Godzilla Ataca Novamente

Godzilla Ataca Novamente! Conheça o primeiro combate entre monstros da Toho!

Toku Blog YouTube

Godzilla Ataca Novamente é um filme de tokusatsu do gênero kaiju eiga de 1955 com produzido e distribuído pela Toho. É o segundo filme da franquia Godzilla e da Era Showa. O filme é dirigido por Motoyoshi Oda e estrelado por Hiroshi Koizumi, Setsuko Wakayama, Minoru Chiaki e Takashi Shimura, com Haruo Nakajima como Godzilla e Katsumi Tezuka como Anguirus.

Uma versão dublada em inglês, intitulada Gigantis the Fire Monster, foi fortemente reeditada e lançada nos EUA nos Estados Unidos pela Warner Bros em 1959, em dupla com Teenagers from Outer Space (ou com Rodan em algumas áreas). Mais tarde foi renomeado de Godzilla Raids Again.

História de Godzilla Ataca Novamente

Dois pilotos chamados Shoichi Tsukioka e Koji Kobayashi estão à procura de cardumes de peixes para uma empresa de conservas de atum em Osaka. O avião de Kobayashi é forçado a pousar perto da Ilha de Iwato, uma faixa desabitada de rochas formada por erupções vulcânicas.

Tsukioka então procura por Kobayashi e o encontra em segurança, com apenas uma entorse no punho. Enquanto conversam, os dois homens ouvem alguns sons estranhos e encontram dois monstros lutando. Tsukioka reconhece imediatamente um dos monstros para ser Godzilla. Os dois monstros então caem de um penhasco, no oceano.

Tsukioka e Kobayashi se reportam às autoridades em Osaka, e descobrem que o outro monstro que Godzilla estava lutando é o Anguirus. Um grupo de cientistas com os dois pilotos pesquisa Anguirus em um livro escrito por um cientista polonês. Godzilla e Anguirus viveram na mesma época milhões de anos atrás, e houve uma intensa rivalidade entre os dois monstros.

O arqueólogo Kyohei Yamane, que sofreu o ataque de Godzilla em 1954, também está presente na reunião, e mostra um filme (composto de clipes do filme de 1954) do Godzilla original atacando Tóquio. Ele confirma que este Godzilla é um segundo membro da mesma espécie, e que ele e Anguirus foram provavelmente trazidos de volta à vida pelos mesmos testes de bomba de hidrogênio que despertaram Godzilla. Agora, uma batalha intensa aguarda as duas criaturas.

Curiosidades sobre Godzilla Ataca Novamente

Godzilla Raids Again foi o primeiro filme de Godzilla a apresentar dois monstros. O traje Godzilla usado para este filme era mais fino e mais leve do que o anterior usado em 1954, colocando menos pressão sobre o ator, e facilitando todas as cenas de luta com o Anguirus.

A tática do J.S.D.F de impor um blecaute em Osaka para protegê-lo de Godzilla é a mesma tática usada pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial para proteger as cidades dos bombardeios aliados.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Na versão americana de Godzilla Raids Again, o rugido de Godzilla foi alterado para soar como o rugido de Anguirus, devido a esta versão estabelecer que “Gigantis” e Anguirus estão relacionados. Seu rugido normal ainda é ouvido em muitos casos, e os rugidos são trocados erraticamente.

Godzilla Raids Again é o único filme Godzilla até hoje, onde os escudos de Godzilla não brilham antes dele liberar sua respiração atômica. Além disso, este é o primeiro filme em que Godzilla é derrotado pelo J.S.D.F. No entanto, Godzilla Raids Again é o único filme da era Showa em que o J.S.D.F. vence Godzilla com um ataque tático coordenado e sem ajuda de outro monstro ou de alguma forma sofisticada de tecnologia.

Não há cenas que mostrem Godzilla usando seu raio de calor a partir da visão completa do traje. Toda vez que ele faz isso, a cabeça de fantoche operada manualmente é usada. Isso se deve ao fato de que a boca do traje não podia abrir o suficiente para mostrar Godzilla disparando sua respiração atômica. Este também foi o caso do Godzilla original.

Gigantis, o Monstro do Fogo foi distribuído nos Estados Unidos pela Warner Bros., que distribuiria o Godzilla da Legendary Pictures e suas seqüências mais de 55 anos depois.

Após o lançamento deste filme, Toho fez uma pausa de sete anos ao fazer os filmes de Godzilla. No entanto, durante esses 7 anos, eles continuaram a fazer filmes de kaiju, e introduziram alguns dos monstros mais conhecidos além de Godzilla da era Showa, incluindo Rodan e Mothra.

No Guia Kaiju para o jogo Godzilla de 2014, a biografia do Anguirus afirma que ele uma vez lutou contra um monstro chamado “Gigantis”, que já foi banido desse plano de existência, uma piada interna relacionada à versão americana do Godzilla Raids Again.

Godzilla Ataca Novamente é o segundo e último filme de Godzilla a ser filmado em preto e branco. Ambos são os únicos filmes de Godzilla lançados na década de 1950.

Gostou deste artigo sobre Godzilla Ataca Novamente? Quer conferir mais informações e curiosidades sobre tokusatsu? Então, clique na imagem abaixo e confira o nosso guia!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.