse boneco do Jaspion, basta clicar na imagem abaixo.

CLIQUE NA IMAGEM PARA COMPRAR AGORA O BONECO DO JASPION DA COLEÇÃO SH FIGUARTS
Leia também:
O que é tokusatsu? Saiba TUDO sobre o universo dos heróis japoneses!
Lion Man: saiba tudo sobre o herói que é uma dádiva dos ninjas!
Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil?

Produções do Jaspion feitas por fãs

E quem disse que as aventuras do Lobo Galáticos se restringem somente aos 46 episódios produzidos pela Toei nos anos 80? Os fãs da série também puseram a mão na massa e fizeram versões incríveis do herói! Confira algumas delas:

Vídeos do Jaspion

Filme do Jaspion

Embora Jaspion não tenha tido filme em curta ou longa metragem, produções brasileiras podem ser encontradas no Youtube, tais como:

Jaspion Brasileiro – O sítio de Apika

Jaspion Brasileiro – Campeonato de Skate

Jaspion Vs Kamen Rider Black Vs Ninja Dragão

Jaspion sacaneia muleque (um clássico feito por mim)

O cara tussiu (outro clássico)

Anime do Jaspion

Anime do Jaspion

Sim, um desenho animado do Jaspion foi produzido pelo fã Jaires Santos. Apesar da simplicidade, vale muito a pena assistir, sobretudo por se tratar de uma sequência direta da série de TV. Seguem abaixo os episódios feitos até então.

De volta ao Planeta de Edin – parte 1

De volta ao Planeta de Edin – parte 2

De volta ao Planeta de Edin – parte 3

De volta ao Planeta de Edin – parte 4

De volta ao Planeta de Edin – parte 5

De volta ao Planeta de Edin – parte 6

De volta ao Planeta de Edin – parte 7 (com participação de Spielvan e Diana)

Desenho animado do Jaspion

Outra animação do Jaspion que merece destaque é a transformação noturna do Daileon que você pode conferir clicando na imagem acima.

Gibi do Jaspion

No começo da década de 90, a Editora Abril, renomada pela publicação e distribuição de quadrinhos para o público jovem apostou em cheio no herói japonês de maior sucesso no Brasil.

Embora a Ebal já tivesse publicado HQs do Jaspion, tratavam-se das mesmas histórias mostradas na TV. Já a coleção da Abril trazia aventuras inéditas passadas após o último episódio da série em que Jaspion, Anri e o pequeno Tarzan viajam pela galáxia em busca de novas aventuras.

HQ de tokusatsu

Ao todo foram 12 edições que tinham contavam com uma história do Jaspion e outra que podia ser de qualquer outro herói, tais como ChangemanFlashmanMaskman e Boomerman (sim, o companheiro de luta do Jaspion, interpretado pelo ator Hiroshi Watari, teve histórias próprias em que combatia criminosos ao invés de monstros ou invasores do espaço).

As HQs do Jaspion foram notoriamente inspiradas nos comics americanos, não somente pelo traço, mas também pelo teor que parecia mais voltado ao público infanto-juvenil por mostrar uma trama mais complexa e um romance entre Jaspion e Anri (com direito a um momento em que ambos passam a noite juntos).

Outro ponto que chamava a atenção nessa versão é o visual do personagem que ganhou um uniforme civil diferente: ao invés da clássica “roupinha de onça”, ele passou a vestir um uniforme colante de cores branca e rosa. Sua aparência também mudou: seus cabelos ficaram castanhos e seu penteado mais lembrava o do Capitão Kirk de Jornada nas Estrelas.

Se quiser conferir essas aventuras, clique aqui para fazer o download gratuito do gibi número 1 do Jaspion!

Mangá do Jaspion

No Anime Friends 2018, a editora JBC trouxe diversas novidades ao público. Contudo, a que mais chamou a atenção foi o lançamento do mangá do Jaspion, a série que originou a era de ouro do tokusatsu no Brasil.

O mangá está previsto para ser lançado em dezembro deste ano, será escrito por Fabio Yabu e Michael Borges que já trabalharam juntos nos quadrinhos dos Combo Rangers. Assim, Jaspion será o pioneiro da série Henshin Universe que trará quadrinhos totalmente produzidos no país.

Mangá do Jaspion

A história será a sequência direta da série clássica, porém, com os eventos ocorridos há 30 anos contextualizados para os dias de hoje. Personagens novos e antigos prometem estar presente nas novas aventuras do Metal Hero mais famoso do Brasil.

Mangá do Jaspion feito por fã

Mangá do Jaspion

Jaspion teve alguns mangás publicados no Japão que o fã Rodrigo Rainober disponibilizou no seu Devianart traduzidos para português. Porém, o grande destaque vai mesmo para a história em quadrinhos que ele mesmo fez intitulada Jaspion Mangá.

Essa versão que conta com 17 volumes traz a história original de Jaspion contada sob um viés diferente e, o melhor, envolvendo quase todos os personagens das séries tokusatsu exibidas no Brasil.

