Machine Man: conheça as aventuras do herói vindo das Plêiades!
Seiun Kamen Machineman (星雲仮面マシンマン) ou simplesmente Machine Man é um tokusatsu criado por Shotaro Ishinomori, produzido pela Toei Company e exibido pela Nippon TV em 1984.
Uma das séries mais infantis já exibidas no Brasil, Machineman ainda é lembrado com carinho por quem assistiu, tanto pela nostalgia como pelo seu aspecto totalmente trash. Relembre as aventuras do alienígena que deixou saudades.
Leia também: |
Sharivan: conheça o detetive espacial do planeta Igan! |
Metalder, o homem máquina! Saiba tudo sobre ele! |
Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil? |
A história de Machineman
Nick, um estudante da estrela Ivy, do sistema das Pleiades, vem à Terra com o intuito de concluir seus estudos sobre o sistema Solar. Depois de nosso planeta, seu rumo seria Vênus. Mas, ao infiltrar-se entre os humanos, acaba combatendo inicialmente o grupo criminoso Tentáculo e, posteriormente, o Polvo. Com seu inseparável parceiro BallBoy (dublado no Japão pela antológica Machiko Soga, a vilã Pandora de Spielvan), uma pequena bola de Baseball falante, Nick adota o nome terrestre de Ken e inicia seu trabalho antropológico.
Os amigos e os vilões de Machine Man
A patota de Machine Man é formada por Gunko (Maki Hayama, no original), a “namorada” do herói. Ela é uma fotojornalista que trabalha no Shukan Hit e sempre está envolvida em alguma encrenca que necessite da ajuda do herói. Seu irmão, Tetsuo (Masaru, no original), é outro que está sempre envolvido em confusão e vira presa fácil da vilania em várias situações. O chefe de Gunko, Henshu, é outro responsável por causar conflitos nas histórias, já que ele pede coberturas para a repórter e ela sempre acaba colocando os pés pelas mãos.
Os grupos de vilões são dois: Tentátulo e Polvo. O primeiro deles é liderado pelo sádico Professor K., um sujeito funesto que tem alergia a crianças e tem uma arara insuportável como mascote. Ele é cercado por seu capanga Monsu, um gigante de metal com uma poderosa espada. O Tentáculo envia robôs para aterrorizar as crianças.
Já a organização Polvo é comandada pela sobrinha do Professor K., Lady M. O nariz da vilã sempre fica vermelho quando algum plano para capturar crianças fracassa. Seu escudeiro é Toshinkan, um palhaço careca e com bigodes que orquestra os ataques. Os vilões de Polvo, além de super robôs de combate, são figuras humanas bizarras, como um mágico, um homem que se veste de múmia, um palhaço que ataca com línguas de sogra, entre outras dantescas figuras.
Veículos e armamentos de Machineman
A bordo do Dolphin (Delfim, na bizarra tradução nacional), Machineman parte para as batalhas sempre chegando no formato carro ou de nave. Sua armadura de combate (Warrior Suit) é equipada com um sensor de raio X, embutido no display de sua máscara. Sua espada de Luz (Laser Saber, no original) fatiava os robôs vilões ao comando do Efeito Cósmico (Machine Thunder). A espada tem o poder também de formar uma espécie de tela de luz, para repelir ataques dos inimigos.
A Máquina Pistola (Warp Throttle), pistola laser do herói, tem o poder de disparar um raio congelante. O herói também ataca com as mãos, com o potente Golpe Fulminador (Exceed Punch), e com o Raio da Transformação (Catharsis Wave), que ele fazia os vilões voltarem a serem bonzinhos, tirando todo o mal que havia no coração deles.
Curiosidades sobre Machine Man
Machinem Man estreou na Rede Bandeirantes, dentro do programa TV Criança, em 12 de março de 1990, juntamente com Goggle V. O programa era uma aposta da emissora na exibição de seriados japoneses, febre no Brasil na época, e substituiu o programa Circo da Alegria, apresentado pela dupla de palhaços Atchim e Espirro. Posteriormente, Machineman e Goggle V ganharam o reforço de Metalder e Sharivan, uma parceria e tanto dentro do programa, que também exibia desenhos da Hanna Barbera.
Além da Bandeirantes, Machineman foi exibido a partir de 1993 na Rede Record, nas manhãs da emissora, e posteriormente migrou para o horário nobre, onde era exibido na Sessão das Oito, às 20h. Também foi exibido de maneira oficial na TV Guaíba, emissora independente do Rio Grande do Sul, em 1994. A TV Guaíba, na época, possuía direito de alguns seriados que eram transmitidos na Rede Record que eram exibidos em solo gaúcho.
Distribuído pela Oro Filmes, Machine Man foi dublado nos estúdios da Álamo, em São Paulo, com vozes bastante conhecidas do mundo tokusatsu. Infelizmente, graças à tenebrosa edição sonora, oriunda da Itália (onde tinha a alcunha de Machine Alien, e o herói se chamava Kenta Kase, em uma cacofonia bilingue), o trabalho ficou comprometido. Durante os diálogos, da mesma forma que em Goggle V, uma irritante música de fundo ficava pulando.
O fansub Metallic, juntamente com o BigNova, está lançando os episódios (legendados em inglês). Caso deseje rever a série, procure esta versão original, pois a trilha sonora colocada da maneira adequada melhora muito o divertimento – o mesmo vale para Goggle V (lançado pelo QADS). A trilha sonora ficou a cargo do consagrado cantor de tokusatsu MoJo, e a trilha instrumental, com músicas muito dançantes, é uma das melhores da década de 1980.
No Brasil, Machineman teve poucos produtos licenciados. Apenas fitas VHS chegaram a ser lançadas no mercado, tanto pela VideoBAN (antigo braço de home vídeo do Grupo Bandeirantes) quanto pela United Kids, que colocou o bizarro título de “Força Total Machine Man”.
Mesmo não sendo admitido oficialmente pela Toei Company, Machine Man tem inúmeras referências ao universo cinematográfico de Superman. Por exemplo, a cena do primeiro episódio onde Gunko está caindo do prédio e é resgatada pelo herói de capa. Já a roupa civil do herói Ken Takase remete à jaqueta utilizada por Christopher Reeve no segundo filme de Superman. Agradecimentos a Mario Spyker pela lembrança.
A intérprete de Gunko, a atriz Kyomi Tsukada, era uma velha conhecida do público brasileiro graças ao papel de Anri na série Jaspion (1985). Kyomi também participou do filme Kamen Rider Shin, em 1992. Já o ator Kazuhiko Ohara, que interpretou o irmão de Gunko, Tetsuo, participou da série Goggle V, como o integrante Azul dos Computer Boys & Girls, Haruo. Kazuhiko também interpretou o simpático alienígena Waraji, filho de Gatta, na série Changeman (1985).
Jo Onodera, filho de Shotaro Ishinomori, criador da série, interpretou o verdureiro Dentai (Kemeta, no original). Ele também participou de Kamen Rider Black RX, como Goro, além de ser o apresentador do “episódio zero” de Kamen Rider Black ao lado de Michiko Enokida, a Yoko da série Jiban. Aliás, agora que este post sobre o Machine Man chegou ao fim, se quiser saber mais sobre o Policial de Aço Jiban, confira este artigo que escrevemos sobre ele.