Sim, a medida que a trama é contada, vemos o herói galáctico unir forças com Jiraiya, Jiban e enfrentando inimigos como o Império Mez de Flashman. Vale a pena acompanhar essa HQ e ainda conferir os fanarts de outros heróis nipônicos. Confira alguns destes quadrinhos de tokusatsu aqui mesmo no Toku Blog.

Músicas do Jaspion

Músicas do Jaspion

Covers das canções da série também não faltam para prestigiar um dos maiores heróis japoneses a pintar no Brasil. Segue a lista dos principais:

Abertura de Jaspion pelo grupo Anime Voices

Abertura de Jaspion pela banda Hikaru Squad

Abertura de Jaspion pela banda Project Dragons

Abertura de Jaspion por Akira Kushida e Família Lima

Ginga no Tarzan versão Bossa Nova pela banda The Tatsu

Aliás, se você estiver se perguntando porque o título deste artigo chama o Jaspion de lobo galático, ele também é assim conhecido por conta de sua música de encerramento chamado “Space Wolf”.

Letra da abertura do Jaspion em português

Por conta do sucesso da série, Jaspion teve um disco lançado no Brasil em que todas as músicas ganharam versões em português. Clique na imagem abaixo para ouvir a música.

Disco do Jaspion

“Ei, você! Preste atenção no que eu vou dizer!
Não vais ficar sozinho! Sou o guerreiro que vai te defender!
Contra toda maldição, não havendo solução
Pra sua segurança não temo entrar em ação!
A paz na Terra e em todos os planetas
É como um sonho que não pode acabar!
JASPION! Pela liberdade sou JASPION!
Pela igualdade sou! Eu juro, eu juro, eu juro
Não vou falhar! JASPION!”

Jogos do Jaspion

Jogo do Jaspion

Jaspion nunca teve um jogo lançado oficialmente para console ou plataforma de games. Porém, os fãs da série não deixaram esse quadro ficar assim por muito tempo.

As principais delas levam a assinatura do canal Beto Projetos que traz trabalhos incríveis usando o sistema Mugen, seguem abaixo os principais:

Jaspion em jogo de luta completo

Release do jogo do Jaspion

Jaspion Vs Superman

Seguindo a mesma onda do Mugen, o game Super Tokusatsu Onore traz diversos personagens das séries favoritas de muita gente. Confira alguns abaixo:

Jaspion, Change Dragon e Ultraseven enfrentam Soldados Hidler

Jaspion enfrenta Buba de Changeman ao ritmo de Kamen Rider

Além desses, há também aplicações de Jaspion em games de sucesso, tais como:

Jaspion em “Star Wars Jedi Academy”

Jaspion em GTA

Jaspion Vs Jiraiya em versão Soul Calibur

Filme do Jaspion?

Em 2017 foi lançado no Japão o primeiro filme da série Space Squad que trouxe um crossover entre Dekaranger e Gyaban contra nada menos que o vilão principal de Jaspion: MacGarem (ou Mad Galant no original).

A história do filme tem início com Geki, o Gyaban Type G, e sua parceira Shelly que investigam um crime cometido por MacGarem. Porém, ela é raptada e, momentos depois, Geki acaba se encontrando com Banban Akaza, o Deka Red, que convoca os Dekaranger para resgatarem Shelly e derrotarem MacGarem e seus comparsas, sendo um deles Benikiba, a filha de Dokusai, inimigo principal do Jiraiya.

O lançamento do filme fez os fãs do Jaspion se animarem com uma possível volta do personagem. O herói fez rápidas aparições durante o longa, contudo, tudo indica que ele terá participação maior no segundo filme da série que também trará de volta Jiraiya, Jiban, Flashman, Exceedraft, Fiveman, Junperson, Gingaman, B-Fighter, Megaranger, Blue Swat, Denziman, Sharivan e Shaider.

Portanto, não se tratará de um exclusivo filme do Jaspion, porém, será algo que o público tem chamado de “Vingadores versão Tokusatsu”. Muito embora crossovers do tipo possam ser vistos na franquia de filmes Super Hero Taisen, a série Space Squad traz uma nova proposta ao trazer de volta heróis clássicos dos anos 80 e 90 ao invés de usar o filme para enfatizar o Super Sentai e Kamen Rider da vez.

Jaspion Space Squad

Filme do Jaspion no Brasil?!

Para celebrar os 30 anos da estreia do mais famoso Metal Hero no Brasil, a Sato Company vai produzir um filme estrelado por atores brasileiros.

“Estamos bastante empolgados com a produção do longa. Resgatar um dos mais expressivos tokusatsu exibidos no Brasil, tendo a oportunidade de criar uma nova história e dar um update no personagem será um desafio encantador. Para nós, é uma honra ter tido a permissão de realizar esse sonho”

Assim explica Nelson Sato, CEO da Sato Company, empresa que trouxe outras produções nipônicas ao mercado nacional, tais como National Kid, Ultraman e Cybercop.

O remake tem a permissão da Toei Company, produtora original da série, conforme aponta Yusei Nagamatsu, Senior Manager da empresa:

“Este é o melhor momento para lançarmos o filme, são 110 anos de imigração japonesa no Brasil e 30 anos da série. Nosso parceiro para essa produção é a Sato, que conhece o mercado há mais de três décadas, tendo sido a grande responsável pela introdução do conteúdo japonês no Brasil”.

O elenco será anunciado durante o festival de filmes japoneses, que ocorrerá em agosto deste ano, homenageando os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

A Sato Company também confirmou o diretor do filme do Jaspion que será produzido no Brasil: Rodrigo Bernardo. A informação foi divulgada no painel da Toei na Rio2C, evento de criatividade e inovação no Rio de Janeiro.

Rodrigo, que já dirigiu “Talvez uma História de Amor”, informou que o filme está na fase de roteiro, previamente aprovado pela Toei Company.A estreia do remake está prevista para meados de 2019.

Como estão os atores do Jaspion hoje?

Mais de 30 anos se passaram desde a estreia da série no Japão. Portanto, confira abaixo fotos do Jaspion e o elenco dos principais personagens nos dias de hoje.

Hikaru Kurosaki, o ator do Jaspion

Hikaru Kurosaki ator do Jaspion

Tempos depois do fim da série, Kurosaki deixou o JAC em 1992 e, após a aposentadoria, casou-se com a atriz Asuka Yuko (que interpretou a vilã Fara em Bioman).

Em 1998, fundaram uma loja de mergulho chamada Mother Earth na província de Okinawa onde até hoje trabalha como instrutor de mergulho, mesmo após o falecimento de sua esposa em 2011.

Noboru Nakaya, ator do Edin

É o veterano que viveu o profeta Edin e serviu como guia para o herói. Ele morreu em 2006, vítima de uma doença pulmonar.

Kiyomi Tsukada, atriz da Anri

A atriz que deu à luz à andróide Anri, construída por Edin para acompanhar Jaspion, se aposentou do mundo do entretenimento e atualmente mora com a família nos Estados Unidos.

Isao Sasaki, ator do professor Nambara

Atores do Jaspion Nambara

O ator que interpretou o professor Nambara, um personagem que vive em busca do pássaro dourado, continua na ativa como cantor de tokusatsu. Inclusive, o tema de Metalder é cantado por ele.

Shouzou Iizuka, a voz do Satan Goss

Atores do Jaspion Satan Ghoss

O ator veterano foi a voz de Satan Goss, o maior vilão da série. Aos 83 anos, ele continua a atuar como dublador no Japão.

Junichi Haruta, ator do MacGaren

Atores do Jaspion MacGaren

Junichi Haruta, intérprete de MacGaren, filho de Satan Goss, é um famoso ator, dublê e coreógrafo japonês. Ele continua a trabalhar em várias produções.

Hiroshi Watari, o ator do Boomerman

Atores do Jaspion Boomerman

Hiroshi Watari interpretou o jovem Boomerman, um policial que ajudou Jaspion em várias ocasiões. O sucesso do personagem fez com que ele retornasse no ano seguinte como protagonista de Spielvan, também conhecido no Brasil como Jaspion 2. E por falar nisso…

Quem, afinal, é o Jaspion 2?

O sucesso de Jaspion no Brasil fez com que muitos outros heróis japoneses chegassem por aqui, incluindo Spielvan, o quinto representante da franquia Metal Hero que, embora tenha sido o substituto de Jaspion, ocupando o mesmo horário de exibição em 1986, ele chegou aqui apenas em 1991, três anos após a estreia de seu antecessor.

Apesar de pertencerem ao mesmo gênero, as duas séries, à princípio, não pertencem ao mesmo universo. Porém, por terem visuais parecidos, numa jogada de marketing (que não convenceu muito o público, diga-se de passagem, Spielvan recebeu o nome de Jaspion 2.

Embora não fosse chamado de Jaspion na série, ele era assim mencionado nos produtos relacionados como álbum de figurinhas, quadrinhos e bonecos.

Jaspion 2 Spielvan

Essa prática é comum também em outros países. Na França, por exemplo, onde Bioman fez tanto sucesso quanto Changeman fez aqui, os esquadrões seguintes – Maskman e Liveman – foram chamados, respectivamente, de Bioman 2 e Bioman 3.

Além disso, na Coréia do Sul, os Super Sentais atuais são chamados de Power Rangers em referência à franquia nipo-americana que ficou tão conhecida no mundo inteiro.

E para quem sempre quis ver um crossover entre os dois Metal Heroes, isso foi possível numa edição em quadrinhos lançada em 1994 que você pode baixar aqui.

E você? Curtia as aventuras do Jaspion? Então, deixe um comentário e nos conte como você conheceu esse grande herói!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.